INSCRIÇÃO: 00830
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO16
 
TÍTULO: O Teatro como meio de inclusão social: o documentário "decidi fazer teatro"
 
AUTORES: Camile Rosendo Tavares Severiano (Universidade de Fortaleza); Glauber Santos Paiva Filho (Universidade de Fortaleza)
 
PALAVRAS-CHAVE: CPBT, Documentário, Inclusão social, Teatro,
 
RESUMO
Este trabalho tem como intuito retratar como se deu o processo de pré-produção, produção e pós-produção do documentário "Decidi fazer teatro", realizado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, e nele é retratado um pouco sobre documentário, teatro e inclusão social. O produto realizado pretende, primeiramente, apresentar o Curso Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar, salientando de que maneira o curso surgiu e como ele funciona. Em seguida, procura mostrar qual é o papel do teatro, e do próprio curso, na sociedade. Para o documentário foram entrevistadas pessoas que têm de alguma maneira, ligação com o curso e que tiveram suas vidas afetadas por ele. Para finalizar, são apresentadas as considerações finais, com intenção de enfatizar a real existência da grande importância da arte e do fazer teatral no âmbito da inclusão social.
 
INTRODUÇÃO
A paixão pelo teatro sempre esteve presente em minha vida, e em 2013 tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse universo, fazendo parte do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) do Theatro José de Alencar (TJA). Fazer parte desse curso me abriu a mente para novas formas de agir e de ver o mundo e as pessoas ao meu redor. Foi lá que eu pude conviver com o diferente e perceber como isso é importante e especial. Depois dessa experiência cresceu em mim a vontade de entender melhor o funcionamento do curso e quais mudanças ele pode provocar nas pessoas. Foi assim que surgiu o tema para o documentário "Decidi fazer teatro". Nele é demonstrado o impacto que o teatro pode causar, no âmbito da inclusão social, tendo como foco o CPBT do TJA. Relata a história do curso, como ele funciona, a quem atende e qual a sua finalidade. Nos anos 1980, o Theatro passou a oferecer oficinas de teatro gratuitas para a população, que eram ministradas pelos professores do ensino estadual, Joca Andrade e Paulo Ess. Com a chegada de um novo diretor do TJA, o Oswald Barroso, percebeu-se a necessidade de uma melhoria e ampliação dessas oficinas, e assim foi fundado o CPBT. O curso é ofertado para pessoas a partir dos quinze anos, e, apesar de muitos adultos fazerem parte, é procurado principalmente pelos jovens. É gratuito, sendo cobrada apenas uma taxa de inscrição para os alunos que não estudarem em escolas públicas; é dividido em quatro módulos e tem duração de um ano. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de formação. No decorrer das aulas, os alunos vão aprendendo mais sobre o teatro em si, sobre como foi seu começo e quais as mudanças que ocorreram com o avanço da modernidade; sobre como se portar no palco, em público; sobre cidadania, e sobre como se relacionar com todos os tipos de pessoas. O que os estudantes, juntamente com os professores, vivem no curso, é uma incessante troca de saberes, construindo indivíduos como seres sociais e cidadãos.
 
OBJETIVO
O intuito do documentário é incentivar a arte e o fazer teatral em Fortaleza, e também mostrar que é possível se dedicar ao teatro, mesmo sem muitas condições financeiras e assim se inserir na sociedade, mesmo com dificuldades. Pretende-se que os entrevistados possam passar para o telespectador suas vivências e opiniões a respeito do teatro e das suas experiências no Curso Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar, apresentem suas ideias e argumentem, com senso crítico e jeito particular, sobre a arte e seus benefícios para a vida, e como o teatro funciona como forma de inclusão social, principalmente para moradores da periferia de Fortaleza.
 
JUSTIFICATIVA
Em 2013, fui aluna do curso Princípios Básicos de Teatro, o CPBT, e desde então me veio o desejo de conhecer mais a fundo a história do curso, como se deu o seu surgimento, e saber quais as dificuldades em se manter um curso desse tipo. Juntamente com a vontade de conhecer mais profundamente a história do curso, veio o interesse de saber como ele afeta a vida das pessoas e como consegue unir pessoas tão diferentes em um mesmo lugar, com um mesmo objetivo: fazer teatro. Tendo o Curso Princípios Básicos de Teatro como meio de estudo, o documentário vai ser importante para mostrar como a arte consegue promover a inclusão social, principalmente de jovens da periferia de Fortaleza que estão à margem da sociedade e que não possuem condições financeiras de pagar um curso de teatro. Apesar de existirem muitas formas de mostrar os conhecimentos obtidos, o documentário tem a facilidade de contar uma história quando bem construído. Os arquivos audiovisuais trazem narrativas que podem ser muito bem construídas, quando aliadas a belas imagens e sons. Esse é o motivo da escolha de um documentário para narrar a história a ser contada. Este trabalho mostra um pouco sobre o mundo das artes, da vida teatral de Fortaleza, então, nada melhor do que mostrar em vídeo o que se passa nos palcos e também fora deles. Tentar passar para o telespectador o que os artistas pensam e sentem, com imagens que retratem isso.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O termo “documentário” surgiu pela primeira vez graças ao cineasta John Grierson, que foi fundador do movimento documentarista britânico dos anos 30, quando fez uma crítica ao filme Moana, que foi publicado no ano de 1926 no jornal New York Sun. Muitos estudiosos vieram depois dele com outras definições sobre documentário. Um dos estudiosos mais conhecidos e respeitados foi Bill Nichols. ਀一椀挀栀漀氀猀 ⠀㈀ ㄀ ⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 渀漀  甀洀愀 爀攀瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 洀甀渀搀漀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀漀猀⸀ “Representa uma determinada visão do mundo, uma visão com a qual talvez nunca tenhamos deparado antes, mesmo que os aspectos do mundo nela representados nos sejam familiares. Julgamos uma reprodução por sua fidelidade ao original - sua capacidade de se parecer com o original, de atuar como ele e de servir aos mesmos propósitos” (NICHOLS, 2010, p. 47).਀䰀甀椀稀 䄀甀最甀猀琀漀 刀攀稀攀渀搀攀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 愀甀琀漀爀 搀漀 氀椀瘀爀漀 䴀椀挀爀漀昀猀椀挀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 渀漀 挀漀渀挀漀爀搀愀 挀漀洀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀攀 一椀挀栀漀氀猀 ⠀㈀ ㄀ ⤀⸀ 倀愀爀愀 攀氀攀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ “Não propomos pensar o documentário como representação. Se o que caracteriza as suas práticas é a dinâmica virtual/atual, o produto destas práticas não pode ser, simplesmente, uma espécie de cópia (nem fiel, nem degradada) de algum modelo preexistente, tal como a noção de representação pode nos levar a pensar” (REZENDE, 2013, p. 19).਀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀攀昀椀渀椀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀砀愀琀愀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀琀爀椀戀甀搀愀 愀 攀氀攀 愀氀最甀洀愀 攀猀猀渀挀椀愀 漀甀 椀渀瘀愀爀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 渀漀 瀀漀搀攀洀 挀漀洀瀀愀爀ⴀ氀漀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀椀琀甀愀攀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀氀攀 ᰀ渠漀 搀攀琀洀 渀攀渀栀甀洀愀 甀渀椀昀漀爀洀椀搀愀搀攀 攀洀 猀甀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 嬀⸀⸀⸀崀 䄀瀀猀 搀挀愀搀愀猀 搀攀 甀猀漀Ⰰ 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀最爀攀最愀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀猀 攀 挀漀渀漀琀愀攀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 挀漀渀琀爀愀瀀爀漀搀甀挀攀渀琀攀 搀椀猀瀀攀渀猀愀爀⸀ᴀ†⠀刀䔀娀䔀一䐀䔀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㈀ 攀 ㈀㌀⤀ Segundo Bill Nichols (2010), a ideia de representação é fundamental para se entender o que é documentário. “Os documentários mostram aspectos ou representações auditivas e visuais de uma parte do mundo histórico. Eles significam ou representam os pontos de vistas de indivíduos, grupos e instituições” (NICHOLS, 2010, p. 30).਀䔀砀椀猀琀攀洀 瘀爀椀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀爀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀攀爀漀搀漀猀Ⰰ 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 攀 洀漀搀漀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 一椀挀栀漀氀猀 ⠀㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 猀攀椀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 洀漀搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀攀 昀愀稀攀爀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㨀 瀀漀琀椀挀漀Ⰰ 攀砀瀀漀猀椀琀椀瘀漀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀漀Ⰰ 爀攀昀氀攀砀椀瘀漀 攀 瀀攀爀昀漀爀洀琀椀挀漀⸀  O documentário tem voz própria. Segundo Nichols (2010), "Se os documentários representam questões, aspectos, características e problemas encontrados no mundo histórico, pode-se dizer que falam desse mundo tanto através de sons como de imagens"(NICHOLS, 2010, p.72).਀一漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 昀漀爀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀 瘀漀稀 瀀爀瀀爀椀愀Ⰰ 甀洀愀 挀愀甀猀愀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 愀爀最甀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀ 一漀 琀攀洀 挀漀洀漀 搀椀稀攀爀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀愀氀 洀漀搀漀 昀漀椀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 ᰀ䐠攀挀椀搀椀 昀愀稀攀爀 琀攀愀琀爀漀ᴀⰠ 瀀漀椀猀 昀漀爀愀洀 甀渀椀搀漀猀 瘀爀椀漀猀 洀漀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 攀砀瀀漀猀椀琀椀瘀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀 漀戀猀攀爀瘀愀琀椀瘀漀Ⰰ 挀漀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 攀渀猀愀椀漀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 猀攀洀 栀愀瘀攀爀 椀渀琀攀爀昀攀爀渀挀椀愀 漀甀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀⸀ Quando o assunto é teatro, o autor Fernando Peixoto (1981) diz que “Teatro é uma palavra de significado ambíguo. Etimologicamente a origem é o verbo grego theastai (ver, contemplar, olhar). Inicialmente designava o local onde aconteciam espetáculos”. (PEIXOTO, 1981, p.14).਀伀 琀攀愀琀爀漀 琀攀洀 瀀愀瀀攀氀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 倀攀椀砀漀琀漀 ⠀㄀㤀㠀㄀⤀ 搀椀稀 焀甀攀 漀 琀攀愀琀爀漀㨀 “[...] é importante para provocar modificações ou despertar resultados sócio- políticos marcantes [...] Incapaz de agir diretamente no processo de transformação social, age diretamente sobre os homens, que são os verdadeiros agentes da construção da vida social” (PEIXOTO, 1981, p. 12-13).਀一愀 爀攀愀 搀愀猀 愀爀琀攀猀 攀砀椀猀琀攀 漀 䌀甀爀猀漀 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 䈀猀椀挀漀猀 搀攀 吀攀愀琀爀漀 焀甀攀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 渀漀洀攀 樀 搀椀稀Ⰰ  甀洀 挀甀爀猀漀 搀攀 椀渀椀挀椀愀漀  瀀爀琀椀挀愀 琀攀愀琀爀愀氀Ⰰ 焀甀攀 漀 吀䨀䄀 漀昀攀爀攀挀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 준 甀洀 挀甀爀猀漀 最爀愀琀甀椀琀漀Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 甀洀 愀渀漀⸀ O curso foi inaugurado em 1991, e seus fundadores foram os atores e educadores João Andrade Joca e Paulo Sérgio de Brito, mais conhecidos como Joca Andrade e Paulo Ess, que antes faziam parte da Secretaria de Educação. Na época da sua fundação, o sociólogo e dramaturgo Oswald Barroso era o diretor do TJA.਀一漀 椀渀挀椀漀 搀漀猀 愀渀漀猀 ㄀㤀㤀 Ⰰ 漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 吀䨀䄀 瀀攀爀挀攀戀攀爀愀洀 甀洀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀氀最漀 渀漀瘀漀 渀愀焀甀攀氀攀 攀猀瀀愀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䈀愀爀爀漀猀漀 ⠀愀瀀甀搀 儀唀䤀一吀伀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀⤀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀ⴀ猀攀 搀攀 愀氀最漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀 琀愀洀戀洀 椀渀漀瘀愀搀漀爀 焀甀攀 渀漀 琀椀瘀攀猀猀攀 ᰀ愠猀 愀洀愀爀爀愀猀 戀甀爀漀挀爀琀椀挀愀猀 攀 挀漀渀琀爀漀氀愀搀漀爀愀猀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 漀昀椀挀椀愀氀 嬀⸀⸀⸀崀 焀甀攀 攀洀攀爀最椀猀猀攀 漀 樀漀瘀攀洀 渀甀洀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 瀀爀漀昀甀渀搀愀 攀 洀愀爀挀愀渀琀攀Ⰰ 搀攀 挀漀爀瀀漀 攀 愀氀洀愀Ⰰ 焀甀攀 愀樀甀搀愀猀猀攀 愀 爀攀昀椀渀愀爀 猀甀愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 愀 昀漀爀洀愀爀 猀攀甀 挀愀爀琀攀爀ᴀ⸠ 䘀漀椀 搀愀 焀甀攀 䄀渀搀爀愀搀攀 攀 䔀猀猀 挀爀椀愀爀愀洀 漀 䌀倀䈀吀⸀ Para criar o currículo do curso houve muita pesquisa por parte dos professores, tanto em livros como em outros locais de ensino teatral, e também por meio de diretrizes de outros profissionais capacitados. A partir disso, eles criaram o modelo de curso que é utilizado até hoje e que a cada ano vem sendo aperfeiçoado. Ele é dividido em quatro módulos, que são ministrados ao longo de um ano: arte e cidadania, introdução à arte de representar, introdução à história do teatro e pesquisa e montagem do espetáculo. ਀伀 䌀倀䈀吀 琀攀洀 甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 攀猀琀洀甀氀漀 愀漀 攀猀琀甀搀漀 搀愀 愀爀琀攀Ⰰ 攀 攀猀猀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 昀漀椀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 瀀攀氀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 搀漀 䌀攀愀爀Ⰰ 攀洀 ㄀㤀㤀㔀⸀ 䌀漀洀 攀猀猀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀甀ⴀ猀攀 愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 椀渀琀攀爀挀洀戀椀漀猀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 挀漀洀漀 瀀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 漀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䴀愀爀椀愀 䔀搀渀攀椀愀 䜀漀渀愀氀瘀攀猀 儀甀椀渀琀漀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 愀甀琀漀爀愀 搀漀 氀椀瘀爀漀 䴀愀爀椀愀 䨀漀漀 搀漀 䌀倀䈀吀 ⴀ 䴀攀洀爀椀愀猀 挀爀甀稀愀搀愀猀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 漀 挀甀爀猀漀 猀攀 攀洀瀀攀渀栀愀 攀洀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 ᰀ愠爀琀攀 挀漀洀漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 瀀漀琀椀挀漀 攀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀Ⰰ 愀挀漀氀栀攀渀搀漀 洀椀氀栀愀爀攀猀 搀攀 樀漀瘀攀渀猀 搀愀猀 瀀攀爀椀昀攀爀椀愀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 琀攀愀琀爀愀氀ᴀ†⠀儀唀䤀一吀伀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀㄀㐀㌀⤀⸀ Apesar de todo o reconhecimento dos artistas locais, os responsáveis pelo TJA e pelo curso acreditam que ainda faltam algumas mudanças importantes. Entre elas está a reavaliação da parceria entre Secretaria da Cultura, Secretaria da Educação e TJA, para poder haver a formalização oficial do CPBT como uma política de governo na área da educação e cultura.਀䤀渀挀氀甀猀漀  漀 愀琀漀 搀攀 椀渀猀攀爀椀爀⸀ 䨀 愀 椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀  甀洀 琀攀爀洀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 愀洀瀀氀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 攀洀 瘀爀椀漀猀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 猀椀最渀椀昀椀挀愀 愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 攀砀攀爀挀椀搀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀攀 挀漀爀 搀攀 瀀攀氀攀Ⰰ 椀搀愀搀攀 漀甀 挀氀愀猀猀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 一漀 䈀爀愀猀椀氀 栀 甀洀 愀氀琀漀 渀瘀攀氀 搀攀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䴀攀搀椀搀愀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀攀爀 琀漀洀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 洀甀搀愀渀愀猀 渀攀猀猀攀 焀甀愀搀爀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 匀愀爀椀琀愀 䄀氀戀愀最氀椀 ⠀㈀  㘀⤀㨀 Os processos e estratégias de desenvolvimento e inclusão social encontram-se hoje indissociáveis das dinâmicas e políticas de informação, conhecimento, aprendizado e inovação” (ALBAGLI, 2006, p. 17).਀伀 最漀瘀攀爀渀漀 琀攀洀 漀 搀攀瘀攀爀 搀攀 椀渀猀攀爀椀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀砀挀氀甀搀愀Ⰰ 攀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀 愀攀猀 焀甀攀 椀渀搀椀挀愀洀 搀椀渀洀椀挀愀猀 搀攀 洀甀搀愀渀愀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀猀⸀ 匀愀爀椀琀愀 ⠀㈀  㘀⤀ 挀漀渀挀漀爀搀愀 搀椀稀攀渀搀漀 焀甀攀㨀 Políticas destinadas a ampliar a capacidade de inovação, proteger a diversidade cultural e estimular o desenvolvimento local constituem requisitos fundamentais para promover não apenas a inclusão, mas sobretudo a afirmação social dos diferentes extratos e territórios no cenário em transformação. (ALBAGLI, 2006, p. 21)਀伀 琀攀愀琀爀漀  甀洀 洀攀椀漀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 攀搀甀挀愀漀 攀 昀甀渀挀椀漀渀愀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 洀攀搀椀愀搀漀爀 搀攀 爀攀氀愀攀猀Ⰰ 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀猀 愀攀猀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 猀漀挀椀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ䐠攀挀椀搀椀 昀愀稀攀爀 琀攀愀琀爀漀ᴀⰠ 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀渀琀爀攀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀 攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 漀戀攀搀攀挀攀甀 愀漀 猀攀最甀椀渀琀攀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀㨀 䄀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 挀漀洀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 ᰀ䌠甀爀猀漀 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 䈀猀椀挀漀猀 搀攀 吀攀愀琀爀漀ᴀ†⠀䌀倀䈀吀⤀Ⰰ 搀漀 吀栀攀愀琀爀漀 䨀漀猀 搀攀 䄀氀攀渀挀愀爀 ⠀吀䨀䄀⤀Ⰰ 挀漀洀漀 琀攀洀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 昀椀氀洀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 ᰀ䐠攀挀椀搀椀 昀愀稀攀爀 琀攀愀琀爀漀ᴀⰠ 攀  猀攀 搀攀甀 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 洀攀甀 愀洀漀爀 攀 愀搀洀椀爀愀漀 瀀攀氀愀 愀爀琀攀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 瀀攀氀愀 洀椀渀栀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 挀甀爀猀漀 攀洀 猀椀⸀ 䌀漀洀攀挀攀椀 愀 挀漀氀攀琀愀爀 愀氀最甀洀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 攀渀猀愀椀漀猀 攀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀猀 琀攀愀琀爀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 攀洀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 ᰀ倠爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀ᴀ⸠ 䴀甀搀攀椀 漀 爀甀洀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀氀最甀洀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 愀琀 焀甀攀 渀漀 挀漀洀攀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 樀 挀甀爀猀愀渀搀漀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 ᰀ吠爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 挀甀爀猀漀ᴀⰠ 攀猀挀漀氀栀椀 搀攀昀椀渀椀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 漀 琀攀洀愀⸀ 䄀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀椀最椀甀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 渀愀 爀攀愀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 琀攀愀琀爀漀 攀 椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䘀漀爀愀洀 攀猀琀甀搀愀搀愀猀 漀戀爀愀猀 搀攀 瘀爀椀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 搀攀猀猀愀猀 爀攀愀猀Ⰰ 攀 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀 攀猀琀漀 䈀椀氀氀 一椀挀栀漀氀猀 ⠀㈀ ㄀ ⤀ 攀 䰀甀椀稀 䄀甀最甀猀琀漀 刀攀稀攀渀搀攀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 猀漀戀爀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㬀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 倀攀椀砀漀琀漀 ⠀㄀㤀㠀㄀⤀Ⰰ 䰀甀椀稀 倀愀甀氀漀 嘀愀猀挀漀渀挀攀氀氀漀猀 ⠀㄀㤀㠀㜀⤀ 攀 䴀愀爀椀愀 䔀搀渀攀椀愀 䜀漀渀愀氀瘀攀猀 儀甀椀渀琀漀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ 猀漀戀爀攀 琀攀愀琀爀漀㬀 䴀爀挀椀愀 匀最愀爀戀椀攀椀爀漀 ⠀㈀  㠀⤀ 攀 匀愀爀椀琀愀 䄀氀戀愀最氀椀 ⠀㈀  㘀⤀Ⰰ 猀漀戀爀攀 椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䨀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀漀洀攀漀甀 搀攀 昀愀琀漀 攀洀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 䄀漀 琀漀搀漀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 猀攀椀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 漀 愀琀漀爀 촀挀愀爀漀 䔀氀漀椀㬀 愀 猀攀最甀渀搀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀琀漀爀 攀 昀甀渀搀愀搀漀爀 搀漀 䌀倀䈀吀Ⰰ 䨀漀挀愀 䄀渀搀爀愀搀攀㬀 愀 琀攀爀挀攀椀爀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 搀爀愀洀愀琀甀爀最漀 伀猀眀愀氀搀 䈀愀爀爀漀猀漀㬀 愀 焀甀愀爀琀愀Ⰰ 挀漀洀 愀 愀琀爀椀稀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀漀 䌀倀䈀吀Ⰰ 䨀甀氀椀愀渀愀 嘀攀爀愀猀㬀 愀 焀甀椀渀琀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀琀漀爀 刀漀戀椀渀猀漀渀 䄀爀愀最漀Ⰰ 攀 愀 猀攀砀琀愀 攀 切氀琀椀洀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀琀漀爀 攀 琀愀洀戀洀 昀甀渀搀愀搀漀爀 搀漀 䌀倀䈀吀Ⰰ 倀愀甀氀漀 䔀猀猀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀猀 挀愀猀愀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 攀 漀甀琀爀愀猀 攀洀 氀漀挀愀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 瀀漀爀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ Existiram algumas dificuldades de conciliar os horários, dias e locais disponíveis dos entrevistados com a disponibilidade de cinegrafistas cedidos pela Universidade de Fortaleza, pois alguns só podiam dar entrevista nos finais de semana e é muito complicado conseguir cinegrafista disponível nesses dias. ਀伀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 攀 攀焀甀椀瀀攀 琀挀渀椀挀愀 甀猀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 挀攀搀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀⸀ 伀 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀 焀甀攀 洀攀 愀樀甀搀漀甀 渀攀猀猀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀Ⰰ 昀漀椀 漀 刀洀甀氀漀 䘀漀渀猀攀挀愀⸀ 䔀猀挀漀氀栀椀ⴀ漀 瀀漀爀 猀愀戀攀爀 焀甀攀 樀 琀攀洀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 昀椀氀洀愀爀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 瀀漀爀焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 昀椀氀洀愀搀愀猀 攀洀 愀氀琀愀 爀攀猀漀氀甀漀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 愀 䌀洀攀爀愀 㔀䐀 洀愀爀欀 䤀䤀䤀 ጀ†䌀愀渀漀渀Ⰰ 攀 攀氀攀  甀洀 搀漀猀 瀀漀甀挀漀猀 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀猀 搀愀 唀渀椀昀漀爀 焀甀攀 猀愀戀攀 挀漀洀漀 漀瀀攀爀ⴀ氀愀⸀ 䄀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 ⴀ 挀漀洀 漀 愀琀漀爀 倀愀甀氀漀 䔀猀猀 ⴀ 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀愀 挀漀洀 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀 攀 挀洀攀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 瀀漀爀 昀愀氀琀愀 搀攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 刀洀甀氀漀⸀ 伀 漀甀琀爀漀 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 挀漀氀愀戀漀爀漀甀 挀漀洀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀漀椀 漀 䨀漀漀 䰀甀椀稀 䜀愀氀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 甀猀漀甀 愀 䌀洀攀爀愀 倀㈀ 䠀䐀 䄀䜀ⴀ䠀倀堀㄀㜀 倀Ⰰ 琀愀洀戀洀 最爀愀瘀愀渀搀漀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 愀氀琀愀 爀攀猀漀氀甀漀⸀ 䄀 攀搀椀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 攀搀椀琀漀爀 䔀搀椀氀猀漀渀 倀椀爀攀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀 搀愀 唀渀椀昀漀爀⸀ 倀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 搀攀 洀甀椀琀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 瀀愀爀愀Ⰰ 昀椀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀渀挀氀甀椀爀 愀 攀搀椀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 吀漀搀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 瀀愀爀挀攀椀爀愀 攀 愀琀攀渀挀椀漀猀愀Ⰰ 猀愀戀攀渀搀漀 愀挀攀椀琀愀爀 洀椀渀栀愀猀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 搀愀爀 搀椀挀愀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 攀渀最爀愀渀搀攀挀攀搀漀爀愀猀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀爀 挀漀渀挀氀甀搀漀 挀漀洀 猀甀挀攀猀猀漀⸀ As três primeiras entrevistas foram realizadas com Ícaro Eloi, Joca Andrade e Oswald Barroso. Foram gravadas em sua próprias casas, por escolha deles, o que possibilitou dar um ar mais íntimo a entrevista. Juliana Veras, a quarta entrevistada, preferiu conversar no Theatro José de Alencar, em um dia de aula da sua turma do CPBT, no turno da manhã. Aproveitamos o dia da entrevista para acompanhar uma parte da aula/ensaio e pegar imagens de apoio para o documentário. O quinto entrevistado, Robinson Aragão, pediu para gravarmos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Mondubim, seu local de trabalho. A sexta e última entrevista, foi cedida por Paulo Ess, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), onde ele leciona na graduação em Teatro.਀伀 䌀甀爀猀漀 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 䈀猀椀挀漀猀 搀攀 吀攀愀琀爀漀  漀 洀愀椀猀 愀渀琀椀最漀 挀甀爀猀漀 搀攀 琀攀愀琀爀漀 攀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀洀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ 攀  洀甀椀琀漀 爀攀猀瀀攀椀琀愀搀漀 攀 愀搀洀椀爀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀洀愀渀琀攀猀 搀愀猀 愀爀琀攀猀⸀ 䔀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀愀爀琀攀爀 瀀漀氀琀椀挀漀 攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瘀椀猀愀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 漀 昀愀稀攀爀 琀攀愀琀爀愀氀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 愀 椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 焀甀攀  甀洀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 䌀倀䈀吀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 愀搀攀渀琀爀愀爀 洀愀椀猀 愀 昀甀渀搀漀 渀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀漀 䌀倀䈀吀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀渀搀漀 攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀渀搀漀 挀漀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 挀漀洀 漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 瀀甀搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 愀 昀漀爀愀 焀甀攀 漀 琀攀愀琀爀漀 琀攀洀 攀 漀 猀攀甀 瀀漀搀攀爀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 昀愀氀愀 攀洀 樀漀瘀攀渀猀 漀爀椀甀渀搀漀猀 搀愀 瀀攀爀椀昀攀爀椀愀⸀ 䄀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 焀甀攀 攀猀猀攀猀 樀漀瘀攀渀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 渀漀 猀攀甀 搀椀愀 愀 搀椀愀 猀漀 椀渀切洀攀爀愀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 猀漀昀爀椀搀漀Ⰰ 昀愀氀琀愀 搀攀 愀氀椀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 攀 愀琀 洀漀爀愀搀椀愀⸀ 䴀甀椀琀漀猀 搀攀氀攀猀 渀漀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀 渀甀洀 昀甀琀甀爀漀 瀀爀漀洀椀猀猀漀爀Ⰰ 攀 愀挀愀戀愀洀 攀渀琀爀愀渀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 渀漀 洀甀渀搀漀 搀愀猀 搀爀漀最愀猀 攀 搀漀 挀爀椀洀攀⸀  O teatro tem o poder de transformação na vida desses jovens, pois dá o que eles nunca tiveram: voz perante a sociedade. O curso possibilita que esses jovens, marginalizados pela sociedade, possam gritar para o mundo as suas urgências, as suas dores e preocupações, mas também suas felicidades, seus amores. O teatro é uma grande forma de inclusão social, quando dá a oportunidade de pessoas de diferentes idades, profissões e classes sociais se envolverem e trocaram experiências. O aprendizado que fica é que em cima de um palco todos são iguais, e todos têm a mesma chance de mostrar seu talento.਀䔀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 甀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 洀椀洀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 攀猀琀愀渀搀漀 愀昀愀猀琀愀搀愀 搀漀猀 瀀愀氀挀漀猀 搀攀猀搀攀 愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀愀 洀椀渀栀愀 琀甀爀洀愀 搀漀 䌀倀䈀吀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀甀搀攀 瘀漀氀琀愀爀 愀 猀攀渀琀椀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 挀漀洀漀  琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 攀 琀攀渀琀愀爀 洀漀猀琀爀愀爀Ⰰ 挀漀洀 攀猀猀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 琀攀愀琀爀漀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀攀爀 愀瘀愀渀愀搀漀 攀 琀椀搀漀 洀攀氀栀漀爀椀愀猀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀椀琀愀 搀攀 甀洀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 洀愀椀猀 昀椀爀洀攀 搀愀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ 伀甀琀爀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 焀甀攀 攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 洀攀 琀爀漀甀砀攀 昀漀椀 愀 挀栀愀渀挀攀 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀猀 洀攀甀猀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀  愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 焀甀攀 攀猀挀漀氀栀椀 瀀愀爀愀 愀 洀椀渀栀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 瀀漀爀 琀攀爀 琀愀渀琀愀 瀀愀椀砀漀 攀 愀搀洀椀爀愀漀 瀀漀爀 攀氀愀⸀ 一甀渀挀愀 栀愀瘀椀愀 昀攀椀琀漀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 攀 攀猀猀愀 昀漀椀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 洀甀椀琀漀 攀渀最爀愀渀搀攀挀攀搀漀爀愀 瀀愀爀愀 洀椀洀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀Ⰰ 猀愀戀攀爀 攀渀昀爀攀渀琀ⴀ氀愀猀 挀漀洀 昀漀爀愀Ⰰ 挀漀爀愀最攀洀Ⰰ 瀀愀挀椀渀挀椀愀 攀 搀攀 挀愀戀攀愀 攀爀最甀椀搀愀Ⰰ 昀漀椀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 攀 琀愀洀戀洀 甀洀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 焀甀攀 攀甀 氀攀瘀漀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀䈀䄀䜀䰀䤀Ⰰ 匀愀爀椀琀愀⸀ 䌀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 氀漀挀愀氀⸀ 䤀渀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 瘀⸀㄀Ⰰ 渀⸀㈀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㜀ⴀ㈀㈀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀伀伀䬀Ⰰ 倀攀琀攀爀⸀ 伀 琀攀愀琀爀漀 攀 猀攀甀 攀猀瀀愀漀⸀ 刀甀愀 䘀爀攀椀 䰀甀猀Ⰰ ㄀   ⴀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀Ⰰ 刀樀Ⰰ 䈀爀愀猀椀氀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 嘀漀稀攀猀 䰀椀洀椀琀愀搀愀Ⰰ ㄀㤀㘀㠀⸀ 吀爀愀搀甀漀 搀攀㨀 伀猀挀愀爀 䄀爀愀爀椀瀀攀 攀 吀攀猀猀礀 䌀愀氀愀搀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀儀唀䤀一吀伀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䔀搀渀攀椀愀 䜀漀渀愀氀瘀攀猀 ⴀ 䴀愀爀椀愀 䨀漀漀 搀漀 䌀倀䈀吀㨀 䴀攀洀爀椀愀猀 䌀爀甀稀愀搀愀猀⸀ 䜀漀瘀攀爀渀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 䌀攀愀爀Ⰰ 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀愀 䌀甀氀琀甀爀愀⸀ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀 ⴀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ ㈀愀⸀ 䔀搀⸀ 倀愀瀀椀爀甀猀⸀ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀䤀堀伀吀伀Ⰰ 䘀攀爀渀愀渀搀漀⸀ 伀 焀甀攀  琀攀愀琀爀漀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 刀甀愀 䈀愀爀漀 搀攀 䤀琀愀瀀攀琀椀渀椀渀最愀Ⰰ 㤀㌀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀 ⴀ 䈀爀愀猀椀氀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ ㄀㤀㠀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀娀䔀一䐀䔀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀甀最甀猀琀漀⸀ 䴀椀挀爀漀昀猀椀挀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㨀 䔀渀猀愀椀漀 猀漀戀爀攀 挀爀椀愀漀 攀 漀渀琀漀氀漀最椀愀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 倀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 䤀渀瘀攀渀漀 ☀ 䌀爀琀椀挀愀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀