INSCRIÇÃO: 01170
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: Identidade Visual "Teia Estúdio Criativo"
 
AUTORES: Laura Luiza Ramos Gomes (Universidade Federal de Sergipe); Esther Sofhia Medeiros Alencar (Universidade Federal de Sergipe); Roana Zahara Vieira Napoleão (Universidade Federal de Sergipe); Gabriel Reis Guimarães (Universidade Federal de Sergipe); Luan Ivo Silva (Universidade Federal de Sergipe); Mario Cesar Pereira Oliveira (Universidade Federal de Sergipe)
 
PALAVRAS-CHAVE: identidade visual, caminhos, encontros, união,
 
RESUMO
O trabalho produzido por alunos da Universidade Federal de Sergipe destaca a criação e execução de uma marca pautada por uma identidade visual concebida a partir do Projeto Interdisciplinar proposto para o primeiro período do curso de Publicidade e Propaganda. O paper traz, então, uma abordagem dos caminhos práticos e teóricos percorridos na idealização, conceitualização, execução e finalização do projeto que resultou na marca da Teia Estúdio Criativo. Sendo assim, o projeto tinha como objetivo, retratar em uma solução visual os conceitos atribuídos a agência fictícia integradas pelos alunos.
 
INTRODUÇÃO
A execução da marca e identidade visual de uma agência fictícia foi parte da proposta do Projeto Interdisciplinar I ofertado pela Universidade Federal de Sergipe aos alunos do primeiro período do curso de Publicidade e Propaganda. A atividade consistia na divisão da turma em equipes que deveriam se organizar no formato de agência e construir a identidade visual da mesma. A identidade visual é parte indispensável na representação da essência de uma empresa. É por meio do signo visual, em especial do seu formato e suas cores, que uma marca, empresa ou serviço poderá ser reconhecida pelos clientes, assim diferenciando-se das demais. Para Martins (2006, p. 106) "por mais que um nome pareça perfeito e exclusivo, ele apenas existirá visualmente como marca quando possuir um sinal gráfico que possa ser percebido pelos consumidores". Na identidade visual da Teia Estúdio Criativo procurou-se alcançar uma representação gráfica sucinta de todo o significado que o nome carrega, portanto, o objetivo de design era um input simbólico que traduzisse visualmente a ideia de união, encontros e conexões que a palavra Teia permitia interpretar. Martins ainda destaca que: "os sinais gráficos, incluindo as cores, podem atingir grande relevância e destaque, chegando, em alguns casos, até a substituir o nome como elemento de identificação da marca" (MARTINS, 2006, p. 106). Um dos aspectos que nortearam a idealização da identidade visual foi a necessidade de fazer com que a visualidade se distanciasse do sentido literal de uma teia e se mantivesse fiel aos conceitos atribuídos ao naming. Dessa forma, todos os elementos visuais, desde as linhas até as cores, foram utilizados de maneira a manter uma coerência na significação proposta pelos integrantes do grupo.
 
OBJETIVO
Como proposto pelo interdisciplinar, cada agência fictícia tinha de criar sua própria identidade visual, assim, o objetivo do grupo foi imprimir uma personalidade própria ao signo visual, através da identificação visual foi alcançar uma solução que representasse conceitos relacionados ao naming do Teia Estúdio Criativo dentre eles: Caminhos, estradas, encontros e conexões. Conexões são imprescindíveis no cenário publicitário atual, que vão desde conexões físicas até as virtuais. Assim, buscou-se representá-los em um signo que traduzisse a afetividade desses encontros no formato de abraços que são gestos de alto poder emotivo. Para isso, todo o aparato visual, desde cores, até as formas, foram construídos de modo a culminar neste símbolo visual de uma teia que se constrói a partir dos múltiplos abraços.
 
JUSTIFICATIVA
Define-se teia como: "fios de seda segregados pelas aranhas; enredo; série; sequência ou ainda conjunto". (DICIONÁRIO AURÉLIO, 2016). Atrelando as palavras-chave a estrutura física de uma teia, observou-se que os conceitos se apresentavam na palavra de maneira evidente pois em uma teia, as fibras se conectam ao longo de sua estrutura reforçando o sentido de conexões, ao mesmo tempo em que se encontram em um mesmo ponto, reforçando o sentido de encontros. A abordagem visual adotada procurou se afastar da representação habitual de uma teia de aranha e focar nos conceitos abstratos relacionados a esses encontros e vivências conjuntas que a concepção de teia promove. A marca procurou então traduzir em termos simbólicos e na sua composição abstrata a representação de um abraço como elemento definidor da Teia Estúdio Criativo. Procurou-se através dos elementos visuais traduzir esse conceito, as letras conectadas lembram estradas para significar os caminhos e os encontros que culminam na percepção de um gesto abraço entre as letras a partir da sua disposição. A identidade visual procura como um todo traduzir visualmente o posicionamento da Teia Estúdio Criativo.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A identidade visual de Teia Estúdio Criativo foi desenvolvida por cinco estudantes de Publicidade e Propaganda. Após a definição do naming, uma linha criativa foi definida, onde a abordagem visual adotada procurou se afastar da representação habitual de uma teia de aranha e focar nos conceitos abstratos relacionados a esses encontros e vivências conjuntas que a concepção de teia promove. A partir disso, foi definido um cronograma de pré-execução do trabalho, onde haviam datas pré-estabelecidas para o processo de coleta de referências visuais, discussão e data limite para alcançar um consenso visual pela equipe. Uma série de brainstormings foram realizados de maneira a estabelecer metas e diretrizes acerca da identidade visual, nessas reuniões, também eram discutidas as referências encontradas, e uma triagem era realizada afim de selecionar as que mais se aproximavam da proposta do estúdio e ao mesmo tempo se alinhavam com o objetivo que se almejava alcançar. Após este momento, os integrantes estiveram livres para pensar nas diferentes maneiras de abordar o tema, as ideias tidas eram muitas vezes escritas e apresentadas nos brainstormings que se seguiram. Encerrada esta etapa, deu-se início a execução do projeto, onde formatos, cores, disposições e fontes foram executados e descartados exaustivamente até alcançar a solução visual final que perpassou por mudanças da proposta inicial. A partir daí, os softwares Adobe Illustrator e Adobe Photoshop foram utilizados na execução e finalização da solução visual. No final, obteve-se uma forma fechada e contínua formada por linhas em um gradiente de tons de azul e rosa aplicada na cor branca garantindo assim um relativo contraste de cor e por consequência certa pregnância, além de ser equilibrado visualmente graças a sua simetria.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A princípio, o signo visual era formado pelo próprio nome Teia manipulado de maneira que as letras estivessem interligadas, resultando assim em um símbolo que buscava comunicar os conceitos atribuídos anteriormente ao naming. O signo visual se apresentava em um gradiente das cores azul e rosa que tinham por objetivo dar a sensação de movimento e um caráter processual ao estúdio. Tanto o signo tipográfico quanto a assinatura visual se encontravam na cor cinza, sendo o primeiro em caixa alta e o segundo em caixa baixa, respectivamente. Entretanto, observou-se certa redundância já que o signo visual transmitia a mesma coisa que o signo tipográfico. Visto isso, optou-se por atribuir uma configuração mais orgânica ao signo visual, abandonando a tipografia nela presente e transformando-a em um símbolo. Para isso, curvas presentes em rodovias foram utilizadas como inspiração, trazendo ao signo a idéia de encontros que quando unidas a grafia do nome já antes utilizada reforçaram a sensação de fluidez e movimento antes presente somente nas cores. Após a consolidação da identidade e de tais significações atribuídas a ela, percebeu-se que o signo visual se manteve fiel aos requisitos propostos pelos conceito da Teia Estúdio Criativo. A ideia de união foi ainda mais reforçada quando se notou a dinâmica do abraço em tal signo, as letras "E" e "A", quando juntas, formam um abraço. O gradiente utilizado com o objetivo de movimento intensificou-se ainda mais ao estar atrelado ao abraço, mostrando o dinamismo de tal gesto e um aspecto de transição. O abraço unificou o propósito da marca e reforçou o sentido de união, encontros e conexões. O conceito de Teia seria traduzido pelo gesto do abraço, pela referência a ideia de união para o estúdio, seus clientes e suas criações. Por fim, as cores azul e rosa em gradiente foram mantidas. Em busca de manter a organicidade obtida no signo, optou-se pela fonte humanista Arial Rounded MT bold sem serifa que foi utilizada para o signo tipográfico e para a assinatura visual agora em cor azul escuro para garantir maior contraste e em caixa baixa para dar destaque ao signo visual. O signo visual da Teia Estúdio Criativo por ser formado por tons de duas cores pode vir a significar: mudança, evolução, diferenças, inovação, inconstância, inquietude, movimento. O signo tem potência de significar: curvas, estradas, caminhos, linhas, viadutos, união, abraços, ligações, conexões, dentre outros. A cor azul, segundo HELLER (2000) tem potência de significar: empatia, harmonia, amizade e confiança, grandeza, fidelidade serenidade, credibilidade. A cor rosa, segundo HELLER (2000) tem potência de significar: sabedoria, originalidade, criatividade, mistério e magia. O signo tipográfico e assinatura visual em caixa baixa e sem serifa passa a ideia de contemporaneidade, jovialidade, modernidade. A cor azul utilizada tanto no signo tipográfico quanto na assinatura visual remete a força, poder, credibilidade, seriedade. O signo visual da Teia Estúdio Criativo apresenta uma forma fechada e contínua formada por linhas em um gradiente que perpassa tons de azul e rosa aplicada na cor branca garantindo assim um relativo contraste de cor e por consequência certa pregnância, além de ser equilibrado visualmente graças a sua simetria. A simetria é um equilíbrio axial que pode acontecer em um ou mais eixo, nas posições horizontal, vertical, diagonal ou de qualquer inclinação. É uma configuração que dá origem a formulações visuais, ou seja, as unidades de um lado são idênticas as do outro lado. (FILHO, 2008, p. 59) O signo tipográfico está localizado ao lado do signo visual e apresenta seus caracteres em caixa baixa, sem serifa. A assinatura visual se encontra ao lado do signo tipográfico, seus caracteres estão em caixa baixa e tanto o signo tipográfico quanto a assinatura visual se encontram em azul escuro. Em toda a identidade visual há uma concentração do peso visual no lado esquerdo devido à disposição do signo visual e tipográfico
 
CONSIDERAÇÕES
O signo visual foi inspirado no conceito de abraço como representação da união a ser associada a marca da Teia Estúdio Criativo. O gradiente presente nas cores significa a mudança e o processo cíclico de evolução. As cores estão atreladas a tecnologia, jovialidade e contemporaneidade. A disposição do signo visual, signo tipográfico e assinatura visual respectivamente tem como intuito manter uma boa distribuição dos pesos visuais dando a sensação de simetria e harmonia. Através do projeto proposto, foi possível que o conhecimento antes restrito a teoria fosse de fato levado à prática onde foram-se necessárias pesquisas acerca de referências, teoria das cores, e um arcabouço teórico que justificasse cada uma das ações práticas. Além de um pensamento que buscasse fluir do pessoal ao profissional e ainda fosse coerente com o naming proposto. Acredita-se que a proposta de expressar graficamente uma identidade ou posicionamento já pré-estabelecido pelo próprio grupo, agregou ao mesmo uma visão empreendedora além da publicitária já fomentada durante a ementa do curso, visões essas, que perduraram no naming até a finalização. Ademais, espera-se que a identidade visual proposta tenha cumprido todas as soluções a ela direcionadas e ter sido coerente a todos os conceitos definidos. Além de diferenciar a Teia Estúdio Criativo das demais agências e representar as conexões existentes tanto entre os integrantes do grupo, tanto da agência com os clientes, causas e pautas pertinentes.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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HELLER. Eva. A Psicologia das Cores: Como as cores afetam a emoção e a razão.1ª ed. Editora GG Brasil, 2012.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀倀䔀吀吀䤀Ⰰ 䴀⸀ 䜀攀猀琀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 吀栀漀洀猀漀渀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀  㜀⸀

NAKAMURA, Rodolfo. Mídia. Como fazer um planejamento de mídia na pratica. 1ª ed. São Paulo: Farol do Forte, 2009਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀⸀ 㐀ꨀ 攀搀⸀ 爀攀瘀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7ª ed. rev. São Paulo: Pioneira, 1998.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀