INSCRIÇÃO: 01112
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO06
 
TÍTULO: Mulheres na ditadura: a história de Amparo Araújo e Deuzuite da Costa਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䄀唀吀伀刀䔀匀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䔀氀 䠀愀渀愀 䘀椀氀椀瀀椀搀攀猀 䴀漀爀攀椀爀愀 䘀椀氀栀漀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀⤀㬀 䌀氀愀甀搀椀漀 匀椀氀瘀愀 搀漀 䌀愀爀洀漀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀⤀㬀 匀琀攀氀氀愀 䴀愀爀椀猀 匀愀氀搀愀渀栀愀  ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀⤀㬀 䜀愀戀爀椀攀氀愀 倀愀猀猀漀猀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 䴀攀氀漀  ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀攀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀⤀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀倀䄀䰀䄀嘀刀䄀匀ⴀ䌀䠀䄀嘀䔀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䴀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 䐀椀琀愀搀甀爀愀 䴀椀氀椀琀愀爀Ⰰ 刀攀猀椀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀匀唀䴀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀洀戀漀氀漀猀 搀攀 爀攀戀攀氀搀椀愀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀琀甀愀瘀愀洀 挀漀洀漀 愀最攀渀琀攀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 攀洀 氀甀琀愀 挀漀渀琀爀愀 漀 最漀氀瀀攀 搀攀 㘀㐀  渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 吀爀愀渀猀最爀攀搀椀爀愀洀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀爀愀 漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀 最渀攀爀漀 渀愀 瀀漀挀愀⸀ 儀甀愀渀搀漀 渀漀 攀爀愀洀 愀挀甀猀愀搀愀猀 搀攀 猀攀爀攀洀 琀攀爀爀漀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀爀愀洀 愀挀甀猀愀搀愀猀 瀀漀爀 猀攀爀攀洀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ 刀攀猀最愀琀愀渀搀漀 愀猀 洀攀洀爀椀愀猀 搀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 昀攀洀椀渀椀渀愀 渀愀 瘀椀搀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀猀猀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 䄀洀瀀愀爀漀 䄀爀愀切樀漀Ⰰ 洀椀氀椀琀愀渀琀攀 搀愀 䄀漀 䰀椀戀攀爀琀愀搀漀爀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 ⠀䄀䰀一⤀ 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 甀爀戀愀渀漀 攀 䐀攀氀稀甀椀琀攀 搀愀 䌀漀猀琀愀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀愀猀 䰀椀最愀猀 䌀愀洀瀀漀渀攀猀愀猀Ⰰ 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 爀甀爀愀氀 氀椀搀攀爀愀搀漀 瀀漀爀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 䨀甀氀椀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀昀攀渀搀椀愀 愀 刀攀昀漀爀洀愀 䄀最爀爀椀愀 攀 愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 瘀椀搀愀 渀漀 挀愀洀瀀漀⸀ 唀洀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀  樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 攀 氀甀琀愀 搀攀 最攀爀愀攀猀 瀀愀猀猀愀搀愀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 瘀攀爀猀漀 搀攀 焀甀攀 漀 䜀漀氀瀀攀 䴀椀氀椀琀愀爀 渀漀 愀琀攀渀琀漀甀 挀漀渀琀爀愀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 渀漀 瀀愀猀⸀
 
INTRODUÇÃO
Sempre presentes nos movimentos de contestação e mobilização ao longo da história brasileira, as mulheres resistiram de muitas formas. Durante o golpe militar de 64, elas desafiaram o papel feminino tradicional da época e, ainda que em menor número, lutaram na tentativa de derrubar o regime militar. Segundo Nascimento, Santos e Trindade,਀ A participação feminina nas organizações de militância política e luta armada, no Brasil dos anos 1960 e 1970, pode ser tomada como um indicador das 'rupturas iniciais' que estavam ocorrendo no que era designado, à época, como próprio das mulheres, colocando em questão a tradicional hierarquia de gênero. (NASCIMENTO, SANTOS E TRINDADE, 2007, p. 22). ਀ Como atividade da disciplina de Reportagem e Edição em Telejornalismo, da Universidade Católica de Pernambuco, ministrada pela professora Stella Maris Saldanha, os alunos envolvidos neste trabalho produziram uma reportagem especial sobre as mulheres na ditadura. Contrastando os cenário urbano e rural de resistência, foram apresentadas as histórias de duas militantes. Uma delas, Amparo Araújo, que aos 17 anos de idade se tornou guerrilheira. Ela foi responsável por atividades operacionais e de infraestrutura para assaltos a bancos, sequestros de embaixadores e diversas outras ações que incluíam o uso de armamentos. A personagem do cenário rural é Delzuite da Costa, organizadora do movimento Mulheres do Campo, das Ligas Camponesas, na Zona da Mata de Pernambuco. ਀ Seguindo os pressupostos de Arlindo Machado, no livro "A Televisão Levada a Sério", quando diz que “a televisão é e será aquilo que fizermos dela, pois nem ela, nem qualquer outro meio estão predestinados a ser qualquer coisa fixa” (MACHADO, 2005, p. 12), o grupo escolheu esse veículo, considerada a sua abrangência, alcance e o seu poder de comunicação como espaço para a veiculação de conteúdos importantes para o debate social, como este aqui defendido.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  爀攀最椀猀琀爀愀爀 愀 洀椀氀椀琀渀挀椀愀 搀攀 搀甀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 爀攀猀最愀琀愀渀搀漀 愀 洀攀洀爀椀愀 搀攀 甀洀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 洀愀爀挀漀甀 漀 瀀愀猀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀愀猀 搀甀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ  瀀爀攀琀攀渀搀攀甀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 搀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀猀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 琀椀爀愀爀 搀漀 氀椀洀戀漀  栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 渀漀 昀漀爀愀洀 挀漀渀琀愀搀愀猀 攀洀 猀甀愀 琀漀琀愀氀椀搀愀搀攀⸀  ਀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀ⴀ猀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 洀漀猀琀爀愀爀 漀甀琀爀漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 焀甀攀 愀 爀攀瀀爀攀猀猀漀 琀攀瘀攀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 猀漀氀椀搀漀Ⰰ 搀攀猀攀洀瀀爀攀最漀Ⰰ 挀爀椀愀爀 漀猀 昀椀氀栀漀猀 猀攀洀 漀 瀀愀椀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 瀀爀攀猀漀Ⰰ 洀漀爀琀漀 漀甀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀Ⰰ 瀀爀漀琀攀最攀爀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀Ⰰ 氀攀瘀愀爀 爀攀挀愀搀漀猀 渀愀 瀀爀椀猀漀 攀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀 漀猀 愀最攀渀琀攀猀 搀愀 爀攀瀀爀攀猀猀漀⸀ 刀攀琀爀愀琀愀爀 䄀洀瀀愀爀漀 攀 䐀攀氀稀甀椀琀攀 攀 挀漀洀漀 昀漀爀愀洀 猀甀愀猀 氀甀琀愀猀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 甀爀戀愀渀漀 攀 爀甀爀愀氀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ  挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 戀漀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 瀀漀爀 ㈀㄀ 愀渀漀猀⸀ 준 氀攀洀戀爀愀爀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 愀甀琀漀爀椀琀愀爀椀猀洀漀 渀漀 猀攀 爀攀瀀椀琀愀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀  愀椀渀搀愀 瀀爀漀瀀椀挀椀愀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 愀 䐀椀琀愀搀甀爀愀 䴀椀氀椀琀愀爀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 猀攀甀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 焀甀攀 愀瀀漀椀愀爀愀洀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀攀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 攀 椀最甀愀氀搀愀搀攀⸀ ਀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀攀猀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀椀猀 挀漀洀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 瀀愀甀琀愀Ⰰ 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀 攀 攀搀椀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 漀瀀琀漀甀 瀀攀氀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 渀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 䈀愀爀戀攀椀爀漀 攀 䰀椀洀愀 ᰀ䄠 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀漀渀琀攀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀猀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 猀攀洀瀀爀攀  挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 搀椀爀攀琀愀Ⰰ 挀氀愀爀愀Ⰰ 搀椀搀琀椀挀愀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 攀焀甀椀氀椀戀爀愀搀愀 攀 椀猀攀渀琀愀ᴀ⸠ ⠀㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀ ⤀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 焀甀攀 挀漀渀昀爀漀渀琀愀 漀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀渀琀攀猀 焀甀攀 猀愀攀洀 猀 爀甀愀猀 瀀愀爀愀 瀀攀搀椀爀 愀 瘀漀氀琀愀 搀愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 洀椀氀椀琀愀爀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 唀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 漀渀搀攀 漀猀 渀切洀攀爀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 愀甀洀攀渀琀愀洀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 椀洀瀀甀渀椀搀愀搀攀 攀 漀猀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 搀攀 搀椀漀⸀ 䄀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 攀 猀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 渀愀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀愀 瘀攀爀搀愀搀攀 栀椀猀琀爀椀挀愀 攀 瀀攀氀愀 爀攀瀀愀爀愀漀 搀漀猀 挀爀椀洀攀猀 搀愀 搀椀琀愀搀甀爀愀⸀  ਀嘀愀氀攀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 焀甀攀 漀 琀攀洀愀 䐀椀琀愀搀甀爀愀 䴀椀氀椀琀愀爀  琀爀愀琀愀搀漀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 戀愀猀琀愀渀琀攀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀氀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 焀甀攀 琀愀渀最攀  瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 昀攀洀椀渀椀渀愀⸀ 䐀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 漀 琀攀洀愀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 樀漀瘀攀渀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀 渀攀猀猀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀⸀ 䄀 瀀爀攀猀攀渀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 最漀氀瀀攀 搀攀 㘀㐀  甀洀 洀愀爀挀漀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀洀愀渀挀椀瀀愀琀爀椀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀攀 昀愀稀 漀瀀漀猀椀漀  漀爀搀攀洀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀⸀ 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O primeiro passo foi, mediante conteúdos vistos em sala de aula na disciplina Reportagem e Edição em Telejornalismo, escolher o tema a ser trabalhado. Em seguida veio o planejamento e a produção da reportagem. O modelo narrativo escolhido foi o depoimento. Toda história contada se organiza “ou se organizou” a partir dos relatos das personagens, intercambiados por legendas que contextualizam o teor e o tempo histórico dos fatos abordados. A sonorização da reportagem também deve ser entendida como recurso narrativo. Neste caso foram usadas composições da música popular brasileira.਀ A universidade disponibilizou cinegrafistas para que o material necessário à reportagem fosse coletado, mas por autonomia tecnológica e experiências com Jornalismo de bolso, a opção foi gravar tudo com o celular. As duas entrevistas foram gravadas nas casas das respectivas entrevistadas. Também foram utilizadas imagens disponibilizadas no Google e alguns vídeos do Youtube. Essas imagens ilustram o passado recente ao qual se faz referência na reportagem. Por fim, o trabalho foi apresentado em um telejornal feito com a participação de toda a turma que cursava a disciplina, e que contou com outras reportagens de temas variados. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 爀攀挀攀戀攀甀 漀 琀琀甀氀漀 搀攀 ᰀ䴠甀氀栀攀爀攀猀 渀愀 䐀椀琀愀搀甀爀愀㨀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䄀洀瀀愀爀漀 䄀爀愀切樀漀 攀 䐀攀氀稀甀椀琀攀 搀愀 䌀漀猀琀愀ᴀ⸠ 䄀 椀渀琀攀渀漀  洀漀猀琀爀愀爀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 切渀椀挀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 氀甀琀愀 搀攀 䄀洀瀀愀爀漀 䄀爀愀切樀漀Ⰰ 洀椀氀椀琀愀渀琀攀 搀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 甀爀戀愀渀漀Ⰰ 攀 䐀攀氀稀甀椀琀攀 搀愀 䌀漀猀琀愀Ⰰ 愀琀椀瘀椀猀琀愀 搀愀猀 䰀椀最愀猀 䌀愀洀瀀漀渀攀猀愀猀⸀ 䘀漀洀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀  挀愀猀愀 搀攀 䄀洀瀀愀爀漀 䄀爀愀切樀漀 渀漀 戀愀椀爀爀漀 搀漀 䔀猀瀀椀渀栀攀椀爀漀Ⰰ 渀漀 搀椀愀 ㌀ 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀爀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 猀甀愀 洀椀氀椀琀渀挀椀愀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 䄀洀瀀愀爀漀 渀漀猀 洀漀猀琀爀漀甀 愀氀最甀洀愀猀 昀漀琀漀猀 焀甀攀 爀攀猀琀愀爀愀洀 搀攀 甀洀 瀀愀猀猀愀搀漀 焀甀攀 氀栀攀 琀爀漀甀砀攀 洀甀椀琀愀猀 瀀攀爀搀愀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀爀椀洀漀猀 焀甀攀 攀氀愀 攀 䐀攀氀稀甀椀琀攀 攀爀愀洀 愀洀椀最愀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀猀 愀甀砀椀氀椀漀甀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䄀猀 搀甀愀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀攀 瀀攀爀搀愀猀 攀 愀琀椀瘀椀猀洀漀 猀漀挀椀愀氀 戀愀猀琀愀渀琀攀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀⸀ 伀 最爀愀渀搀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  漀 昀愀琀漀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 搀漀椀猀 氀愀搀漀猀 搀愀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 愀漀 最漀氀瀀攀 攀洀 挀攀渀爀椀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀 挀漀洀 昀漀渀琀攀猀  焀甀攀 猀攀 挀漀渀栀攀挀攀洀⸀  ਀䐀漀椀猀 搀椀愀猀 搀攀瀀漀椀猀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 䄀洀瀀愀爀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀 搀攀猀氀漀挀漀甀 愀琀 䨀愀戀漀愀琀漀 搀漀猀 䜀甀愀爀愀爀愀瀀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 挀愀猀愀 搀攀 䐀攀氀稀甀椀琀攀 搀愀 䌀漀猀琀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 攀洀漀挀椀漀渀愀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 愀猀 瀀攀爀搀愀猀 愀昀攀琀椀瘀愀猀⸀ 䐀攀猀猀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 昀椀挀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 渀漀 猀攀 愀戀愀渀搀漀渀愀爀 漀 瀀愀猀猀愀搀漀 渀攀洀 搀攀猀挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 愀猀 洀愀爀挀愀猀 搀漀氀漀爀漀猀愀猀 搀攀椀砀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 爀攀最椀洀攀猀 搀椀琀愀琀漀爀椀愀椀猀⸀ 䐀攀氀稀甀椀琀攀 洀漀猀琀爀漀甀 愀 攀焀甀椀瀀攀 甀洀 瘀搀攀漀 搀攀 焀甀愀渀搀漀 攀爀愀 洀愀椀猀 樀漀瘀攀洀 攀 氀攀甀 愀氀最甀渀猀 琀爀攀挀栀漀猀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀洀 甀洀 氀椀瘀爀漀 焀甀攀 攀氀愀 洀攀猀洀愀 攀猀挀爀攀瘀攀甀⸀  ਀䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 䄀洀瀀愀爀漀 搀甀爀漀甀 㐀  洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀 搀攀 䐀攀氀稀甀椀琀攀 氀攀瘀漀甀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 搀攀 㔀 ⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 樀 攀搀椀琀愀搀愀 昀椀挀漀甀 挀漀洀 ㄀㈀ 洀椀渀甀琀漀猀⸀ 䄀猀 搀甀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 焀甀攀 愀 搀椀琀愀搀甀爀愀  甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 渀漀猀猀愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 樀愀洀愀椀猀 瀀漀搀攀爀 猀攀爀 攀猀焀甀攀挀椀搀愀⸀ 준 愀氀最漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀 愀椀渀搀愀 栀漀樀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 愀琀甀愀氀⸀ 䄀 猀甀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀攀椀砀愀 洀愀爀挀愀猀 攀琀攀爀渀愀猀 渀愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 搀椀稀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 䐀攀氀稀甀椀琀攀 ᰀ愠 搀椀琀愀搀甀爀愀 搀攀椀砀漀甀 攀洀 洀椀洀 甀洀 爀愀猀琀爀漀 搀攀 搀漀爀☀†洀甀椀琀愀 搀漀爀ᴀ⸠
 
CONSIDERAÇÕES
A reportagem especial traz um debate extremamente necessário para o cenário político e social do período atual em que vivemos. A ditadura militar ainda hoje é invisibilizada por muitos. Seu contexto histórico é pouco pautado e quando o assunto é o envolvimento das mulheres, quase não se tem relatos conhecidos.਀  O registro documental em formato de reportagem especial montou uma linha do tempo antes e durante a ditadura em ângulos vividos pelas próprias personagens que esboçaram retratos de mulheres na resistência rural e urbana. A escolha do tema trabalhado, Mulheres na Ditadura, tem por base informar e contribuir com o possível debate sobre a vida brasileira, cujo passado ecoa ainda no presente. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀一䐀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䴀甀渀椀稀⸀ 伀 䜀漀瘀攀爀渀漀 䨀漀漀 䜀漀甀氀愀爀琀㨀 䄀猀 䰀甀琀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 ㄀㤀㘀㄀ⴀ㄀㤀㘀㈀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀ 䌀椀瘀椀氀椀稀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ ㄀㤀㠀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䠀攀爀琀漀搀漀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ 倀愀甀氀漀 刀漀搀漀氀昀漀 搀攀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 ⴀ 漀猀 猀攀最爀攀搀漀猀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 渀愀 吀嘀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀㨀 ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䈀刀䄀䰀Ⰰ 䴀爀挀椀愀 刀攀最椀渀愀⸀ 伀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㤀 ⸀ 唀洀 洀甀渀搀漀 攀洀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀⸀ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䤀琀愀樀愀ⴀ匀䌀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀䔀䰀䔀一䄀Ⰰ 䴀愀爀椀愀⸀ 䔀猀琀愀搀漀 攀 伀瀀漀猀椀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䔀搀⸀ 䔀搀甀猀挀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䔀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 一漀琀挀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䌀䠀䄀䐀伀Ⰰ 䄀爀氀椀渀搀漀⸀ 䄀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 氀攀瘀愀搀愀 愀 猀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀ 匀攀渀愀挀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀吀䔀刀一伀匀吀刀伀Ⰰ 嘀攀爀愀 촀爀椀猀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 渀愀 吀嘀㨀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ ㄀㤀㠀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀