INSCRIÇÃO: 00933
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Trending Topics਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䄀唀吀伀刀䔀匀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䠀攀爀氀漀渀 䜀氀攀礀猀漀渀 䘀愀最甀渀搀攀猀 搀攀 一漀瘀愀椀猀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀爀甀稀⤀㬀 匀琀攀瀀栀愀渀礀 嘀愀氀攀爀椀愀渀漀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀 吀漀甀爀椀渀栀漀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀爀甀稀⤀㬀 䈀攀琀渀椀愀 䴀愀爀椀愀 嘀椀氀愀猀 䈀愀猀 䈀愀爀爀攀琀漀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀爀甀稀⤀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀倀䄀䰀䄀嘀刀䄀匀ⴀ䌀䠀䄀嘀䔀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀嘀搀攀漀 䔀搀甀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 䌀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 䜀渀攀爀漀Ⰰ 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ 嘀椀漀氀渀挀椀愀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀匀唀䴀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀爀攀渀搀椀渀最 吀漀瀀椀挀猀  甀洀 瘀搀攀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 焀甀攀 搀攀渀甀渀挀椀愀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀攀洀 㐀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㄀ 猀攀最甀渀搀漀 搀攀 搀甀爀愀漀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀 爀攀琀椀爀愀搀愀猀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀 渀攀猀猀攀猀 攀猀瀀愀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 瘀椀爀琀甀愀氀⸀ 倀爀攀琀攀渀搀攀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 渀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀 攀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 焀甀攀 愀瀀漀椀愀洀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀 攀 猀椀洀戀氀椀挀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀  甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 栀椀猀琀爀椀挀漀 攀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 最爀愀渀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀漀 攀 最攀渀攀爀愀氀椀稀愀漀 洀甀渀搀椀愀氀⸀  䔀氀愀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 洀愀挀栀椀猀琀愀 攀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀氀 焀甀攀 挀漀渀搀椀挀椀漀渀漀甀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀 甀洀愀 瀀漀猀椀漀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀挀愀洀攀渀琀攀 椀渀昀攀爀椀漀爀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 甀洀 挀愀洀瀀漀 搀攀 昀漀爀愀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 愀猀猀椀洀琀爀椀挀愀猀 攀渀琀爀攀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀洀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 준 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 焀甀愀渀搀漀 昀愀氀愀洀漀猀 猀漀戀爀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀猀琀愀洀漀猀 愀戀爀愀渀最攀渀搀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀甀愀猀 昀漀爀洀愀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 愀 昀猀椀挀愀 漀甀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀Ⰰ 猀攀樀愀 渀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 攀猀挀漀氀愀爀 漀甀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀⸀  Pierre Bourdieu (1992) entende violência simbólica como o processo pelo qual a classe dominante se impõe sobre a classe dominada não através da coerção física, mas de certo modo, com o consentimento de quem a sofre. Assim, diferentemente da violência física, que deixa marcas visíveis, a violência simbólica acontece de maneira velada, muitas vezes com a vítima sem perceber que está sendo violentada. Muitas dessas violências são naturalizadas como traços culturais, tendo a anuência da própria vítima. ਀䔀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 愀琀椀渀最攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀氀愀猀猀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀猀挀漀氀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀Ⰰ 爀攀氀椀最椀漀 攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 搀攀 椀渀切洀攀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀戀甀猀漀猀 攀洀漀挀椀漀渀愀椀猀 攀 挀栀愀渀琀愀最攀洀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀 愀琀 愀戀甀猀漀猀 昀猀椀挀漀猀 攀 猀攀砀甀愀椀猀㬀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀猀㬀 愀最爀攀猀猀攀猀Ⰰ 昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 挀漀洀攀琀椀搀漀猀 瀀漀爀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀Ⰰ 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 漀甀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀⸀ 伀 愀搀瘀攀渀琀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 漀 渀切洀攀爀漀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 搀攀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀 愀挀愀戀愀洀 瀀漀爀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 搀攀猀猀攀猀 栀戀椀琀漀猀Ⰰ 猀攀樀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 漀甀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀猀⸀ 伀猀 猀椀最渀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀搀漀猀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 猀攀爀瘀攀洀 瀀愀爀愀 爀攀愀昀椀爀洀愀爀 攀猀猀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀椀洀戀氀椀挀愀⸀  De acordo com Castells (1999) a comunicação molda a cultura. As tecnologias de Informação e comunicação apareceram para aprimorar a comunicação facilitando cada vez mais o acesso à informação pretendida, seja ela divulgada ou consumida.
 
OBJETIVO
Trending Topics é um produto que tem como objetivo gerar uma reflexão acerca da violência contra mulher e sobre sua publicização e banalização nas redes sociais.਀준 洀甀椀琀漀 挀漀洀甀洀 瘀搀攀漀猀 挀漀洀 愀氀琀漀猀 渀搀椀挀攀猀 搀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀搀漀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䔀猀猀攀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 瘀搀攀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 椀渀切洀攀爀漀猀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀甀爀琀椀搀愀猀 攀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ  瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 猀漀戀爀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 ᰀ吠爀攀渀搀椀渀最 吀漀瀀椀挀猀ᴀ†瀀爀漀洀漀瘀攀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 甀洀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 焀甀攀 挀漀洀攀琀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀 焀甀攀洀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 瘀攀氀愀搀愀 爀攀昀漀爀愀 愀 椀搀椀愀 搀攀猀猀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀 挀漀洀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ Desta forma, a questão principal de Trending Topics é levantar discussões sobre a violência contra mulher no âmbito virtual, debatendo pontos como compartilhamento, visualização e acesso desse tipo de conteúdo. Provocando assim o público para o questionamento sobre até que ponto as pessoas se tornam coniventes com as violências compartilhadas, perpetuando esse ato pelo compartilhamento e banalizando o sofrimento de diversas mulheres violentadas que são expostas nesse ambiente digital.
 
JUSTIFICATIVA
No Brasil, a violência contra a mulher é legalmente definida pela LEI MARIA DA PENHA. Lei N.°11.340, de 7 de Agosto de 2006, como qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial". No entanto, mesmo sendo crime, esse tipo de violência aumenta a cada dia. Uma pesquisa feita através do Instituto Datafolha, revela que 22% das brasileiras sofreram ofensa verbal em 2016, 10% das mulheres sofreram ameaça de violência física, 8% sofreram ofensa sexual, 4% receberam ameaça com faca ou arma de fogo. E ainda: 3% ou 1,4 milhões de mulheres sofreram espancamento ou tentativa de estrangulamento e 1% levou pelo menos um tiro.਀伀 渀切洀攀爀漀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀最爀攀搀椀搀愀猀 愀甀洀攀渀琀愀 瀀爀漀最爀攀猀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 攀 椀猀猀漀  爀攀昀漀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀椀猀Ⰰ 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䴀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 椀渀昀漀爀洀愀洀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀洀Ⰰ 攀搀甀挀愀洀 攀 挀漀渀猀琀爀漀攀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀攀猀猀攀 琀攀洀愀 攀 瀀漀爀 椀猀猀漀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 戀甀猀挀愀爀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 焀甀攀 攀砀瀀氀漀爀攀洀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 爀攀愀氀 攀 爀攀昀氀攀砀椀瘀愀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 焀甀攀 愀琀攀渀琀攀洀 瀀愀爀愀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 洀愀椀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀 攀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀搀漀爀愀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 琀攀洀愀猀 攀洀 瀀愀甀琀愀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ O vídeo educativo é um objeto que facilita a experiência de aprendizado ou, se preferirmos, uma experiência mediada para o aprendizado. Ele deve proporcionar além de informação um contexto que facilite ou apoie uma experiência de mudança e enriquecimento em algum sentido; seja ele conceitual ou perceptivo, axiológico ou afetivo, de habilidades ou atitudes (KAPLÚN, 1996).਀伀 琀漀洀 搀攀 搀攀渀切渀挀椀愀 氀攀最椀琀椀洀愀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 䄀 琀爀椀氀栀愀Ⰰ 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 挀漀爀攀猀 攀 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀 瀀愀爀愀 氀攀瘀愀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀  渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 最爀愀搀愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 昀椀挀愀 洀愀椀猀 琀攀渀猀愀Ⰰ 愀猀 挀攀渀愀猀 洀愀椀猀 瘀椀漀氀攀渀琀愀猀 攀 漀 爀椀琀洀漀 搀漀 瘀搀攀漀 洀愀椀猀 愀挀攀氀攀爀愀搀漀⸀  A violência contra mulher representada no produto perpassa por vários sentidos e camadas por meio de um discurso realista e visceral de como essa violência está exposta e como as pessoas convivem com ela. ਀䌀漀洀 漀 愀搀瘀攀渀琀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 瀀漀猀琀漀猀 挀漀洀漀 昀爀甀琀漀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ 䔀猀琀攀猀Ⰰ 挀椀爀挀甀氀愀洀 氀椀瘀爀攀洀攀渀琀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 洀攀椀漀猀 挀漀洀漀 夀漀甀琀甀戀攀 攀 圀栀愀琀猀愀瀀瀀⸀ 伀 焀甀攀 洀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀椀漀渀愀  愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀Ⰰ 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 攀猀猀攀猀 瘀搀攀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀⸀ 伀猀 爀攀挀攀瀀琀漀爀攀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀猀漀洀攀洀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀攀洀 琀攀爀 甀洀愀 挀爀椀琀椀挀椀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 渀攀最愀琀椀瘀愀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 瀀漀搀攀洀 挀愀甀猀愀爀 渀愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀砀瀀漀猀琀愀猀 渀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀攀猀猀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀⸀ 䄀 昀愀氀琀愀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀稀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 搀愀 爀攀搀攀 焀甀攀 琀攀洀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀稀愀爀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 攀猀猀攀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 甀洀 挀漀渀昀漀爀琀漀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀攀猀琀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ A violência simbólica e até a própria banalização quanto ao conceito de violência contribui para a formação de disseminadores destes discursos e produtores audiovisuais que a reafirmam. Os impactos das tecnologias de informação estão diretamente ligados à possibilidade de abordar qualquer assunto ou troca de conteúdo através da interação proporcionada principalmente pelas Redes Sociais. Para Marchiori e Oliveira (2012, p. 50) “As redes sociais na internet são constituídas a partir da expressão dos indivíduos [...] passam a ocupar o lugar de produtores das emissões, o que lhe confere novos valores em contextos mercadológicos, políticos e sociais. Essas redes são responsáveis não somente por conectar os indivíduos, como também propagar as ideias e opiniões por eles formados, trazendo à tona uma nova maneira de se fazer comunicação, uma espécie de imaginário coletivo.਀伀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 洀漀搀椀昀椀挀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 瀀漀爀焀甀攀 琀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 椀渀挀漀渀琀攀猀琀瘀攀氀 搀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀渀猀漀氀椀搀愀爀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 椀搀攀漀氀漀最椀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 吀爀攀渀搀椀渀最 吀漀瀀椀挀猀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 挀漀洀 猀甀愀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀爀漀搀甀漀 攀 䐀椀爀攀漀 攀洀 吀嘀Ⰰ 渀漀 焀甀愀爀琀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀 ⠀刀搀椀漀 ☀ 吀嘀⤀Ⰰ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀爀甀稀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀愀 愀漀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 ⠀倀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⤀ 猀攀 搀攀甀 渀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 攀搀椀漀 攀洀 吀嘀⸀ Na fase de pré-produção foi onde se deu a criação do roteiro original e da gravação das imagens. A primeira parte da produção veio com a idealização e estruturação da ideia, ou seja, o roteiro. Doc Comparato (1995, p. 8) define roteiro como uma “história contada em imagens, diálogo e descrição, dentro do contexto de uma estrutura dramática”. A ideia inicial dos produtores era transpassar em imagens o sentimento de inferioridade, angústia e dor que uma mulher que sofre violência sente. Desta forma, após várias discussões, a ideia findou-se em performance. Uma atriz seria a representação de todas as mulheres que passam ou passaram por tal sofrimento, e, ao fundo, três histórias diferentes, porém unidas pelo mesmo tema iriam narrar a performance.਀伀 爀漀琀攀椀爀漀 漀爀椀最椀渀愀氀 戀甀猀挀漀甀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀Ⰰ 愀椀渀搀愀 猀攀最甀渀搀漀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 琀爀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 猀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀㨀 䰀漀最漀猀Ⰰ 倀愀琀栀漀猀 攀 䔀琀栀漀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀Ⰰ 䰀漀最漀猀Ⰰ 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 愀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀漀 最攀爀愀氀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀⸀ 伀 倀愀琀栀漀猀  漀 搀爀愀洀愀Ⰰ 愀 愀漀Ⰰ 漀 挀漀渀昀氀椀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀ 준 漀 焀甀攀 愀昀攀琀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 猀攀樀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 琀爀愀最搀椀愀Ⰰ 搀漀 搀爀愀洀愀 漀甀 搀愀 挀漀洀攀搀椀愀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 䔀琀栀漀猀Ⰰ 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀  琀椀挀愀 攀 愀漀 猀攀渀琀椀搀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀⸀ 伀 瘀搀攀漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀⸀ 伀 搀椀猀挀甀爀猀漀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀愀氀愀瘀爀愀 攀 琀爀愀渀猀瀀漀猀琀漀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 愀 琀爀愀最搀椀愀 猀攀渀搀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 愀琀爀椀稀 攀洀 猀甀愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 愀 搀漀爀 攀 漀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 攀猀猀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 瀀愀猀猀愀洀 攀 愀 ᰀ洠漀爀愀氀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀ᴀⰠ 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀爀 攀洀椀琀椀搀愀⸀ A etapa de construção de roteiro teve início com uma reunião da equipe para que as principais ideias fossem elencadas. Percebendo o grande número casos de violência contra a mulher sendo noticiados na mídia, e principalmente no sul da Bahia. A equipe optou por uma estética artística, trabalhando com elementos não convencionais onde a principal era explorar a interpretação corporal das atrizes, sensibilizando os espectadores através das sensações físicas as agressões sofridas pelos casos relatados. A equipe também decidiu utilizar de relatos reais encontrados na internet para trazer o máximo de veracidade ao resultado final.਀䄀瀀猀 愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 搀攀猀猀攀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀猀 瘀漀稀攀猀 焀甀攀 挀漀渀琀愀爀椀愀洀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀攀爀椀愀洀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 攀 最爀愀瘀愀搀愀猀 猀攀瀀愀爀愀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀瀀琀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 瘀漀稀 漀昀昀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 愀猀 愀琀爀椀稀攀猀 琀攀爀椀愀洀 琀漀琀愀氀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀Ⰰ 猀攀洀 瀀爀攀挀椀猀愀爀 猀攀最甀椀爀 昀椀攀氀洀攀渀琀攀 漀 琀攀砀琀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 倀漀爀 切氀琀椀洀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 琀攀瘀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 爀攀愀椀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瘀搀攀漀 瀀愀爀愀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 爀攀愀氀Ⰰ 漀渀搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀漀 瘀琀椀洀愀猀 搀愀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀ 吀愀椀猀 搀愀搀漀猀 猀攀爀椀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 爀攀昀漀爀愀爀 愀 瘀攀爀愀挀椀搀愀搀攀 搀漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀爀瘀椀爀 挀漀洀漀 愀氀攀爀琀愀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 漀 愀猀瀀攀挀琀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 瀀漀搀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 挀漀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 洀甀氀栀攀爀⸀ 䌀漀洀 攀猀猀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 瘀搀攀漀 樀 攀氀攀渀挀愀搀愀猀 攀 猀愀戀攀渀搀漀 漀 焀甀攀 焀甀攀爀愀洀漀猀 漀甀 渀漀 渀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 瀀愀爀琀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 爀攀愀氀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 搀攀猀挀爀攀瘀攀渀搀漀 挀攀渀愀 愀 挀攀渀愀⸀ O passo seguinte foi selecionar os vídeos que entrariam no projeto. Os escolhidos foram os materiais com maior número de visualizações e manchete, a partir deste critério de seleção se deu também a ideia do título do vídeo. Com os vídeos selecionados, escolhemos como eles seriam mostrados na tela. Dividimos por níveis, onde a violência seria revelada por níveis, da violência simbólica, passando pela violência física e terminando com o assassinato. Todos os vídeos selecionados foram retirados do YouTube, respeitando o direto de imagens.਀一愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 愀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀愀瀀琀愀搀漀 昀漀椀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀⸀ 준 渀攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 攀猀琀漀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 洀漀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 攀Ⰰ 樀甀猀琀愀瀀漀猀琀漀猀Ⰰ 昀愀稀攀爀 猀攀渀琀椀搀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䰀攀漀渀攀 ⠀㈀  㔀Ⰰ 瀀 ㈀㐀⤀ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀 瀀漀猀猀甀椀 琀爀猀 攀琀愀瀀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀 挀栀攀最愀爀 愀 甀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀㨀 漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 攀 愀 愀爀琀椀挀甀氀愀漀 焀甀攀 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀Ⰰ 猀椀最渀椀昀椀挀愀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䴀椀爀攀氀氀愀 䴀愀爀琀椀渀攀氀氀椀 ⠀㈀   Ⰰ 瀀⸀ 㔀㐀⤀ 猀攀 瀀攀渀猀愀爀洀漀猀 渀愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀愀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 琀攀洀漀猀 猀攀洀瀀爀攀 愀 挀栀愀渀挀攀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀 昀椀氀洀攀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀瘀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀瀀攀渀愀猀 洀攀砀攀爀 攀洀 搀攀琀愀氀栀攀猀 漀甀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 渀甀洀 洀攀椀漀ⴀ琀攀爀洀漀⸀ 吀甀搀漀 瘀愀椀 搀攀瀀攀渀搀攀爀 搀愀 爀攀愀漀 搀攀 渀漀猀猀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀ⴀ琀攀猀琀攀 搀攀 猀愀琀椀猀昀愀漀 焀甀攀 漀 搀椀爀攀琀漀爀 攀 漀 洀漀渀琀愀搀漀爀 猀攀渀琀攀洀 挀漀洀 漀 昀椀氀洀攀 愀 焀甀攀 攀猀琀漀 挀栀攀最愀渀搀漀⸀ O documentário de Lívia Perez, intitulado Quem matou Eloá (2015), nos serviu como um dos suportes para o projeto, pois de maneira geral, faz uma crítica a sociedade onde tudo se torna um espetáculo. ਀䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 琀攀爀洀漀猀 搀攀挀椀搀椀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 瘀搀攀漀猀 攀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀Ⰰ 昀漀洀漀猀 瀀攀渀猀愀爀 猀漀戀爀攀 焀甀愀氀 琀椀瀀漀氀漀最椀愀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀爀椀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 挀漀爀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 栀愀瘀愀洀漀猀 瀀攀渀猀愀搀漀⸀ 䄀 洀漀渀琀愀最攀洀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀 戀甀猀挀愀 椀搀攀愀氀椀稀愀爀 爀愀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 瀀氀愀渀漀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 洀愀渀椀瀀甀氀愀爀Ⰰ 猀甀最攀猀琀椀漀渀愀爀Ⰰ 漀甀 洀攀猀洀漀 挀爀椀愀爀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 椀渀琀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 渀漀瘀漀 渀愀 挀愀戀攀愀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 䘀漀椀 攀渀琀漀 焀甀攀 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀椀愀氀琀椀挀愀 攀 焀甀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 愀氀琀攀爀渀渀挀椀愀 攀渀琀爀攀 瀀氀愀渀漀猀 搀攀 搀甀愀猀 猀攀焀甀渀挀椀愀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀 甀洀 渀漀瘀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 椀洀瀀氀挀椀琀漀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 伀 爀攀瘀漀氀甀挀椀漀渀爀椀漀 爀甀猀猀漀  漀 挀爀椀愀搀漀爀 搀愀 ᰀ洠漀渀琀愀最攀洀 搀攀 愀琀爀愀攀猀ᴀⰠ 琀愀洀戀洀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 挀漀洀漀 ᰀ洠漀渀琀愀最攀洀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀ᴀ†漀甀 ᰀ洠漀渀琀愀最攀洀 搀椀愀氀琀椀挀愀ᴀⰠ 焀甀攀 琀攀洀 挀氀愀爀愀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 渀愀 搀椀愀氀琀椀挀愀 洀愀爀砀椀猀琀愀 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀椀洀瀀氀爀椀愀Ⰰ 焀甀攀 䄀 ⬀ 䈀 最攀爀愀 愀氀最漀 洀愀椀漀爀 攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 焀甀攀 䌀⸀ De tal maneira que a montagem planificada pôde gerar conceitos, ideias e significados antes nunca imaginados. Trazendo para nossa produção, essa noção de linha de pensamentos se consolida através da mescla dos vídeos colhidos da internet e a performance gravada no estúdio. Esse tipo de montagem nos facilita uma articulação milimetricamente controlada pela intencionalidade do realizador. Uma imagem é posta na tela e logo em seguida uma segunda estabelece uma conexão gerando no espectador uma correlação de conflito e facilitando a capacidade de incitar-se uma reflexão.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Muitos produtos audiovisuais têm um conteúdo informativo, o que não quer dizer que o mesmo seja de cunho educativo. Tudo depende de qual contexto e intencionalidade ele está sendo utilizado e quais aspectos – ideológicos, culturais e sociais – ele está inserido. Optamos pelo gênero vídeo educativo, que no caso do nosso produto, tem caráter de denúncia e performático. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀椀愀氀琀椀挀漀Ⰰ 攀洀瀀爀攀最愀搀愀 瀀漀爀 䔀椀猀攀渀猀琀攀椀渀 ⠀㈀  ㈀⤀  漀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀爀愀稀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 攀 愀琀椀琀甀搀攀猀 焀甀攀 渀漀爀琀攀椀愀洀 愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 攀猀琀漀 椀洀瀀氀挀椀琀愀猀 漀甀 愀爀爀愀椀最愀搀愀猀 渀漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ Com a finalidade de proporcionar o conflito imagético e de despertar as percepções sensoriais através de uma trilha musical tensa, elaboramos o produto nos seguintes parâmetros: Abertura, primeiro, segundo e terceiro bloco, mais a creditação. Na abertura, o mapa mental formou-se para que o espectador compreendesse as camadas de sentido da dialética por meio da performance exercida pela atriz em estúdio que apresenta a temática a quem assiste. Enquanto o contexto imagético sugere a tonalidade do produto por meio da fotografia com luz dura e um fundo preto, respondendo “alguém que está fazendo algo”, o desenho de som trouxe a resposta da temática (o que) com a frase “tem muita mulher por aí passando por isso”. Ainda, é importante salientar que as frases ditas em narração e voz over na abertura do produto contribui para formar a ideia de que existem muitas mulheres na condição apresentada pelo vídeo. E, dessa maneira, impactar o espectador para permanecer assistindo o trending topics. Isto é, alguém fazendo algo: Atriz representando performaticamente as sensações de diversas mulheres em estado de violência. E “em algum lugar”, o âmbito social e constante da violência doméstica, em outras palavras, mulheres sofrendo violência no âmbito doméstico. Além disso, um aspecto presente no vídeo é a utilização de cortes em momentos específicos. E a passagem de uma cena para outra ocorre com a sobreposição de imagens em recurso de slow motion (câmera lenta), diminuindo a opacidade de uma para outra. Esse tipo de transição entre imagens, no vídeo, faz com que o espectador perceba que o sentimento das atrizes sociais está sobreposto na performance. ਀䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 渀愀猀挀攀 挀漀洀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀猀琀最椀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ  漀瀀爀攀猀猀漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀⸀ 䨀 漀 猀攀最甀渀搀漀Ⰰ 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 猀攀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀愀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 愀 愀最爀攀猀猀漀 昀猀椀挀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 瘀搀攀漀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 猀攀渀搀漀 挀栀甀琀愀搀愀 瀀攀氀漀 洀愀爀椀搀漀 攀 猀攀甀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀攀椀琀愀Ⰰ 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 愀挀攀渀搀攀 瀀愀爀愀 漀 挀氀椀洀愀砀 攀渀昀愀琀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀 搀攀 琀漀爀琀甀爀愀 渀漀 瀀椀挀攀 搀愀 琀攀渀猀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 瀀攀氀愀 洀攀氀漀搀椀愀 椀渀琀攀渀猀愀 攀 戀攀洀 洀愀爀挀愀搀愀 搀愀 琀爀椀氀栀愀 洀甀猀椀挀愀氀⸀ 倀愀爀愀 洀愀椀猀Ⰰ 漀 攀猀瀀愀渀挀愀洀攀渀琀漀 愀 瀀愀甀氀愀搀愀猀 攀砀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 甀洀愀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 椀渀琀攀爀渀攀琀  瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 琀爀椀氀栀愀 攀 愀 琀攀渀猀漀 洀愀爀挀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 挀漀爀琀攀猀 愀戀爀甀瀀琀漀猀⸀ 䄀 洀攀搀椀愀搀愀 焀甀攀 愀 琀攀渀猀漀 猀甀猀琀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 琀爀椀氀栀愀 挀爀攀猀挀攀 漀 挀漀爀琀攀 猀攀挀漀 猀甀爀最攀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀氀 搀攀 挀漀渀昀椀爀洀愀爀 愀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀愀甀氀愀搀愀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀攀猀攀樀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 猀攀渀猀愀攀猀 焀甀攀 最漀猀琀愀爀愀洀漀猀 搀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 渀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀   Além disso, o filme é finalizado por meio de tipografias com frases que questiona as atitudes dos internautas diante do uso das redes sociais, como por exemplo “O que você compartilha nas redes sociais?”. E por fim, convoca o espectador a não compartilhar vídeos com conteúdo violento, e, em seguida, a creditação. ਀䌀漀渀昀漀爀洀攀 䔀椀猀攀渀猀琀攀椀渀 ⠀㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㈀⤀Ⰰ 渀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 琀漀渀愀氀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀  瀀攀爀挀攀戀椀搀漀 攀洀 甀洀 猀攀渀琀椀搀漀 愀洀瀀氀漀⸀ 伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀渀最氀漀戀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀攀渀猀愀攀猀 搀漀 昀爀愀最洀攀渀琀漀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀⸀ 䄀焀甀椀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 猀攀 戀愀猀攀椀愀 渀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀 猀漀洀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 搀漀 昀爀愀最洀攀渀琀漀 ጀ†搀攀 猀甀愀 搀漀洀椀渀愀渀琀攀⸀ 吀漀洀 最攀爀愀氀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 䔀洀 瘀椀爀琀甀搀攀 搀椀猀猀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 琀愀洀戀洀 搀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 琀漀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 䔀椀猀攀渀猀琀攀椀渀 愀戀漀爀搀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 戀愀猀攀愀搀愀 渀愀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 氀甀稀 搀攀 甀洀 昀爀愀最洀攀渀琀漀 攀 琀愀洀戀洀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 最爀昀椀挀愀⸀ 䔀 焀甀攀 渀漀 渀漀猀猀漀 瘀搀攀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 最愀渀栀漀 搀漀 猀漀洀Ⰰ 搀愀 樀甀猀琀愀瀀漀猀椀漀 搀漀猀 琀愀欀攀猀Ⰰ 搀愀 椀渀琀攀渀猀椀搀愀搀攀 搀愀 氀甀稀 搀攀猀攀渀栀愀渀搀漀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀愀 琀攀渀猀漀⸀ 倀愀爀愀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 最爀愀瘀愀搀愀猀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀洀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 愀洀愀爀攀氀愀搀愀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀漀猀 挀漀洀 氀甀稀 搀甀爀愀⸀ Na computação gráfica, a paleta de cores em tons de amarelo, vermelho e preto, possui representatividade na elaboração da estética para enfatizar a atmosfera sombria proposta pela temática. Sobretudo, não só para representar a angustiante dos sentimentos das mulheres que sofrem violência, mas igualmente, despertar a sensação de abismo “escuro”, tenebroso e de opressão de quem comete violência à outra pessoa. Foram aplicadas também filtros como efeito vinhetas de bordas escuras para dar uma maior dramaticidade a cena. ਀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 挀漀洀漀 ᰀ吠爀攀渀搀椀渀最 吀漀瀀椀挀猀ᴀ†瀀漀椀猀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀椀稀愀搀愀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀猀琀 渀漀 琀漀瀀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䔀 漀 琀琀甀氀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀 挀漀爀爀椀焀甀攀椀爀愀 焀甀攀  瀀爀漀瀀愀最愀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀漀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀⸀  Ademais, os vídeos tirados da internet, tivemos o cuidado de usar um efeito de distorção nos rostos das vítimas, por respeito à identidade das mesmas.
 
CONSIDERAÇÕES
Trending Topics passou por um processo de aprimoração desde a ideia até a sua entrega final. Mudou-se o objetivo inicial, saindo da performance onde se representaria o sofrimento das vítimas, para uma denúncia expositiva com os vídeos visitados e compartilhados na internet e que possuem caráter criminoso.਀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 猀甀瀀攀爀漀甀 愀猀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀 栀愀瘀椀愀 挀爀椀愀搀漀⸀ 唀洀愀 瘀攀稀 琀攀渀搀漀 愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀漀 甀爀最攀渀琀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 愀戀漀爀搀愀搀愀  渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀漀猀 攀 漀 焀甀漀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀  瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 猀攀渀琀椀甀 漀爀最甀氀栀漀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 瘀椀猀甀愀氀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 愀氀攀爀琀愀 昀爀攀渀琀攀 愀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 愀挀漀洀攀琀椀搀漀 愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀 愀琀 愀 昀猀椀挀愀⸀ Os produtos audiovisuais possuem uma grande capacidade de comunicação que reafirmam discursos, sejam eles positivos ou negativos. O vídeo educativo, em especial, é capaz de levar aos espectadores uma nova visão sobre o tema abordado, possibilitando ao mesmo conhecer e se posicionar frente ao que está assistindo. O Trending Topics propicia, acima de tudo, uma possibilidade de posicionamento crítico pelo telespectador, principalmente pela escolha de imagens que estão postas em tela. ਀伀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ  瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀ⴀ氀愀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀洀戀愀琀攀 愀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ 䄀椀渀搀愀 焀甀攀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 琀攀洀 猀攀爀瘀椀搀漀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 爀攀愀昀椀爀洀愀爀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 洀愀挀栀椀猀琀愀猀Ⰰ 瘀椀漀氀攀渀琀漀猀Ⰰ 搀攀 挀甀渀栀漀 瀀攀樀漀爀愀琀椀瘀漀㬀 漀猀 攀猀昀漀爀漀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀瘀攀洀 猀攀 爀攀瘀攀爀琀攀爀 瀀愀爀愀 挀漀爀爀漀戀漀爀愀爀 挀漀洀 漀 昀椀洀 搀攀猀猀攀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀⸀  A realização de Trending Topics foi, principalmente, uma experiência de produção de discentes de Comunicação Social cuja as principais ferramentas são as técnicas de produção e de montagem de audiovisual. Deste modo, este vídeo utiliza de técnicas comunicacionais para contribuir com o debate que se tem acerca do tema e colaborar com a luta do fim da violência contra a mulher.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
Os números da Violência Doméstica no Brasil. Disponível em: . Acessado em 05/07/2017 ás 15h36min.

LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

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