INSCRIÇÃO: | 00960 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP03 |
TÍTULO: | iD - Campanha Publicitária |
AUTORES: | Levi Carvalho Leite (Universidade de Fortaleza); Daniel Pereira Vasconcelos (Universidade de Fortaleza); Carlos Eduardo Bittencourt Paiva (Universidade de Fortaleza) |
PALAVRAS-CHAVE: | reposicionamento, refrigerante, orgânico, identidade, Indaiá |
RESUMO | |
O iD é um projeto de reposicionamento do Refri da Indaiá desenvolvido na disciplina de Introdução à Publicidade no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza (Unifor). A ideia é mudar a percepção do produto diante do mercado. Para isso trabalhamos com o conceito "identidade". Criando para isso o redesign da embalagem, novas estratégias de comunicação mais voltadas para as redes sociais, peças e ações promocionais como uma loja “pop-up store” e um stand, que busca unir as novas técnicas de marketing experiencial. | |
INTRODUÇÃO | |
A empresa Indaiá é líder no segmento de água mineral no Brasil. Dentre os produtos que compõem seu portfólio há o Refri Indaiá. Um refrigerante que, diante de seu posicionamento no segmento e das suas estratégias de comunicação, possui deficiência em competir com as grandes marcas do mercado, sendo um produto que não possui um plano de comunicação definido e eficiente.䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ᰀ䔠猀挀漀氀栀愀 猀攀爀 瘀漀挀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀愀 猀攀爀 椀䐀ᴀⰠ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䤀渀琀爀漀搀甀漀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀 ⠀唀渀椀昀漀爀⤀Ⰰ 琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 爀攀瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ᰀ䔠猀挀漀氀栀愀 猀攀爀 瘀漀挀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀愀 猀攀爀 椀䐀ᴀ†焀甀攀 爀攀瀀漀猀椀挀椀漀渀愀 漀 刀攀昀爀椀 䤀渀搀愀椀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 琀漀爀渀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀 搀攀 猀甀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 漀猀 猀攀甀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀椀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀ A ideia da campanha adequa-se à proposta do briefing, que consiste em transformá-lo em um refrigerante orgânico voltado ao público das classes A, B1 e B2 e criar um plano de comunicação, junto ao reposicionamento.嘀椀猀琀漀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀椀愀渀琀攀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 瀀攀爀挀攀戀攀渀搀漀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 渀漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 洀愀椀猀 猀愀甀搀瘀攀椀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 愀 䔀甀爀漀洀漀渀椀琀漀爀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀爀漀瘀攀搀漀爀愀 最氀漀戀愀氀 搀攀 椀渀琀攀氀椀最渀挀椀愀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀㨀 “A crescente curiosidade das pessoas sobre sua composição genética – que os fazem tão especiais – e a busca por personalização dos produtos/serviços de saúde e beleza estão alimentando a demanda por kits de DNA domésticos. Os consumidores alvos vão desde aquele que “se preocupam com seu bem-estar” até aqueles que buscam entender suas origens e os fanáticos por nutrição e vida fitness”.伀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀爀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀爀 愀 猀甀愀 渀漀瘀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀愀稀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀甀爀最椀甀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䤀渀琀爀漀搀甀漀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䌀愀爀氀漀猀 䈀椀琀琀攀渀挀漀甀爀琀Ⰰ 焀甀攀 漀戀猀攀爀瘀漀甀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀挀椀氀椀愀爀 愀 琀攀漀爀椀愀 焀甀攀 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀ⴀ氀愀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀椀挀琀挀椀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 挀漀洀 甀洀 愀渀甀渀挀椀愀渀琀攀 爀攀愀氀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 愀最渀挀椀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ Dessa forma, após seguir um método de livre associação — como é dito por Hume, em seu livro “Tratado da natureza humana”, todos os nossos raciocínios seguem uma relação de causa e efeito, fato visto quando inferimos a existência de um objeto pela existência de outro, ou então como um evento é decorrência de outro. Esta inferência, ou esta afirmação do efeito pela causa só nos é possível pela existência de uma ligação mediata ou imediata dos objetos ou eventos. Dessa forma, tivemos como ponto de partida a palavra Indaiá, chegando à palavra “identidade” e logo após “id”.匀攀最甀渀搀漀 䠀愀氀氀 ⠀䄀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 渀愀 倀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀⤀ 攀砀椀猀琀攀洀 琀爀猀 挀漀渀挀攀瀀攀猀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀㨀 漀 猀甀樀攀椀琀漀 搀漀 䤀氀甀洀椀渀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 挀攀渀琀爀愀搀漀 攀 搀漀琀愀搀漀 搀攀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 爀愀稀漀㬀 漀 猀甀樀攀椀琀漀 匀漀挀椀漀氀最椀挀漀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 洀甀渀搀漀 洀漀搀攀爀渀漀 攀 焀甀攀 渀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 猀攀 昀漀爀洀愀 瀀攀氀愀 爀攀氀愀漀 焀甀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 挀漀洀 漀猀 漀甀琀爀漀猀㬀 攀 漀 猀甀樀攀椀琀漀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀漀⸀䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 愀漀 瀀愀猀猀漀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀漀搀攀爀渀愀 猀攀 琀漀爀渀愀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀Ⰰ 挀漀氀攀琀椀瘀愀 攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 攀洀 昀甀渀漀 搀愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 渀瘀攀氀 攀挀漀渀洀椀挀漀 攀 瀀漀氀琀椀挀漀Ⰰ 漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 琀愀洀戀洀 洀漀搀椀昀椀挀愀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 愀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀 洀愀椀猀 挀漀洀漀 甀洀 猀攀爀 ᰀ搠攀昀椀渀椀搀漀ᴀ†渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀攀猀猀愀猀 渀漀瘀愀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀猀 搀攀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ Desde meados dos anos de 1980 percebemos que o público jovem-adulto, conhecido como gerações X, Y e Z, declara a importância em construir o mundo a seu modo, quebrando o que foi imposto como padrão pelas gerações anteriores. Sentimento muito presente em músicas de bandas como Legião Urbana e filmes como “Clube dos Cinco” que apresentavam um identidade do jovem que ecoa até os dias atuais.䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀洀 攀猀猀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 挀漀洀漀 昀漀挀漀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 刀攀昀爀椀 䤀渀搀愀椀 愀氀椀愀搀漀 愀 攀猀琀愀 挀漀渀挀攀瀀漀 攀 猀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 搀攀猀猀攀 猀攀最洀攀渀琀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䐀愀渀搀漀 搀攀猀琀愀焀甀攀 愀漀 搀攀猀椀最渀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀攀渀琀攀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀攀氀愀 搀攀猀椀最渀攀爀 倀愀甀氀愀 匀挀栀攀爀㨀 ᰀ倠愀氀愀瘀爀愀猀 琀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀⸀ 吀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 琀攀洀 攀猀瀀爀椀琀漀⸀ 䄀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀漀猀 搀漀椀猀 攀猀瀀攀琀愀挀甀氀愀爀ᴀ⸠ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 愀漀 渀漀瘀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 戀攀戀椀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀漀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 戀猀椀挀愀猀 樀 攀猀琀愀瘀愀洀 瀀爀攀猀挀爀椀琀愀 渀漀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 瀀愀爀琀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 漀渀搀攀 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䬀漀琀氀攀爀Ⰰ 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 愀瘀愀氀椀愀漀 最氀漀戀愀氀 搀愀猀 昀漀爀愀猀Ⰰ 昀爀愀焀甀攀稀愀猀Ⰰ 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 攀 愀洀攀愀愀猀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀 渀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 渀攀最挀椀漀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀洀漀猀 漀 琀愀爀最攀琀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 攀 猀甀愀 瀀漀猀琀甀爀愀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀瀀猀 攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀 戀甀猀挀愀洀漀猀 愀氀最漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀挀愀渀搀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀 焀甀攀猀琀漀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 搀攀猀椀最渀 攀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀⸀ No processo de design, os conceitos e soluções geralmente “resultam da aplicação consciente de determinadas técnicas”, como expõe Lupton (Intuição, Ação, Criação — Graphic Design Thinking) o processo de design que se dá pela definição do problema, geração de ideias e criação de forma.䌀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀挀愀 攀 挀爀椀愀爀 愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 渀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 愀 椀洀愀最攀洀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 漀 愀氀椀挀攀爀挀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 焀甀攀 渀漀爀琀攀椀愀 琀漀搀漀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ Exploramos a comunicação on-line por meio de posts no Instagram e Facebook com textos que sigam a unidade da campanha e o seu conceito original. É de grande importância a sua padronização visual com a marca d’água do produto e a repetição do slogan, para assinar as peças. As fotos seguem o mesmo modelo: os perfis utilizam filtro semelhantes e padrão de edição trazendo uniformidade. A utilização de personas ajuda a trazer uma empatia com o consumidor.倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 攀瘀攀渀琀漀 漀 攀椀砀漀 挀攀渀琀爀愀氀 焀甀攀 琀爀愀稀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䬀漀琀氀攀爀 ⠀䴀愀爀欀攀琀椀渀最 㐀⸀ Ⰰ ㈀ 㜀⤀㨀 “Embora a conectividade móvel – por meio de dispositivos móveis – seja importante, trata-se do nível mais básico de conectividade, no qual a internet serve apenas como infraestrutura de comunicação. O próximo nível é a conectividade experiencial, na qual a internet é usada para fornecer uma experiência superior em pontos de contato entre os clientes e as marcas. Nesse estágio, não estamos mais preocupados apenas com a extensão, mas também com a profundidade da conectividade. O nível supremo é a conectividade social, que envolve a força da conexão em Comunidades de consumidores. Uma vez que a conectividade está intimamente associada ao segmento jovem, costuma ser considerada pertinente apenas a essa geração de consumidores.” | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
A priori, diante da perspectiva trazida pela análise de ambiente feita durante o processo do planejamento, percebemos que o produto tem uma grande oportunidade por ser algo novo e estar em um setor crescente e que possui baixa concorrência, conforme o levantamento de dados com base na análise de estudos e pesquisas Brasil Beverage Trends 2020. Sobretudo por essas mesmas características ele tem o desafio de lidar com os concorrentes mais que estão há mais tempo no mercado e a diminuição do consumo de refrigerantes, fato divulgado pela Vigitel 2016, pesquisa que monitora fatores de risco para a saúde.䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀漀 椀䐀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 椀渀椀挀椀愀氀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀搀攀 猀攀洀渀琀椀挀愀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 氀漀最漀琀椀瀀漀 挀漀洀 甀洀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀椀最椀琀愀氀 攀 搀攀猀椀最渀 洀椀渀椀洀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 漀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 挀漀洀漀 愀 䜀漀漀最氀攀 攀 愀 䄀瀀瀀氀攀⸀ 伀 渀漀洀攀 搀漀 刀攀昀爀椀 䤀渀搀愀椀Ⰰ 昀漀椀 爀攀琀椀爀愀搀漀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ᰀ䤠渀搀愀椀ᴀ†瀀愀爀愀 搀攀猀愀猀猀漀挀椀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀⸀ 一愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀洀 渀漀瘀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀 甀渀椀渀搀漀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ᰀ椠搀ᴀ† 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ O design cambiante do logotipo e das cores se dá pelos sabores do produto (Acerola, Laranja, Guaraná e Uva).伀甀琀爀漀 椀琀攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 昀漀椀 漀 爀攀搀攀猀椀最渀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 昀漀椀 漀 愀氀甀洀渀椀漀Ⰰ 瀀漀爀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 瀀爀愀琀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ洀愀椀漀爀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 攀 氀攀瘀攀稀愀⸀ 䌀漀洀漀 搀攀猀挀爀椀琀漀 瀀攀氀愀 䄀䈀䄀䰀 ⠀䄀猀猀漀挀椀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀漀 䄀氀甀洀渀椀漀⤀Ⰰ 漀 愀氀甀洀渀椀漀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 椀渀昀椀渀椀琀愀洀攀渀琀攀 爀攀挀椀挀氀愀搀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 漀 琀漀爀渀愀 氀搀攀爀 攀洀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀 愀 椀猀琀漀Ⰰ 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 攀渀攀爀最椀愀 爀攀搀甀稀椀搀漀Ⰰ 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀搀漀 攀 愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 猀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀⸀ Em questão do desenvolvimento de peças publicitárias trabalhamos direcionados principalmente para a internet, a fim de atingir ao nosso público de interesse com maior impacto. Mas também trabalharemos com a TV por ser um grande veículo de comunicação de massa. ᰀ儠甀愀猀攀 㤀 ─ 搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 猀攀 椀渀昀漀爀洀愀洀 瀀攀氀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 㘀㌀─ 琀洀 渀愀 吀嘀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 洀攀椀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䄀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀猀琀 攀洀 猀攀最甀渀搀漀 氀甀最愀爀Ⰰ 挀漀洀漀 洀攀椀漀 瀀爀攀昀攀爀椀搀漀 搀攀 ㈀㘀─ 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀 挀椀琀愀搀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 搀甀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀漀爀 㐀㤀─⸀ 伀猀 搀愀搀漀猀 猀漀 搀愀 ∀倀攀猀焀甀椀猀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䴀搀椀愀 ㈀ 㘀 ⴀ 䠀戀椀琀漀猀 搀攀 䌀漀渀猀甀洀漀 搀攀 䴀搀椀愀 瀀攀氀愀 倀漀瀀甀氀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀∀Ⰰ 搀椀瘀甀氀最愀搀愀 渀攀猀琀愀 琀攀爀愀ⴀ昀攀椀爀愀 ⠀㈀㐀⤀ 瀀攀氀愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀⸀ᴀ Inicialmente serão elaboradas peças para redes sociais como: Instagram, Facebook e YouTube, redes sociais mais comuns para público de interesse, fazendo uso de anúncios patrocinados e filmes publicitários e Branded Content, tipo de conteúdo criado em 2001 pela BMW, que tem como particularidade a liberdade criativa para contar histórias).䘀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀洀 瀀攀爀昀椀氀 爀攀愀氀 渀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 ⠀䀀椀搀漀昀椀挀椀愀氀⤀ 攀 爀攀挀攀戀攀洀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 搀椀爀攀挀琀Ⰰ 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀椀爀攀琀愀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 甀洀愀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 挀漀洀 洀攀氀栀漀爀 瘀椀猀漀 搀漀猀 猀琀愀欀攀栀漀氀搀攀爀猀Ⰰ 琀攀爀洀漀 挀爀椀愀搀漀 瀀攀氀漀 昀椀氀猀漀昀漀 刀漀戀攀爀琀 䔀⸀ 䘀爀攀攀洀愀渀 瀀愀爀愀 搀攀昀椀渀椀爀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 漀甀 最爀甀瀀漀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀Ⰰ 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀攀猀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 攀洀 愀挀栀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ Como meio principal de divulgação das peças utilizamos as redes sociais. De acordo com Kotler:ᰀ䄠猀 琀攀氀愀猀 攀猀琀漀 猀攀 琀漀爀渀愀渀搀漀 琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 攀洀 渀漀猀猀愀猀 瘀椀搀愀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀洀漀猀 洀愀椀猀 搀攀 焀甀愀琀爀漀 栀漀爀愀猀 搀攀 渀漀猀猀漀 琀攀洀瀀漀 搀椀爀椀漀 搀攀 氀愀稀攀爀 甀猀愀渀搀漀 瘀爀椀愀猀 琀攀氀愀猀 搀攀 洀漀搀漀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀氀 攀 猀椀洀甀氀琀渀攀漀⸀ 䔀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 琀攀洀 猀椀搀漀 愀 攀猀瀀椀渀栀愀 搀漀爀猀愀氀 搀攀猀猀愀猀 椀渀琀攀爀愀攀猀 戀愀猀攀愀搀愀猀 攀洀 琀攀氀愀猀⸀ 伀 琀爀昀攀最漀 琀漀琀愀氀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 挀爀攀猀挀攀甀 ㌀ 瘀攀稀攀猀 搀攀 ㈀ 愀 ㈀ 㐀Ⰰ 挀漀渀攀挀琀愀渀搀漀 㐀 攀渀琀爀攀 挀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 洀甀渀搀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 瀀爀攀瘀椀猀漀 搀愀 䌀椀猀挀漀Ⰰ 瘀攀爀攀洀漀猀 漀甀琀爀漀 猀愀氀琀漀 搀攀 瘀攀稀攀猀 搀漀 琀爀昀攀最漀 最氀漀戀愀氀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 愀琀 ㈀ 㤀Ⰰ 愀挀椀漀渀愀搀漀 瀀漀爀 洀愀椀猀 搀攀 戀椀氀栀攀猀 搀攀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 洀瘀攀椀猀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀猀⸀ᴀ O objetivo dos posts on-line é retratar as diferentes escolhas que formam a personalidade do indivíduo, mostrando perfis de pessoas com características singulares, mas que tem um interesse em comum (ter uma alimentação mais balanceada) e para isso, fazer o consumo do refrigerante orgânico, produto caracterizado por possuir menos açúcares e nenhum conservante, além de ter uma alta quantidade de suco natural da fruta. Também são representadas situações do dia-a-dia em que a bebida poderia ser consumida (lanches ao ar livre e almoço, principalmente).䌀漀洀漀 愀爀琀椀昀挀椀漀 搀攀 瀀爀漀洀漀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 甀洀愀 氀漀樀愀 瀀漀瀀ⴀ甀瀀 昀漀椀 瀀爀漀樀攀琀愀搀愀 瘀椀爀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 漀 渀漀瘀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 猀攀甀 琀愀爀最攀琀 渀漀 猀栀漀瀀瀀椀渀最 䤀最甀愀琀攀洀椀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀 焀甀攀 琀攀洀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 䄀Ⰰ 䈀 攀 䈀㈀⸀ Aplicando a pesquisa na criação, tivemos a concepção de inserir um stand em um grande festival de música. Dentro do evento, o iD tem a proposta de ter um local com distribuição do produto e a troca de latinhas e lixo reciclável por brindes específicos para o público-alvo como fones de ouvido personalizados, assinaturas premium de serviços de streaming de música e caixinhas de som de alta qualidade. A ideia é ter um espaço aconchegante, climatizado e com uma decoração que seja atraente para o público. Um espaço com referências artísticas e culturais e a presença de personalidades da mídia que interessem ao público. | |
CONSIDERAÇÕES | |
A campanha “Escolha ser você, escolha ser iD” busca trazer um conceito mais voltado ao design, aplicado desde o logotipo, ao redesign da embalagem e os posts nas redes sociais, a fim de de estabelecer seu posicionamento no mercado. O planejamento buscou criar soluções inovadoras, para um tipo produto ainda pouco conhecido e explorado, que é o refrigerante orgânico. A ênfase na criação procurou suprir os objetivos, dando personalidade e originalidade ao produto em questão. Dessa forma com a liberdade que nos foi dada e desafio de ousar revelou-se muito aprazível e enriquecedor. Além de proporcionar uma melhor visão do mercado. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
Quais as diferenças entre as gerações X, Y e Z e como administrar os conflitos? Disponível em Euromonitor International. Está no meu DNA (It’s in my DNA – I’m so Special). Disponível em HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 2004. Editora Rio de Janeiro. 9a. Edição. Lupton, Ellen. Intuição, Ação, Criação Graphic Design Thinking. 2013. Editora GG Brasil. 1a. Edição. Iguatemi é o mais querido da cidade. Disponível em Kotler, Philip. Marketing 4.0 - do Tradicional ao Digital. 2017. Editora Sextante / Gmt. 1a. Edição. Hume, David. Tratado da Natureza Humana. 2009. Editora UNESP. 2a. edição.䈀爀愀猀椀氀 䈀攀瘀攀爀愀最攀 吀爀攀渀搀猀 ㈀ ㈀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀爀愀猀椀氀戀攀瘀攀爀愀最攀琀爀攀渀搀猀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀昀椀氀攀猀⼀愀猀猀攀琀猀⼀戀愀猀椀挀ⴀ栀琀洀氀⼀瀀愀最攀ⴀ⸀栀琀洀氀⌀㸀 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㈀㌀ 洀愀爀⸀ ㈀ 㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀椀最椀琀攀氀 ㈀ 㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀愀爀焀甀椀瘀漀猀⸀猀愀甀搀攀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀椀洀愀最攀猀⼀瀀搀昀⼀㈀ 㜀⼀愀戀爀椀氀⼀㜀⼀嘀椀最椀琀攀氀⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㈀㌀ 洀愀爀⸀ ㈀ 㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀戀愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀戀愀氀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀瀀氀椀挀愀挀漀攀猀⼀攀洀戀愀氀愀最攀渀猀⼀氀愀琀愀猀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ戀攀戀椀搀愀猀⼀㸀 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㈀㌀ 洀愀爀⸀ ㈀ 㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀嘀 漀 洀攀椀漀 瀀爀攀昀攀爀椀搀漀 搀攀 㘀㌀─ 搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 攀 椀渀琀攀爀渀攀琀 搀攀 ㈀㘀─Ⰰ 搀椀稀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀攀挀漀渀漀洀椀愀⼀洀椀搀椀愀ⴀ攀ⴀ洀愀爀欀攀琀椀渀最⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀琀瘀ⴀ攀ⴀ漀ⴀ洀攀椀漀ⴀ瀀爀攀昀攀爀椀搀漀ⴀ瀀漀爀ⴀ㘀㌀ⴀ搀漀猀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ猀攀ⴀ椀渀昀漀爀洀愀爀ⴀ攀ⴀ椀渀琀攀爀渀攀琀ⴀ瀀漀爀ⴀ㈀㘀ⴀ搀椀稀ⴀ瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀最栀琀洀氀㸀 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㈀㌀ 洀愀爀⸀ ㈀ 㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀爀愀渀搀攀搀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀Ⰰ 挀漀洀漀 猀甀爀最椀甀 攀猀琀攀 琀攀爀洀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀搀愀琀漀爀眀攀戀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀㈀ ⼀ 㔀⼀戀爀愀渀搀攀搀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀ⴀ挀漀洀漀ⴀ猀甀爀最椀甀ⴀ攀猀琀攀ⴀ琀攀爀洀漀⼀㸀 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㈀㈀ 洀愀爀⸀ ㈀ 㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |