ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00826</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Como Você Ousa? - Ensaio Para Chilli Beans</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruna de Almeida Carneiro Leão (Universidade Federal de Pernambuco); Iago Felipe Lima Aroeira (Universidade Federal de Pernambuco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;catálogo, fotografia, campanha publicitária, lgbt, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho foi desenvolvido pelos alunos como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de publicidade e propaganda da Universidade Federal de Pernambuco. Consciente das mudanças sociais e da necessidade de representar a diversidade da sociedade, o ensaio tem a proposta de divulgar uma nova coleção de óculos da marca Chilli Beans usando modelos que simbolizem casais LGBTs, enquanto faz um posicionamento de marca em prol da pluralidade social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Formado por militâncias, o Movimento LGBT tem em vista a aceitação social e a luta pelos espaços para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis. Na mídia, estamos passando por um período de empoderamento da diversidade de grupos socialmente vulneráveis, os que são chamados de "minorias", que estão ganhando cada vez mais voz. Sabendo disso, com objetivo de passar uma imagem de inclusão e modernidade as marcas se posicionam a favor da diversidade. Uma das formas é mostrar personagens LGBTs nas suas propagandas. Nesse sentido, propomos um ensaio realizado pela marca de óculos Chilli Beans em que se mostraria casais homoafetivos posando como o produto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Pretende-se iniciar a campanha de lançamento de uma nova coleção de óculos com o título "Como Você Ousa?". A Fim de representar a diversidade sexual que há nos dias de hoje, o ensaio mostrará casais LGBT como modelos. Desse modo, faz um posicionamento de marca capaz de causar alguma conscientização do tema com total elegância ao público atual. A marca se fortificará em meio a um mercado saturado de informações repetidas, e ao mesmo tempo estará apoiando causas complexas e importantes, até encontrando um apoio de mercado num nicho (o grupo LGBTTQIA) que se identificará mais facilmente com a empresa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Primeiramente, vale ressaltar a justificativa mercadologia do projeto. De acordo com o IBGE, em 2012, 10% da população brasileira é composta por homossexuais  cerca de 19 milhões de pessoas. Desse total, 9,4 milhões são economicamente ativos, potenciais consumidores. Ignorá-los seria o mesmo que não dar atenção a um grupo com poder de compra e renda média individual de R$ 2.500. Outra pesquisa realizada pela Market Analysis, com 800 pessoas, entre 18 e 69 anos, residentes em nove capitais brasileiras destaca a necessidade de uma posição afirmativa em relação ao público homossexual por parte das marcas, assim como a compreensão de que estes não são consumidores marginais e que merecem atenção. Outro ponto a se considerar é o poder social da publicidade. André Iriburi Rodrigues afirma que o discurso publicitário "&#8213;[...] torna-se socialmente relevante na produção de sentido e disponibilização de uma fala que interage com um imaginário social, (re)construindo signos, reafirmando conceitos e preconceitos." (RODRIGUES, 2006,). Logo, a comunicação é uma importante arma contra o preconceito e propulsor da representatividade. O Brasil ainda é um país bastante homofóbico. Segundo dados mais recentes disponibilizados pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República sobre a violência homofóbica, em 2012, foram registradas pelo poder público 3.084 denúncias de 9.982 violações relacionadas à população LGBT, envolvendo 4.851 vítimas e 4.784 suspeitos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Primeiramente, realizou-se uma pesquisa nos ensaios fotográficos e propagandas da Chilli Beans para encontrar a estética da marca. Percebeu-se que cores fortes, tons saturados e uma atmosfera de sedução estavam presentes na maioria das peças. Depois disso, foi necessário escolher um tema para nortear toda a produção. A partir daí, começou-se a pré-produção: encontrar uma locação para o cenário, escolher os modelos, obter os figurinos e utensílios que iriam compor a foto. No dia da produção foi usada a câmera Câmera Analóg. Canon Eos Rebel Ti (300v) com lente de 45 mm e a iluminação ambiente. Na pós-produção foi necessária uma edição para saturar as cores. Foi usado o programa de edição Adobe Photoshop e Adobe Lightroom.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ensaio visa criar um choque entre um grupo de pessoas com diversidades e estética e elementos referentes aos anos de 1950. O foco é encontrar um novo discurso para marca, porém sem perder os padrões estéticos de tratamento de imagem e muitas cores presentes em todas as campanhas da marca Chilli Beans. Influenciada no estilo "greaser", as fotos foram tiradas em uma barbearia com a decoração que remetia à época escolhida. Os modelos foram escolhidos de acordo com a capacidade de entrar no papel e ter boa desenvoltura, química e entrosamento em meio ao grupo. E o produto refletiu em uma forma de afirmar a diversidade atual, quebrando os parâmetros visuais de tempos passados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Levando em consideração o tema e a proposta de expandir a diversidade em meio a sociedade heteronormativa, conseguimos com pouca verba atingir um bom resultado final. Apesar de cortes estruturais na execução a mensagem chega ao destinatário sem rúido, conseguindo fazer com que o público alvo se interesse pela Chilli Beans e por seu posicionamento de marca. Entretanto, seria essencial conseguir expandir essa ideia para outros ambientes e com uma gama maior de modelos, conseguindo assim aumentar a identificação do público com a pluralidade social e física da sociedade brasileira.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">RODRIGUES, André Iriburi. As masculinidades subordinadas na publicidade. UNIrevista, v. 1, n. 3, 2006. Disponível em: Acessado em: 01/12/2016.<br><br>RODRIGUES, R. de C. C. Poder, gênero, resistência, proteção social e memória: aspectos da socialização de &#8213;gays&#8214; e &#8213;lésbicas&#8214; em torno de um reservado em São João de Meriti, no início da década de 1980. 2006. 237 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense  UFF, Niterói, 2006. Disponível em: . Acessado em: 30 de novembro de 2016.<br><br>SÁ, Sylva de. Gay friendly: conheça as marcas amigáveis aos homossexuais. Disponível em <http://exame.abril.com.br/marketing/gay-friendly-conheca-as-marcas-amigaveis-aos-homossexuais/>. Acessado em: 28 de setembro de 2016<br><br>SILVA, Juliana Américo Lourenço da. Vai boicotar O Boticário? Veja outras empresas que também apoiam o movimento LGBT. Disponível em< http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/4082014/vai- boicotar-boticario-veja-outras-empresas-que-tambem-apoiam-movimento.>. Acessado em: 28 de setembro de 2016. <br><br> </td></tr></table></body></html>