INSCRIÇÃO: 01142
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: Radionovela: Meu malvado Zica vírus
 
AUTORES: Karlla Souza de Oliveira Nascimento (Universidade Católica de Pernambuco); Andrea de Lima Trigueiro de Amorim (Universidade Católica de Pernambuco); Gustavo Henrique Gomes Tiné (Universidade Católica de Pernambuco); Carol Virgínia Góis Leandro (Universidade Católica de Pernambuco); Geraldo Pereira Lins Filho (Universidade Católica de Pernambuco)
 
PALAVRAS-CHAVE: Radionovela, Arboviroses, Políticas públicas, Comunicação em saúde, Brega
 
RESUMO
Com o surto de Zika Vírus ocorrido em meados de 2015, a radionovela "Meu Malvado Zika Vírus" nasceu como forma de mobilização e conscientização para as doenças causadas por arbovírus. Neste sentido, utilizando uma linguagem popular, em um veículo de alcance como o rádio, este trabalho tem como objetivo apresentar a causa, o efeito e os métodos de prevenção que podem ser utilizados para evitar uma nova epidemia de arboviroses. Além de trazer visibilidade para o aplicativo: Caça ao Aedes em Jardim Brasil idealizado por Jeovani Cipriano, que serviu de inspiração para o personagem principal da trama que leva o mesmo nome. O aplicativo possui como finalidade o rastreamento dos focos através do GPS incorporado na própria plataforma.
 
INTRODUÇÃO
Em meados dos anos 80, o rádio se apresentou de forma diversa no Brasil, com o jeito brasileiro de sempre lançar modas, novos formatos foram surgindo e assim permaneceram como sucesso de audiência durante décadas. Entre os anos de 1940 a 1950, o crescimento do rádio tomou proporções a ponto de ser considerada na história como “anos dourados” do rádio. Nesse período, os programas que apresentavam maior audiência eram justamente as radionovelas. ਀儀甀愀渀搀漀 猀攀 昀愀氀愀 搀漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀攀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀猀Ⰰ 渀愀 瘀攀爀搀愀搀攀 猀攀 昀愀氀愀 搀漀 椀渀挀椀漀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 昀漀爀洀愀琀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀⸀ 䌀漀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀 猀攀爀椀愀搀愀猀 攀 琀攀洀瀀漀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 瘀愀爀椀愀爀 搀攀 搀漀椀猀 洀攀猀攀猀 愀琀 ㈀ 愀渀漀猀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 漀 最渀攀爀漀 琀攀渀搀漀 琀甀搀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 挀攀爀琀漀Ⰰ 渀漀 昀漀椀 昀挀椀氀 挀漀渀瘀攀渀挀攀爀 愀漀猀 愀渀甀渀挀椀愀渀琀攀猀 搀椀猀猀漀⸀  Os custos da produção de uma radionovela eram altos. Para resolver esse problema, as agências de publicidade produziam as novelas no Rio de Janeiro ou em São Paulo, gravavam e distribuíam cópias para serem irradiadas pelas emissoras do restante do país.(CALABRE, 2002, p.36-37).਀一愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀 猀攀 椀洀愀最椀渀愀 愀 瀀爀漀瀀漀爀漀 攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀攀  攀氀愀猀 瀀漀猀猀甀愀洀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 爀搀椀漀⸀ 䠀漀樀攀Ⰰ 甀洀 琀攀洀愀 瀀漀甀挀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀Ⰰ 最愀渀栀愀 攀猀瀀愀漀 渀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 昀漀爀洀愀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀琀攀 渀愀 焀甀愀氀 猀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀⸀  O formato radionovela foi escolhido buscando apresentar os programas de educação pública que usam estratégias de comunicação adaptadas e baseadas em evidências para atingir grupos de alto risco. A falta de informação e o não envolvimento com as políticas de combate ao vírus são os principais fatores associados a alta prevalência da doença nessas comunidades (Costa et al, 2016). A comunicação é um importante instrumento para informar o estilo, conteúdo e relevância das mensagens de educação.਀唀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 攀昀椀挀愀稀 瀀愀爀愀 愀 攀搀甀挀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 挀愀爀攀渀琀攀猀  漀 甀猀漀 搀攀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀猀 挀漀洀 氀椀渀最甀愀最攀洀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 攀渀焀甀愀搀爀愀搀愀猀 渀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀 ⠀䌀愀爀瘀愀氀栀漀 攀 䴀漀渀琀攀渀攀最爀漀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⤀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀Ⰰ 愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 䴀攀甀 䴀愀氀瘀愀搀漀 娀椀欀愀 嘀爀甀猀Ⰰ 爀攀琀爀愀琀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 猀椀琀甀愀攀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀Ⰰ 愀 瘀椀搀愀 搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 搀愀 䈀漀洀戀愀 搀漀 䠀攀洀攀琀爀椀漀Ⰰ 稀漀渀愀 渀漀爀琀攀 搀漀 刀攀挀椀昀攀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 挀攀渀愀猀 漀爀愀 搀爀愀洀琀椀挀愀猀Ⰰ 漀爀愀 挀漀洀 栀甀洀漀爀Ⰰ 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀洀 猀攀甀 爀漀琀攀椀爀漀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀猀 瀀爀漀昀椀氀琀椀挀愀猀 搀攀 挀漀洀戀愀琀攀 猀 愀爀戀漀瘀椀爀漀猀攀猀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 娀椀欀愀 嘀爀甀猀⸀ 儀甀愀渀搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 猀甀愀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀 戀甀猀挀愀ⴀ猀攀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 搀椀爀椀愀猀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 椀爀爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀漀搀攀洀 琀爀愀稀攀爀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀椀漀 攀洀 焀甀攀 猀攀 瘀椀瘀攀⸀ 䄀氀洀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 猀椀洀瀀氀椀昀椀挀愀搀愀Ⰰ 愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 甀琀椀氀椀稀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀 戀爀攀最愀 挀漀洀漀 爀攀昀漀爀漀 愀昀攀琀椀瘀漀 渀愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀  瘀椀瘀渀挀椀愀 渀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 戀甀猀挀愀ⴀ猀攀Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀砀瀀愀渀猀椀瘀愀 攀 椀渀挀氀甀猀椀瘀愀 愀 琀漀搀漀猀 焀甀攀 琀攀渀栀愀洀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀洀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 匀愀切搀攀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 瀀甀戀氀椀挀漀甀 甀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀搀漀 挀漀渀昀椀爀洀愀渀搀漀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 漀 瘀爀甀猀 娀椀欀愀 攀 漀 猀甀爀琀漀 搀攀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀 渀漀 一漀爀搀攀猀琀攀Ⰰ 猀甀最攀爀椀渀搀漀 焀甀攀 最攀猀琀愀渀琀攀猀 椀渀昀攀挀琀愀搀愀猀 瀀漀搀攀洀 琀攀爀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀漀 漀 瘀爀甀猀 瀀愀爀愀 猀攀甀猀 昀攀琀漀猀⸀ 伀 稀椀欀愀 瘀爀甀猀  甀洀 愀爀戀漀瘀爀甀猀Ⰰ 挀甀樀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 瘀攀琀漀爀  漀 䄀攀搀攀猀 猀瀀⸀ 伀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 猀椀渀琀漀洀愀猀 搀愀 椀渀昀攀挀漀 猀漀 攀爀甀瀀漀 洀愀挀甀氀漀瀀愀瀀甀氀愀爀Ⰰ 昀攀戀爀攀Ⰰ 挀漀渀樀甀渀琀椀瘀椀琀攀 渀漀 瀀甀爀甀氀攀渀琀愀 攀 愀爀琀爀愀氀最椀愀⸀ 䄀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀漀 瀀愀琀最攀渀漀 漀挀漀爀爀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 瀀椀挀愀搀愀 搀攀 洀漀猀焀甀椀琀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 栀 爀攀氀愀琀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀氀愀挀攀渀琀愀⸀ 伀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 匀愀切搀攀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀 渀漀琀椀昀椀挀愀爀 焀甀愀椀猀焀甀攀爀 挀愀猀漀猀 猀甀猀瀀攀椀琀漀猀 漀甀 挀漀渀昀椀爀洀愀搀漀猀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 挀漀洀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 瀀愀琀最攀渀漀Ⰰ 漀 焀甀攀  挀漀渀昀椀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀 琀攀猀琀攀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 漀 瘀爀甀猀⸀ 䄀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 攀昀椀挀愀稀 搀攀 挀漀渀琀爀漀氀愀爀 攀猀琀攀 猀甀爀琀漀 搀攀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀 瀀爀漀瘀愀瘀攀氀洀攀渀琀攀 挀愀甀猀愀搀愀 瀀漀爀 攀猀琀攀 瘀爀甀猀  挀漀洀戀愀琀攀爀 漀 瘀攀琀漀爀⸀     ऀ A maior incidência de casos relacionados às arboviroses ocorre em comunidades pobres. Muitas vezes, a linguagem utilizada pela grande mídia e os panfletos distribuídos pelos centros de saúde não são suficientes para informar à população sobre mecanismos profiláticos de propagação do vetor do vírus. Neste sentido, a comunicação via radionovela se torna uma importante tecnologia de informação e de comunicação em saúde. Com um formato de fácil identificação, são capazes de apresentar proximidade entre tema abordado e o ouvinte. Sendo possível se enxergar como parte da narrativa, os ouvintes são contagiados e formam um forte vínculo com o produto. O processo de humanização da assistência, numa linguagem acessível e com humor parece ser uma ferramenta para veiculação da informação. Desta forma, a criação de uma radionovela para descrever a forma que o vírus aparece e como proceder para evitar a propagação do mosquito são necessárias. Nesta perspectiva, a utilização de recursos educativos que facilitam a transmissão da mensagem, com tópicos pertencentes ao cotidiano das comunidades são importantes para uma conscientização ativa. ਀    䄀 洀愀椀漀爀 椀渀挀椀搀渀挀椀愀 搀攀 挀愀猀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 猀 愀爀戀漀瘀椀爀漀猀攀猀 漀挀漀爀爀攀 攀洀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 瀀漀戀爀攀猀⸀ 䴀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀 攀 漀猀 瀀愀渀昀氀攀琀漀猀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 挀攀渀琀爀漀猀 搀攀 猀愀切搀攀 渀漀 猀漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 椀渀昀漀爀洀愀爀  瀀漀瀀甀氀愀漀 猀漀戀爀攀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 瀀爀漀昀椀氀琀椀挀漀猀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀漀 瘀攀琀漀爀 搀漀 瘀爀甀猀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 猀攀 琀漀爀渀愀 甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 猀愀切搀攀⸀ 䌀漀洀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 昀挀椀氀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 猀漀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀 攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ 匀攀渀搀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 猀攀 攀渀砀攀爀最愀爀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 猀漀 挀漀渀琀愀最椀愀搀漀猀 攀 昀漀爀洀愀洀 甀洀 昀漀爀琀攀 瘀渀挀甀氀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 搀愀 愀猀猀椀猀琀渀挀椀愀Ⰰ 渀甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 攀 挀漀洀 栀甀洀漀爀 瀀愀爀攀挀攀 猀攀爀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀愀爀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 瀀愀爀愀 搀攀猀挀爀攀瘀攀爀 愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀 瘀爀甀猀 愀瀀愀爀攀挀攀 攀 挀漀洀漀 瀀爀漀挀攀搀攀爀 瀀愀爀愀 攀瘀椀琀愀爀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀漀 洀漀猀焀甀椀琀漀 猀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀⸀ 一攀猀琀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀洀 愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀 琀瀀椀挀漀猀 瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀猀 愀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 愀琀椀瘀愀⸀ 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A radionovela 'Meu Malvado Zika Vírus" é uma produção que surgiu durante a disciplina de Linguagem e Produção em Rádio ministrado pela Profa Andrea Trigueiro da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Antes mesmo da sua realização, o tema radionovela foi abordado em sala tanto através da apresentação de clássicos em sala quanto através de palestra, seguida por debate, com Izabelita Guerra, pesquisadora do tema. Através de um brainstorm realizado em sala de aula o tema das arboviroses se adequou aos critérios de noticiabilidade: proximidade e atualidade. ਀嬀☀崠 漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 挀爀椀琀爀椀漀猀 攀 漀瀀攀爀愀攀猀 焀甀攀 昀漀爀渀攀挀攀洀 愀 愀瀀琀椀搀漀 搀攀 洀攀爀攀挀攀爀 甀洀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 椀猀琀漀 攀☀⌀㜀㘀㤀㬀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀爀 瘀愀氀漀爀 挀漀洀漀 渀漀琀挀椀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 渀漀琀椀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀 漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 瘀愀氀漀爀攀猀ⴀ渀漀琀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀挀椀愀 焀甀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀洀 猀攀 甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀甀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 攀☀⌀㜀㘀㤀㬀 猀甀猀挀攀瀀琀瘀攀氀 搀攀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 椀猀琀漀 攀☀⌀㜀㘀㤀㬀Ⰰ 搀攀 猀攀爀 樀甀氀最愀搀漀 挀漀洀漀 洀攀爀攀挀攀搀漀爀 搀攀 猀攀爀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀 攀洀 洀愀琀爀椀愀 渀漀琀椀挀椀瘀攀氀 攀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀渀搀漀 ᠀瘠愀氀漀爀ⴀ渀漀琀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀挀椀愀ᤀ†⠀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ ㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㌀⤀ Após selecionado o tema, foram realizadas reuniões para estudo do formato em que a radionovela se apresentaria, sendo escolhida uma abordagem informativa e/ou cômica para o assunto. Decidido o tema e sua abordagem, foi produzido o roteiro com recortes baseados na vivência de cada participante do grupo. Utilizando-se de personagens diversos e característicos, para uma maior personalidade a trama, foram escolhidas músicas do estilo brega que condizem e completam a narrativa através da memória afetiva que cada música proporciona. “Talvez por falar tão direto de sentimentos, com linguagem acessível, povoada de clichês, o cancioneiro brega me ensinou a nomear as emoções. E neste sentido, o emocional é o artefato discursivo mais próximo do popular” (SOARES, 2017, p 26). Além do estilo brega, foram selecionados BGs conhecidos por fazer parte de memoráveis obras cinematográficas. Buscando também uma narrativa atual, mas sem perder as características das radionovelas em seu tempo de ouro. A abertura é musicalmente apresentada com um trocadilho, indo contra os comercias existentes antigamente. Além de utilizar de uma interação dinâmica com diálogos entre narradores, e em alguns momentos, o diálogo alcança os personagens da própria radionovela. Após gravada e editada, a radionovela foi exibida em sala e posteriormente apresentada na 15ª Semana de Integração da Unicap e Jornada de Portas Abertas Unicap, no formato rádio ao vivo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䴀攀甀 䴀愀氀瘀愀搀漀 娀椀欀愀 嘀爀甀猀  甀洀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀ 伀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀漀 爀攀猀椀搀攀渀琀攀猀 渀愀 䈀漀洀戀愀 搀漀 䠀攀洀攀琀爀椀漀Ⰰ 戀愀椀爀爀漀 搀愀 瀀攀爀椀昀攀爀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀漀 刀攀挀椀昀攀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀攀爀挀漀爀爀攀 琀漀搀愀 爀攀最椀漀 洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 愀戀漀爀搀愀渀搀漀 猀椀琀甀愀攀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀 焀甀攀 攀洀 瀀愀爀愀氀攀氀漀 攀氀甀挀椀搀愀洀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀愀甀猀愀猀Ⰰ 爀愀稀攀猀 攀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瀀爀攀瘀攀渀漀 搀漀 娀椀欀愀 嘀爀甀猀⸀ 䨀攀漀瘀愀渀椀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 琀爀愀洀愀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀漀 渀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 䨀攀漀瘀愀渀椀 䌀椀瀀爀椀愀渀漀Ⰰ 挀爀椀愀搀漀爀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 䌀愀愀 愀漀 䄀攀搀攀猀 攀洀 䨀愀爀搀椀洀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ   甀洀 爀愀瀀愀稀 挀漀洀 漀 猀漀渀栀漀 搀攀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀爀 洀甀搀愀渀愀猀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 昀愀稀攀爀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 攀洀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 䔀洀 瀀愀爀愀氀攀氀漀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀 猀甀愀 洀攀Ⰰ 䐀漀渀愀 䜀攀爀琀爀甀搀攀猀Ⰰ 洀甀氀栀攀爀 搀攀 洀攀椀愀 椀搀愀搀攀Ⰰ 攀猀挀愀渀搀愀氀漀猀愀Ⰰ 搀漀琀愀搀愀 搀攀 甀洀愀 瘀漀稀 攀猀琀爀漀渀搀漀猀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 愀瀀愀爀攀挀攀 渀愀 琀爀愀洀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 爀攀瀀攀渀琀椀渀愀⸀ 一漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 漀甀琀爀漀猀 㜀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀 挀漀洀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 愀漀 昀椀渀愀氀 琀漀搀漀猀 猀攀 甀渀攀洀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀洀 挀漀洀甀洀㨀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 猀攀 瀀爀漀氀漀渀最愀 攀洀 洀攀椀漀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀漀 䨀攀漀瘀愀渀椀Ⰰ  漀渀搀攀Ⰰ 愀 挀愀搀愀 渀漀瘀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀猀猀愀 瀀漀爀 椀渀猀椀最栀琀猀 焀甀攀 漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀 愀 椀搀攀椀愀 昀椀渀愀氀Ⰰ 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 瀀爀攀瘀攀渀漀 攀 愀甀砀氀椀漀 搀愀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀ 䔀洀 琀攀爀洀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀Ⰰ 愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 甀琀椀氀椀稀愀 洀椀渀甀挀椀漀猀愀洀攀渀琀攀 洀切猀椀挀愀猀 焀甀攀 瘀漀 攀洀 挀漀渀猀漀渀渀挀椀愀 挀漀洀 漀 漀挀漀爀爀椀搀漀 攀洀 挀攀渀愀 攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀攀 猀漀渀漀瀀氀愀猀琀椀愀 焀甀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀愀洀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 搀攀 攀砀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 愀最攀渀琀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀 搀愀 琀爀愀洀愀⸀ 䄀 栀椀猀琀爀椀愀  昀椀渀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 漀 䨀攀漀瘀愀渀椀 愀氀挀愀渀愀渀搀漀 漀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ  愀樀甀搀愀渀搀漀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀 猀攀渀搀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀漀爀 猀甀愀 洀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀刀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 猀漀戀爀攀 甀洀 琀攀洀愀 愀琀甀愀氀 攀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 猀愀切搀攀 昀漀椀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀⸀ 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 戀爀椀渀挀愀 挀漀洀 漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 洀最椀挀愀 搀漀 爀搀椀漀 搀攀 瀀攀爀琀漀  瀀愀爀琀攀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀⸀ 倀漀搀攀爀 甀猀愀爀 搀攀 甀洀 攀渀爀攀搀漀 挀漀洀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 搀攀 猀愀切搀攀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 愀琀椀琀甀搀攀猀 搀攀 洀攀洀戀爀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 渀愀 瀀攀爀椀昀攀爀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀漀 刀攀挀椀昀攀Ⰰ 渀漀猀 昀攀稀 爀攀昀漀爀愀爀 愀 洀椀猀猀漀 攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ  瀀氀愀甀猀瘀攀氀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 攀昀攀琀椀瘀愀 搀攀 瀀爀漀洀漀漀 搀愀 猀愀切搀攀 攀 挀漀洀戀愀琀攀 愀漀 瘀爀甀猀 娀椀欀愀 攀 猀甀愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 琀愀爀搀椀愀猀⸀ 䔀猀琀攀  甀洀 搀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 挀漀渀搀甀稀椀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀愀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 愀琀椀琀甀搀攀猀 渀漀 挀漀洀戀愀琀攀 猀 愀爀戀漀瘀椀爀漀猀攀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀猀瀀攀爀愀ⴀ猀攀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 攀洀 猀愀切搀攀 瀀切戀氀椀挀愀 愀搀愀瀀琀愀搀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀 漀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀漀氀攀琀椀洀 䔀瀀椀搀攀洀椀漀氀最椀挀漀⸀ 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 嘀椀最椀氀渀挀椀愀 攀洀 匀愀切搀攀 ጀ†䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 匀愀切搀攀⸀ 䤀匀匀一 ㈀㌀㔀㠀ⴀ㤀㐀㔀 Ⰰ 嘀漀氀甀洀攀 㐀㤀 ⠀㔀⤀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀漀猀琀愀Ⰰ 䤀⸀䴀⸀倀⸀ 䤀渀挀椀搀攀☀⌀㜀㜀 㬀渀挀椀愀 搀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 搀攀渀最甀攀 ⠀㈀  㜀ⴀ㈀ ㄀㌀⤀ 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 猀愀稀漀渀愀氀 搀攀 挀甀氀椀挀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀攀漀猀 ⠀㈀ ㄀㈀ⴀ㈀ ㄀㌀⤀ 攀洀 䈀愀爀爀攀椀爀愀猀Ⰰ 䈀愀栀椀愀⸀ 䔀瀀椀搀攀洀椀漀氀⸀ 匀攀爀瘀⸀ 匀愀甀搀攀Ⰰ 䈀爀愀猀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀氀椀愀Ⰰ ㈀㔀⠀㐀⤀㨀㜀㌀㔀ⴀ㜀㐀㐀Ⰰ 漀甀琀ⴀ搀攀稀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀漀猀琀愀 䘀匀Ⰰ 匀椀氀瘀愀 䨀䨀Ⰰ 匀漀甀稀愀 䌀䴀Ⰰ 䴀攀渀搀攀猀 䨀⸀ 䐀椀渀愀☀⌀㜀㜀 㬀洀椀挀愀 瀀漀瀀甀氀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䄀攀搀攀猀 愀攀最礀瀀琀椀 ⠀䰀⤀ 攀洀 愀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀攀愀 甀爀戀愀渀愀 搀攀 愀氀琀愀 椀渀挀椀搀攀☀⌀㜀㜀 㬀渀挀椀愀 搀攀 搀攀渀最甀攀⸀ 刀攀瘀 匀漀挀 䈀爀愀猀 䴀攀搀 吀爀漀瀀⸀ 洀愀椀漀ⴀ樀甀渀㬀㐀㄀⠀㌀⤀㨀㌀ 㤀ⴀ㄀㈀⸀ ㈀  㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀椀渀椀猀琀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀椀漀 搀愀 匀愀甀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀攀 ⠀䈀刀⤀⸀ 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 嘀椀最椀氀愀☀⌀㜀㜀 㬀渀挀椀愀 攀洀 匀愀甀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀攀⸀ 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 嘀椀最椀氀愀☀⌀㜀㜀 㬀渀挀椀愀 䔀瀀椀搀攀洀椀漀氀漀☀⌀㜀㘀㤀㬀最椀挀愀⸀ 䜀甀椀愀 搀攀 瘀椀最椀氀愀☀⌀㜀㜀 㬀渀挀椀愀 搀漀 䌀甀氀攀砀 焀甀椀渀焀甀攀昀愀猀挀椀愀琀甀猀⸀ 䈀爀愀猀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀氀椀愀㨀 䴀椀渀椀猀琀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀椀漀 搀愀 匀愀甀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀攀㬀 ㈀ ㄀㄀⸀ ⠀匀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀椀攀 䄀⸀ 一漀爀洀愀猀 攀 洀愀渀甀愀椀猀 琀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀挀渀椀挀愀猀⤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀愀猀挀漀渀挀攀氀漀猀 倀䘀䌀⸀ 䐀漀攀渀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀 瀀攀氀漀 瘀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀甀猀 娀椀欀愀㨀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 攀洀攀爀最攀渀琀攀 渀愀猀 䄀洀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀椀挀愀猀㼀 刀攀瘀 倀愀渀ⴀ䄀洀愀稀 匀愀甀搀攀⸀ ㈀ ㄀㔀 愀戀爀ⴀ樀甀渀㬀㘀⠀㈀⤀㨀㤀ⴀ㄀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀猀琀愀琀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀猀琀椀挀愀⸀ 倀漀瀀甀氀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 爀攀猀椀搀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀椀琀甀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 搀漀 搀漀洀椀挀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀氀椀漀 攀 氀漀挀愀氀椀稀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 搀愀 愀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀攀愀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 愀猀 䜀爀愀渀搀攀猀 刀攀最椀漀☀⌀㜀㜀㄀㬀攀猀Ⰰ 愀猀 唀渀椀搀愀搀攀猀 搀愀 䘀攀搀攀爀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 攀 漀 猀攀砀漀㨀 ㈀ ㄀  嬀䤀渀琀攀爀渀攀琀崀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀猀琀愀琀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀猀琀椀挀愀㬀 ㈀ ㄀  嬀挀椀琀愀搀漀 ㈀ ㄀㌀ 愀戀爀 ㄀㌀崀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀攀渀猀漀㈀ ㄀ ⸀椀戀最攀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀猀椀渀漀瀀猀攀⼀椀渀搀攀砀⸀ 瀀栀瀀㼀甀昀㴀㈀㤀☀搀愀搀漀猀㴀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀椀渀椀猀琀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀椀漀 搀愀 匀愀甀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀攀 ⠀䈀刀⤀㬀 䘀甀渀搀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 匀愀甀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀攀⸀ 倀爀漀最爀愀洀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䌀漀渀琀爀漀氀攀 搀漀 娀椀欀愀 嘀椀爀甀猀 ⠀倀一䌀娀⤀⸀ 䈀爀愀猀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀氀椀愀㨀 䴀椀渀椀猀琀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀椀漀 搀愀 匀愀甀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀攀㬀 ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀愀爀瘀愀氀栀漀 䈀䜀䌀Ⰰ 䴀漀渀琀攀渀攀最爀漀 䰀䌀⸀ 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 倀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 攀洀 匀愀切搀攀⸀ 刀⸀ 䔀渀昀攀爀洀⸀ 䌀攀渀琀⸀ 伀⸀ 䴀椀渀⸀ 洀愀椀⼀愀最漀㬀 ㈀⠀㈀⤀㨀㈀㜀㤀ⴀ㈀㠀㜀⸀ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀漀愀爀攀猀Ⰰ 吀栀椀愀最漀 ᰀ丠椀渀最甀攀洀 攀 瀀攀爀昀攀椀琀漀 攀 愀 瘀椀搀愀 攀 愀猀猀椀洀ᴀ㨠 愀 洀甀猀椀挀愀 戀爀攀最愀 攀洀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀⼀ 吀栀椀愀最漀 匀漀愀爀攀猀㬀 嬀攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀愀昀椀挀漀 䌀栀椀挀漀 䰀愀甀搀攀洀椀爀崀⸀ ⴀ 刀攀挀椀昀攀Ⰰ 倀䔀㨀 䌀愀爀氀漀猀 䜀漀洀攀猀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 䘀椀氀栀漀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一攀氀猀漀渀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 嘀漀氀甀洀攀 䤀㨀 倀漀爀焀甀攀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 猀漀 挀漀洀漀 猀漀⸀ ㈀⸀攀搀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀  㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀䤀吀伀一䤀Ⰰ 䐀甀氀挀氀椀愀 匀挀栀爀漀攀搀攀爀⸀ 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㄀㤀㠀㘀 ⠀匀爀椀攀 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀⤀⸀ 䌀䄀䰀䄀䈀刀䔀Ⰰ 䰀椀愀⸀ 䄀 䔀爀愀 搀漀 刀搀椀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䨀漀爀最攀 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀  ㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀