INSCRIÇÃO: 01057
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO01
 
TÍTULO: Jornalismo NIC: uma experiência de jornalismo convergente
 
AUTORES: Letícia Feitosa de Almeida (Universidade de Fortaleza); Adriana Santiago Araujo (Universidade de Fortaleza); Lara Oliveira Montezuma Carvalho (Universidade de Fortaleza); Maria Clara Chagas de Menezes (Universidade de Fortaleza); Melissa Carvalho da Costa (Universidade de Fortaleza)
 
PALAVRAS-CHAVE: agência, jornalismo, multimídia, notícias,
 
RESUMO
O Jornalismo NIC - Laboratório experimental de jornalismo convergente tem objetivo de aliar a teoria da sala de aula com a prática necessária para o mercado de trabalho. A célula de jornalismo faz parte do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC), do Centro de Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade de Fortaleza (Unifor). O laboratório experimental produz diariamente matérias jornalísticas com conteúdo multimídia para as plataformas impressas, web e mobile. Oferece produtos jornalísticos - webjornalismo diário, com notícias multimídia, resenhas, reportagens especiais e coberturas; impressos, com o Jornal de Bandeja e NIC Repórter - e reproduz o ambiente de trabalho de uma redação jornalística convergente. Além da convergência de linguagem (com conexão com outras células do NIC), a convergência de plataformas entre os produtos do Jornalismo e, mais recentemente, no NIC Repórter Mobile.
 
INTRODUÇÃO
A célula de jornalismo do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) trabalha a demanda de atualização constante do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor) com as últimas tendências do mercado de comunicação. O Jornalismo NIC funciona neste contexto como uma agência júnior de Jornalismo, reproduzindo o ambiente de trabalho de uma redação jornalística convergente.਀䄀 挀氀甀氀愀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 挀爀椀愀搀愀 攀洀 ㈀  㐀 挀漀洀漀 䰀愀戀樀漀爀 ⠀䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⤀Ⰰ 琀椀渀栀愀 渀昀愀猀攀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀椀猀 攀 爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 䔀洀 ㈀ ㄀㈀Ⰰ 愀瀀猀 甀洀愀 爀攀昀漀爀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀氀Ⰰ 漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 瀀愀猀猀漀甀 愀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 一䤀䌀 焀甀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㈀Ⰰ 爀攀切渀攀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 渀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀渀椀昀漀爀 ⴀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㬀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀㬀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀 一漀瘀愀猀 䴀搀椀愀㬀 攀 䔀瘀攀渀琀漀猀⸀ 匀漀 攀氀攀猀㨀 愀 䄀最渀挀椀愀 一䤀䌀 ⠀瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⤀Ⰰ 愀 刀搀椀漀 一䤀䌀 ⠀瀀爀漀搀甀漀 搀攀 爀搀椀漀⤀Ⰰ 漀 䘀漀琀漀 一䤀䌀 ⠀昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⤀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 䴀搀椀愀 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀 ⠀最愀洀攀猀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⤀㬀 攀 愀 挀氀甀氀愀 漀戀樀攀琀漀 搀攀猀琀攀 瀀愀瀀攀爀Ⰰ 漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 一䤀䌀⸀ 一漀猀 愀渀漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀Ⰰ 愀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 一䤀䌀 ⠀愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⤀㬀 愀 圀攀戀 吀嘀 ⠀愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 圀攀戀⤀㬀 攀 愀 嘀椀戀攀 ⠀搀攀猀椀最渀 琀栀椀渀欀椀渀最⤀ 猀攀 甀渀椀爀愀洀 愀漀 渀切挀氀攀漀⸀ Nesse processo de amadurecimento da convergência e aproximação com outras áreas da comunicação, observou-se a necessidade de modernizar a rotina produtiva para fazer um jornalismo multimidiático. Assim, no primeiro semestre de 2015, a produção, que era voltada apenas para o impresso, acrescenta em sua metas a convergência de conteúdos. Com ela, veio o novo nome da célula: Jornalismo NIC - Laboratório experimental de jornalismo convergente. Hoje, o laboratório reúne textos, fotos, podcasts, vídeos e agrega as inovações que surgem no mercado jornalístico brasileiro. O último produto inovador da célula é a versão mobile do jornal impresso NIC Repórter, produzido a partir de matérias publicadas no portal de notícias diárias. A ideia é que a informação jornalística circule nas mais variadas plataformas de notícias.
 
OBJETIVO
Integrar as diversas linguagens e produtos jornalísticos em hipernarrativas;਀䄀琀甀愀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀砀琀攀渀猀漀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 瀀愀爀愀 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 愀 瀀爀琀椀挀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀㬀 Incorporar recursos multimídias no conteúdo produzido;਀䌀愀瀀愀挀椀琀愀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀攀洀 瀀愀爀愀 愀搀焀甀椀爀椀爀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀渀氀椀渀攀㬀 Possibilitar a interação do público leitor com os produtores da notícia através de opiniões, o que dá maior enriquecimento ao material, uma vez que os comentários representam a vontade de contribuir para a discussão aberta pelos temas expostos;਀䄀爀琀椀挀甀氀愀爀 攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 挀爀椀愀漀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 攀砀攀爀挀挀椀漀猀 攀 琀愀爀攀昀愀猀 挀漀渀琀渀甀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 眀攀戀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 挀漀洀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀椀搀琀椀挀愀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 攀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 渀愀猀 爀甀愀猀 ⠀愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀愀 攀 攀搀椀漀⤀㬀 Realizar e possibilitar a prática de exercícios de transposição de textos impressos para a linguagem da Web, buscando o estudo sobre o que traz de novo o Jornalismo online na estrutura, conteúdo e forma da notícia no ambiente digital e atravessando etapas clássicas e atuais de produção da notícia;਀䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 攀 漀琀椀洀椀稀愀爀 瀀愀爀愀 漀 渀瘀攀氀 搀攀 攀砀挀攀氀渀挀椀愀 愀 挀愀瀀愀挀椀琀愀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀爀琀愀氀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 洀搀椀愀 焀甀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀洀漀猀 搀攀 瘀愀氀漀爀 椀渀攀猀琀椀洀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀 愀琀甀愀氀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀㬀 Capacitar o estudante de Jornalismo para o jornalismo diário e grandes coberturas em tempo real.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀  洀甀氀琀椀洀搀椀愀 攀 洀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀⸀ 倀愀爀愀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀爀 愀漀猀 渀漀瘀漀猀 洀琀漀搀漀猀 搀漀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀⸀ 䠀漀樀攀Ⰰ 漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 一䤀䌀 昀甀渀挀椀漀渀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀砀琀攀渀猀漀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 伀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀爀漀搀甀稀攀洀 洀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 伀猀 琀攀砀琀漀猀 猀漀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 渀漀 瀀漀爀琀愀氀 漀渀氀椀渀攀 ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀搀漀渀椀挀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀⤀⸀ 䄀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 洀愀琀爀椀愀猀 猀漀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀搀愀瀀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀搀椀漀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 攀 洀漀戀椀氀攀 搀漀 一䤀䌀 刀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 搀攀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 ⠀愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀⤀ 猀攀洀攀猀琀爀愀氀⸀  Esse dia a dia na redação é um aprendizado, porque vai além do ensino ofertado nas aulas. De acordo com Dirceu Lopes,਀䄀 椀渀琀爀漀搀甀漀 搀漀猀 爀最漀猀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀椀猀 瀀爀漀瘀漀挀漀甀 漀 椀渀挀椀漀 搀攀 洀甀搀愀渀愀猀 渀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀渀搀漀 愀 愀爀琀椀挀甀氀愀漀 琀攀爀椀挀漀ⴀ瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀氀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ 伀 攀渀猀椀渀漀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀漀 昀漀椀 挀攀搀攀渀搀漀 氀甀最愀爀 愀 甀洀愀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 瀀爀琀椀挀愀⸀ ⠀䰀伀倀䔀匀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㌀⤀ A convivência com outros alunos é um treinamento para a profissão, pois atribui ao estudante a capacidade de saber lidar com o público e as fontes, amadurecendo sua formação humanística, assim como o trabalho em grupo, preparando para o mercado profissional. A apuração de informações, o contato frequente com fontes e a produção constante de material escrito podem aprimorar a prática jornalística, além de aperfeiçoar a escrita dos alunos, algo essencial para um profissional de comunicação. Neste espaço de laboratório, os estudantes exercitam a linguagem jornalística para web, impresso, vídeo e radiofônica de podcast, que complementa, na prática, o conhecimento adquirido em sala de aula, um aporte necessário pois muitos trazem deficiência mais difíceis de corrigir (ou amenizar) sem a prática diária. Segundo Rafael Barbosa Martins,਀匀甀猀琀攀渀琀愀搀漀 攀洀 愀甀氀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 焀甀攀 搀漀 漀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 瀀爀愀琀椀挀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀愀猀猀漀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 ጀ†愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 爀攀搀愀漀Ⰰ 攀搀椀漀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 ጀ†漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 焀甀攀 琀愀氀瘀攀稀 攀氀攀 渀漀 琀攀爀椀愀 攀洀 甀洀 攀猀琀最椀漀⸀ 一攀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀洀愀椀猀 瀀愀爀愀 爀攀瀀攀琀椀爀 瘀挀椀漀猀 搀愀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 攀 渀攀洀 愀洀愀搀漀爀 搀攀洀愀椀猀 瀀愀爀愀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 瀀爀愀琀椀挀愀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀爀椀漀Ⰰ 攀猀猀攀 瘀攀挀甀氀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 戀愀猀攀猀 搀攀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀渀挀椀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 攀 愀 椀渀漀瘀愀漀Ⰰ 愀琀爀椀戀甀琀漀猀 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀 攀最爀攀猀猀漀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀瀀攀渀搀攀 搀攀 甀洀 愀爀挀愀戀漀甀漀 琀攀爀椀挀漀 昀漀爀琀攀Ⰰ 焀甀攀 渀漀爀琀攀椀攀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 愀猀 焀甀愀椀猀 攀猀琀椀洀甀氀愀洀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 攀 漀 挀漀氀漀挀愀洀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ ⠀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ ㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀ 㔀⤀ Os 16 alunos, divididos entre voluntários e bolsistas, trabalham de forma integrada, uma vez que, na redação do Jornalismo NIC, há repórteres e diagramadores agindo juntos para fechar produtos multiplataformas. Nas reuniões de pauta, os alunos buscam implementar os textos com mídias diversas, contribuindo para a convergência midiática. Sempre alertas para a utilização funcional do trabalho das outras células Algo característico do jornalismo convergente é, de acordo com Maria Lúcia Becker (2016), ਀䄀琀椀琀甀搀攀 瀀爀ⴀ愀琀椀瘀愀 搀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀猀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 挀愀搀愀 攀氀攀洀攀渀琀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 ⠀最爀昀椀挀漀Ⰰ 瘀搀攀漀Ⰰ 昀漀琀漀Ⰰ 甀搀椀漀Ⰰ 洀愀瀀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⤀ 攀 攀洀瀀攀渀栀愀爀ⴀ猀攀 渀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 戀爀甀琀漀 ⠀瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 漀 甀搀椀漀 搀攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⤀⸀ ⠀䈀䔀䌀䬀䔀刀Ⰰ ㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀㄀ⴀ㄀㄀㈀⤀ A troca de ideias entre os repórteres-alunos incrementam a qualidade da notícia produzida e, muitas vezes, a pauta multimídia integra repórteres de outras células do NIC como a Rádio, a Foto, a WebTV e o MIN. Essa produção e convergência entre as células permite que os estudantes tenham uma real sensação de como funciona o mercado de trabalho e a necessidade de interações entre as diversas funções no mercado profissional.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A plataforma atual do site foi desenvolvida a partir de templates do aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web Wordpress sob o domínio www.portaldonic.com.br . O Wordpress foi escolhido devido à sua acessibilidade e facilidade no uso. O layout foi criado com o intuito de construir uma identidade visual que pudesse representar o projeto de modernidade e convergência a partir da logomarca, cores e demais elementos gráficos. ਀嘀椀猀愀渀搀漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 一䤀䌀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 戀愀猀攀愀搀漀 渀愀 挀漀洀瀀攀琀椀漀 搀攀 搀甀愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 渀漀洀攀愀搀愀猀 匀椀爀椀甀猀 攀 匀愀琀甀爀渀漀⸀ 一攀氀愀猀Ⰰ 漀猀 ㄀㌀ 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀 猀漀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀椀漀渀愀搀漀猀 洀愀椀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 搀漀椀猀 攀搀椀琀漀爀攀猀 戀漀氀猀椀猀琀愀猀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀 攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀愀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀愀 䌀唀刀匀伀 㸀 䌀䔀一吀刀伀 䐀䔀 䌀伀䴀唀一䤀䌀䄀윀쌀伀 䔀 䜀䔀匀吀쌀伀  㸀 唀一䤀䘀伀刀 㸀 䔀匀吀唀䐀䄀一吀䔀匀 唀一䤀嘀䔀刀匀䤀吀섀刀䤀伀匀 㸀 䘀伀刀吀䄀䰀䔀娀䄀 㸀 䴀唀一䐀伀⸀  Para a produção dos textos, os alunos supervisionados por três professores elaboram e executam pautas, utilizando técnicas jornalísticas e se apropriando de recursos multimídia como fotos, vídeos, gráficos, mapas e infográficos para proporcionar uma imersão no assunto tratado. Na produção gráfica, um diagramador bolsista e dois diagramadores voluntários supervisionados por um funcionário e um professor, se encarregam de dar visibilidade ao material produzido em sintonia com a estética mais moderna utilizada no mercado nacional e internacional.਀䔀渀琀爀攀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 猀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀㨀  O Jornal de Bandeja, uma espécie de mini-mural que cabe como forramento de uma bandeja comum de restaurante, com tiragem quinzenal de 500 exemplares e distribuição nos restaurantes e refeitórios do campus. É produzido com o intuito de levar temas rápidos e palatáveis ao público para serem lidos durante uma refeição, a partir de uma linguagem direta e leve, porém, quando necessário, o código QRCode leva o leitor digital para uma matéria detalhada no portal diário. ਀伀 一䤀䌀 刀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀 猀攀洀攀猀琀爀愀氀 挀漀洀 琀椀爀愀最攀洀 搀攀 㔀   攀砀攀洀瀀氀愀爀攀猀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 猀攀氀攀漀 搀愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 洀愀琀爀椀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 攀猀琀攀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀 攀洀 瘀爀椀漀猀 氀漀挀愀椀猀 搀漀 䌀愀洀瀀甀猀⸀ 䌀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 猀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀爀昀椀氀 ⠀䄀 挀愀爀愀 搀愀 唀渀椀昀漀爀⤀Ⰰ 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 攀 愀 挀漀氀甀渀愀 搀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 ⠀䌀漀洀甀渀椀挀⤀⸀ 䄀氀洀 搀愀 瀀最椀渀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 挀漀洀 愀爀琀椀最漀猀 攀 愀 挀栀愀爀最攀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 䴀䤀一⸀ 吀漀搀漀 攀猀猀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀  瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀  琀爀愀渀猀瀀漀猀琀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 洀漀戀椀氀攀⸀ Os elementos de design presentes nas publicações são desenvolvidos pela equipe de diagramadores que planejam em conjunto com a redação, além de executar suas ideias em programas como Photoshop, Adobe InDesign e Adobe Illustrator CC. ਀䌀漀洀漀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀漀 挀漀洀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀 攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 漀昀攀爀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀挀愀渀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 一䤀䌀 瀀爀漀搀甀稀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀 甀洀 戀漀氀攀琀椀洀 搀愀 爀攀搀愀漀 攀洀 瘀搀攀漀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 渀漀 唀渀椀昀漀爀 一漀琀挀椀愀猀Ⰰ 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀愀 吀嘀 唀渀椀昀漀爀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 攀洀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 吀嘀 昀攀挀栀愀搀漀 一攀琀 攀 䴀甀氀琀椀瀀氀愀礀⸀  Além do portal, dos materiais impressos e do boletim, o Jornalismo NIC também está nas redes sociais como o Facebook e o Instagram com o objetivo de se aproximar da sua audiência, alcançando mais visualizações e promovendo a atração de leitores para o Portal do NIC.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Todas as decisões do Jornalismo NIC começam, quase que prioritariamente, nas reuniões de pauta, às quintas-feiras. Nesse dia, os produtos são sempre repensados para que possa ser aprimorado e adaptado às exigências de nosso público-alvo. O principal índice para análise de aceitação do público são as redes sociais, principalmente, o Facebook e o Instagram. Além disso, são resolvidas as questões estruturais da célula, como o desempenho individual de cada estudante, as dificuldades de produzir certas matérias. Os produtos da célula são pensadas, com critérios rigorosos, durante as reuniões de pautas, sempre com supervisão de um professor. Três professores orientadores se revezam durante a semana para este suporte.਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 一䤀䌀  搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 一愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 一䤀䌀 琀攀洀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀㨀 䄀爀琀攀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀㬀 䌀愀洀瀀甀猀㬀 䔀挀漀渀漀洀椀愀 攀 倀漀氀琀椀挀愀㬀 䔀渀猀愀椀漀㬀 䔀猀瀀漀爀琀攀㬀 攀 匀愀切搀攀⸀ 䄀氀洀 搀攀猀猀愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀Ⰰ 愀 挀氀甀氀愀 琀攀洀 挀漀氀甀渀愀猀 昀椀砀愀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 一愀 琀攀爀愀Ⰰ  愀 䌀氀愀焀甀攀琀攀Ⰰ 爀攀猀攀渀栀愀猀 搀攀 昀椀氀洀攀猀⸀ 一愀 焀甀愀爀琀愀Ⰰ 漀 㔀⬀Ⰰ 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 焀甀攀 氀椀猀琀愀 漀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 琀瀀椀挀漀猀 搀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 儀甀椀渀稀攀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀愀猀 焀甀椀渀琀愀猀Ⰰ 猀漀 瀀漀猀琀愀搀漀猀 漀猀 ᰀ倠攀爀昀椀猀ᴀⰠ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀⸀ 䨀 渀愀 猀攀砀琀愀Ⰰ 琀攀洀 漀 䘀漀挀愀 一攀猀猀愀Ⰰ 洀愀琀爀椀愀 焀甀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 甀洀 洀愀椀漀爀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 攀洀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀⸀  As editorias foram instituídas a partir de uma pesquisa com estudantes do CCG em 2015, com o intuito de se aproximar do público do Jornalismo NIC. Desde conteúdos leves até assuntos mais sérios. No entanto, ao compreender e assimilar a linha editorial da célula, é necessário perceber o esforço de objetividade diante de temas mais polêmicos e que despertam paixões entre os estudantes. Como diz Jorge Pedro de Souza (2001), não existe espelho mas observância de fatos.਀䄀猀 渀漀琀挀椀愀猀 挀漀洀漀 ᠀攠猀瀀攀氀栀漀 搀攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀ᤀⰠ 瀀漀爀洀Ⰰ 挀漀洀漀 搀攀洀漀渀猀琀爀漀甀 吀甀挀栀洀愀渀 ⠀㄀㤀㜀㠀㨀 㠀㈀ⴀ㄀ ㌀⤀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀洀 愀 甀洀愀 ᠀琠攀椀愀 搀攀 昀愀挀琀椀挀椀搀愀搀攀ᤀ†攀洀 瘀漀氀琀愀 搀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀漀琀椀挀椀愀搀漀⸀ 倀愀爀愀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 漀戀樀攀挀琀椀瘀椀搀愀搀攀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀猀挀爀攀瘀攀爀 昀愀挀琀漀猀 瘀攀爀椀昀椀挀瘀攀椀猀 攀 瘀攀爀椀昀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 挀椀琀愀爀 昀漀渀琀攀猀 挀爀攀搀瘀攀椀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀愀猀琀愀爀 昀漀渀琀攀猀 ⠀匀伀唀娀䄀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ 㠀㈀⤀ Dessa forma, apesar de os editores e jornalistas tentarem a objetividade em seus textos, essa situação é idealizada, principalmente quando são tratados que despertam polêmica entre os estudantes. O que resta são os procedimentos de apuração, checagem, entrevistas e demais regras para manter o máximo de equidade entre os vários ângulos da informação.਀䄀氀洀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 猀攀洀愀渀愀椀猀 攀 愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 昀椀砀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 猀漀 瀀漀猀琀愀搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 渀愀猀 愀甀氀愀猀 搀攀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 爀攀最甀氀愀爀攀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 嘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䐀椀最椀琀愀氀Ⰰ 伀昀椀挀椀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䴀攀椀漀猀 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀 瀀爀漀搀甀稀攀洀 洀愀琀爀椀愀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 渀漀琀愀⸀ 䄀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 猀漀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 戀漀氀猀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 愀搀愀瀀琀愀搀愀猀 攀⼀漀甀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 渀漀 瀀漀爀琀愀氀⸀ 䄀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 猀漀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 挀漀洀 漀 猀攀氀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀漀 猀椀琀攀⸀  As matérias no portal são postadas nas redes sociais da agência. O Facebook, com 2.623 curtidas, e o Instagram, com 636 seguidores, são os principais meios de divulgação do conteúdo do portal. O Instagram, por exemplo, tem, em média, 3.000 impressões por semana. ਀匀攀最甀渀搀漀 䌀栀爀椀猀琀漀昀漀氀攀琀琀椀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 猀攀 搀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀琀椀瘀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 渀漀 猀漀 洀愀椀猀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 瀀愀猀猀椀瘀漀猀Ⰰ 攀氀攀猀 椀渀琀攀爀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀 攀 瀀攀搀攀洀 渀漀瘀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀  O desenvolvimento de sistemas muito facilitados para publicação de conteúdos online, o fortalecimento de uma cultura de compartilhamento de arquivos, a disseminação massiva de sites de relacionamento, tudo isso contribui para um grande fluxo de usuários que não se contentam só em acessar, consultar e consumir passivamente. (CHRISTOFOLETTI, 2011, p. 25)਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 一䤀䌀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀 愀 愀挀攀椀琀愀漀 搀攀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀猀 琀攀洀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀㬀 氀 愀猀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀攀猀 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀㬀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 挀漀洀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䌀漀渀瘀攀爀最攀渀琀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀攀琀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 猀攀甀 挀愀瀀椀琀愀氀 猀漀挀椀愀氀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 一䤀䌀  甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 戀漀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 猀攀樀愀洀 猀攀洀瀀爀攀 洀愀渀琀椀搀愀猀 攀 洀攀氀栀漀爀愀搀愀猀⸀ 伀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 猀椀琀甀愀攀猀 挀漀洀甀渀猀 攀洀 爀攀搀愀攀猀 攀 愀瀀爀攀渀搀攀洀 愀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 渀漀 一䤀䌀  攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 琀攀渀栀愀洀 甀洀愀 瘀椀猀漀 愀洀瀀氀愀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀䌀䬀䔀刀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䰀切挀椀愀⸀ 䌀伀一嘀䔀刀䜀䔀一吀䔀 瀀漀爀 昀漀爀洀愀漀㨀 漀 渀漀瘀漀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀 攀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 昀甀琀甀爀愀猀 最攀爀愀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀 漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 䰀愀琀椀渀漀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀攀爀椀漀搀椀挀漀猀⸀甀昀瀀戀⸀戀爀⼀漀樀猀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀愀渀挀漀爀愀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㈀㠀㌀ ㈀⼀㄀㔀㄀㔀㜀⸀䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㜀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀刀䤀匀吀伀䘀伀䰀䔀吀吀䤀Ⰰ 刀漀最爀椀漀Ⰰ 伀 挀愀猀漀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀㨀 嘀愀氀漀爀攀猀Ⰰ 挀搀椀最漀猀 搀攀 琀椀挀愀 攀 渀漀瘀漀猀 爀攀最爀愀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䌀愀搀攀爀渀漀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀㨀 嬀攀洀 氀椀渀栀愀崀 ㈀ ㄀㄀Ⰰ ⠀䨀甀氀栀漀ⴀ䐀攀稀攀洀戀爀漀⤀㨀嬀䘀椀挀栀愀 搀攀 挀漀渀猀甀氀琀愀㨀 ㄀㤀 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀崀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀搀愀氀礀挀⸀漀爀最⼀愀爀琀椀挀甀氀漀⸀漀愀㼀椀搀㴀㤀㜀㄀㈀㈀㘀㤀㐀  ㌀ 

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