INSCRIÇÃO: 01127
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP01
 
TÍTULO: Oficina Propaganda
 
AUTORES: Igor Silva de Castro (Universidade Federal de Sergipe); Thaissa Tupinambá Mendes de Santana (Universidade Federal de Sergipe); Danielle Araújo Silva (Universidade Federal de Sergipe); Danielle Araújo Silva (Universidade Federal de Sergipe); Lílian Raquel de Souza Santos Alves (Universidade Federal de Sergipe); Isamara Anjos Moreira (Universidade Federal de Sergipe); Ketelly Hyllan Dias Romão (Universidade Federal de Sergipe); Tamiris Rachel Novaes Gomes (Universidade Federal de Sergipe); Camile Santos Andrade (Universidade Federal de Sergipe); Gabriel dos Santos Cordeiro (Universidade Federal de Sergipe); Luiza Silva Passos de Souza (Universidade Federal de Sergipe); Ana Luisa Nunes Bazilio (Universidade Federal de Sergipe); Lívia Regina Bomfim Santos (Universidade Federal de Sergipe); Luan Ivo Silva (Universidade Federal de Sergipe); Cleon Menezes do Nascimento (Universidade Federal de Sergipe); Carina Luisa Ochi Flexor (Universidade Federal de Sergipe)
 
PALAVRAS-CHAVE:  Empresa Júnior, Portfólio, Publicidade e Propaganda, ,
 
RESUMO
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OBJETIVO
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
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NGA - O Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) da Universidade Federal de Sergipe tem como principal objetivo a gestão de projetos ligados à sustentabilidade. Uma de suas principais funções é promover campanhas de conscientização sobre o correto descarte de resíduos, economia de energia elétrica e água no campus. O Núcleo também cumpre o papel de propor soluções sustentáveis para que a universidade esteja sempre em harmonia com valores globais de consumo consciente. A sensação da falta de representatividade com o nome e Identidade antigos (UFS ambiental), junto com o desejo de uma identidade visual nova e versátil para estampar todos os seus projetos, desencadeou um desafio para a Oficina propaganda. Nossa missão foi então fazer um branding para o núcleo, com o objetivo de não só apenas diferenciar o NGA de tantas outras siglas presentes na UFS, mas também aproximá-lo do público-alvo. Sabendo que as campanhas do NGA tendem a ter um apelo emocional e ecológico forte, escolhemos símbolo central do projeto a figura universalmente conhecida por representar o coração pela sua fácil associação e toda a mensagem que ele pode carregar. Juntou-se a esse coração o símbolo já conhecido que simboliza a reciclagem, dando origem à nova marca, transmitindo, assim, a sensibilidade que o núcleo precisa para as suas campanhas. O gradiente que vai do azul ao verde e o ciclo presentes na identidade visual trazem a ideia de transformação sustentável conversando com essa nova fase. Além de tudo isso, o símbolo do coração é um dos mais presentes nas redes sociais, em ferramentas como "amei" inseridas no dia a dia dos jovens, e levamos isso para as peças elaboradas para o branding, pois acreditamos que isso se torna oportuno em outras ocasiões e projetos futuros do NGA. OUTUBRO ROSA – Um dos pilares da Officina é sua responsabilidade social, dessa forma estamos sempre busca-se desenvolver campanhas institucionais para a agência que contribua para uma sociedade melhor. No mês de outubro, destinado a conscientização sobre o câncer de mama, nos sentimos desafiados a de elaborar uma abordagem diferente e criativa para falar de um assunto importante mais que já foi explorado de diversas maneiras pelas agências de publicidade em outras campanhas do mesmo tema. Após reuniões de brainstorm notou-se que um dos recursos mais consumidos das redes sociais hoje em dia são as Histórias (fotos em formato vertical que ficam visíveis por um momento limitado de tempo) e que para visualizá-las as pessoas precisam dar toques na tela, então foi identificado que seria interessante o uso de um meio de comunicação bastante atual e popular para tornar a ação mais interessante. O ato de tocar no celular foi associado com o exame de auto toque, que deve ser realizado pelas mulheres e que ajuda a descobrir nódulos no seio de maneira precoce e possibilitar com mais chance de cura. E assim criou-se uma sequência de imagens que se revelaria a cada toque na tela, simbolizando autoexame. Dessa forma pretendeu-se incentivar e informar sobre a realização do exame. TEDX – O TEDX é uma série de conferência que acontece em várias partes do mundo, e a Officina foi convidada para realizar a comunicação do evento na edição realizada em setembro de 2017 na cidade de Aracaju no Museu da gente sergipana localizado na Avenida Ivo do Prado que serviu de nome para a edição local. A construção do projeto visual para o evento foi baseada no conceito "Olhe em Volta" que tinha como referência a expressão "sair da caixa" e tinha a proposta de mostrar boas atitudes e reflexões sobre o que nos cerca: Locais, pessoas e boas ideias. A cor utilizada também foi pensada para agir como o conceito, trazendo o azul, que não é habitual ao vermelho do Tedx, mas é uma cor complementar. Optamos pela utilização de imagens de pessoas mescladas a fotografias de passagens da cidade de Aracaju criando uma dupla exposição para compor o estilo gráfico das peças. Para ocasião foram produzidos pela nossa equipe matérias como Crachás, banner, backdrop, post para redes sociais, capa para Facebook e outdoor, tudo com o mesmo padrão gráfico pensando pela nossa agência. Audiências públicas – A Prefeitura de São Cristóvão juntamente com a Universidade Federal de Sergipe realizou audiências públicas no ano de 2017 com o intuito de ouvir a população de maneira democrática ajudando na construção de melhores políticas públicas. A Officina Empresa Júnior foi contratada para produzir o material de divulgação das audiências, através de cartazes, panfletos, anúncios em carros de som e posts nas redes sociais, com o objetivo de conseguir um grande número de pessoas presentes nas audiências. Assim deu-se início ao planejamento do projeto de divulgação muito focado na redação publicitária para conseguir falar de maneira clara com a população e na direção de arte para que toda a ideia fosse materializada de forma simples e objetiva. As peças foram produzidas com um padrão mais clean de layout, e a paleta de cores utilizada foi composta por uma tonalidade de azul e verde. CONSCIÊNCIA NEGRA - Essa se tornou a campanha preferida entre todos os membros da Empresa Júnior. Identificado o grande número de notícias sobre intolerância religiosas envolvendo religiões de matriz africana, e com a aproximação do dia da consciência negra, se pensou em unir esses dois temas e trazer uma abordagem diferente para a data. Em reunião notou-se que a campanha deveria despertar em no público a discussão sobre esse assunto e para evitar qualquer tipo de mal-entendido sobre o conteúdo, seria interessante não dizer no primeiro momento do que se tratava a campanha. Assim a estratégia pensada foi a criação de uma campanha dividida em duas fases. A primeira fase da era composta por quatro diferentes cartazes, que foram espelhados uma semana antes do dia da consciência negra, e que traziam em uma frase depoimentos de pessoas relatando alguma situação preconceituosa que viveu. Esses cartazes tinham um layout all-type, com as fontes na cor branca e o fundo preto, com objetivo de manter a atenção do público apenas no depoimento, que era acompanhado apenas do nome, idade e profissão da pessoa a quem ele pertencia. Isso fez com que, durante o período de exposição, os cartazes despertassem curiosidade para saber do que se tratava. Nas primeiras horas da manhã do dia 10 de novembro de 2017 deu-se início a segunda fase da campanha, onde foram substituídos os cartazes da primeira fase por outros que ,agora, contêm todas as informações, incluindo os depoimentos e a frase conceito "A sua intolerância não vai calar o nosso axé". Os cartazes da segunda frase, além do depoimento e da redação, permaneceu all-type, e acrescentou-se, apenas, a foto de quem deu os depoimentos ao lado de seus Orixás. Para isso simulou-se ,no Photoshop, uma dupla exposição onde foram mescladas as imagens das pessoa e dos Orixás. Acrescentou-se efeito de névoa simulando uma aura na cor que representa cada orixá. Com o novo cartaz no lugar do antigo, foi possível despertar no público a surpresa esperada no desfecho da campanha e o entendimento da temática dos depoimentos. A campanha surtiu o efeito esperado, recebemos muitas mensagens e ligações de pessoas agradecendo, pois, devido a campanha, tiveram a oportunidade de conversar sobre isso com pessoas da universidade e do trabalho. Além disso a campanha que foi realizada em uma mídia impressa, cartazes, acabou indo para o online através de fotos dos cartazes e de textos feitos pelo o próprio público produziram e publicaram em redes sociais.
 
CONSIDERAÇÕES
Todo trabalho desenvolvido pela Officina é feito com muito esforço, estudo, trabalho e dedicação. O motivo que nos levou a submeter os principais trabalhos desenvolvidos no ano de 2017 no EXPOCOM foi o de poder ter reconhecimento por tudo que foi produzido. Porém, o simples processo de levantamento das peças para o portfólio já possibilitou um resultado importante para a Officina que conseguiu, com isso, perceber de maneira mais clara os processos que já utiliza para chegar aos resultados que adquiridos. Além de possibilitar, também, uma visita aos trabalhos desenvolvidos com outro olhar. Alcançou-se no ano de 2017 não só uma boa entrega de trabalho aos clientes a partir de nosso comprometimento, mas também uma percepção do ganho adquirido individualmente no lado profissional e pessoal que só uma experiência voluntária e intensa como essa poderia possibilitar.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BRASIL. LEI n. 13.267, de 06 de abr. de 2016. Disciplina a criação e a organização das associações denominadas empresas juniores, com funcionamento perante instituições de ensino superior. [S.l.], abr. 2016. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2018.

CESAR, Newton. Direção de Arte em Propaganda. 10ª. ed. Brasília: Senac, 2013.266 p.

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