ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01011</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Jornal Sonora: o radiojornalismo universitário transmitindo informações e realidades da cidade de mossoró</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Larissa Emanuelle Pereira do Vale Maciel (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Marcos Antonio Leonel da Silva Júnior (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Luíza Fernandes Medeiros (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Pedro Victor do Vale Carlos (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Francisca Leonora da Costa Sales (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Fernando Nícolas de Araújo Melo (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Esdra Marchezan Sales (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Antonio Hélio da Cunha Filho (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Radiojornalismo, Notícia, Projeto Laboratorial, Mossoró, Informação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em um mundo já dominado pela internet e, principalmente, pelo aumento da velocidade de informações através dela, o fazer jornalismo precisa galgar ainda mais o seu espaço, seja através da TV, seja através do rádio, que ainda resiste mesmo com a queda de audiência. A partir da importância de demonstrar o valor da apuração e de reforçar sua necessidade dentro do espaço acadêmico, o projeto laboratorial Jornal Sonora se apresentou dentro da universidade e também dentro da cidade de Mossoró como uma alternativa inicial para ilustrar a realidade interna da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), bem como do município, refletindo as questões de segurança, feminicídio, saúde mental e notícias rotineiras. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Entre o aumento do espaço das redes sociais para a proliferação de informações, o rádio foi um dos principais meios a sentirem o peso da velocidade das notícias na internet. Os sites e blogs parecem chegar mais rápido ao acontecimento e o  furo publicado no Facebook e no Twitter parece ter mais engajamento do que nas frequências que costumavam embalar as manhãs e noites de milhares de ouvintes em todo o Brasil. Embora rico em estações e em audiência, o rádio não é um grande empregador de radiojornalistas e, portanto, pobre na produção e difusão de conteúdos jornalísticos próprios. As emissoras comunitárias, em sua quase totalidade, não contratam jornalistas e as comerciais, muito pouco (GOMES, Adriano, 2017. p. 75). No espaço acadêmico, definir a importância da apuração e da existência do rádio para alcançar maior público através de um meio tradicional e da necessidade de investigar as informações, trazer novos olhares do que simplesmente deixar de utilizar este espaço, nasce a necessidade da reafirmação do rádio a partir de um ambiente interno, de aprendizado, que se transforme em ocupação de um meio considerado em decadência. A partir da discussão do nascimento do radiojornalismo até a necessidade da sua autoafirmação dentro do rádio nos dias de hoje, surge o projeto laboratorial Jornal Sonora, com a produção de matérias jornalísticas através de pautas de interesse geral e voltado para a realidade da universidade, de seus alunos e alunas, assim como do município, como a sensação de insegurança que atingia a sociedade no ano inaugural do projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto laboratorial Jornal Sonora nasceu do objetivo de apresentar as funcionalidades do fazer jornalismo dentro do rádio como um meio tradicional, além de incentivar a criação de notícias, tendo como base a disciplina de radiojornalismo, propondo a difusão da importância do espaço do rádio no interior da comunidade acadêmica, através de matérias de interesse interno e externo, pensando também na cidade de Mossoró, RN. O rádio é o jornal de quem não sabe ler; é o mestre de quem não pode ir à escola; é o divertimento gratuito do pobre; é o animador de novas esperanças; o consolador do enfermo; o guia dos sãos, desde que o realizem com espírito altruísta e elevado (TAVARES, 1997 apud FERRARETTO, 2007, p. 97). O Jornal Sonora também traz a importância de ressaltar que, apesar do avanço constante das notícias na internet, o espaço do rádio atinge e ainda continuará atingindo um público diferenciado, que ainda tem as suas principais fontes do que acontece cidade afora através da radiodifusão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente projeto se desenvolve com a premissa de propor a criação de notícias com base na necessidade de reafirmação do radiojornalismo a partir dos ensinamentos adquiridos na comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), bem como mostrar a realidade da academia e da cidade através dos temas propostos para a criação das matérias. O rádio deve ser transformado de aparelho de distribuição em aparelho de comunicação. A radiodifusão poderia ser o mais gigantesco meio de comunicação imaginável na vida pública [...] Assim seria, caso não fosse, apenas capaz de emitir, mas igualmente de receber. Em outras palavras: se conseguisse que o ouvinte não só escutasse, mas também falasse, que não ficasse isolado, mas em relação (BRECHT, 1973 apud CAPARELLI, 1986, p. 74). O jornal Sonora tornou-se também um incentivo da ocupação do espaço oferecido pelo rádio, sendo uma oportunidade de continuidade não somente pelos discentes que o tornaram realidade, mas também para os estudantes recém-chegados no curso. 3.1 A Escolha do Objeto A escolha do jornal Sonora não somente como um projeto laboratorial, mas também como um novo espaço entre o ambiente da universidade que também alcançava voos externos passa pela necessidade da reafirmação do radiojornalismo, bem como da prática deste segmento dentro do curso como um aprendizado, mas também uma preparação para além das paredes do curso de jornalismo. 3.2 A Escolha da Linguagem No conteúdo do Jornal Sonora foi adotada a linguagem formal e tradicional utilizada no radiojornalismo para tratar das pautas e notícias propostas pelo professor responsável e debatidas pelos integrantes, levando em consideração sua relevância no ambiente interno da universidade, bem como dos assuntos tratados com as secretarias da cidade de Mossoró, com profissionais da saúde e também do Estado. O intuito era entrelaçar os assuntos trabalhos em sala com a prática através do projeto laboratorial da disciplina. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">.1 Entrevistas No desenvolver do projeto laboratorial, a realização de entrevistas semanais com os personagens de cada pauta proposta foi essencial para o desenrolar do material a ser apresentado no final da disciplina de radiojornalismo. Estas, orientadas pelo professor responsável, aconteciam desde dentro do ambiente acadêmico até outros meios de interação, como e-mails, redes sociais e também no ambiente externo, indo de encontro, por exemplo, com as secretarias de cada área da cidade. 4.2 Locução De extrema importância para entender a linguagem do radiojornalismo e também as mudanças ao longo de sua existência num contexto nacional, a locução de cada discente foi treinada, testada e avaliada em cada encontro, sendo realizada no final do projeto como produto final da turma como um todo. 4.3 Edição Para que cada matéria pudesse apresentar o tempo mínimo exigido para  ir ao ar e ainda assim apresentasse uma maior riqueza de informações, o papel da edição foi fundamental para a organização do material colhido interna e externamente, bem como foi utilizado como uma ferramenta para a criação da linha editorial que foi proposta para ser seguida. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal Sonora foi criado a partir da disciplina de radiojornalismo, ministrada pelo Prof. Me. Esdra Marchezan Sales no sexto período de jornalismo, sendo apresentado como uma proposta para treinamento dos discentes para o espaço do rádio, bem como uma forma de incentivo do uso deste meio tradicional não somente dentro da academia, mas no espaço oferecido pelo mercado local. Por apresentar temas que abrangem a comunidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), assim como a população mossoroense, o projeto laboratorial se tornou uma oportunidade de disseminação de notícias, que poderiam ser frias ou quentes, mas que apresentassem um interesse para ambos, através da preparação das pautas, da realização das matérias até chegar ao seu produto final com cerca de uma hora de duração. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> O ambiente do rádio, espaço de jornalismo que vem perdendo cada vez mais seu espaço no cotidiano das pessoas, ainda pode ser utilizado como forma de atingir uma comunicação diferenciada para a propagação de informações que sejam de interesse por parte da sociedade. Embora muito do seu alcance tenha se perdido em decorrência da expansão de outras mídias como a televisão e a internet, ainda é possível trazer uma nova abordagem criativa para a produção radiofônica, trazendo temáticas pertinentes e atuais e reafirmando novas maneiras de se produzir conteúdo para a sociedade através da voz e do rádio. O jornal Sonora, seguindo essa perspectiva, possibilitou aos estudantes de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, um novo ponto de vista no que diz respeito ao espaço radiofônico, tanto profissionalmente quanto mercadologicamente, mostrando-se ainda um meio de comunicação que pode ser relevante nos dias atuais. Nesse contexto, estudar e produzir conteúdo para o espaço radiofônico contribuiu para um crescimento pessoal e até mesmo profissional para toda a turma, contribuindo para um melhor entendimento sobre o quanto o rádio ainda pode contribuir positivamente para o jornalismo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CAPARELLI, Sergio. Comunicação de massa sem massa. 4. ed. São Paulo: Summus, 1986.<br><br>FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Dora Luzzatto, 2007.<br><br>SANT ANNA, Francisco. Radiojornalismo no Brasil: um jornalismo sem jornalistas. Cásper Líbero, 2008. <br><br>GOMES, Adriano Lopes. O radiojornalismo em tempos de internet [recurso eletrônico] / Adriano Lopes Gomes, Emanoel Leonardo dos Santos.  Natal, RN : EDUFRN, 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>