INSCRIÇÃO: 00750
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP03
 
TÍTULO: Do Zero ao I Enacon
 
AUTORES: ALCILENE VIEIRA FERREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS); AMANDA FRANCIELLE VIEIRA FERREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS); LUCAS FRANÇA DA SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS); MAXWELL DOS SANTOS MONTEIRO (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS); SANDRA NUNES LEITE (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)
 
PALAVRAS-CHAVE: Evento, Comunicação, Negócio, Relações Públicas,
 
RESUMO
Este trabalho trata de explicitar as etapas de organização e operacionalização do I Encontro Alagoano de Comunicação e Negócio – Enacon, com o tema: "Aprendendo para empreender: perspectivas no mercado da comunicação", realizado no dia 25 de agosto de 2017, das 13h às 21h, no auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, localizada na Avenida Fernandes Lima, 385, na cidade de Maceió, Alagoas, cujo objetivo principal foi incentivar a cultura empreendedora entre estudantes e profissionais de comunicação (jornalismo, relações públicas, marketing e publicidade). O evento realizado caracteriza-se como um trabalho experimental prático destinado para conclusão do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas.
 
INTRODUÇÃO
Ao se falar em comunicação pouco se associa ao empreendedorismo, mesmo ele sendo tão amplo e com inúmeras possibilidades de atuação profissional. Nessa perspectiva, verificou-se uma lacuna no Ensino Superior quando se trata de educação empreendedora, especificamente no curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde pouco se discute sobre empreender na comunicação, limitando-se a uma disciplina eletiva de Empreendedorismo, a qual não é ofertada continuadamente, devido à carência de docente. Diante disso, foi definido que seria realizado o I Encontro Alagoano de Comunicação e Negócio – Enacon, levando em consideração, a priori, alguns elementos, tais como: o tipo, porte, público-alvo, melhores datas, locais e horário para realização. Com o tema "Aprendendo a empreender: perspectivas no mercado da comunicação" foi possível nortear a ordem cronólogica do evento, dividindo-o em duas etapas: a primeira, com foco em palestras que embasaram o que é empreender no campo comunicacional. A ideia desse momento foi trazer profissionais, da área de comunicação (Jornalismo, Relações Públicas, Marketing e Publicidade) para trocar experiências sobre a importância de aprender a empreender. O segundo momento, foi caracterizado como a hora do "como empreender?", ou seja, como tornar uma ideia um modelo de negócio? Com isso, foi realizada uma oficina de canvas, com o tema: "Da ideia ao negócio", em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Alagoas. Finalizando com a palestra Magna "Empreendendo na comunicação", com Pedro Prochno, relações públicas e co-fundador do coletivo "Todo Mundo Precisa de um RP". O título dado ao trabalho "Do zero ao I Enacon" foi para enfatizar que partimos do ponto zero em todas as perspectivas, desde a ideia até os recursos financeiros para realizar o evento. Sendo possível sua concretização devido aos inúmeros apoios, patrocínio e o total arrecadado com as taxas de inscrições.
 
OBJETIVO
Objetivo geral Incentivar a cultura empreendedora entre estudantes e profissionais de comunicação social (jornalismo, relações públicas, marketing e publicidade) e pessoas com interesse na temática de comunicação e negócio. Objetivos específicos  Proporcionar a ampliação de networking, a troca de conhecimentos e experiências através de palestras e workshop com diferentes temáticas.  Difundir a profissão de Relações Públicas, com a presença de profissionais do mercado e da área acadêmica;  Integrar o meio acadêmico e profissional a fim de discutir um maior conhecimento sobre o tema proposto;  Articular a teoria e a prática a carreira e do curso através de palestras e workshop.
 
JUSTIFICATIVA
A comunicação está em constante mudança, o que acompanha as novas tendências de mercado que a cada dia exigem profissionais multifacetados, capazes de resolver problemas em diversas áreas do conhecimento, o que também abrange à área do empreendedorismo. Diante de tal proposição, cabe ressaltar que para empreender é necessário aprender, ou seja, conhecer mais profundamente como se apresenta o mercado, podendo assim analisar com propriedade o nicho de atuação que melhor se adequa ao nicho comunicacional que se pretende atingir, e, dessa forma, conseguir se sobressair mediante a concorrência. Assim, o papel da Universidade na formação e estímulo ao empreendedorismo torna-se cada vez mais relevante mediante o contexto social a qual vivemos. O que, sem dúvida, é um grande desafio a ser vencido no meio acadêmico. Em face ao exposto, surgiu a necessidade de trazer à tona questões relativas ao empreendedorismo com foco em comunicação, e, por isso, foi realizado o I Encontro Alagoano de Comunicação e Negócio – Enacon, tendo em vista que a maioria dos alunos egressos do curso de Relações Públicas e Jornalismo da Ufal estão no mercado de trabalho como empregado e não como empregador, ou seja, uma parcela mínima são empresários do ramo da comunicação.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para o desenvolvimento do evento utilizou-se diversas técnicas de Relações Públicas iniciando pela elaboração do projeto do mesmo, planejamento de mídias, criação de brienfing, entre outras. Além disso, houve aplicação de pesquisa qualitativa e quantitativa durante o I Enacon, visando obter um feedback dos participantes. Em relação à Comissão Organizadora do evento, a mesma foi composta por quatro alunos concluintes do curso de Relações Públicas. Por se tratar de um evento de pequeno porte, para cerca de 100 pessoas, foram convidados onze voluntários para fazer parte da organização no dia do evento, e, assim, auxiliar na execução de todas as atividades previstas para o bom andamento do mesmo. As comissões foram divididas em: • Cerimonial e Protocolo- responsável: Alcilene Vieira • Alimentação, Recepção e Credenciamento – responsável: Amanda Vieira • Transporte– responsável: Maxwell Monteiro • Credenciamento e Segurança - responsável: Lucas França • Infraestrutura – Comissão Organizadora É importante ressaltar que durante todo o planejamento estratégico das ações utilizadas para atrair o público e fomentar a visibilidade ao evento, utilizamos o meio físico e presencial (panfletagem nas universidades, faculdades e empresas), e o meio virtual (redes sociais), além da divulgação em sites, rádios e TV local.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
I Encontro Alagoano de Comunicação e Negócio com o tema: "Aprendendo para empreender: perspectivas no mercado da comunicação", realizado no dia 25 de Agosto de 2017 no Auditório da Casa da Indústria, localizado na Av. Fernandes Lima, Maceió/AL, contou com a presença de mais da metade do público esperado, dentre eles estudantes e profissionais de Comunicação. Promovido por estudantes concluintes do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas, o evento tem por objetivo principal incentivar a cultura empreendedora entre estudantes e profissionais de comunicação (jornalismo, relações públicas, marketing e publicidade), além de proporcionar a ampliação de networking, troca de conhecimentos e experiências através de palestras e workshop com diferentes temáticas. Para tanto, o I ENACON contou com profissionais renomados no mercado de comunicação, os quais compartilharam suas experiências enquanto comunicador-empreendedores, facilitando assim, o entendimento entre a teoria e prática. A estimativa de público foi de 100 pessoas. Para participar, os interessados realizaram a inscrição através da plataforma Doity, no link: https://www.doity.com.br/i-encontro-alagoano-de-comunicacao-e-negocio/e pagaram a taxa de R$ 30,00 para estudantes e R$ 50,00 para profissionais. Após o evento a preocupação da equipe organizadora foi em obter o feedback do público alvo, fizemos uma pesquisa através de formulário impresso, com perguntas fechadas e abertas sobre a opinião dos estudantes e profissionais em relação ao I Encontro Alagoano de Comunicação e Negócio. Ao analisarmos as informações do pós-evento, constatamos que a ideia de gerar discussão e promover o envolvimento dos participantes foi satisfatória, ao passo que os mesmos participaram ativamente dos momentos que havia abertura para o público e permaneceram durante a duração de todas as atividades. De acordo com comentários dos próprios participantes, esse envolvimento e conscientização proporcionados pelo evento foram de grande valia, pois agora eles sentem-se mais incentivados a empreender na comunicação. Com relação críticas construtivas, servirão de ensinamentos e incentivos para os próximos eventos a serem realizados. Quanto aos imprevistos, já tínhamos um plano traçado para possíveis os acontecimentos. O Workshop e a palestra Magna foram os pontos altos do evento, levando em consideração a participação dos presentes e os comentários posteriores. A palestra magna Empreendendo na comunicação: caminhos para o sucesso gerou um sentimento de muita satisfação em está fazendo parte desse momento. A cobertura visual do evento foi disponibilizada nas redes sociais. As fotos foram postadas através de um link que está na bio do perfil do instagram onde todos têm acesso. Deste modo, disponível para todos que participaram e também para os que não, tornando assim uma forma de incentivar a participação desses em próximos eventos. Com toda a repercussão, debates gerados em torno do evento, adesão de mais de cinquenta por cento (50%) do público esperado, concluímos que a realização do evento foi um sucesso e pudemos comprovar na prática o quanto essa estratégia é importante para compartilhar conhecimento, gerar discussão e networking.
 
CONSIDERAÇÕES
Para desenvolver o I Enacon foi preciso entender a comunicação como um todo, e principalmente, a sua integração entre os variados campos de conhecimento, colocando em prática as técnicas de gerenciamento, monitoramento e execução de evento. ਀嘀椀洀漀猀 漀 焀甀愀渀琀漀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀  攀氀攀 焀甀攀洀 渀漀爀琀攀椀愀 琀漀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀Ⰰ 渀漀 洀攀渀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 漀 焀甀愀渀琀漀 猀攀 昀愀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 猀愀琀椀猀昀愀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀氀愀  瀀漀猀猀瘀攀氀 愀渀愀氀椀猀愀爀 洀攀氀栀漀爀 漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 渀甀洀愀 漀甀琀爀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 漀氀栀漀猀 搀漀 ᰀ挠漀渀猀甀洀椀搀漀爀ᴀⰠ 瘀攀爀椀昀椀挀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀 攀 搀攀 洀攀氀栀漀爀椀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 猀椀猀琀洀椀挀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀  Fica a satisfação por ter finalizado este trabalho com êxito e também pela experiência adquirida. Sem dúvidas, o I Enacon nos ajudou a entender sobre como podemos nos manter na profissão que escolhemos, seguindo as mudanças constantes do mercado de trabalho. Além de ter plantado um sementinha em cada participante em relação à comunicação e empreendedorismo.਀ऀ䔀洀 猀甀洀愀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 搀愀爀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 愀漀 䔀渀愀挀漀渀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 攀氀攀 攀渀琀爀攀 瀀愀爀愀 漀 挀愀氀攀渀搀爀椀漀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 䄀氀愀最漀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀渀琀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀⸀ 䌀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 最愀爀愀渀琀椀爀 漀 搀椀爀攀椀琀漀  倀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀 䤀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 愀 洀愀爀挀愀 搀漀 洀攀猀洀漀 猀攀爀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀 渀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀愀 倀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀 䤀渀搀甀猀琀爀椀愀氀 ጀ†䤀一倀䤀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 瀀爀漀琀攀最ⴀ氀愀 搀攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 甀猀漀猀 椀氀攀最愀椀猀 瀀漀爀 琀攀爀挀攀椀爀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀爀瘀攀渀琀甀爀愀Ⰰ 瘀攀渀栀愀洀 焀甀攀爀攀爀 甀琀椀氀椀稀ⴀ氀愀 猀攀洀 瀀爀瘀椀愀 愀甀琀漀爀椀稀愀漀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CESCA, Cleuza g. Gimenes. Organização de eventos: manual para planejamento e execução. 13 ed. rev. e ampl. – São Paulo: Summus, 2015.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀䤀䄀嘀䔀一䄀吀伀Ⰰ 䤀搀愀氀戀攀爀琀漀⸀ 䔀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀섀䌀伀䴀伀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀渀愀⸀ 吀甀搀漀 愀挀愀戀愀 攀洀 昀攀猀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀最椀渀愀 䄀戀攀爀琀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀䰀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 䌀愀爀氀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 攀氀愀戀漀爀愀爀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䬀䄀吀伀匀Ⰰ 䔀瘀愀 䴀愀爀椀愀㬀 䴀䄀刀䌀伀一䤀Ⰰ 䴀愀爀椀渀愀 搀攀 䄀渀搀爀愀搀攀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 㜀⸀ 䔀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䔀嘀䔀刀䤀一伀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 䨀漀愀焀甀椀洀⸀ 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀⸀ ㈀㌀⸀ 攀搀⸀ 嘀攀爀⸀ 攀 愀琀甀愀氀ⴀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀爀琀攀稀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀吀伀匀Ⰰ 䜀甀猀琀愀瘀漀 䜀漀洀攀猀 搀攀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀洀 挀漀洀瀀氀椀挀愀漀㨀 挀漀洀漀 猀椀洀瀀氀椀昀椀挀愀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䤀一䤀䔀刀䤀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ吀椀愀最漀⸀ 倀攀爀昀椀氀 搀漀 䌀漀洀甀渀椀挀愀搀漀爀 䔀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀⸀ 䤀渀㨀 䌀䔀䰀䄀䌀伀䴀 ㈀  㔀ⴀ 䤀堀 䌀漀氀焀甀椀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 猀漀戀爀攀 愀 䔀猀挀漀氀愀 䰀愀琀椀渀漀ⴀ䄀洀攀爀椀挀愀渀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀⸀ 䄀渀愀椀猀 搀漀 䌀䔀䰀䄀䌀伀䴀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀唀䴀䔀匀倀Ⰰ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䔀嘀䔀匀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀漀 搀攀 䌀愀猀琀爀漀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀 椀渀琀攀最爀愀搀愀㨀 挀漀洀漀 最攀爀攀渀挀椀愀爀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀猀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀椀洀戀氀椀挀愀Ⰰ 挀爀椀猀攀猀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀椀猀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䴀愀甀愀搀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀