INSCRIÇÃO: | 00902 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP04 |
TÍTULO: | Hábitos de Consumo no Youtube: Análise do Canal Popcorn Machine |
AUTORES: | Beatriz Bernardo Santiago Nascimento (Universidade de Fortaleza); Isadora Oliveira Rabelo (Universidade de Fortaleza); Dennis Costa Andrade Filho (Universidade de Fortaleza); Hugo Oliveira Pascoal (Universidade de Fortaleza); Lívia Ferraz Carvalho Rocha (Universidade de Fortaleza); Ana Carolina Furtado Pinheiro de Medeiros (Universidade de Fortaleza); Marcia Maria Alves Pereira Osório de Castro (Universidade de Fortaleza) |
PALAVRAS-CHAVE: | Hábitos de Consumo, Mercado do YouTube, Pesquisa Mercadológica, Pesquisa Qualitativa , Produção de Conteúdo |
RESUMO | |
O presente trabalho tem como objetivo observar os hábitos e tendências de consumo de um determinado grupo de pessoas, a fim de colher dados sobre a relação das mesmas ao universo dos canais de YouTube e mais precisamente, na sua relação com o canal de cinema e cultura pop Popcorn Machine. Este estudo utilizou-se como base diversas metodologias e práticas de pesquisa, sendo a técnica principal a realização de um grupo focal, onde observou-se as preferências pessoais dos entrevistados em relação ao consumo de forma geral na plataforma, afunilando a pesquisa até chegarmos ao objetivo principal, onde recebemos e analisamos o feedback dos entrevistados, a fim de melhorar o canal Popcorn Machine como um todo. A partir da análise dos resultados, foi colocado em prática o que foi sugerido pelos entrevistados, ocasionando uma melhora no engajamento com o público e no número de seguidores. | |
INTRODUÇÃO | |
O relatório apresenta os resultados de uma pesquisa, tanto de hábitos e atitudes quanto de imagem, feita para o canal de entretenimento Popcorn Machine, no qual o objetivo era investigar quais as percepções, expectativas, opiniões e motivações do público-alvo sobre o canal. Tendo em vista isso, Cotrim (1988) afirma que: A pesquisa de hábitos e atitudes é considerada básica para o estudo do comportamento do consumidor. Através dela podemos obter as informações que são necessárias para estudar o público de uma campanha e estudar o processo de planejamento publicitário. (COTRIM, 1988, p. 45) Para a pesquisa, foi usado o método Qualitativo, utilizando-se da técnica denominada Grupo Focal. Os assunto foram introduzidos através de uma apresentação roteirizada do canal e uma série de perguntas também roteirizadas, oportunizando a livre expressão de percepções, motivações, expectativas e desejos do público-alvo da pesquisa. No total, 9 pessoas foram entrevistadas em um período de uma hora e meia. 伀 倀漀瀀挀漀爀渀 䴀愀挀栀椀渀攀 甀洀 瀀漀爀琀愀氀 搀攀 漀瀀椀渀椀攀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 洀甀渀搀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀⸀ 倀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀 攀猀琀爀攀氀愀搀漀 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀 一漀瘀愀猀 䴀搀椀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ 漀 挀愀渀愀氀 搀漀 夀漀甀吀甀戀攀Ⰰ 琀爀愀稀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀 攀 爀攀猀最愀琀愀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 漀猀 挀氀猀猀椀挀漀猀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 攀 搀愀 吀嘀⸀ 준 愀琀椀瘀漀 搀攀猀搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ 㜀 攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀 㜀 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀 攀洀 猀甀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 | |
OBJETIVO | |
Objetivo Geral: Investigar junto ao target qual as percepções, expectativas, opiniões e motivações para e sobre canais de YouTube, junto ao canal do Popcorn Machine.伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 匀攀挀甀渀搀爀椀漀猀⼀䔀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀㨀 Levantar hábitos de consumo como: Investigar se assiste canais de resenha de filmes/séries; Avaliar quais canais assiste; Identificar se acompanha alguma série/filme; Estabelecer a frequência que se vai ao cinema; Investigar se é assistido filmes/séries em casa; Identificar o tempo médio que se passa no YouTube; Avaliar o tempo médio de vídeos que se assiste.; Identificar qual o objetivo de consumir o YouTube (informativo ou diversão).㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀猀 甀洀愀 焀甀攀搀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 渀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 渀漀 挀愀渀愀氀 搀漀 夀漀甀吀甀戀攀 攀 琀愀洀戀洀 搀漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 洀攀猀攀猀 愀瀀猀 漀 椀渀挀椀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀椀挀漀甀 挀氀愀爀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 漀 瀀漀爀焀甀 搀漀 搀攀挀氀渀椀漀 爀攀瀀攀渀琀椀渀漀 搀漀猀 渀切洀攀爀漀猀⸀ 吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀爀愀 愀瘀攀爀椀最甀愀爀 漀 洀漀琀椀瘀漀 搀愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 渀漀猀猀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 攀 漀 洀漀琀椀瘀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 漀 挀愀渀愀氀Ⰰ 愀猀猀椀洀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 渀漀 攀猀琀愀瘀愀洀 愀氀愀渀搀漀 渀漀猀猀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 琀愀洀戀洀 琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 椀渀琀攀渀漀 甀洀 昀攀攀搀戀愀挀欀 搀漀猀 渀漀猀猀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 挀愀渀愀氀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀漀 樀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀椀 愀搀漀琀愀搀漀 漀 洀琀漀搀漀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 倀椀渀栀攀椀爀漀 ⠀㈀ 㐀⤀㨀 䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 渀漀ⴀ攀猀琀愀琀猀琀椀挀漀 焀甀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀 攀 愀渀愀氀椀猀愀 瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀攀 搀愀搀漀猀 渀漀ⴀ洀攀渀猀甀爀瘀攀椀猀 ⴀ 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 猀攀渀猀愀攀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀瀀攀猀Ⰰ 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 椀渀琀攀渀攀猀Ⰰ 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 瀀愀猀猀愀搀漀猀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 爀愀稀攀猀Ⰰ 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 攀 洀漀琀椀瘀愀攀猀 ⴀ 搀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀⸀ ⠀倀䤀一䠀䔀䤀刀伀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㔀⤀ 䌀漀洀 愀猀 猀甀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 愀渀氀椀猀攀Ⰰ 攀氀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 昀氀攀砀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 最攀爀愀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 攀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 渀愀 挀漀氀栀攀椀琀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䄀 琀挀渀椀挀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 昀漀椀 愀 搀漀 最爀甀瀀漀 昀漀挀愀氀 攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 攀洀 最爀甀瀀漀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀 愀漀 猀攀甀 猀甀挀攀猀猀漀Ⰰ 攀猀猀愀 琀挀渀椀挀愀 愀 洀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀猀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀猀⸀ 䔀氀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀Ⰰ 最甀椀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 漀戀琀攀爀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 伀 猀甀挀攀猀猀漀 搀漀猀 最爀甀瀀漀猀 昀漀挀愀椀猀 猀攀 搀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 挀漀爀爀攀琀愀 愀洀漀猀琀爀愀最攀洀 搀漀猀 猀攀甀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 攀渀琀爀攀 猀攀甀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀Ⰰ 爀攀瀀爀漀搀甀稀攀洀 猀攀甀猀 瀀愀瀀椀猀 猀漀挀椀愀椀猀 渀漀 ᰀ洠甀渀搀漀 爀攀愀氀ᴀⰠ 搀愀渀搀漀 瘀愀稀漀 猀 猀甀愀猀 洀漀琀椀瘀愀攀猀 攀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 琀攀洀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀ 嘀椀猀琀漀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 䴀愀琀琀愀爀 ⠀㤀㤀㜀⤀㨀 䄀 椀搀攀椀愀 戀猀椀挀愀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 愀洀漀猀琀爀愀最攀洀 攀洀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀攀 焀甀攀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 搀愀搀漀猀 爀攀氀愀琀椀瘀漀猀 愀 愀氀最甀渀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀 猀甀愀 愀渀氀椀猀攀 瀀漀搀攀洀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 琀漀搀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ 䄀 愀洀漀猀琀爀愀最攀洀 攀猀琀 椀渀琀椀洀愀洀攀渀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 挀漀洀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀 瀀漀爀 氀攀瘀愀渀琀愀洀漀猀㨀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 瀀愀爀愀 椀渀昀攀爀椀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 琀漀搀漀Ⰰ 攀洀 瘀攀稀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀ⴀ氀愀 瀀漀爀 椀渀琀攀椀爀漀⸀ ⠀䴀䄀吀吀䄀刀Ⰰ 㤀㤀㜀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㘀 ⤀ 䄀 渀愀琀甀爀攀稀愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀 搀攀 琀漀搀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 瀀漀搀攀 琀漀爀渀愀爀 洀攀渀漀爀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 琀洀 漀猀 琀攀洀愀猀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 氀愀琀攀渀琀攀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 爀攀瀀爀椀洀椀搀漀猀⸀ 䔀洀 昀甀渀漀 搀椀猀猀漀Ⰰ 渀愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀漀猀 最爀甀瀀漀猀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀攀氀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 瀀爀漀樀攀琀椀瘀愀猀Ⰰ 甀洀 爀攀挀甀爀猀漀 搀攀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀洀攀渀琀漀⸀ 䌀漀渀猀椀猀琀攀洀 渀甀洀愀 昀漀爀洀愀 挀愀猀甀愀氀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀爀 愀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 猀攀洀 琀攀爀攀洀 挀椀渀挀椀愀 搀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 焀甀攀 猀攀 焀甀攀爀 愀琀椀渀最椀爀Ⰰ 焀甀攀猀琀攀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀 愀漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀洀 瘀漀最愀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 琀漀渀愀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀洀漀挀椀漀渀愀椀猀 攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 攀猀瀀漀渀琀渀攀愀猀⸀ 倀椀渀栀攀椀爀漀 攀琀 愀氀⸀ ⠀㈀ 㐀⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 ᰀ椠渀搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 昀愀氀愀洀 搀攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀挀愀戀愀洀 瀀爀漀樀攀琀愀渀搀漀 愀猀 愀甀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 洀漀琀椀瘀愀攀猀Ⰰ 挀爀攀渀愀猀 漀甀 猀攀渀猀愀攀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 猀甀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 猀攀樀愀洀 爀攀瘀攀氀愀搀愀ᴀ⸠ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀愀猀Ⰰ 漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 甀猀甀昀爀甀爀愀洀 搀攀 愀猀猀漀挀椀愀攀猀 氀椀瘀爀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 猀甀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀 甀洀 椀渀猀椀最栀琀 愀椀渀搀愀 洀愀椀漀爀 猀漀戀爀攀 猀攀甀猀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀⸀ 䌀漀洀 漀 昀椀洀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 爀攀甀渀椀洀漀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀渀最愀爀椀愀搀愀猀 攀 愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀洀漀猀 攀洀 猀漀氀甀攀猀⸀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
1.Perfil dos Participantes da Pesquisa伀 最爀甀瀀漀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀甀ⴀ猀攀 搀攀 㤀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 㠀 愀 ㈀㌀ 愀渀漀猀 猀攀渀搀漀 㔀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 㐀 栀漀洀攀渀猀Ⰰ 瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀猀 猀 挀氀愀猀猀攀猀 攀挀漀渀洀椀挀愀猀 䄀 攀 䈀 ⠀䌀爀椀琀爀椀漀 䔀挀漀渀洀椀挀漀 䈀爀愀猀椀氀⤀Ⰰ 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀漀 挀愀渀愀氀 夀漀甀吀甀戀攀⸀ ㈀⸀ 匀漀戀爀攀 漀 夀漀甀吀甀戀攀 ㈀⸀⸀ 䠀戀椀琀漀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䄀琀爀愀瘀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 昀漀挀愀氀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 愀猀猀椀搀甀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 挀攀爀挀愀 搀攀 搀甀愀猀 栀漀爀愀猀 瀀漀爀 搀椀愀 挀漀渀猀甀洀椀渀搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 氀愀稀攀爀 漀甀 搀攀 漀戀琀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䴀甀椀琀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 愀氀攀最愀爀愀洀 焀甀攀 攀渀琀爀愀洀 攀洀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 ᰀ戠甀爀愀挀漀 渀攀最爀漀 瘀椀爀琀甀愀氀ᴀ†⠀猀椀挀⤀ 渀漀 夀漀甀吀甀戀攀Ⰰ 漀渀搀攀 挀漀洀攀愀洀 愀猀猀椀猀琀椀渀搀漀 甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 瘀漀 猀攀最甀椀渀搀漀 漀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀搀漀 瀀攀氀漀 猀椀琀攀Ⰰ 攀 愀挀愀戀愀洀 攀洀 愀猀猀甀渀琀漀猀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀漀 椀渀琀甀椀琀漀 椀渀椀挀椀愀氀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 焀甀攀 瘀搀攀漀猀 挀甀爀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 㜀 愀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 瀀爀攀渀搀攀洀 洀愀椀猀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀⸀ ᰀ䐠攀瀀漀椀猀 搀攀 甀洀 琀攀洀瀀漀 漀 瘀搀攀漀 挀漀洀攀愀 愀 昀椀挀愀爀 挀栀愀琀漀 瀀漀爀焀甀攀 攀氀攀 瀀愀爀愀 搀攀 琀攀爀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 嘀漀挀 瘀 焀甀攀 愀 瀀攀猀猀漀愀 琀 猀 攀渀爀漀氀愀渀搀漀ᴀ†⠀猀椀挀⤀⸀ 䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 琀攀漀爀Ⰰ 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 愀昀椀爀洀愀爀愀洀 焀甀攀 猀攀 猀攀渀琀攀洀 瀀攀爀搀椀搀漀猀 挀漀洀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀 焀甀攀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 瀀爀漀挀甀爀愀爀攀洀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 猀攀最甀攀洀 愀猀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀攀猀 搀漀 夀漀甀吀甀戀攀⸀ 伀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 洀愀椀猀 挀椀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀㨀 瘀椀愀最攀洀Ⰰ 洀切猀椀挀愀Ⰰ 最愀猀琀爀漀渀漀洀椀愀 攀 洀漀搀愀㨀 䔀甀 瘀攀樀漀 琀愀洀戀洀 攀猀猀攀猀 瘀氀漀最猀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀猀猀愀猀 挀漀椀猀愀猀⸀ 䴀切猀椀挀愀Ⰰ 攀甀 最漀猀琀漀 洀甀椀琀漀 搀攀 瘀攀爀 瘀搀攀漀猀 搀攀 瘀椀愀最攀洀Ⰰ 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀瀀爀愀渀搀漀Ⰰ 搀攀 挀漀洀漀 瘀椀愀樀愀爀⸀ 刀漀琀攀椀爀漀 渀⸀ 준⸀⸀⸀爀攀猀攀渀栀愀 搀攀 昀椀氀洀攀 琀愀洀戀洀⸀ 준Ⰰ 焀甀愀猀攀 琀甀搀漀 搀漀 焀甀攀 樀 昀愀氀愀爀愀洀 愀焀甀椀⸀ 䔀甀 琀愀洀戀洀 最漀猀琀漀 洀甀椀琀漀 搀攀 瘀攀爀 瘀椀搀攀漀猀 愀氀攀愀琀爀椀漀猀⸀ 䔀渀琀爀漀 氀 渀愀 昀爀攀渀琀攀Ⰰ 瘀攀樀漀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀搀漀猀 攀 瘀漀甀⸀ 䄀 搀攀瀀漀椀猀 瘀漀甀 猀攀最甀椀渀搀漀⸀ ⠀䠀伀䴀䔀䴀Ⰰ 䌀䰀䄀匀匀䔀 堀⤀ Ainda sobre o conteúdo, segundo os participantes, é importante que seja atualizado. Além disso, também foi observou-se que os entrevistados gostam quando temas importantes, como feminismo e política, são abordados no vídeo. Eu acho que o YouTube, diferente do Facebook que é muito fácil você interpretar de forma errada, mas no YouTube você vê a entonação que a pessoa vai falar, você vê o que a pessoa quer dizer, você vê se ela tá usando coisa com ironia ou não. E tipo, eu acho que, cada vez mais pessoas mais novas estão utilizando o YouTube, então é um bom espaço para falar sobre coisas importantes que ninguém quer falar na roda de amigos ou no colégio. (MULHER, CLASSE X) 儀甀愀渀搀漀 瀀攀爀最甀渀琀愀搀漀猀 猀攀 愀猀猀椀猀琀椀愀洀 挀愀渀愀椀猀 猀漀戀爀攀 昀椀氀洀攀猀 攀 猀爀椀攀猀Ⰰ 愀 最爀愀渀搀攀 洀愀椀漀爀椀愀 爀攀猀瀀漀渀搀攀甀 焀甀攀 猀椀洀Ⰰ 樀甀猀琀椀昀椀挀愀渀搀漀 焀甀攀 最漀猀琀愀瘀愀洀 搀攀 漀甀瘀椀爀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 伀洀攀氀攀琀攀Ⰰ 倀椀瀀漀挀愀渀搀漀 攀 䰀甀氀氀礀 搀攀 嘀攀爀搀愀搀攀 猀漀 漀猀 挀愀渀愀椀猀 洀愀椀猀 氀攀洀戀爀愀搀漀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀⸀ ㌀⸀ 䠀戀椀琀漀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 昀椀氀洀攀猀 攀 猀爀椀攀猀 伀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 猀漀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀攀 昀椀氀洀攀猀 攀 猀爀椀攀猀⸀ 儀甀愀渀搀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 昀椀氀洀攀猀 焀甀攀 愀猀猀椀猀琀椀爀愀洀 爀攀挀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 最爀愀渀搀攀 搀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 漀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 攀洀 挀愀爀琀愀稀 渀漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 䤀吀 攀 䬀椀渀最猀洀愀渀⸀ 䔀洀 洀搀椀愀Ⰰ 挀漀猀琀甀洀愀洀 椀爀 愀漀 挀椀渀攀洀愀 洀攀渀猀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀 愀猀猀攀最甀爀愀洀 焀甀攀 渀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀 洀愀椀猀 瀀漀爀 昀愀氀琀愀 搀攀 琀攀洀瀀漀 攀 搀椀渀栀攀椀爀漀⸀ 匀漀戀爀攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 猀爀椀攀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀爀愀洀 焀甀攀 愀猀猀椀猀琀攀洀 愀猀猀椀搀甀愀洀攀渀琀攀 攀 愀猀 洀愀椀猀 挀椀琀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀㨀 匀琀爀愀渀最攀爀 吀栀椀渀最猀Ⰰ 䜀愀洀攀 漀昀 吀栀爀漀渀攀猀Ⰰ 吀栀攀 圀愀氀欀椀渀最 䐀攀愀搀Ⰰ 䠀漀甀猀攀 漀昀 䌀愀爀搀猀 攀 䈀爀攀愀欀椀渀最 䈀愀搀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀爀椀攀猀 攀 昀椀氀洀攀猀 挀漀洀攀渀琀愀搀漀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 攀洀 ᰀ琠攀渀搀渀挀椀愀ᴀ†⠀猀椀挀⤀ 渀愀 瀀漀挀愀 攀洀 焀甀攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 焀甀攀 漀 最漀猀琀漀 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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
COTRIM, Sérgio P. de Queiroz. Contato imediato com pesquisa de propaganda. São Paulo: Global, 1988.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀吀吀䄀刀Ⰰ 䘀愀甀稀攀 一愀樀椀戀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最㨀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀⸀ 㔀ꨀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ 㤀㤀㜀⸀
PINHEIRO, Roberto Meireles. et al. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 3ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |