INSCRIÇÃO: 00731
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT04
 
TÍTULO: Carrancas: futebol americano no Vale do São Francisco
 
AUTORES: Luana Dias Rocha (Universidade do Estado da Bahia)
 
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia artística, Futebol americano, Vale do São Francisco, Carrancas,
 
RESUMO
A fotografia é uma arte que, como muitos dizem, tem a capacidade de congelar os momentos. Porém, mais que isso, tem poder suficiente para fazer as pessoas imaginarem cenários e situações diferentes ao olharem uma imagem que foi feita em um momento crucial. Dessa maneira, esse trabalho engloba uma foto feita em um treino do time de futebol americano do Vale do São Francisco, o Carrancas, que não apenas tenta divulgar essa categoria esportiva tão diferente do que o brasileiro está habituado, como também tenta mostrar que o esporte possui uma carga dramática muito forte e cabe ao fotógrafo saber quando e de qual ângulo fotografar.
 
INTRODUÇÃO
Desde a câmera escura o ser humano vem tentando gravar momentos e fazer com que se tornem recordações palpáveis ou armazenáveis, e hoje, depois de tantas evoluções tecnológicas e aprimorações na técnica dessa arte, a fotografia é uma das ferramentas utilizadas para captar momentos importantes do cotidiano, como por exemplo os esportes.਀준 挀漀洀甀洀 瘀攀爀ⴀ猀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀猀琀愀洀瀀愀渀搀漀 洀愀琀爀椀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 瀀愀爀琀椀搀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀Ⰰ 攀 洀甀椀琀愀猀 搀攀氀愀猀 洀漀猀琀爀愀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀爀愀洀琀椀挀漀猀 攀 椀渀琀攀渀猀漀猀⸀ 䠀攀渀爀椀ⴀ䌀愀爀琀椀攀爀 䈀爀攀猀猀漀渀 挀栀愀洀愀瘀愀 漀猀 挀氀椀焀甀攀猀 攀洀 椀渀猀琀愀渀琀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 搀攀 ᰀ洠漀洀攀渀琀漀 搀攀挀椀猀椀瘀漀ᴀⰠ 焀甀攀  愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀攀椀琀愀 渀漀 攀砀愀琀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 愀氀最漀 挀爀甀挀椀愀氀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀⸀ ⠀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀  㐀⤀⸀ Levando como base o que era dito por Bresson e mesclando com a carga dramática dos esportes, que possuem diversos momentos decisivos , foram feitas imagens de um dos treinos do time de futebol americano do Vale do São Francisco, o Carrancas, como produto da disciplina Fotojornalismo, realizada no 6º período do curso de Jornalismo em multimeios da Universidade do Estado da Bahia. Uma dessas fotos foi a escolhida para esse trabalho.਀伀 昀甀琀攀戀漀氀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀  甀洀 樀漀最漀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 戀愀猀琀愀渀琀攀 搀爀愀洀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 甀洀 琀椀洀攀 瀀爀攀挀椀猀愀 攀猀琀愀爀 挀漀洀 愀 戀漀氀愀 渀愀猀 洀漀猀 攀 攀渀琀爀愀爀 渀漀 氀愀搀漀 搀漀 挀愀洀瀀漀 搀漀 琀椀洀攀 愀搀瘀攀爀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 甀洀 琀漀甀挀栀搀漀眀渀 猀攀樀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀⸀ 준 甀洀 攀猀瀀漀爀琀攀 焀甀攀 甀猀愀 愀最椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 攀 昀漀爀愀 戀爀甀琀愀 搀漀猀 樀漀最愀搀漀爀攀猀 攀 漀渀搀攀 愀猀 愀攀猀 洀甀搀愀洀 洀甀椀琀漀 爀瀀椀搀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀 爀攀焀甀攀爀 搀漀 昀漀琀最爀愀昀漀 甀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 椀渀琀攀渀猀漀 搀漀 樀漀最漀 攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀最愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 樀漀最愀搀漀爀攀猀 瀀漀猀猀愀洀 猀攀爀 挀愀瀀琀愀搀漀猀 琀愀洀戀洀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䬀漀戀爀攀 ⠀㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㜀Ⰰ 愀瀀甀搀 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀ 㜀⤀Ⰰ ᰀ䘠漀琀最爀愀昀漀猀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀猀 猀漀 挀漀洀漀 愀琀氀攀琀愀猀⸀ 䔀氀攀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 搀愀 洀椀爀愀 搀攀 甀洀 氀愀渀愀搀漀爀 搀攀 戀愀猀攀戀愀氀氀Ⰰ 漀猀 爀攀昀氀攀砀漀猀 搀攀 甀洀 愀爀洀愀搀漀爀 搀攀 戀愀猀焀甀攀琀攀Ⰰ 攀 搀愀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 搀攀 甀洀 樀漀最愀搀漀爀 搀攀 琀渀椀猀ᴀ† A foto em questão foi feita em um momento intenso, em que os jogadores tentavam roubar a bola do grupo adversário usando a força física, e tentou explorar todas as possibilidades que a fotografia permite.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 昀漀琀漀最爀愀昀愀爀 甀洀 攀猀瀀漀爀琀攀 挀漀洀漀 漀 昀甀琀攀戀漀氀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 琀攀猀琀愀爀 愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀攀猀 搀攀 椀渀琀攀渀猀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 爀攀琀爀愀琀愀爀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 挀漀洀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀 攀猀猀攀 攀猀瀀漀爀琀攀 攀 挀漀洀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 琀漀 搀爀愀洀琀椀挀漀 焀甀愀渀琀漀 漀 昀甀琀攀戀漀氀 焀甀攀 漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 樀 攀猀琀 愀挀漀猀琀甀洀愀搀漀⸀ 䨀 焀甀攀 漀 昀甀琀攀戀漀氀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀 渀漀 琀攀洀 洀甀椀琀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀漀 瀀愀猀 攀 漀 䌀愀爀爀愀渀挀愀猀  漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 琀椀洀攀 昀漀爀洀愀搀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 倀攀琀爀漀氀椀渀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀 嘀愀氀攀 搀漀 匀漀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 挀漀洀漀 瀀愀甀琀愀 瀀愀爀愀 猀攀爀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀攀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 昀愀稀攀爀 搀漀 攀猀瀀漀爀琀攀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 愀氀最漀 洀愀椀猀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 攀 愀爀琀猀琀椀挀漀⸀ 䌀漀洀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 漀 昀甀琀攀戀漀氀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀 渀漀  琀漀 瀀愀甀琀愀搀漀 瀀漀爀 渀漀 琀攀爀 琀愀渀琀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀搀愀搀攀 焀甀愀渀琀漀 琀攀洀 氀 昀漀爀愀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 渀攀猀琀愀 爀攀最椀漀 攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 ⠀嘀愀氀攀 搀漀 匀漀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀⤀ 漀 攀猀瀀漀爀琀攀  搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀漀Ⰰ 攀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 愀氀最漀 愀氀洀 搀漀 昀甀琀攀戀漀氀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀⸀  Ainda, acredita-se que esta fotografia pode ser considerada artística por retratar emoções fortes e por terem cores carregadas e emocionantes que poderiam ter sido pintadas. Segundo Tavares (2009, p. 124):਀嬀⸀⸀⸀崀 渀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀 愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀Ⰰ 愀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 愀猀 攀洀漀攀猀Ⰰ 愀猀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀Ⰰ 愀猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀 猀漀 挀漀洀甀渀猀 猀 搀愀 瀀椀渀琀甀爀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀 琀攀渀搀漀 瀀漀爀 戀愀猀攀 攀猀琀攀 瀀爀攀挀攀椀琀漀 攀 愀 爀攀猀猀愀氀瘀愀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀椀猀琀椀渀最甀攀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 搀愀 瀀椀渀琀甀爀愀  漀 ᰀ挠氀椀欀ᴀ†搀愀 洀焀甀椀渀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 준 攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 搀攀 洀椀挀爀漀ⴀ猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 挀愀瀀琀愀爀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 甀洀愀 挀攀渀愀Ⰰ 甀洀 漀戀樀攀挀琀漀Ⰰ 甀洀 漀氀栀愀爀Ⰰ 甀洀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 愀爀琀猀琀椀挀漀ⴀ攀猀琀琀椀挀漀 琀攀洀 琀甀搀漀 漀 焀甀攀 愀 瀀椀渀琀甀爀愀 瀀漀猀猀甀椀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A imagem foi produzida por uma câmera Canon EOS 60D, objetiva 18-200mm, e foi utilizado o formato RAW, que permite que a fotografia fique “crua” para que possa ser editada depois. Zoom, ISO e diafragma estavam sendo ajustados de acordo com as ações que estavam sendo fotografadas e o meu posicionamento nas situações. Além disso, no dia do treinamento estava um pouco nublado, mas o sol aparecia de vez em quando. Sendo assim, também era necessário mudar um pouco as configurações para se adequar à quantidade de luz do ambiente. ਀䌀漀洀 愀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀愀猀 挀洀攀爀愀猀 栀漀樀攀 攀洀 搀椀愀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 琀椀爀愀爀 愀琀 ㄀㈀ 昀漀琀漀猀 瀀漀爀 猀攀最甀渀搀漀 昀椀挀愀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 挀愀瀀琀甀爀愀爀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀挀椀猀椀瘀漀猀 攀洀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 焀甀攀 渀漀  愀 洀焀甀椀渀愀 焀甀攀 昀愀稀 甀洀 戀漀洀 昀漀琀最爀愀昀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀⸀ 䄀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀  甀洀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀  栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀攀 琀攀爀 漀 搀漀洀渀椀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 戀漀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀⸀ ⠀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀ 㤀⤀ ਀䄀 昀漀琀漀 昀漀椀 攀搀椀琀愀搀愀 昀愀稀攀渀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 愀氀最甀渀猀 愀樀甀猀琀攀猀 渀愀 猀愀琀甀爀愀漀 攀 渀漀 戀爀椀氀栀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 䄀 攀搀椀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 搀愀爀  昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 搀攀 挀愀爀最愀 搀爀愀洀琀椀挀愀Ⰰ 攀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 昀椀挀漀甀 挀漀洀 挀漀爀攀猀 焀甀攀渀琀攀猀 戀攀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀 瀀漀攀椀爀愀 猀攀渀搀漀 氀攀瘀愀渀琀愀搀愀 瀀攀氀漀 琀椀洀攀⸀ 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O processo para produção da foto começou na escolha de pauta, preparação do equipamento e conhecimento do local onde seria realizado o treino. Por não ser um ensaio de estúdio em que as fotos são pensadas previamente, não houve equipamentos de luz nem algo desse tipo, apenas a câmera. Foi utilizado apenas um dia de treino, e posteriormente as fotos passaram por um processo de escolha, já que, no total, foram feitas mais de 700 fotos. Depois de escolhida, a fotografia em questão foi editada.਀䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 猀攀爀 甀洀愀 昀漀琀漀 焀甀攀 琀攀瘀攀 甀洀愀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 洀甀椀琀漀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 搀漀 愀琀漀 攀洀 猀椀 渀攀挀攀猀猀椀琀漀甀 搀攀 甀洀愀 愀瀀甀爀愀漀 洀愀椀漀爀 搀漀 漀氀栀愀爀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 攀 搀攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀最愀 愀漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀⸀ 伀 焀甀攀 挀栀愀洀愀瘀愀 洀甀椀琀愀 愀琀攀渀漀 渀漀 挀愀洀瀀漀 攀爀愀 愀 瀀漀攀椀爀愀 焀甀攀 猀甀戀椀愀 焀甀愀渀搀漀 漀猀 樀漀最愀搀漀爀攀猀 挀漀爀爀椀愀洀 愀琀爀猀 搀愀 戀漀氀愀Ⰰ 攀 攀猀猀攀 瀀攀焀甀攀渀漀 搀攀琀愀氀栀攀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀瘀愀 甀洀愀 攀洀漀漀 攀 戀攀氀攀稀愀 洀甀椀琀漀 洀愀椀漀爀 焀甀椀氀漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀⸀ 䘀漀椀 瀀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀 焀甀攀Ⰰ 渀愀 攀搀椀漀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 搀攀椀砀愀爀 愀 瀀漀攀椀爀愀 挀漀洀 挀漀爀攀猀 洀愀椀猀 昀漀爀琀攀猀 攀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Exercitar a capacidade de fotografar e principalmente de fazer fotografias de pessoas em movimento é um desafio. E poder fazer de um trabalho de faculdade uma forma de incentivo ao esporte também é muito gratificante e enriquecedor, de modo que o aluno começa a ter mais vontade ainda de aprender. “[...] podemos entender que, é a partir do fazer, do treinar, do errar, do persistir que colocamos em prática o que aprendemos” (MELO, 2011, p. 13).਀䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀  甀洀愀 愀爀琀攀 焀甀攀 搀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 渀漀 昀漀椀 瘀椀猀琀漀 瀀漀爀 攀氀愀猀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 猀攀樀愀 愀氀最漀 猀椀洀瀀氀攀猀 挀漀洀漀 漀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 樀漀最漀 搀攀 昀甀琀攀戀漀氀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀⸀ 䄀椀渀搀愀Ⰰ 琀攀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 昀愀稀攀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀洀愀最椀渀愀爀攀洀 愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀 渀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀㨀 ᰀ焠甀愀氀 琀椀洀攀 攀猀琀愀瘀愀 最愀渀栀愀渀搀漀㼀 䄀 戀漀氀愀 昀椀挀愀 渀愀猀 洀漀猀 搀漀猀 樀漀最愀搀漀爀攀猀 瀀漀爀 焀甀愀氀 洀漀琀椀瘀漀㼀 䌀漀洀漀 猀攀 昀愀稀 甀洀 最漀氀㼀ᴀ†䔀  搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀椀猀椀琀愀爀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 猀攀 椀洀愀最椀渀愀 甀猀愀渀搀漀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 䤀瘀漀 䜀漀渀稀愀氀攀稀 攀洀 猀攀甀 氀椀瘀爀漀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 攀猀瀀漀爀琀攀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀洀 攀洀 挀愀搀愀 挀氀椀挀 搀椀猀瀀甀琀愀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀洀愀最椀渀愀爀攀洀 洀漀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 渀漀 昀漀爀愀洀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀爀 ⠀一䔀嘀䔀匀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ ㈀㔀㈀⤀⸀ A linguagem fotográfica gera em nós uma dupla sensação ao nos colocar a frente de algo que, ao mesmo tempo, está e não está ligado ao que chamamos de realidade. Uma fotografia é um pacote de informações na medida em que nos fornece dados sobre os lugares, as pessoas, as épocas e os acontecimentos. É neste sentido que ela ganha um grande valor como registro histórico e, mais radicalmente, como documento de comprovação dos fatos (WUNDER, 2016, p. 2).਀ Dessa maneira, este trabalho permite criar um elo entre o esporte em questão e as pessoas que podem vê-las e senti-las. É uma fotografia simples, mas que têm o mesmo poder de qualquer fotografia bem produzida. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 倀攀搀爀漀 刀攀瘀椀氀氀椀漀渀 搀攀⸀ 䄀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 䔀猀瀀漀爀琀椀瘀愀 攀 漀 䴀漀洀攀渀琀漀 䐀攀挀椀猀椀瘀漀⸀ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䰀伀Ⰰ 䨀猀猀礀挀愀 刀漀搀爀椀最甀攀猀⸀ 伀 洀漀洀攀渀琀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 嬀琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀崀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀Ⰰ 䌀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⼀倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䄀嘀䄀刀䔀匀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 䰀甀猀 䴀愀爀焀甀攀猀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 攀 漀 猀攀甀 氀甀最愀爀 渀愀 愀爀琀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀ 匀愀瀀椀攀渀猀㨀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 攀 愀爀焀甀攀漀氀漀最椀愀Ⰰ 瘀⸀ ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀㠀ⴀ㄀㈀㤀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀唀一䐀䔀刀Ⰰ 䄀氀椀欀⸀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 挀漀洀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀猀 搀攀 漀氀栀愀爀⸀ 䔀搀甀挀愀漀 攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 渀⸀ ㄀㘀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䔀嘀䔀匀Ⰰ 䘀氀漀爀愀⸀ 䄀 昀愀猀挀椀渀愀渀琀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 攀猀瀀漀爀琀攀 渀愀猀 氀攀渀琀攀猀 搀攀 䜀漀渀稀愀氀攀猀⸀ 䐀椀猀挀甀爀猀漀猀 䘀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 瘀⸀ 㘀Ⰰ 渀⸀ 㠀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㔀㄀ⴀ㈀㔀㔀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀