INSCRIÇÃO: 00834
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA04
 
TÍTULO: Diga não à erotização infantil
 
AUTORES: Ângela Simone Alves Sampaio (Faculdade São Francisco de Juazeiro); Victória Caroline Faustino (Faculdade São Francisco de Juazeiro); Juliana Linhares Brant Reis (Faculdade São Francisco de Juazeiro)
 
PALAVRAS-CHAVE: erotização, infância, funk, videoclipe,
 
RESUMO
O público infanto-juvenil tem tido cada vez mais acesso às mídias. Com isso, chama a atenção a crescente onda de vídeos publicados em plataformas virtuais como o YouTube, onde crianças aparecem sensualizando ao som do “funk proibidão”. Esse comportamento pode influenciar no seu desenvolvimento social e psicológico, os quais procuram ser defendidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, regulamentado pela Lei nº 8.069/1990. Portanto, esta proposta procura aliar, comunicação e música, com o objetivo de sensibilizar a sociedade a partir da criação de um videoclipe, intitulado de : Diga não à erotização infantil, criado para ser direcionado à sociedade brasileira (em forma de protesto), como cumprimento do papel social da comunicação através da propaganda ideológica, a fim de chamar a atenção dos indivíduos para a problemática da sexualização infantil.
 
INTRODUÇÃO
Em toda sociedade, existem valores socioculturais que são determinados tanto pelas leis, quanto pelas particularidades de cada grupo. De acordo com Émile Durkheim (1990, p. 47), “ao nascer, cada indivíduo se depara com forças já existentes, alheias às suas vontades como costumes, regras e leis. No entanto, o que molda o seu pensamento é a educação, o aprendizado”. E, na medida em que novas concepções vão surgindo, novos valores vão se reconfigurando e tomando formas mais consistentes, influenciados pelas mídias e pelo consumismo. O consumo, neste contexto, deve ser compreendido como o ato de consumir ideologia, status, prazer. ਀䄀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀 漀甀 爀攀昀漀爀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 瘀椀搀愀 ⠀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ ㈀  㠀⸀ 瀀⸀ 㜀㄀⤀⸀ Ao falar sobre consumismo, é importante lembrar que nele estão envolvidos também crianças e adolescentes. O público infanto-juvenil tem tido cada vez mais acesso às mídias, sobretudo às digitais que permitem ao internauta ser também produtor de conteúdo. Neste sentido, chama a atenção a crescente onda de vídeos publicados em plataformas virtuais como o YouTube, onde crianças aparecem sensualizando ao som do “funk proibidão”, em uma atitude de erotização precoce. Esse comportamento pode desencadear fatores que influenciem no seu desenvolvimento social e psicológico, os quais procuram ser defendidos e garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, regulamentado pela Lei nº 8.069/1990.਀一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 猀攀 挀漀洀戀愀琀攀爀 愀 攀爀漀琀椀稀愀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 漀 瀀攀爀椀最漀 搀愀 瀀攀搀漀昀椀氀椀愀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀砀攀爀挀攀 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 渀漀 猀攀甀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 洀漀戀椀氀椀稀愀爀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 搀攀瘀攀爀攀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 挀漀洀 愀 昀漀爀洀愀漀 瀀愀爀愀 愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 攀猀琀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀爀漀挀甀爀愀 愀氀椀愀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀愀 攀爀漀琀椀稀愀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀⸀
 
OBJETIVO
OBJETIVO GERAL਀匀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀愀 攀爀漀琀椀稀愀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀⸀ ਀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀匀 䔀匀倀䔀䌀촀䘀䤀䌀伀匀 - Produzir um videoclipe, cuja música apresente a importância de preservar a criança e o adolescente;਀ⴀ 䄀渀愀氀椀猀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀 洀切猀椀挀愀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 攀搀甀挀愀漀 攀 昀漀爀洀愀漀 瀀愀爀愀 愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀㬀 - Chamar a atenção de familias de crianças e a dolescentes para a erotização presente no funk “proibidão”;਀ⴀ 䐀攀猀瀀攀爀琀愀爀 渀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀攀氀漀 昀甀渀欀 瀀漀氀琀椀挀漀 攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀椀猀 樀甀猀琀愀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 搀攀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 搀攀瘀攀爀攀猀⸀ 
 
JUSTIFICATIVA
Em meio aos desafios que a sociedade tem enfrentado como as lutas por igualdade social, de gênero e raça, outro tema igualmente importante vem tomando espaço. Enquanto de um lado, a mulher adulta tem buscado o seu reconhecimento na sociedade e no mercado de trabalho, e tentado acabar com a objetificação feminina, por outro lado ainda é possível observar que a criança está cada vez mais mergulhada em uma realidade preocupante, seja por seus costumes ou pelo fator social em que está inserida.਀䄀 攀爀漀琀椀稀愀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 瀀愀猀猀愀 愀 猀攀爀 瀀爀漀瀀愀最愀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀攀猀攀渀昀爀攀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瘀搀攀漀猀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀猀 攀洀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 漀 夀漀甀吀甀戀攀 攀 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 漀渀搀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀攀爀 愀搀甀氀琀漀猀 漀甀 漀甀琀爀漀猀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 挀爀椀愀渀愀猀 愀 搀愀渀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀爀琀椀挀愀⸀ 儀甀愀渀琀漀 洀愀椀猀 攀氀愀猀 猀攀渀猀甀愀氀椀稀愀洀Ⰰ 洀愀椀猀 攀甀昀爀椀挀愀猀 昀椀挀愀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀漀 爀攀搀漀爀⸀ 䌀栀愀洀愀 愀 愀琀攀渀漀 漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 琀愀椀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀猀 琀漀爀渀愀洀 瘀甀氀渀攀爀瘀攀椀猀  攀砀瀀氀漀爀愀漀 猀攀砀甀愀氀 椀渀昀愀渀琀椀氀⸀  De acordo com o Art. 240 do ECA – Estatudo da Criança e do Adolescente, “produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornografia, envolvendo criança ou adolescente: pena - Reclusão de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa”.਀䔀砀瀀漀爀 漀 洀攀渀漀爀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀㬀 爀攀昀漀爀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 漀 ᰀ戠漀渀椀琀漀  瀀愀爀愀 猀攀 洀漀猀琀爀愀爀ᴀ㬠 椀渀挀椀琀愀爀 渀愀 挀爀椀愀渀愀 攀 渀漀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀 焀甀攀 漀 愀搀甀氀琀漀 昀愀稀 ⴀ 猀攀樀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 最攀猀琀漀猀Ⰰ 洀切猀椀挀愀猀 漀甀 渀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 昀愀氀愀爀 ⴀ 漀洀椀琀椀爀Ⰰ 挀漀渀挀漀爀搀愀爀Ⰰ 愀挀攀椀琀愀爀Ⰰ 愀瀀氀愀甀搀椀爀Ⰰ 愀瀀漀椀愀爀Ⰰ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀琀漀猀 焀甀攀 昀愀愀洀 愀氀甀猀漀  瀀漀爀渀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ  挀爀椀洀攀 攀  搀攀瘀攀爀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 搀愀 昀愀洀椀氀椀愀 攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 最愀爀愀渀琀椀爀 愀 瀀爀漀琀攀漀 攀 搀攀昀攀猀愀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 攀 搀漀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀⸀ ਀倀愀爀愀 攀昀攀椀琀漀 搀漀猀 挀爀椀洀攀猀 瀀爀攀瘀椀猀琀漀猀 渀攀猀琀愀 䰀攀椀Ⰰ 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 ᰀ挠攀渀愀 搀攀 猀攀砀漀 攀砀瀀氀椀挀椀琀漀 漀甀 瀀漀爀渀漀最爀愀昀椀愀ᴀ†挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 猀椀琀甀愀漀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀愀 挀爀椀愀渀愀 漀甀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 攀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 猀攀砀甀愀椀猀 攀砀瀀氀挀椀琀愀猀Ⰰ 爀攀愀椀猀 漀甀 猀椀洀甀氀愀搀愀猀Ⰰ 漀甀 攀砀椀戀椀漀 搀漀猀 爀最漀猀 最攀渀椀琀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 挀爀椀愀渀愀 漀甀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 昀椀渀猀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀砀甀愀椀猀 ⠀䔀䌀䄀Ⰰ 䄀爀琀⸀㈀㐀㄀ⴀ䔀⤀⸀ ਀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀渀琀攀渀搀攀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀愀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀攀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀 攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀爀 漀甀 挀爀椀琀椀挀愀爀 漀 昀甀渀欀⸀ 倀攀氀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀Ⰰ 琀攀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 愀氀攀爀琀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 昀挀椀氀 愀挀攀猀猀漀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 愀漀 挀栀愀洀愀搀漀 昀甀渀欀 瀀爀漀椀戀椀搀漀Ⰰ 攀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀 焀甀攀 攀氀愀猀 愀挀愀戀愀洀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 洀切猀椀挀愀猀 焀甀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀洀 愀 猀攀渀猀甀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀挀愀搀攀愀渀搀漀 攀洀 甀洀愀 攀爀漀琀椀稀愀漀 瀀爀攀挀漀挀攀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀爀漀挀甀爀愀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀最椀氀愀渀挀椀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 搀漀猀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 搀攀 焀甀愀椀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 漀 挀椀搀愀搀漀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 最愀爀愀渀琀椀爀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 猀攀洀 洀愀爀挀愀猀 搀漀氀漀爀漀猀愀猀⸀ 一攀猀琀攀 愀猀瀀攀挀琀漀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀愀洀戀洀 琀攀洀 愀 猀甀愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 搀攀瘀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀ⴀ猀攀 搀攀 猀甀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 戀甀猀挀愀爀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 漀猀 瀀愀椀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 愀漀猀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 搀攀瘀攀爀攀猀 挀漀洀 愀 挀爀椀愀渀愀 攀 漀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀⸀ 儀甀愀渀琀漀 洀愀椀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀漀爀攀洀 愀琀椀渀最椀搀愀猀 瀀攀氀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 洀愀椀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 瀀漀搀攀爀漀 猀攀爀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀猀⸀ Pensando no problema da erotização infantil e na escassêz de trabalhos acadêmicos voltados para esse tipo de produção, foi elaborado um videoclipe, intitulado como: Diga não à Erotização Infantil, para que com sua mensagem e imagens consiga transmitir tudo o que foi discutido neste projeto quanto aos direitos reservados à criança e ao adolescente, e também aos deveres de todos os grupos sociais em preservar a integridade física e moral de sujeitos vulneráveis.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀愀  甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀洀 搀甀愀猀 攀琀愀瀀愀猀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 猀攀最甀椀甀 挀漀洀漀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 瘀搀攀漀猀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀猀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 夀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 猀攀 搀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀  猀攀渀猀甀愀氀椀稀愀漀 攀 攀爀漀琀椀稀愀漀⸀  A segunda etapa apresenta natureza aplicada e exploratória, ao procurar compreender um problema mundial, estabelecer uma aproximação com o fenômeno e, assim, buscar caminhos para possíveis soluções (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Neste sentido, a pesquisa contemplou a criação e produção de um videclipe, aliando comunicação e música, a fim de atender aos objetivos propostos. A ideia de compor uma música e desenovlver o vídeo se mostrou importante por permitir uma maior aproximação com o problema estudado. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 䐀椀最愀 渀漀  攀爀漀琀椀稀愀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀  甀洀 爀愀瀀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 ⠀攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀琀攀猀琀漀⤀ 挀漀洀漀 挀甀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀愀瀀攀氀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 椀搀攀漀氀最椀挀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀愀挀愀 搀愀 猀攀砀甀愀氀椀稀愀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀⸀  ਀倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 椀搀攀漀氀最椀挀愀 ጀ†琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 瀀攀爀猀甀愀猀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 最氀漀戀愀氀 攀 愀洀瀀氀愀 搀漀 焀甀攀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 琀椀瀀漀猀⸀ 倀愀爀愀 䜀愀爀挀椀愀Ⰰ 猀甀愀 昀甀渀漀 ᰀ 愀 搀攀 昀漀爀洀愀爀 愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 椀搀椀愀猀 攀 挀漀渀瘀椀挀攀猀 搀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 攀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀爀 琀漀搀漀 漀 猀攀甀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀ᴀ⸠ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 椀搀攀漀氀最椀挀愀 搀攀渀挀愀爀爀攀最愀ⴀ猀攀 搀愀 搀椀昀甀猀漀 搀攀 甀洀愀 搀愀搀愀 椀搀攀漀氀漀最椀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 ⠀䴀唀一䤀娀Ⰰ ㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀ 㔀⤀⸀ ਀倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 猀椀最渀漀猀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 昀漀椀 甀猀愀搀漀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 琀攀爀椀挀漀 漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 唀洀戀攀爀琀漀 䔀挀漀 攀 䌀栀愀爀氀攀猀 匀⸀ 倀椀攀爀挀攀 渀漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 猀攀洀椀漀氀漀最椀愀⸀ 䔀挀漀 ⠀㄀㤀㜀㘀Ⰰ 瀀⸀ 㜀⤀ 愀瀀甀搀 圀椀渀昀爀椀攀搀 一琀栀 ⠀㈀  㼀Ⰰ 瀀⸀ ㌀⤀ 搀攀昀攀渀搀攀 焀甀攀 ᰀ愠 氀椀洀椀琀愀漀 搀攀 搀攀昀椀渀椀漀 瀀愀爀愀 愀 氀椀最甀愀最攀洀 猀攀洀椀琀椀挀愀Ⰰ 愀挀愀戀愀 瀀漀爀 搀攀昀椀渀椀爀 愀猀 挀漀渀瘀攀渀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 挀漀洀漀 挀爀椀琀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀漀 搀漀 焀甀攀  猀椀最渀漀 漀甀 渀漀ᴀ⸠ 䨀 倀椀攀爀挀攀 愀瀀甀搀 䰀甀挀椀愀 匀愀渀琀愀攀氀氀愀 ⠀㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㘀⤀ 搀椀稀 焀甀攀 ᰀ愠 猀攀洀椀琀椀挀愀  挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 琀爀椀搀椀挀愀 ጀ†漀戀樀攀琀漀㬀 猀椀最渀漀㬀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀渀琀攀 ⴀ 焀甀攀 搀攀昀椀渀攀洀 愀猀 氀攀椀猀 最攀爀愀椀猀 搀漀猀 猀椀最渀漀猀 攀 挀漀渀琀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀 昀愀猀攀猀 焀甀攀 氀攀瘀愀洀 愀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 漀甀 猀攀渀琀椀搀漀 搀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 漀戀樀攀琀漀 瀀攀氀漀 猀椀最渀漀ᴀ⸠ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 唀洀戀攀爀琀漀 䔀挀漀 猀  猀椀最渀漀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 倀椀攀爀挀攀Ⰰ 琀甀搀漀  猀椀最渀漀⸀ Portanto, de acordo com essas afirmativas, buscou-se aprofundar no fator cultural da sociedade em se tratando do funk, em especial o “proibidão”, para entender as nuances que determinam o comportamento dos indivíduos estudados e na concepção de elementos que ao serem postos diante de um público, sejam reconhecidos através de suas representações e, assim, elaborar um conteúdo em que sua ideia principal seja absorvida, com sucesso, pelo interlocutor. ਀匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瘀搀攀漀 搀攀猀琀愀挀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀漀ⴀ樀甀瘀攀渀椀氀 渀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀  攀搀甀挀愀漀㬀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 愀 攀氀攀 爀攀猀攀爀瘀愀搀漀猀㬀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 昀愀洀椀氀椀愀Ⰰ 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 攀 琀愀洀戀洀 氀椀猀琀愀Ⰰ 挀漀洀漀 攀砀攀洀瀀氀漀猀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 昀甀渀欀攀椀爀漀猀 焀甀攀 甀猀愀洀 猀甀愀 洀切猀椀挀愀 瀀愀爀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀琀攀猀琀漀⸀ 䄀 氀攀琀爀愀 搀愀 挀愀渀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀氀攀爀琀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 攀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀Ⰰ 戀甀猀挀愀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 樀漀瘀攀洀 瀀攀氀漀 昀甀渀欀 猀漀挀椀愀氀 攀 瀀漀氀琀椀挀漀 渀愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀⸀ O produto audiovisual aqui referido, inicia-se com a captação de imagens de uma criança dançando de maneira sensual, no entanto, filmada de costas para preservar sua identidade. As demais imagens são reproduções de jovens estudando e brincando, como maneira de exemplificar os direiros que lhes são garantidos. Há ainda a figura de uma das compositoras interpretando a canção e da criança que tem participação na música. ਀倀愀爀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瘀椀甀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀 椀渀猀攀爀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 焀甀攀 挀漀渀琀洀 愀 椀渀搀椀挀愀漀 搀愀 氀攀椀 搀攀 爀攀最甀氀愀洀攀渀琀愀漀 挀漀渀琀爀愀 瘀椀漀氀攀渀挀椀愀 猀攀砀甀愀氀 愀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 瀀攀氀漀 䔀猀琀愀琀甀琀漀 搀愀 䌀爀椀愀渀愀 攀 搀漀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀⸀ Apesar de as teorias serem distintas, se apresentaram como complementares na elaboração e produção dos signos para o filme.਀준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 ⠀挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 攀 愀搀甀氀琀漀猀⤀ 昀漀爀愀洀 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 愀甀琀漀爀椀稀愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 琀攀爀洀漀 搀攀 愀甀琀漀爀椀稀愀漀 搀攀 甀猀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 漀猀 琀攀爀洀漀猀 昀漀爀愀洀 愀猀猀椀渀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 洀攀渀漀爀攀猀 攀 猀攀甀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Este projeto traz a reflexão em torno da erotização infantil através do funk, levando em consideração as questões socioculturais que envolvem também as diversas formas de consumismo na contemporaneidade; as responsabilidades conferidas à sociedade como um todo, bem como os direitos da criança e do adolescente estabelecidos pelo ECA, além da exposição desenfreada desses jovens na internet. A partir da percepção dos acontecimentos, viu-se a necessidade de discutir sobre o assunto e, para isso, foi produzido um videoclipe ideológico na tentativa de sensibilizar a população brasileira por meio da música, uma vez que este segmento pode atrair a atenção das pessoas.਀䄀瀀攀猀愀爀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 琀爀愀琀愀爀 漀 琀攀洀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀氀愀爀愀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀  瀀爀攀挀椀猀漀 搀愀爀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀  瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 愀瘀愀氀椀愀爀 漀甀琀爀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 猀攀砀甀愀氀椀稀愀漀 瀀爀攀挀漀挀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀漀猀猀甀椀 焀甀攀猀琀攀猀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀猀 攀洀 瀀爀漀氀 搀愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀 挀椀搀愀搀漀⸀ Tendo em vista tudo o que já foi citado neste artigo e a produção do videoclipe, pode-se afirmar a sua relevância, tanto para a sociedade quanto para futuros estudos com fins acadêmicos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ 娀礀最洀甀渀琀⸀ 嘀椀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀甀洀漀㨀 䄀琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 洀攀爀挀愀搀漀爀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 娀愀栀愀爀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㄀ⴀ㤀㈀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀刀䬀䠀䔀䤀䴀Ⰰ 준洀椀氀椀攀⸀ 匀漀挀椀漀氀漀最椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䄀琀椀挀愀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㘀ⴀ㤀㈀Ⰰ ㄀㤀㤀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀䰀䤀倀䔀Ⰰ 䨀愀渀攀㬀 䜀唀䤀娀娀伀Ⰰ 䈀椀愀渀挀愀 匀愀氀愀稀愀爀⸀ 䔀爀漀琀椀稀愀漀 搀漀猀 挀漀爀瀀漀猀 椀渀昀愀渀琀椀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 倀爀漀ⴀ倀漀猀椀攀猀Ⰰ 瘀⸀ ㄀㐀Ⰰ 渀⸀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀㤀ⴀ㄀㌀ Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䜀唀䔀䤀刀䔀䐀伀Ⰰ 䄀搀爀椀愀渀愀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 䜀漀渀愀氀瘀攀猀 攀琀 愀氀⸀ 䄀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀 挀漀洀漀 搀攀猀攀渀挀愀搀攀愀搀漀爀愀 搀愀 攀爀漀琀椀稀愀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 渀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀 ⠀㌀ⴀ㔀 愀渀漀猀⤀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀 倀攀搀愀最漀最椀愀 攀洀 愀漀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㌀ⴀ㜀 Ⰰ ㈀  㤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䔀刀䠀䄀刀䐀吀Ⰰ 吀愀琀椀愀渀愀 䔀渀最攀氀㬀 匀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䐀攀渀椀猀攀 吀漀氀昀漀⸀ 䴀琀漀搀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 搀愀 唀䘀刀䜀匀⸀ ㄀㈀  瀀⸀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀唀一䤀娀Ⰰ 䔀氀漀⸀ 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀㨀 漀爀椀最攀渀猀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀⸀ 䔀搀⸀ 唀䰀䈀刀䄀Ⰰ 㜀 瀀⸀Ⰰ ㈀  㐀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一혀吀䠀Ⰰ 圀椀渀昀爀椀攀搀⸀ 伀 氀椀洀椀愀爀 猀攀洀椀琀椀挀漀 搀攀 唀洀戀攀爀琀漀 䔀挀漀Ⰰ 瀀⸀ 㤀Ⰰ ㈀  㼀⸀ऀ嬀 愀氀琀攀爀愀爀崀 嬀 攀砀挀氀甀椀爀崀 ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ 䰀⸀ 匀攀洀椀琀椀挀愀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀⸀ 䤀渀㨀 䈀愀猀攀猀 琀攀爀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀瀀氀椀挀愀漀⸀ 䔀搀 吀栀漀洀猀漀渀Ⰰ 瀀⸀  ㄀ⴀ㈀㠀Ⰰ ㈀  ㈀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ 䰀⸀ 匀攀洀椀琀椀挀愀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀⸀ 䤀渀㨀 䈀愀猀攀猀 琀攀爀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀瀀氀椀挀愀漀⸀ 䔀搀 吀栀漀洀猀漀渀Ⰰ 瀀⸀  ㄀ⴀ㈀㠀Ⰰ ㈀  ㈀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀䄀䰀䬀䔀刀䐀䤀一䔀Ⰰ 嘀愀氀攀爀椀攀⸀ 䄀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀 愀 攀爀漀琀椀稀愀漀 搀愀猀 最愀爀漀琀椀渀栀愀猀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㔀ⴀ㠀㠀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䰀䈀䔀刀吀伀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 搀攀 䘀琀椀洀愀 倀攀爀攀椀爀愀 攀琀 愀氀⸀ 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀爀爀愀搀椀挀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 䤀渀昀愀渀琀椀氀㨀 䄀攀猀 攀砀琀攀渀猀椀漀渀椀猀琀愀猀 攀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀⸀ 瀀Ⰰ 㔀㄀㘀ⴀ㔀㌀㄀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀