ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00806</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Jornal Laboratório Oficina de Notícias</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Péricles Fernandes Cairo da Costa Lima (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Ana Carolina Lago Oliveira (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Brenda Tomáz Maranhão Xavier (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Fabiana Amorim Amaral (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Gabriel Oliveira Pires (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Gilcimara dos Santos Pereira (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Iana Caroline Magalhães Conceição da Cruz (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Isabella Costa Carvalho (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Jade Dias Oliveira (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Jônatas Alves Santos Ferraz (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Larric Fernandes dos Santos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Letícia Portela Silva Fereira (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Luana dos Santos Figueredo (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Maria Fernanda Feminella Campos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Naylla Carvalho Peixoto Souza (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Rejane Santos Oliveira (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Taine da Silva Rodrigues (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Talita Dias David (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Tamires Tavares Pires (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Tamiris dos Santos Batista (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Tamyres Lenes dos Santos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Tarcísio Arcanjo de Oliveira (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Rubens Jesus Sampaio (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Jornal, Jornalismo Impresso, Pauta jornalistica, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal Oficina de Noticias é um produto resultado do Laboratório de Jornalismo Impresso I orientado pelo professor Rubens Jesus Sampaio e que tem como propósito que os alunos compreendam os processos da rotina de produção jornalística, o conceito noticia e o texto escrito enquanto código de comunicação social por meio da prática. Em cada período semestral são produzidos dois jornais pela turma. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo Sampaio (2017):  Embora acredita-se que as previsões mais catastróficas sobre o futuro de algumas mídias tradicionais sejam prematuras, a queda de audiência e das tiragens dos impressos e as demissões em massa, estão fazendo com que novas perspectivas sejam buscadas para a superação da avalanche digital. Acredita-se que, para reverter tais tendências, necessário se faz investir na qualidade, no aprofundamento da produção jornalística e na experimentação de novas abordagens. Tem-se como verdade este fato, principalmente em relação à mídia impressa, onde, dada as implicações atuais, necessita do rigor de um olhar mais detido. Deste modo, o fazer jornalístico advindo no Novo Jornalismo com sua racionalidade e seus procedimentos de apuração e suas técnicas e estilos de relato, necessita ser revisto, juntamente com seus dogmas tradicionais, como neutralidade, distanciamento e narrativas sempre na terceira pessoa; bem como a fuga da pirâmide invertida, do lide e dos diferentes graus de prescrições do Novo Jornalismo . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Possibilitar aos discentes da disciplina: o domínio dos processos de produção de jornais impressos; o aprendizado do trabalho em equipe exercendo as diferentes funções jornalísticas; a visualização da produção de jornais e compreensão das etapas de produção; a valorização da síntese, da coerência e da coesão nos textos informativo, opinativo, descritivo ou interpretativo; a organização e processamento de informações que viabilizem a redação de textos jornalísticos consistentes e bem estruturados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Que os discentes possam compreender as responsabilidades inerentes ao repórter, ao redator, ao editor, ao designer de notícia e ao repórter fotográfico no exercício de suas funções, para que seja maior a probabilidade de efetivação de processos de comunicação. Trabalhar a pauta, pesquisa, checagem, ronda, apuração de informações, seleção e organização de notas, triagem de informações, hierarquização das informações no texto noticioso e pós-edição. Estimular a redação do texto noticioso, a escolha e a ordenação das palavras, a narrativa direta. E, por fim, administração do espaço e do tempo na produção impressa, gerenciando o tempo para o deadline.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ainda segundo Sampaio (2017):  Entende-se como essencial a narrativa processual e não linear dos fatos, sem a preocupação com a proximidade literária e sem a pretensão de constituição de um saber autônomo regulado pela objetividade jornalística que não é neutra. A linearidade da narração deverá ser utilizada, apenas, como recurso para ajudar na compreensão dos aspectos imbricados, longe está de representar a inteireza da realidade rizomática composta E as  noções de tempo, espaço, beleza, justiça, transcendência, ação e participação social hoje têm um sentido distinto daquelas que vigoraram há duas ou três décadas, o que exige uma reflexão mais apurada (VIEIRA, 2009, p.4). Frente a estes novos desafios que exigem novas interpretações, observa-se uma audiência que almeja um  conhecimento que conduza à emancipação (SANTOS, 2006) cujo compromisso ético-político passa por uma produção de mudanças no mundo atual. Para isso, é necessário  dilatar o presente (SANTOS, 2006), olhar à nossa volta e enxergar a variedade de experiências bem-sucedidas e que estão mudando a ordem das coisas. Depois, buscar ser criativo e direcionar o pensamento na direção de novos caminhos para a construção da de um fazer jornalístico que perpasse o atual meio de produção hegemônico. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para que o objetivo da disciplina seja cumprido e o produto resultante atenda às demandas de formação dos estudantes, as seguintes etapas precisam ser rigorosamente cumpridas e obedecendo a um cronograma que é estabelecido ao início de cada produção: -Reunião de pauta: São decididos quais serão os principais temas a serem abordados em função dos critérios de noticiabilidade que atendem a um produto de informação e formação jornalística. -Divisão de editorias: Os alunos são designados de funções. O editor chefe é escolhido pelo professor e pela turma e em seguida as equipes editoriais são formadas, dois repórteres e um editor responsável é a divisão padrão seguida. -Análise e comparação de textos publicados em jornais. -Pré-produção e Produção de textos jornalísticos em tempo limitado. -Edição de jornais em tempo limitado. -Leitura com acompanhamento dos alunos para avaliação da linguagem, do ritmo da narrativa, da fluência, coerência e coesão. -Observação dos obstáculos à comunicação decorrentes da estrutura do texto e da escolha do vocabulário </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O objetivo da disciplina foi cumprido satisfatoriamente pelo discentes do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no campus de Vitória da Conquista, com a devida orientação do professor Rubens Jesus Sampaio. O jornal foi impresso e distribuído tanto na Universidade, quanto em locais pré-determinados na cidade. Destacando-se com êxito entre os leitores e os membros da sociedade acadêmica e jornalística do território conquistense e reforçando a importância da produção jornalística local. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AZEVEDO, Wilton. O que é Design. Coleção Primeiros Passos, Ed. Brasiliense, São Paulo, 1989.<br><br>BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica: as técnicas do Jornalismo. Vol.2. Ática, São Paulo, 1990.<br><br>CARAMILLO NETTO, Mário. Produção Gráfica II: papel, tinta, impressão e acabamento. Global Editora, São Paulo, 1997. <br><br>CASTRO, A. Redação jornalística de bico. Curitiba: Champagnat, 1991. <br><br>COIMBRA, O. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993. <br><br>CHINEM, R. Imprensa Alternativa: jornalismo de oposição e inovação. Editora Ática, São Paulo, 1997.<br><br>COLLARO, A. C.Projeto Gráfico: Teoria e Prática da Diagramação. Summus, São Paulo, 1996. <br><br>ERBOLATO, M. Jornalismo Gráfico: Técnicas de Produção. Edições Loyola, São Paulo, 1981. <br><br>ERBOLATO, M. Técnicas de Codificação em Jornalismo. Editora Ática, São Paulo, 1993.<br><br>GARCIA, L. Manual de redação e estilo de O Globo. São Paulo: Globo, 1993. <br><br>HULBURT, A. Layout: o design da página impressa. Editora Nobel, São Paulo,1989.<br><br>JACQUES, J.P.. Tipografia pós-moderna. 2AB Editora, Rio de Janeiro, 1998. <br><br>LAGE, N. Ideologia e técnica da notícia. Petrópolis: Vozes, 1979. <br><br>LAGE, N. Linguagem Jornalística. São Paulo, Editora Ática, 1992 <br><br>LOPES, D. F.; SOBRINHO, J. C.; PROENÇA, J. L. Edição em Jornalismo Impresso. São Paulo: Edicon,1998. <br><br>LAREQUI, Jesús Canga. El Diseño Periodístico en Prensa: Normas Básicas. Bosch Comunicación, 1994. <br><br>MEDINA, C. de A. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática.<br><br>MARTINS FILHO, E. Estrutura da mensagem jornalística: um modelo de análise. 1974. Tese (Doutorado) Escola de Comunicação e Artes, Universidadede São Paulo, São Paulo. <br><br>NOBLAT, R. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo: Contexto, 2002. <br><br>SAMPAIO, Rubens Jesus. Methodological Reterritorialization of Journalistic Narratives. American Journal of Educational Research. 2017 <br><br>SILVEIRA, N. Introdução às Artes Gráficas. Editora Sulina, Porto Alegre.<br><br>SODRÉ, M. e FERRARI, M. H. Técnica de reportagem: notas sobre a narrativajornalística. São Paulo: Summus, 1986. <br><br>TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo, porque as notícias são como são, volume 1 / Nelson Traquila. Florianópolis: Insular. 2. Ed., 2005.<br><br> </td></tr></table></body></html>