INSCRIÇÃO: 00880
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO11
 
TÍTULO: TEIMOSA SENHORA: HISTÓRIAS DO AREAL NOVO À BRASÍLIA TEIMOSA ATUAL
 
AUTORES: Cilene Camila da Silva Souza (Faculdade Maurício de Nassau); DANIELLA MARIA CARDOSO BRITO ALVES (Faculdade Maurício de Nassau)
 
PALAVRAS-CHAVE: Urbanismo, habitação, comunidade, livro-reportagem, memórias
 
RESUMO
O trabalho Senhora Teimosa: Histórias do Areal Novo à Brasília Teimosa atual relata os 70 anos de ocupação e de luta popular do bairro de Brasília Teimosa, localizado na Zona Sul do Recife, a partir de relatos de moradores, documentos e matéria jornalística. O livro-reportagem é dividido em 10 capítulos que abordam a luta popular em defesa da moradia e melhor condições de vida. O livro ainda destaca a resistência da população contra a especulação imobiliária e o que a comunidade se tornou nos dias presentes.
 
INTRODUÇÃO
O jornalismo não apenas reproduz os acontecimentos, mas tem o papel de registrar e disseminar a informação. Também cumpre a função social de levar informação dos acontecimentos diários ou não, tanto regionais, quanto mundiais, à sociedade. No entanto, Lima (1998), diz que "seu papel principal é relatar os acontecimentos, de maneira que as pessoas tenham conhecimento do que ocorre nos diversos campos de realidade social e da existência humana, orientando-se assim em relação ao fluxo dinâmico da nossa complexa era" (p.9). O jornalismo tradicional apoia a produção dos conteúdos que veicula informações factuais, a fim de reproduzir a notícia em fatos reais, por meios de várias plataformas para sociedade. ਀一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀漀 猀攀 挀漀渀琀攀渀琀愀 攀洀 愀瀀攀渀愀猀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 搀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 氀攀愀搀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 氀椀渀栀愀猀 搀攀 甀洀 琀攀砀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  搀攀 愀洀瀀氀椀愀爀 愀 昀甀渀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 攀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀⸀ 倀漀椀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䰀椀洀愀 ⠀㄀㤀㤀㠀⤀Ⰰ ∀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 爀攀最甀氀愀爀 搀攀椀砀愀 洀椀琀漀猀 瘀愀稀椀漀猀 攀渀挀漀戀攀爀琀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 攀 猀漀 搀攀猀瘀攀渀搀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 氀椀瘀爀漀∀⸀ 䴀愀猀 漀 愀甀琀漀爀 愀椀渀搀愀 搀椀稀 焀甀攀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ ∀渀漀 昀椀挀愀 氀椀洀椀琀愀搀漀 愀漀猀 昀愀琀漀猀 椀猀漀氀愀搀漀猀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 焀甀攀 最攀爀愀洀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀∀ ⠀瀀⸀㄀㈀⤀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 瀀愀爀愀 栀愀樀愀 洀愀椀漀爀 愀洀瀀氀椀琀甀搀攀 搀愀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 漀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 攀 搀攀琀愀氀栀攀 搀漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀⸀ Neste projeto, esta grande reportagem transforma a memória de moradores do bairro de Brasília Teimosa em linhas de informação sobre o processo de luta e transformação da ocupação mais antiga do Recife. Por ser abrangente, o tema é superficialmente tratado nos grandes veículos de comunicação por não conseguirem atingir o assunto por completo. Contudo, o livro consegue abordar os campos desprezados pelos jornais, com enfoque nas diversas fases que constrói a biografia desses 70 anos de invasão no campo político e social.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 吀攀椀洀漀猀愀 搀攀猀搀攀 愀 椀渀瘀愀猀漀 搀漀 琀攀爀爀攀渀漀 挀栀愀洀愀搀漀 䄀爀攀愀氀 一漀瘀漀Ⰰ 攀洀 ㄀㤀㔀㜀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 挀漀渀琀愀 愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 昀攀稀 搀攀 甀洀愀 爀攀愀 焀甀攀 猀 琀椀渀栀愀 愀爀攀椀愀 攀 洀愀爀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 愀 漀挀甀瀀愀漀 洀愀椀猀 愀渀琀椀最愀 搀漀 刀攀挀椀昀攀 攀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀  Durante o processo de pesquisa, o projeto tem o propósito de mostrar a história, cotidiano e o povo do bairro de Brasília Teimosa a fim de que se torne a referência mais completo sobre o assunto. ਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀愀爀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀爀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 愀 爀漀琀椀渀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀 攀洀瀀攀渀栀漀 搀攀 猀攀最甀椀爀 渀愀 氀甀琀愀 瀀攀氀漀 搀椀爀攀椀琀漀 攀 洀攀氀栀漀爀攀猀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 洀漀爀愀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 琀漀渀愀爀愀洀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀⸀  A partir deste pressuposto, o projeto quer gerar o debate sobre a questão urbanista, chama a atenção da gentrificação, discutir sobre a especulação imobiliária e a organização da população em torno de seus direitos. ਀䔀 瀀漀爀 渀漀 栀愀瘀攀爀 瀀漀甀挀漀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀 漀挀甀瀀愀漀 攀 愀猀 昀愀猀攀猀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 攀 氀甀琀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 漀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀  攀渀昀漀挀愀爀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 琀攀渀栀愀 漀 氀椀瘀爀漀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀 猀攀 琀漀爀渀攀 戀椀漀最爀愀昀椀愀 漀昀椀挀椀愀氀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 
 
JUSTIFICATIVA
O jornalismo cumpre a função social de levar informação dos acontecimentos diários ou não, tanto regionais, quanto mundiais, à sociedade. No entanto, Lima (1998), diz que "seu papel principal é relatar os acontecimentos, de maneira que as pessoas tenham conhecimento do que ocorre nos diversos campos de realidade social e da existência humana, orientando-se assim em relação ao fluxo dinâmico da nossa complexa era" (p.9). O jornalismo tradicional apoia a produção dos conteúdos que veicula informações factuais, a fim de reproduzir a notícia em fatos reais, por meios de várias plataformas para sociedade. Informar as pessoas com qualidade regular é, por princípio, papel do jornalismo. Deste modo, estre projeto foi embasado para ser um livro-reportagem para que o público conquiste a compreensão ampliada sobre a história do bairro de Brasília Teimosa.਀伀 愀甀琀漀爀 䰀椀洀愀 ⠀㄀㤀㤀㘀⤀ 氀攀洀戀爀愀 焀甀攀 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀挀愀瀀愀 搀攀 瀀爀攀挀攀椀琀漀猀 愀渀琀椀最漀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 渀愀 戀愀猀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀爀瘀椀爀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀渀搀攀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀愀爀 甀洀 挀愀洀瀀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 挀漀洀 洀愀椀猀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀漀 琀攀爀爀攀渀漀 漀渀搀攀 攀猀琀愀挀椀漀渀愀 愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀⸀ O livro-reportagem transcende as concepções norteadoras do jornalismo atual. Tem potencial para assumir posturas experimentais. Tem pique suficiente, se trabalhando de forma adequada, para fazer nascer a vanguarda de um jornalismo afinado com a tendências mais avançadas do conhecimento uma no contemporâneo. (LIMA, 1996; 16) ਀준 瀀爀攀挀椀猀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 琀漀搀愀 愀 挀漀渀樀甀渀琀甀爀愀 栀椀猀琀爀椀挀愀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 愀渀琀攀猀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 吀攀椀洀漀猀愀 猀攀爀 漀 焀甀攀 攀氀愀  栀漀樀攀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 甀爀戀愀渀椀稀愀漀 渀漀 刀攀挀椀昀攀 猀攀 搀攀甀 攀洀 琀爀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀㨀 挀漀洀 愀 椀渀瘀愀猀漀 攀 愀 甀爀戀愀渀椀稀愀漀 栀漀氀愀渀搀攀猀愀 ⠀㄀㘀㌀ ⴀ㄀㘀㔀㐀⤀Ⰰ 挀漀洀 愀 甀爀戀愀渀椀稀愀漀 攀 瀀漀爀琀甀最甀攀猀愀 ⠀㄀㘀㔀㐀 ጀ†愀琀 漀 昀椀渀愀氀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀嘀䤀䤀䤀⤀ 攀 愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 刀攀挀椀昀攀 甀爀戀愀渀椀稀愀搀漀 渀漀 猀挀甀氀漀 堀堀⸀ Em 1950, decorrente do êxodo rural, muitas famílias de toda região do Estado deixaram suas terras para ir à busca de uma chance na capital pernambucana. O deslocamento dos sertanejos ao Recife pode ser compreendido com a chegada desses migrantes no Areal Novo nos anos de 1957 e 58. Como a ocupação foi perdendo o controle, de dia os ocupantes levantavam seus barracos. À noite a polícia derrubava. Neste mesmo período o Brasil era governado por Juscelino Kubitschek, construiu a nova capital federal: Brasília. Então, em homenagem a nova capital e à persistência do povo, a ocupação recifense foi chamada de Brasília Teimosa.਀䔀洀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㄀㤀㘀㐀 栀漀甀瘀攀 愀 椀渀愀甀最甀爀愀漀 搀愀 䤀最爀攀樀愀 䌀愀琀氀椀挀愀 攀洀 䈀爀愀猀氀椀愀 吀攀椀洀漀猀愀⸀ 䄀 瀀愀爀焀甀椀愀 昀漀椀 挀攀渀爀椀漀 搀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀漀猀 爀攀猀椀搀攀渀琀攀猀 焀甀攀 愀氀椀 洀漀爀愀瘀愀洀⸀ 䄀 椀最爀攀樀愀 昀漀椀 愀 洀愀椀漀爀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀搀漀爀愀 渀愀 氀甀琀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 攀 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 漀 愀瀀漀椀漀 焀甀攀 昀愀氀琀愀瘀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 挀爀椀愀爀 甀洀 䌀漀渀猀攀氀栀漀 搀攀 䴀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀  O bairro ganhou um plano de urbanização em 1979, na gestão do prefeito Gustavo Krause. O plano foi batizado de Projeto Teimosinho e a partir dele ocorreu a fase de maior transformação na área. Pelo projeto houve a proteção da comunidades de baixa renda à especulação imobiliária e alguns direitos a moradia. ਀伀甀琀爀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 渀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀 愀猀 瀀愀氀愀昀椀琀愀猀 搀愀 戀攀椀爀愀ⴀ洀愀爀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 攀洀 焀甀攀 昀愀洀氀椀愀猀 瘀椀瘀椀愀洀 搀攀 洀漀搀漀 椀渀猀愀氀甀戀爀攀⸀ 䐀攀猀猀攀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 愀猀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 瘀爀椀愀猀 最攀猀琀攀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀 搀攀 琀椀爀愀爀 愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 搀漀 氀漀挀愀氀 猀攀洀 猀甀挀攀猀猀漀 焀甀攀 猀 漀挀漀爀爀攀甀 愀瀀猀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀椀猀椀琀愀 瀀爀攀猀椀搀攀渀挀椀愀氀 搀漀 攀砀ⴀ瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 䰀甀氀愀 ⠀倀吀⤀Ⰰ 攀洀 ㈀  ㌀⸀ Das muitas fases que Brasília Teimosa passou, todas elas carregam a identidade do seu povo. As conquistas acirradas com o poder público resultaram em uma comunidade organizada. Nos dias atuais, ele tanta resistir contra a força do tempo para que a nova geração ainda tenha o mesmo espírito de enfrentamento por seus direitos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀渀琀攀猀 搀攀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 攀氀攀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 攀洀 瀀愀爀愀 猀攀爀 昀攀椀琀漀 攀洀 甀洀 挀愀搀攀爀渀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 爀攀最椀猀琀愀爀 愀 猀椀琀甀愀漀 昀甀渀搀椀爀椀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀⸀ 䴀愀猀 挀漀洀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䐀愀渀椀攀氀氀愀 䈀爀椀琀漀 䄀氀瘀攀猀Ⰰ 瀀甀搀攀 挀栀攀最愀爀  挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 焀甀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 吀攀椀洀漀猀愀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 愀戀漀爀搀愀搀愀 攀洀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀 琀漀爀渀愀猀猀攀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 搀漀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 渀漀 栀愀瘀椀愀 瀀漀甀挀漀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀⸀ O processo de pré-produção do livro-reportagem Senhora Teimosa: Histórias do Areal Novo à Brasília Teimosa atual foi dividido em três etapas. Além da memória dos moradores, o primeiro passo foi realizado uma pesquisa através de livros, sites, artigos e jornais para dar os primeiros embasamentos ao trabalho e assim poder dividir os temas que ajudariam a construir o projeto. Com caráter exploratório, o foco era encontrar histórias ainda não registradas e aprofundadas sobre a ocupação que no ano de 2017 completava 70 anos, até os dias mais recente. No processo de pesquisa, foram selecionados alguns autores para que contribuíssem na formação do projeto. ਀䄀瀀猀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀渀琀愀爀椀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 吀攀椀洀漀猀愀 搀攀猀搀攀 愀 漀挀甀瀀愀漀 渀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 挀栀愀洀愀 䄀爀攀愀氀 一漀瘀漀Ⰰ 愀琀 漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 焀甀愀氀 洀攀氀栀漀爀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 瀀愀爀愀 攀砀攀挀甀琀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀瀀猀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䐀愀渀椀攀氀氀愀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀漀爀 愀戀爀愀渀最攀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 愀猀猀椀洀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 漀 氀漀挀愀氀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀攀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀漀 猀攀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 爀攀氀愀琀愀爀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀攀渀栀愀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀 渀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀愀洀瀀漀猀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 攀 搀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀猀猀椀洀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 昀氀甀砀漀 搀椀渀洀椀挀漀 搀愀 渀漀猀猀愀 挀漀洀瀀氀攀砀愀 攀爀愀 ⠀䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀㬀 㤀⤀⸀ A expectativa é que este livro-reportagem contribua para que o público conquiste a compreensão ampliada sobre a história do bairro. E para isso foram utilizados todos os recursos operativos próprios da prática jornalística. ਀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 攀 搀攀 挀愀搀愀 琀攀洀愀⸀ 䄀 戀甀猀挀愀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 昀漀渀琀攀 琀愀洀戀洀 漀挀漀爀爀攀甀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 瀀漀爀 椀渀搀椀挀愀漀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀ 伀 挀爀椀琀爀椀漀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀爀愀 瀀愀甀琀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䰀搀攀爀攀猀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 攀砀ⴀ洀漀爀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 洀椀氀椀琀愀渀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 爀最漀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 愀樀甀搀愀爀愀洀 愀 挀漀渀琀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀Ⰰ 氀甀琀愀 攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀⸀ A abordagem dos personagens foi realizada de forma informal, com encontros em locais escolhidos por elas, de modo flexível para o entrevistado e a entrevistadora. Como a maioria dos personagens mora na região, local onde também moro, deu para combinar o tempo e agenda com eles. Antes dos encontros, foram realizadas leituras sobre o tema para elaboração das perguntas e um breve estudo sobre cada personagem e qual a importância de cada um deles na história de Brasília Teimosa. Alguns personagens por incompatibilidade de horários ou pela distância foram entrevistados por telefone. Todos que participaram de modo direto e indireto apresentaram interesse na construção da narrativa para o projeto.਀䠀愀瘀椀愀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 樀 挀攀爀琀愀猀 焀甀攀 椀爀愀洀 挀漀渀琀愀爀 猀甀愀猀 瘀攀爀猀攀猀 漀甀 焀甀攀 琀椀渀栀愀 愀氀最甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 挀漀洀瀀漀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 伀甀琀爀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀瀀愀爀攀挀攀爀愀洀 瀀漀爀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀攀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀猀 愀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 氀攀洀戀爀愀瘀愀洀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 愀樀甀搀愀爀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀 愀氀最甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀  A história oral está ligada ao jornalismo literário e a memória, levando em consideração que os relatos precisam ser baseados na pesquisa. Com isso, Lima (2009) diz que "entendido como resgate de riquezas psicológicas e sociais, esse método de captação encontra melhor aplicabilidade no livro-reportagem (e, consideravelmente, sob a técnica do jornalismo literário)" (p.56). Isso porque muitos textos e fatos demandam muito mais espaços físicos que, por exemplo, o jornal não poderia caber, assim sendo acomodado em um livro, melhor opção de plataforma. ਀䨀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 漀爀愀椀猀 猀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀愀爀 攀 愀瀀甀爀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 攀 漀 爀攀最椀猀琀爀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 愀瀀漀椀愀搀漀 渀愀 漀爀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 瀀攀氀漀 愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 洀攀洀爀椀愀⸀ De algum modo, todos os moradores que sabiam do campo de pesquisa tentaram de todas as formas contribuir com a realização do projeto, seja com fotos, documentos, recortes de jornais ou vídeos. ਀一漀 栀 洀甀椀琀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 渀漀瘀愀 最攀爀愀漀Ⰰ 搀漀猀 渀漀瘀漀猀 攀 愀氀最甀渀猀 愀渀琀椀最漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 瀀攀爀瀀攀琀甀愀爀 愀 氀甀琀愀 瀀漀爀 洀攀氀栀漀爀椀愀猀 搀漀 戀愀椀爀爀漀⸀ 倀漀椀猀Ⰰ 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀猀 搀挀愀搀愀猀 瀀愀猀猀愀搀愀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀攀爀 愀挀攀渀琀甀愀搀愀猀 瀀漀爀 渀漀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀爀攀洀 愀漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 挀漀洀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 戀甀猀挀愀爀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀甀猀琀愀 焀甀愀渀搀漀 漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 猀漀 挀漀渀昀甀渀搀椀搀漀猀 瀀漀爀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀⸀ Durante o processo de escuta, foi de extrema importância a empatia pelas histórias, não só por ser um trabalho jornalístico, mas por ser um assunto que remexe a memória afetiva de muitas pessoas, além da autora do projeto. E com isso, a afinidade com o assunto ajudou chegar na aproximação exata dos episódios narrados. ਀䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 戀愀猀攀愀搀愀 瀀攀氀愀 昀漀爀洀愀漀 愀椀渀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 挀愀猀愀 焀甀愀渀搀漀 攀猀挀甀琀愀瘀愀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀攀 愀氀最甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 渀愀 氀甀琀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 吀攀椀洀漀猀愀⸀ 䴀愀猀 琀愀洀戀洀 栀漀甀瘀攀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀 愀樀甀搀愀 搀攀 愀洀椀最漀猀 焀甀攀 瘀椀爀愀洀 搀攀 瀀攀爀琀漀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀栀攀最愀猀猀攀 渀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 洀漀猀琀爀愀搀漀 渀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀  Um dos exemplos é Irmã Aurieta Xenofonte. Uma das grandes incentivadoras para que o projeto fosse realizado, não mediu esforços para ajudar. Ela participou do processo de criação do Conselho de Moradores de Brasília Teimosa, foi líder comunitária, além de líder religiosa atuante na comunidade paroquial e social. Ela abriu as portas de sua casa várias vezes para ser entrevistadas, abriu seus arquivos onde foi possível achar folhetos que eram distribuídos durante as eleições do conselho de moradores, recortes de jornais de várias épocas e cedeu uma cópia original do Projeto Teimosinho, documento importante para a formação do livro.਀䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 吀攀椀洀漀猀愀 匀攀渀栀漀爀愀㨀 䠀椀猀琀爀椀愀猀 搀漀 䄀爀攀愀氀 一漀瘀漀  䈀爀愀猀氀椀愀 吀攀椀洀漀猀愀 愀琀甀愀氀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀Ⰰ 愀昀椀渀椀搀愀搀攀 攀 搀漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 愀 戀椀漀最爀愀昀椀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀⸀ 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O trabalho todo foi desempenhado por mim, sem ajuda de fotógrafo ou de assistente. As entrevistas foram realizadas com horário marcado e em locais flexíveis para os entrevistados. Os encontros também foram desempenhados de formal informal e que por algumas vezes se tornou uma longa conversa. ਀䄀瀀猀 洀愀爀挀愀爀 漀猀 搀椀氀漀最漀猀Ⰰ 昀漀椀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 猀攀 瀀攀渀猀愀爀 渀漀 焀甀攀 氀攀瘀愀爀 渀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 攀 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 焀甀攀 椀爀愀洀 猀攀爀 昀攀椀琀愀猀⸀ 䴀攀猀洀漀 挀漀洀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 瀀爀漀渀琀愀猀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 愀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 猀攀 瀀爀漀氀漀渀最愀瘀愀洀 攀 琀漀洀愀瘀愀洀 漀甀琀爀漀猀 爀甀洀漀猀 焀甀攀 愀最爀攀最愀爀愀洀 渀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䘀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 愀 攀洀漀漀 搀攀 洀甀椀琀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀漀 氀攀洀戀爀愀爀 搀攀 挀攀爀琀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 攀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀漀 猀漀 洀愀椀猀 瘀椀瘀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀愀搀爀攀 䨀愀椀洀攀 䬀漀氀洀攀琀猀挀栀攀爀Ⰰ 伀䴀䤀 ⠀㄀㤀㈀㘀ⴀ㈀  㐀⤀Ⰰ 攀 焀甀攀 琀椀瘀攀爀愀洀 甀洀 瀀愀瀀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀⸀ As entrevistas foram realizadas na ferramenta de gravação do Iphone 5S. Durante a gravação, foram realizadas anotações que ajudaria a identificar os principais relatos dos entrevistados. Após as gravações, os diálogos foram decupados para facilitar a montagem dos capítulos. Após a decupagem, foram selecionadas as principais falas que poderiam se encaixar no texto do livro-reportagem.਀䄀猀 昀漀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀爀愀洀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 戀氀漀最猀 攀 挀攀搀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 攀搀椀琀漀爀 搀攀 椀洀愀最攀洀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀 搀漀 䌀漀洀洀攀爀挀椀漀Ⰰ 䄀爀渀愀氀搀漀 䌀愀爀瘀愀氀栀漀⸀ 倀愀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀猀 昀漀琀漀猀 搀漀 瘀攀挀甀氀漀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 漀 瀀爀攀攀渀挀栀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 昀椀挀栀愀 搀攀 猀漀氀椀挀椀琀愀漀 攀 搀攀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 搀攀 焀甀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 猀攀爀椀愀洀 愀瀀攀渀愀猀 甀猀愀搀愀猀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀漀 昀漀琀最爀愀昀漀 愀甀琀漀爀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 渀愀 挀愀瀀愀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 瀀攀搀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 愀 愀甀琀漀爀椀稀愀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 琀漀搀愀猀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 渀漀 氀椀瘀爀漀 昀漀爀愀洀 愀甀琀漀爀椀稀愀搀愀猀⸀  Ainda sobre a foto de capa, o autor é o fotógrafo Diego Nigro, profissional do Jornal do Commercio. A imagem foi registrada durante a ressaca do mar em 2015, na praia do Buraco da Velha, quando as crianças brincavam na praia. Ao longo na construção deste projeto, estava estagiando no Jornal do Commercio, o que facilitou a escolha das fotos e o pedido de autorização do editor e do fotógrafo para serem usadas no livro.਀䐀甀爀愀渀琀攀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀漀洀漀 椀爀洀 䄀甀爀椀攀琀愀 堀攀渀漀昀漀渀琀攀Ⰰ 刀漀猀愀 䈀愀琀椀猀琀愀 攀 䄀渀愀 搀攀 䜀甀猀洀漀 挀攀搀攀爀愀洀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀樀甀搀愀猀猀攀洀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 䤀爀洀 䄀甀爀椀攀琀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 搀漀漀甀 甀洀愀 挀瀀椀愀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 吀攀椀洀漀猀椀渀栀漀 攀 瘀爀椀愀猀 挀瀀椀愀猀 搀攀 樀漀爀渀愀椀猀 搀愀 瀀漀挀愀㬀 琀愀洀戀洀 漀挀漀爀爀攀甀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 渀愀 挀愀猀愀 搀攀 刀漀猀愀 䈀愀琀椀猀琀愀 搀攀氀愀 洀漀猀琀爀愀爀 猀攀甀 琀琀甀氀漀 搀攀 瀀漀猀猀攀 攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 渀愀 瀀漀挀愀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀搀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 漀 倀爀漀樀攀琀漀 吀攀椀洀漀猀椀渀栀漀㬀 攀 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 䄀渀愀 搀攀 䜀甀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀漀甀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀 刀椀挀愀爀搀漀 䈀爀椀渀搀攀椀爀漀Ⰰ 焀甀攀 愀樀甀搀愀爀愀洀 渀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀渀椀洀愀搀漀爀 猀漀挀椀愀氀 攀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 攀爀愀 猀攀甀 攀猀瀀漀猀漀⸀  O resultado desse trabalho foram mais de 90 páginas de textos e 49 figuras no livro. Foi desenvolvido um processo de decupagem das entrevistas para a seleção das partes mais importantes que foram utilizados no texto. Após a decupagem, iniciou-se o processo de escrita dos capítulos. Eles foram redigidos por mim e entregues a professora Daniella que realizou a edição e revisão dos materiais.਀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀瀀猀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䐀愀渀椀攀氀氀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 瀀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 愀戀爀愀渀最攀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 愀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀 渀漀 愀戀漀爀搀愀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 甀洀 渀漀洀攀 焀甀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀猀猀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀⸀ 䌀栀攀最漀甀ⴀ猀攀 攀渀琀漀 渀漀 匀攀渀栀漀爀愀 吀攀椀洀漀猀愀㨀 䠀椀猀琀爀椀愀猀 搀漀 䄀爀攀愀氀 一漀瘀漀  䈀爀愀猀氀椀愀 吀攀椀洀漀猀愀 愀琀甀愀氀⸀  O nome "senhora" faz referência aos 70 anos da invasão do bairro comemorado no ano de 2017 e "teimosa" faz alusão a resistência dos invasores em não sair do local após confronto com a polícia. Além disso, é o resultado em que conta a história do bairro de Brasília Teimosa desde a ocupação no antigo Areal Novo até os dias recentes਀䄀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 搀攀猀椀最渀 最爀昀椀挀愀 䰀愀爀椀猀猀愀 匀愀猀猀椀⸀ 䰀愀爀椀猀猀愀 琀愀洀戀洀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 爀攀瘀椀猀漀 最爀昀椀挀愀 搀漀 氀椀瘀爀漀⸀ 吀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 昀漀椀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 攀 琀攀瘀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀椀渀栀愀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 爀攀氀攀瘀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀栀攀最猀猀攀洀漀猀 渀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀⸀  O material foi produzido pelo programa Indesign e a fonte utilizada foi DIN – regular, que foi baixada gratuitamente no site DanFonte. Já a impressão ocorreu na gráfica Art Imagem, localizada no Centro do Recife. O projeto foi impresso no papel couche fosco, capa dura com 115gr, no tamanho A3 por 20,5x14,5, com a impressão colorida e a laser. ਀伀 氀椀瘀爀漀 琀攀洀 ㄀㤀㈀ 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 挀漀洀漀 挀愀瀀愀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀ⴀ挀愀瀀愀Ⰰ 攀瀀最爀愀昀攀Ⰰ 猀甀洀爀椀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 挀愀瀀琀甀氀漀猀Ⰰ 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 攀 漀爀攀氀栀愀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 瘀攀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀愀猀 搀攀 猀椀琀攀猀Ⰰ 愀爀焀甀椀瘀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 攀 愀爀焀甀椀瘀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀⸀ 䄀 漀爀攀氀栀愀 琀攀瘀攀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䐀愀渀椀攀氀氀愀Ⰰ 焀甀攀 昀攀稀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀Ⰰ 挀漀洀 漀 氀椀瘀爀漀⸀ Alguns desafios marcaram a realização do projeto. O primeiro foi a falta de documentos que pudesse complementar a memória dos personagens. No entanto, o Projeto Teimosinho e sites do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Prefeitura do Recife ajudaram no embasamento de informações que complementam o texto. Já os jornais mais antigos foram cedidos por alguns moradores, mas as a maioria deles não havia páginas e/ou o ano das matérias publicadas. Também foi cedido uma cópia original do Projeto Teimosinho que deu toda estrutura na construção do livro-reportagem. Já a segunda questão foi a entrega dos livros por conta de problemas da gráfica. ਀伀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 昀漀爀愀洀 洀甀椀琀漀猀 瀀漀甀挀漀猀 搀漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀愀 猀愀琀椀猀昀愀漀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 攀洀 焀甀攀 渀愀猀挀椀 攀 瘀椀瘀漀 愀琀 栀漀樀攀⸀ 䌀漀洀 漀爀最甀氀栀漀Ⰰ 挀栀攀最甀攀椀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 漀渀搀攀 瀀甀搀攀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 洀攀 愀挀漀氀栀攀甀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀琀攀 氀椀瘀爀漀 琀愀洀戀洀 昀漀猀猀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 漀 愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀攀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀Ⰰ 愀洀椀最漀猀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀漀焀甀椀愀氀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀 ⠀洀攀猀洀漀 焀甀攀 渀漀猀 搀椀愀猀 搀攀 栀漀樀攀 猀攀樀愀 瀀漀甀挀漀 愀琀甀愀渀琀攀⤀ 焀甀攀 猀攀 琀漀爀渀愀爀愀洀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
O jornalismo é um instrumento que registra os fatos como documento histórico, desde o surgimento da imprensa. Neste sentido, o livro-reportagem é o resultado da produção jornalística que foi desenvolvida ao longo do curso. A expectativa final é que o produto Teimosa Senhora: histórias do Areal Novo à Brasília Teimosa atual desperte nos seus leitores a importância de debater o tema e de enfocar a resistência e todo o processo de luta que contou com o empenho de moradores, ex-moradores e pessoas dispostas a lutar pelo direito de melhores condições de moradia.਀䄀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 椀渀瘀愀猀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 挀栀攀最愀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀Ⰰ 渀漀 渀漀猀猀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀漀 栀椀猀琀爀椀挀愀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀 攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀愀 氀甀琀愀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 攀砀ⴀ洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀猀猀攀 戀愀椀爀爀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 猀攀甀猀 㜀  愀渀漀猀⸀ 䤀猀猀漀 漀挀漀爀爀攀 瀀愀爀愀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀爀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 渀漀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 甀洀 攀猀瀀攀氀栀漀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀⸀ 䴀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 洀攀猀洀漀 挀漀洀 漀猀 愀渀漀猀 攀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 琀愀渀琀漀猀 砀椀琀漀猀Ⰰ 愀椀渀搀愀  瀀爀攀挀椀猀漀 瀀攀爀猀椀猀琀椀爀 攀 爀攀猀椀猀琀椀爀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 瘀攀渀搀漀 漀猀 昀爀甀琀漀猀 搀愀 氀甀琀愀 搀漀 瀀漀瘀漀 琀攀椀洀漀猀漀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
DOCUMENTO, Projeto Teimosinho. 1 ed. Pernambuco: [s.n.], 1979. 84 p.

LIMA, Edvaldo Pereira. O que é livro-reportagem. São Paulo: Brasiliense, 1996.

LIMA, Edvaldo Pereira. O que é livro-reportagem. São Paulo: Brasiliense, 1998.

LIMA, Edvaldo Pereira - Páginas ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura - 4 ed. - Barueri/SP:Manole, 2009.

UPCOMMONS. Origem da expansão do recife divisão do solo e configuração da trama urbana. Disponível em:਀㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀甀瀀挀漀洀洀漀渀猀⸀甀瀀挀⸀攀搀甀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀栀愀渀搀氀攀⼀㈀ 㤀㤀⼀㄀㐀㐀㤀㔀⼀ 㘀㈀开爀攀礀渀愀氀搀漀开愀洀攀氀椀愀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㔀 愀最漀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀