ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00857</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O amor comeu</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lorrayne Bárbara Ferreira do Nascimento (Faculdade dos Guararapes); Erick Jonatha Luiz da Silva (Faculdade dos Guararapes); Laura Liss Nascimento Monteiro (Faculdade dos Guararapes); Tatiane da Silva Ferreira (Faculdade dos Guararapes); Paulo Souza dos Santos Júnior (Faculdade dos Guararapes)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;curta-metragem, direção de arte, internet, multimídia, processo criativo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto apresenta uma produção transdisciplinar multimídia, que se utiliza da plataforma de um site para estruturar as fases de pré-produção, produção e pós-produção de um curta metragem independente, intitulado O Amor Comeu, tendo como propósito principal mostrar os conceitos de direção de arte na criação do projeto final, apresentando em sua construção referências visuais e teóricas usadas para o desenvolvimento de cenário e do personagem. Uma forma interessante de abordar uma história é também apresentar seu processo criativo, e uma solução significativa para dar visibilidade é se utilizar dos recursos da internet, como forma de consumir produtos midiáticos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O projeto do site surgiu conjunto com o desenvolvimento de um curta-metragem para disciplina de Direção de Arte do curso de comunicação social com habilitação em rádio e tv, da Faculdade dos Guararapes (UNIFG). A proposta foi apresentar um book do processo criativo de direção de arte para descrever as referências e as propostas utilizadas para criar o curta O amor comeu, baseado no poema Os três mal amados de João Cabral de Melo Neto. A ideia do trabalho é apresentar a importância do departamento de direção de arte e suas diversas funções na construção de uma obra audiovisual, e como, a partir de elementos de cenografia, maquiagem, figurino e efeitos visuais, pode influenciar no resultado final. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A finalidade do projeto é apresentar de maneira acessível, uma estrutura que relata e compartilha o processo de criação e as informações necessária para a produção do curta metragem como produto final. A realização do projeto intenta tornar os alunos participantes a aprenderem e colocarem em prática as metodologias aplicadas em sala, como os conceitos de roteirização, direção de arte e fotografia. Além do mais, se propõe a experimentação de um novo formato como prática da aprendizagem. A equipe intenta também a finalizar com um produto audiovisual independente. A metalinguagem é um meio interessante de intertextualizar uma obra, e a relação da literatura, por meio do poema, para o filme é interessante para o público observar essa interpretação; assim como, conhecer os making off de um trabalho, aproxima-o do interesse das pessoas criando uma relação de identidade com a obra.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A direção de arte é um departamento que desenvolve técnicas e conceitos relacionados aos processos de organização, pesquisa, e criação de projetos de produção de objetos, montagem cenográfica, criação de figurino, croquis e testes de maquiagem, na elaboração de produções fotográficas e audiovisuais para diversos gêneros visuais e audiovisuais. A importância de descrição do processo criativo, e a interação e convergência dos meios cria uma cultura participativa e melhor relação da equipe com todos os processos criativos. fluxo de conteúdos através de múltiplas plataformas de mídia, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam. Convergência é uma palavra que consegue definir transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais, dependendo de quem está falando e do que imaginam estar falando. ( JENKINS, p.30) Quando Henry Jenkins traz essa definição, intensifica o conceito de convergência não necessariamente no campo tecnológico, mas também cultural. E que a relação e criação de plataformas digitais atendem uma necessidade social em concomitância com a movimentação de ideias, imagens e histórias. Nesse contexto, a relevância desse trabalho reside em expor um produto desde seu processo de criação à sua finalização, apresentar as escolhas de elementos de composição, a paleta de cores, os objetos e demais especificidades. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A construção do site  O Amor Comeu foi feita na ferramenta Tumblr, uma plataforma de blogging que permite a publicação de imagens, textos, gifs, links, vídeos e áudios, com algumas características que o distanciam de um blog e o aproxima de uma rede social. Na estrutura do site, cada usuário tem sua própria página, onde o design é personalizado de acordo com a escolha do mesmo, permitindo a liberdade criativa e uma identidade pessoal com o site. Pode ser acessado pelo navegador ou pelo App, no sistema operacional Android ou IOS. A página conta com dois recursos narrativos, a imagens e os textos de descrição. Os textos trazem referências que utilizamos para os planos executados no curta, que se estenderam em muito plano detalhe e duas cenas abertas, e trazer um documento do roteiro de gravação. A escolha das imagens que foram utilizadas foi baseada nas etapas de preparo da pré-produção de um curta-metragem e produção da obra, trazendo a informação visual do que foi feito até o produto final. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Com uma foto do cenário montado como background, a estrutura do site  O Amor Comeu é feita em forma de diário de gravação, com o objetivo de informar e detalhar todos os processos utilizados para execução final do produto audiovisual. O material que é disponibilizado na plataforma segue a ordem de um book de direção de arte, contendo um breve texto de apresentação da sinopse e defesa de criação, seguindo com imagens da palheta de cores escolhida e a justificativa para sua utilização. O projeto apresentado no site segue com uma lista de objetos de cena e uma descrição dos mesmos. Adiante, são apresentadas imagens da maquete inicial do projeto em 3D, além de uma descrição do nosso processo criativo para a escolha de todo cenário. Por fim, seguem as fotografias de still do dia da gravação, todas as produções e montagem do cenário real, e um relatório da experiência na execução do projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> A modernidade tecnológica e os avanços no meio digital, em relação à grande demanda de usuários, integram uma influência na comunicação, assim, busca-se pensar maneiras na integração dos usuários com os produtos audiovisuais criados. Assim, conciliar as mídias e criar trabalhos interativos, didáticos e acessíveis. Não obstante, o departamento de direção de arte, tem a missão de integrar um conceito de criação acessível em suas escolhas, e de integração de elementos e pessoas, pois  a elaboração de obras artísticas de caráter multidisciplinar por excelência tem como agentes originais elementos de presença e de sentido essenciais produzidos por especialistas diversos (HAMBURGUER, 2014,p.27). Assim sendo, a escolha dessa ferramenta para compartilhar os registos de execução do trabalho de direção de arte, é pela fato da acessibilidade, visibilidade e interatividade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. tradução Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2013<br><br>HAMBURGUER, Vera Império. O desenho do espaço cênico: da experiência vivencial à forma. São Paulo. 2014<br><br> </td></tr></table></body></html>