ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01032</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Outdoor: Festeje o Cariri</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pedro Henrique de Couto Pinto (Universidade de Fortaleza); Germano Vieira Rocha (Universidade de Fortaleza); Italo Antonio Gonçalves Oliveira (Universidade de Fortaleza); Claudio Henrique Nunes de Sena (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Festejos, Mídia exterior, Nordeste, Outdoor</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho em questão é resultado de uma atividade desenvolvida para a disciplina de Criação Publicitária. Tem como objetivo a elaboração de uma mensagem criativa com a finalidade de ser veiculada em outdoor, com o intuito de anuciar a região do Cariri como destino turístico para estados do sul e sudeste do Brasil através da cultura e tradições do seu povo. Por meio do conceito "Festeje o Cariri" e elementos visuais que remetem às festividades da região, buscou-se persuadir o público a visitar e conhecer um pouco mais da história local.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a finalidade de anunciar a região do Cariri como destino turístico para cidades do sul e sudeste do Brasil, foram elencados alguns elementos que representam a cultura local. Estes elementos englobam as tradições festivas que se estendem durante todo o ano e já são praticadas por algumas gerações. Para nortear o âmbito criativo da peça, foi definido o conceito "Festeje o Cariri', que busca fazer a conexão entre os eventos e as sensações que os possíveis visitantes possam experimentar. Assim, também é incentivado ao público conhecer a história e costumes caririenses além da atividade do turismo. Uma vez que a plataforma para veiculação da mensagem foi definida como um outdoor, os componentes visuais e textuais foram considerados para as melhores condições de recepção deste tipo de mídia tradicional, que possui características específicas de localização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desenvolver uma mensagem publicitária a ser veiculada em formato outdoor nas cidades do sul e sudeste do Brasil, que impulsione o turismo no Cariri, por meio das tradições culturais e festividades oriundas da região. Para atingir o objetivo principal, é preciso analisar as especificidades do outdoor para que ocorra uma leitura correta e absorção completa da mensagem. Organizar as informações textuais e visuais de um modo que se torne atrativo para o público transitório e utilizar elementos típicos que remetem aos festejos com o intuito de familiarizar os receptores ao tema da peça.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho desenvolvido na disciplina de Criação Publicitária se faz pertinente quanto ao formato de mídia determinado para ser veiculada a mensagem, já que o outdoor, assim com as outras mídias externas, detêm algumas especificidades quanto ao seu conteúdo para que o receptor da mensagem possa absorver toda a informação transmitida e para isso alguns aspectos foram considerados. Dessa forma, por se tratar de uma plataforma fixada em vias para atingir os transeuntes, os elementos visuais e textuais precisam ser e dispostos de uma forma em que não prejudique a mensagem final. (BURTENSHAW; MAHON; BARFOOT, 2010) Sob a perspectiva do tema, a peça busca anunciar a região do Cariri como destino turístico, fazendo parte de um atividade econômica com fins lucrativos a partir da ótica do Governo do Estado do Ceará como anunciante. Esta dinâmica busca impulsionar a economia e, consequentemente, qualidade de vida dos moradores da região que sofrem com alguns problemas principalmente devido à fatores climáticos. Em contrapartida, a peça cumpre um papel educativo com o intuito de transmitir e propagar as tradições culturais caririenses em locais que elas são pouco conhecidas, da maneira que o público sinta curiosidade e procure saber mais sobre o tema.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a reunião realizada para apresentar o briefing, a equipe se reuniu e como primeira atitude, decidiu trabalhar a organização e o planejamento para o projeto seguir mais fluido e eficaz. Em simultâneo, foram definidas as atribuições de cada membro com o intuito de simular de maneira mais próxima possível as práticas realizadas em agências e no mercado publicitário como um todo. Funções de planejamento, mídia, pesquisa, redação e direção de arte foram acumuladas entre os integrantes, fato este que fora enriquecedor, pois mesmo se tratando de uma disciplina específica, outras práticas foram experiências além do que abrange o universo da criação. Para se aprofundar nas características do outdoor, foi necessário levar em conta recomendações segundo Santanna, Rocha Junior e Garcia (2015), sobre veicular mensagens curtas, simples e diretas, uma vez que o público está de passagem e precisa ser impactado de forma rápida e eficaz. Posteriormente, foi realizado um brainstorm com o intuito de estabelecer o norte criativo e os elementos que iriam compor a peça. Para obter o resultado, foI usada o recurso da rede semântica, de importância determinante para a criação do texto, como explica o professor doutor e publicitário João Carrascoza, "Essa técnica de elaboração é para o texto o mesmo que a aliteração ou a rima é para uma frase. Portanto, constitui um recurso retórico construtivo, que na publicidade apolínea vai se somar aos outros já vistos por nós na busca por persuadir o destinatário, levando-o a ter uma percepção positiva do produto/serviço ou da marca." (CARRASCOZA, 2004, p. 80) A partir deste método que chegou-se no conceito que estamparia o outdoor: "Festeje o Cariri", no subtítulo que daria suporte ao conceito: "Onde a cultura mostra alegria" e aos elementos visuais e gráficos como fotos, tipografias e cores que representam as características da região. Para executar as etapas acumuladas, foram utilizados softwares gráficos de manipulação de imagem para montar a peça final e aplicá-la para simular a visualização em uma mídia de rua real.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Trata-se de um outdoor para anunciar a região do Cariri como destino turístico em estados do sul e sudeste do Brasil, seguindo as técnicas englobam criação publicitária e mesclando conceitos de redação, direção de arte, planejamento de mídia. Os elementos textuais da peça são compostos por título, subtítulo, site do cliente para informações e assinatura do cliente. Como título foi utilizado o conceito "Festeje o Cariri" para reforçar a essência da campanha e ser o elemento textual com maior destaque. O subtítulo "Onde a cultura mostra alegria", diz respeito às tradições e costumes existentes na região, como também a alegria característica do povo cearense que resulta em um receptividade calorosa, o que se faz de grande interesse para fins turísticos. Por fim, os componentes necessários para identificação do cliente se fazem presente no site e assinatura. Já como elementos visuais, foram utilizadas foto, cores, tipografias e texturas que trouxessem o clima dos festejos do Cariri para a peça. A foto que remete ao reisado, umas das festas mais típicas da região foi recortada e mesclada com elementos gráficos a fim de transmitir a alegria e calorosidade que o visitante pode encontrar ao conhecer o local. A partir da junção dos elementos textuais e gráficos, foi construída uma relação de imagem e texto, que por sua vez, dão mais significado para a peça, como explicita a autora Solange Bigal, "A produção poético-estética publicitária, então, se orientaria pelo conhecimento do repertório de elementos apresentando pela pesquisa, e buscaria, para estabelecer a equivalência, outros signos selecionados em repertórios diversificados que apresentassem equivalência material e, consequentemente, semântica." (BIGAL, 1993, p.60) A aplicação foi feita por meio de softwares gráficos para simular através de uma montagem digital como o outdoor será visualizado pelos pedestres e motoristas que o avistassem de determinada distância. Tal possibilidade ajudou na hora de definir a hierarquia da informação na peça, pois com esta visualização digital é possível ter ideia de um tamanho real e corrigir tamanhos, cores e formas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento deste produto foi de grande importância para todos os membros da equipe, pois possibilitou, assim como a disciplina de Criação Publicitária propõe, a junção de teoria e prática na hora de simular a vivência dos profissionais que atuam na área. Contar com a orientação de um professor capacitado também faz a diferença, uma vez que é possível revisar e refletir sobre cada processo executado e posteriormente corrigir os erros, possibilitando um trabalho final mais maduro e carregado de aprendizado. As dificuldades encontradas se deram pelos limites geográficos, pois ao desenvolver uma peça com tais elementos específicos, seria muito interessante visitar e vivenciar o local para, quem sabe, absorver sua cultura e transmitir para os receptores de maneira mais orgânica. Bem como contar com recursos reais possibilitaria mais opções visuais para a composição da peça. Ter participado da execução deste produto em todas as suas etapas foi, também, muito construtivo para todos os membros do grupo, pois além da interação, as soluções criadas para os possíveis problemas que foram encontradas na confecção da peça, contribuíram em demasia para o crescimento de cada um.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BIGAL, Solange. Afinal, o que é criação publicitária? São Paulo: Razão Social, 1993.<br><br>BURTENSHAW, Ken; MAHON, Nik; BARFOOT, Caroline. Fundamentos de publicidade criativa. Porto Alegre: Bookman, 2010. 176 p. Tradução: Francisco Araújo da Costa.<br><br>CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Futura, 2004.<br><br>FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.<br><br>SANT'ANNA, Armando; ROCHA JUNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: teoria, técnica e prática. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.<br><br> </td></tr></table></body></html>