INSCRIÇÃO: 00899
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP01
 
TÍTULO: Inata - Agência Jr.
 
AUTORES: Lenice Elen Soares Pereira (Faculdades Integradas Barros Meleo); Elias Gomes de FREITAS Junior (Faculdades Integradas Barros Meleo); Leonardo Costa Rodrigues (Faculdades Integradas Barros Meleo); Fernando Franscisco da SILVA Neto (Faculdades Integradas Barros Meleo); Daniel da Hora (Faculdades Integradas Barros Meleo); Mayra Waquim (Faculdades Integradas Barros Meleo); Thiago Diniz do Nascimento (Faculdades Integradas Barros Meleo)
 
PALAVRAS-CHAVE: Agência Experimental, Publicidade e Propaganda, Portfólio, Comunicação Social,
 
RESUMO
O presente trabalho é uma forma de mostrar a materialização do diálogo entre teoria e prática publicitária na medida em que apresenta o resultado anual dos trabalhos dos alunos da Inata, Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da Faculdades Integradas Barros Melo. Fundada em 2002, a agência experimental mantém uma equipe de alunos estagiários que ocupam papel central na criação de campanhas publicitárias. A Inata conta com estrutura dos estúdios de televisão, rádio e fotografia da faculdade para realizar as atividades. O trabalho é supervisionado por professores que conhecem e atuam no mercado publicitário.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 椀渀琀甀椀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 瀀漀爀琀昀氀椀漀 搀愀 䤀渀愀琀愀Ⰰ 䄀最渀挀椀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀猀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀猀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀猀 䈀愀爀爀漀猀 䴀攀氀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 樀甀渀漀 搀攀 瀀攀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀洀 ㈀ ㄀㜀⸀ 倀愀爀愀 愀氀洀 搀攀 挀漀渀挀漀爀爀攀爀 愀漀 䔀砀瀀漀挀漀洀Ⰰ 攀猀琀愀  甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀昀氀攀琀椀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 愀最渀挀椀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀ 䄀焀甀椀 猀攀爀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 猀漀洀攀渀琀攀 愀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 甀洀 瀀漀爀琀昀氀椀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 猀攀樀愀 攀氀攀 搀攀 甀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 挀爀椀愀漀 漀甀 搀攀 甀洀愀 愀最渀挀椀愀Ⰰ 挀漀猀琀甀洀愀 攀砀椀戀椀爀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 樀 昀椀氀琀爀愀搀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀焀甀椀氀漀 攀洀 焀甀攀 漀 挀爀椀愀搀漀爀 洀愀椀猀 猀攀渀琀攀 漀爀最甀氀栀漀 搀攀 琀攀爀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀搀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 倀愀爀愀 愀 猀攀氀攀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 漀猀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 愀渀愀氀椀猀愀爀愀洀 愀猀 瀀攀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 䤀渀愀琀愀 攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀愀洀 挀漀洀漀 昀椀氀琀爀漀 漀 挀爀椀琀爀椀漀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 椀渀漀瘀愀漀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀漀 瀀漀爀琀昀氀椀漀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 愀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 搀漀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀漀猀 猀攀洀攀猀琀爀攀猀Ⰰ 攀氀攀 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 昀攀椀琀漀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀⸀ 䄀 猀攀氀攀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀  甀洀 爀攀昀氀攀砀漀 搀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 䤀渀愀琀愀 挀漀洀漀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 瘀搀攀漀Ⰰ 挀愀爀琀愀稀攀猀Ⰰ 昀漀氀搀攀爀猀Ⰰ 愀渀切渀挀椀漀猀Ⰰ 洀愀氀愀猀 搀椀爀攀琀愀猀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 最甀攀爀爀椀氀栀愀Ⰰ 瀀攀愀猀 瀀愀爀愀 猀椀琀攀猀 搀攀 爀攀搀攀猀 猀挀椀愀猀Ⰰ 攀琀挀⸀ 䌀愀搀愀 樀漀戀  愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀攀猀 搀攀猀搀攀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 愀琀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀⸀ 倀愀爀愀 攀猀琀愀 攀搀椀漀 猀攀爀漀 洀漀猀琀爀愀搀愀猀 瀀攀愀猀 搀攀 挀氀椀攀渀琀攀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 ⠀䤀渀愀琀愀⤀ 攀 攀砀琀攀爀渀漀猀 ⠀䜀吀倀⬀ ⴀ 䜀爀甀瀀漀 搀攀 吀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀洀 倀爀攀瘀攀渀漀 倀漀猀椀琀栀椀瘀漀㬀 攀 䘀䰀䤀倀䔀 ጀ†䘀攀椀爀愀 䰀椀琀攀爀爀椀愀 搀愀 倀攀爀椀昀攀爀椀愀⤀⸀ 䄀 䤀渀愀琀愀  甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 攀砀琀攀渀猀漀 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 椀渀琀甀椀琀漀 攀渀猀椀渀愀爀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 猀攀甀猀 琀愀氀攀渀琀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 甀渀攀洀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 愀 琀攀漀爀椀愀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀 攀洀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀琀攀渀搀攀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 猀攀洀 昀椀渀猀 氀甀挀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 渀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 猀 猀甀愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ਀
 
OBJETIVO
A Inata tem como objetivo geral proporcionar aos alunos um processo de imersão na realidade mais próxima possível da rotina de uma agência de publicidade, seu funcionamento e desafios no atendimento de clientes que produzem demandas reais. Quanto aos objetivos específicos, a Inata se propõe a: inserir, estimular e desenvolver as habilidades dos alunos nas práticas que abrangem o curso de Publicidade e Propaganda, com o auxílio direto de toda matriz curricular; percorrer diferentes processos desde o surgimento até a execução da demanda; aproximar os alunos do exercício prático das áreas da publicidade; inserir linguagens e soluções com base na ética e na
responsabilidade; dar vazão a suas habilidades e incentivar o aprimoramento delas; proporcionar o reconhecimento dos alunos enquanto profissionais da área; guiar alunos diante dos desafios apresentados, fornecendo o suporte necessário para se obter o espaço propício para a experimentação e desenvolvimento da autocrítica, que resulte em uma personalidade criativa.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 䤀渀愀琀愀 ጀ†䄀最渀挀椀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 瀀爀漀瀀椀挀椀愀 愀漀 愀氀甀渀漀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 瘀椀瘀攀渀挀椀愀渀搀漀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀漀猀 瘀爀椀漀猀 猀攀琀漀爀攀猀 搀攀 甀洀愀 愀最渀挀椀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 昀漀爀渀攀挀攀搀漀爀攀猀 攀 瀀爀攀猀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 愀最渀挀椀愀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 䄀最渀挀椀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 挀漀渀焀甀椀猀琀漀甀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀猀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀猀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀猀 䈀愀爀爀漀猀 䴀攀氀漀 ጀ†䘀䤀䈀䄀䴀⼀䄀䔀匀伀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀氀愀Ⰰ 漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 琀攀洀 甀洀愀 瘀椀猀漀 爀攀愀氀椀猀琀愀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 攀 猀漀戀爀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀愀 愀最渀挀椀愀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀ ਀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A Inata funciona dentro das Faculdades Integradas Barros Melo, de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h. A seleção de acadêmicos voluntários é feita semestralmente, pelos professores. Após serem aprovados, são chamados para desenvolverem na prática o que é ensinado em sala de aula. No caso da saída de um estagiário, a substituição é feita de forma imediata pelo próximo candidato da fila de espera.
Cada aluno, após ser aprovado em sua avaliação, é selecionado para uma área especifica, sendo elas: atendimento, planejamento, redação, direção de arte e produção. Embora dadas suas áreas específicas, os alunos não ficam limitados a atuarem somente em sua área, mas sim, são livres para poderem desenvolver trabalhos em outras áreas, estimulando assim futuras habilidades.
No início das atividades do semestre a equipe recebe – ou revê, se for no início do segundo semestre – o planejamento feito para a agência. Os novos acadêmicos também recebem orientações. Após essa fase, são iniciados os trabalhos. São priorizados clientes do terceiro setor, e também são atendidas as necessidades de comunicação interna da própria instituição. As campanhas contam com uma estrutura interna que a instituição oferece como laboratórios de impressos, estúdio fotográfico, estúdio de áudio e laboratório de audiovisual.
਀ ਀㰀⼀搀椀瘀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 愀最渀挀椀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 搀攀猀搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀Ⰰ 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 攀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 昀漀挀漀 攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀㰀戀爀㸀㔀⸀㄀ 䤀一䄀吀䄀 ጀ†㄀㔀 䄀一伀匀㰀戀爀㸀䄀 䄀最渀挀椀愀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀愀猀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀猀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀猀 䈀愀爀爀漀猀 䴀攀氀漀 ጀ†䘀䤀䈀䄀䴀⼀䄀䔀匀伀Ⰰ 愀 䤀一䄀吀䄀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀琀漀甀 ㄀㔀 愀渀漀猀 攀洀 ㈀ ㄀㜀⸀ 一攀猀琀攀 琀攀洀瀀漀 攀氀愀 愀洀愀搀甀爀攀挀攀甀 攀 挀爀攀猀挀攀甀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 攀 猀攀洀瀀爀攀 愀渀琀攀渀愀搀愀 渀愀猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀⸀ 唀洀 攀瘀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀攀洀漀爀愀爀 攀猀琀愀 搀愀琀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 ㄀㈀ 搀攀 一漀瘀攀洀戀爀漀 瘀椀猀愀渀搀漀 愀戀漀爀搀愀爀 琀攀洀愀猀 搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 渀漀猀猀漀 瀀切戀氀椀挀漀 ⠀漀猀 愀氀甀渀漀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 搀愀 䤀渀猀琀椀琀甀椀漀⤀Ⰰ 渀愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 氀攀瘀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀ⴀ氀漀猀 愀 䤀一䄀吀䄀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀猀猀攀猀 ㄀㔀 愀渀漀猀 攀 猀甀愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 愀琀 栀漀樀攀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 猀攀甀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 琀爀愀稀攀爀 攀砀ⴀ愀氀甀渀漀猀 搀愀 䄀䔀匀伀 焀甀攀 昀椀稀攀爀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 愀最渀挀椀愀 攀 焀甀攀Ⰰ 栀漀樀攀Ⰰ 攀猀琀漀 愀琀椀瘀漀猀 攀 戀攀洀 猀甀挀攀搀椀搀漀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 琀漀搀愀 猀甀愀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀昀椀挀椀渀挀椀愀 攀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀漀⸀㰀戀爀㸀㰀搀椀瘀㸀倀攀愀猀㨀 䌀愀洀椀猀愀Ⰰ 䌀愀爀琀愀稀Ⰰ 刀攀搀攀 匀漀挀椀愀氀 攀 䐀椀猀瀀氀愀礀 搀攀 洀攀猀愀⸀㰀⼀搀椀瘀㸀㰀搀椀瘀㸀㔀⸀㈀ 䌀䄀䴀倀䄀一䠀䄀 ⴀ ㄀먀 䐀䔀 䐀䔀娀䔀䴀䈀刀伀 ⴀ 䐀䤀䄀 䴀唀一䐀䤀䄀䰀 䐀䔀 䌀伀䴀䈀䄀吀䔀 쀀 䄀䤀䐀匀㰀戀爀㸀䄀 愀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 攀渀琀爀愀搀愀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 搀愀猀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀猀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀猀 䈀愀爀爀漀猀 䴀攀氀漀 ጀ䘠䤀䈀䄀䴀⼀䄀䔀匀伀Ⰰ 攀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 渀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 焀甀愀搀爀漀 搀攀 愀瘀椀猀漀猀 焀甀攀 攀猀琀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 瀀爀砀椀洀漀  氀愀渀挀栀漀渀攀琀攀 ⠀漀甀 戀愀渀渀攀爀⤀ 漀渀搀攀 昀漀椀 愀搀攀猀椀瘀愀搀漀 漀 氀愀礀漀甀琀 搀愀 愀漀㬀 攀 漀 氀愀漀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 昀漀椀 挀漀戀攀爀琀漀 搀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀搀攀 爀攀琀椀爀ⴀ氀漀猀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀爀攀瘀攀渀椀爀ⴀ猀攀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 漀 甀猀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀琀椀瘀漀Ⰰ 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 漀甀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀㰀⼀搀椀瘀㸀㰀搀椀瘀㸀倀攀愀㨀 倀愀椀渀攀氀 䄀搀攀猀椀瘀愀搀漀㰀⼀搀椀瘀㸀㰀搀椀瘀㸀㔀⸀㌀ 䘀䰀䤀倀䔀㰀戀爀㸀䄀 䘀䰀䤀倀䔀 琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 氀攀瘀愀爀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀  氀攀椀琀甀爀愀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 攀 愀搀甀氀琀漀猀 搀愀 瀀攀爀椀昀攀爀椀愀⸀ 吀攀瘀攀 猀甀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀搀椀漀 攀洀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 渀漀瘀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀  氀攀椀琀甀爀愀 攀 琀愀洀戀洀 爀攀瘀攀氀愀渀搀漀 愀爀琀椀猀琀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀漀猀 攀 愀爀琀攀猀漀猀 焀甀攀 渀漀 琀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 猀攀甀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 渀漀 挀椀爀挀甀椀琀漀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀⸀ 䔀洀 猀甀愀猀 攀搀椀攀猀Ⰰ 愀 昀攀椀爀愀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 瀀愀氀攀猀琀爀愀猀Ⰰ 漀昀椀挀椀渀愀猀Ⰰ 猀愀爀愀甀猀Ⰰ 攀渀挀攀渀愀攀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 氀愀渀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀 攀 洀甀椀琀愀猀 漀甀琀爀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀㰀戀爀㸀∀䔀猀琀愀洀漀猀 攀猀挀爀攀瘀攀渀搀漀 甀洀 渀漀瘀漀 爀漀琀攀椀爀漀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀猀猀攀猀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 渀漀 琀洀 愀挀攀猀猀漀 愀 漀甀琀爀愀猀 昀攀椀爀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀∀Ⰰ 匀爀最椀漀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀㰀戀爀㸀䔀猀琀攀 愀渀漀 漀 攀瘀攀渀琀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 渀漀猀 搀椀愀猀 ㈀㠀 攀 ㈀㤀 搀攀 伀甀琀甀戀爀漀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 ᰀ䰠攀爀  搀攀猀挀漀戀爀椀爀 漀 氀愀搀漀 戀漀洀 搀愀 瘀椀搀愀ᴀ⸠㰀戀爀㸀倀攀愀猀㨀 䘀愀椀砀愀Ⰰ 昀漀氀搀攀爀Ⰰ 刀攀搀攀 匀漀挀椀愀氀 ⠀䌀愀瀀愀 攀 倀漀猀琀⤀㰀戀爀㸀㔀⸀㐀 䜀吀倀 ⬀㰀戀爀㸀伀 䜀爀甀瀀漀 搀攀 吀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀洀 倀爀攀瘀攀渀漀 倀漀猀椀琀栀椀瘀漀 ⠀䜀吀倀⬀⤀  甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 渀漀 最漀瘀攀爀渀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 猀攀洀 昀椀渀猀 氀甀挀爀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 挀漀洀 猀攀搀攀 攀洀 刀攀挀椀昀攀Ⰰ 昀甀渀搀愀搀愀 攀洀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀   ⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 攀渀琀椀搀愀搀攀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀愀 瀀漀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 瘀椀瘀攀渀搀漀 挀漀洀 漀 瘀爀甀猀 䠀䤀嘀 攀 搀漀攀渀琀攀猀 搀攀 䄀䤀䐀匀Ⰰ 焀甀攀 最攀爀愀猀猀攀 渀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 甀猀甀爀椀愀 甀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀  椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 愀 䜀吀倀⬀⸀ 䔀氀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀攀 瀀爀攀瘀攀渀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 渀漀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀 攀瀀椀搀攀洀椀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 攀渀挀漀爀愀樀愀爀 漀 愀琀椀瘀椀猀洀漀 攀 愀 攀搀甀挀愀漀 ⠀瀀爀攀瘀攀渀漀 愀猀 䐀匀吀 ⼀ 䠀䤀嘀 ⼀ 䄀䤀䐀匀⤀Ⰰ 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 洀椀氀椀琀渀挀椀愀 攀洀 瀀爀漀氀 搀漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀 攀 䌀椀搀愀搀愀渀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀爀漀瀀漀猀椀琀椀瘀愀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 愀戀愀椀砀漀  攀猀琀椀洀甀氀愀爀 漀 甀猀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀琀椀瘀漀Ⰰ 洀愀猀挀甀氀椀渀漀 漀甀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀㰀戀爀㸀㔀⸀㐀⸀㄀ 䌀愀洀瀀愀渀栀愀㨀 䐀椀愀 搀漀猀 一愀洀漀爀愀搀漀猀㰀戀爀㸀倀攀愀猀㨀 䌀愀爀琀愀稀 攀 刀攀搀攀 匀漀挀椀愀氀㰀⼀搀椀瘀㸀㰀搀椀瘀㸀㔀⸀㐀⸀㈀ 䌀愀洀瀀愀渀栀愀㨀 䴀愀爀椀愀 䈀漀渀椀琀愀 攀 䰀愀洀瀀椀漀 匀甀瀀攀爀 倀爀攀瘀攀渀椀搀漀猀 䌀漀渀琀爀愀 愀 娀椀欀愀㰀戀爀㸀倀攀愀猀㨀 䘀漀氀搀攀爀Ⰰ 䌀愀爀琀愀稀Ⰰ 刀攀搀攀 匀漀挀椀愀氀 攀 䌀愀洀椀猀愀㰀戀爀㸀 ਀
 
CONSIDERAÇÕES
Através desse trabalho, observamos o quanto uma Agência Experimental de Publicidade contribui para o crescimento profissional dos alunos. São vários os projetos desenvolvidos dentro da Agência Experimental, através dos quais os alunos vivenciam o mercado de trabalho, conhecem pessoas que trabalham no meio, colocam em prática a confecção de textos voltados para cada tipo de mídia, enfim, ganham uma experiência que vai além da teoria de sala de aula. É uma ponte entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho, e torna-se uma grande oportunidade de aprendizado.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䰀唀倀䔀吀吀䤀Ⰰ 䴀愀爀挀氀椀愀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䘀甀琀甀爀愀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䔀䐀䔀䈀伀一Ⰰ 䨀漀猀⸀ 䌀甀爀猀漀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀㨀 搀漀 愀渀切渀挀椀漀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀