INSCRIÇÃO: 01218
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA07
 
TÍTULO: Garimpos Urbanos
 
AUTORES: Rafaela Bôaviagem Cavalcanti da Silva (Universidade Católica de Pernambuco); Anderson Freire Amaral (Universidade Católica de Pernambuco); Erica França de Albuquerque Lins (Universidade Católica de Pernambuco); Filipe Tavares Falcão Marciel (Universidade Católica de Pernambuco); José Nunes Ribeiro Neto (Universidade Católica de Pernambuco); Olavo Rosa de Melo Neto (Universidade Católica de Pernambuco); Vera Lúcia Rêgo Melo (Universidade Católica de Pernambuco)
 
PALAVRAS-CHAVE: documentário, audiovisual, reciclagem, comunidade carente, trabalho social
 
RESUMO
O presente trabalho foi realizado pelos alunos de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, no 4° semestre do curso, na disciplina de Captura de Vídeo em HDSLR e Edição, ministrado pelo professor Filipe Tavares Falcão Maciel. O trabalho tem como função mostrar o processo de produção do documentário Garimpo Urbano. Vivemos em um mundo repleto de imagens, estáticas e em movimento, que nos ajudam a construir o pensamento, e a fotografia está diretamente relacionada a essa nova rotina. Dentre as categorias audiovisuais encontra-se o documentário, gênero escolhido pelo grupo para contar a história de seu Sebastião. Por meio da reciclagem, ele criou e sustenta a Escola Nova Esperança, em Olinda, Pernambuco, e ajuda os moradores da comunidade onde vive. Esperamos que esse produto sirva de reflexão para as pessoas sobre a importância da reciclagem e da colaboração social.
 
INTRODUÇÃO
De acordo com Bakhtin (2003), a palavra por si só geralmente não determina um ato comunicativo. Para um sentido completo ela deverá estar em meio a outras e formarem juntas um texto. Da mesma forma, quando queremos nos comunicar através de uma produção audiovisual fazemos com que imagens e sons, assim como as palavras, se tornem uma unidade capaz de transmitir a ideia pensada. Dentre as categorias audiovisuais encontra-se o documentário. Este é marcado por explorar a realidade da forma como ela é, mesmo que subjetivamente e influenciado pelo olhar do autor. Diferente da ficção, cujo roteiro precisa estar pronto antes das filmagens começarem, o documentário trabalha com a prática da pesquisa e investigação durante a sua pré-produção. Assim, este tipo de produção não possui inicialmente um roteiro construído, mas uma proposta de roteiro. De acordo com Puccine (2009), o documentário é criado através de uma da relação que se constrói gradualmente entre o realizador e seu assunto e deverá ser questionada a forma como se contará a história. Os registros são feitos in loco, usando cenários naturais, observando-se a escolha de planos, ângulos e iluminação de forma a transmitir da melhor maneira possível a ideia pensada. Nos anos 30, o cineasta britânico John Grierson foi um importante impulsionador do movimento documentarista. Ele defendia que essa categoria não era apenas uma mera reprodução da realidade, mas tinha uma importante função social. Acreditarmos também na importância social do documentário, e por possivelmente ser a maneira mais fiel para contarmos uma história inspiradora como a de seu Sebastião, escolhemos esse tipo de produção audiovisual. De nome completo Sebastião Pereira Duque, mas conhecido como seu Sebastião, ele sustenta uma pequena escola na periferia de Olinda, Pernambuco, por meio de objetos recolhidos pelas ruas da cidade e ajuda moradores da comunidade onde vive. Portanto, este trabalho trata-se de uma produção audiovisual com finalidade social.
 
OBJETIVO
O produto audiovisual em questão surgiu como trabalho final da disciplina de Captura de Vídeo em HDSLR e Edição. Esta tem como objetivo permitir uma construção de um olhar específico por parte dos alunos dentro das narrativas contemporâneas e das questões estilísticas do audiovisual, com o aperfeiçoamento técnico e de criação desse tipo de produção. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 焀甀攀 椀渀挀氀甀椀甀 焀甀攀猀琀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 漀瀀攀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 䠀䐀匀䰀刀 瀀愀爀愀 昀椀氀洀愀最攀洀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 焀甀攀猀琀攀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀椀猀 挀漀洀漀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 猀攀 瘀椀甀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀 琀攀洀愀⸀ 䌀椀攀渀琀攀猀 搀攀 焀甀攀 焀甀攀爀椀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀氀最漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 椀爀 愀氀洀 搀攀 甀洀 洀攀爀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀 搀椀愀氀漀最愀猀猀攀 挀漀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 愀琀甀愀椀猀 挀漀洀漀 漀 搀攀猀瀀攀爀搀挀椀漀 搀椀爀椀漀 搀攀 洀瘀攀椀猀 攀 漀戀樀攀琀漀猀 焀甀攀 渀漀 猀攀爀瘀攀洀 洀愀椀猀⸀ 伀 焀甀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 琀漀搀漀 攀猀琀攀 氀椀砀漀㼀 匀攀甀 匀攀戀愀猀琀椀漀 漀 爀攀挀漀氀栀攀 攀 漀 甀琀椀氀椀稀愀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 愀 䔀猀挀漀氀愀 一漀瘀愀 䔀猀瀀攀爀愀渀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀猀猀漀甀 愀 漀挀甀瀀愀爀 愀 猀甀愀 栀甀洀椀氀搀攀 挀愀猀愀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 瘀攀椀漀 瀀攀氀愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 焀甀攀 渀漀 昀爀攀焀ﰀ攀渀琀愀瘀愀洀 攀猀挀漀氀愀猀 瀀攀氀漀 戀愀椀爀爀漀 渀漀 焀甀愀氀 攀氀攀 洀漀爀愀 猀攀爀 洀甀椀琀漀 瀀漀戀爀攀⸀ 倀愀爀愀 漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 攀猀琀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 椀渀猀琀椀最愀爀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 最渀攀爀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 挀漀洀漀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀⸀      Garimpo Urbano tem a intenção de utilizar o documentário para tornar pública a história de seu Sebastião, um homem pobre que com da sua vontade de ajudar o próximo consegue por meio da coleta e venda de recicláveis mudar a vida dos moradores da sua comunidade, principalmente das crianças. Seu Sebastião também, por meio de captação de matérias de alvenaria e construção, e de doações daqueles que confiam em sua convicção, consegue construir casa de alvenaria para famílias que até então dormiam na rua.
 
JUSTIFICATIVA
O mundo no qual vivemos é repleto de elementos audiovisuais. Se 50 anos atrás tínhamos apenas duas telas principais, a das salas de cinema e a dos aparelhos de televisão, a realidade é completamente diferente hoje. Podemos inclusive definir o século XXI como o das telas. Além das de cinema e de televisão, que naturalmente ainda existem e possuem relevância, nossa rotina diária é marcada por telas de computadores e dispositivos móveis. É claro que existiu um longo caminho desde que o cinema deu seus primeiros passos ainda no final do século XIX. ਀嘀椀瘀攀洀漀猀 攀洀 甀洀 洀甀渀搀漀 爀攀瀀氀攀琀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 攀氀愀猀 渀漀猀 愀樀甀搀愀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀漀 攀猀琀甀搀椀漀猀漀猀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀 猀甀愀猀 椀渀切洀攀爀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀⸀     O século XXI e suas muitas telas também permitiu aumentar essa produção por pessoas que antes apenas as consumiam passivamente. Dentre esses dispositivos que ajudaram a impulsionar esse crescente mercado encontra-se as câmeras fotográficas que permitem também a filmagem em HD, as chamadas HDSLR. O surgimento da câmera fotográfica HDSLR revolucionou o mercado audiovisual. Não à toa são chamadas popularmente de mini câmera de cinema pelos seus usuários, pois suportam filmagem de 24 fremes por segundo, o mesmo framerate das câmeras de cinema e com uma qualidade visual bastante funcional. O seu custo mais acessível fez com que uso desse equipamento aumentasse consideravelmente nos últimos anos, principalmente por aqueles que trabalham em produções audiovisuais independentes. Os fotógrafos também passaram a utilizar as câmeras HDSLR e logo começaram a se aventurar em filmar e não mais apenas a fotografar. ਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䌀漀甀琀椀渀栀漀 ⠀㈀  㘀⤀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 焀甀攀 漀甀瘀椀洀漀猀 攀 瘀攀洀漀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀 瘀椀搀愀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 洀攀洀爀椀愀  瀀漀瘀漀愀搀愀 搀愀猀 洀甀椀琀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 攀猀琀愀猀 瀀漀搀攀渀搀漀 猀攀爀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀猀⸀ 䄀焀甀椀 瀀漀搀攀洀漀猀 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 愀 洀攀洀爀椀愀 焀甀攀 猀甀爀最攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 渀漀猀猀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀椀愀渀琀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀⸀      Tomando como base o pensamento de Coutinho (2006), além da necessidade da realização de uma produção audiovisual para a disciplina de Captura de Vídeo em HDSLR e Edição, fomos tomados pela sensação de que deveríamos construir algo que engrandecesse o telespectador e o fizesse refletir sobre seus atos em prol da sociedade onde vive. Para isso, nada melhor do que um bom exemplo. ਀䔀砀瀀漀爀 甀洀 琀攀洀愀 搀攀 挀甀渀栀漀 猀漀挀椀愀氀 挀漀渀琀愀搀漀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 栀漀洀攀洀 瀀漀戀爀攀Ⰰ 挀漀氀攀琀漀爀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 爀攀挀椀挀氀瘀攀氀Ⰰ 焀甀攀 甀猀愀 搀攀 琀漀搀漀 猀攀甀 琀攀洀瀀漀 瀀愀爀愀 愀樀甀搀愀爀 愀漀 瀀爀砀椀洀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀 洀漀猀琀爀漀甀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 最爀甀瀀漀⸀ 䔀猀琀愀 挀攀爀琀攀稀愀 最愀渀栀漀甀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 昀漀爀愀 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 䌀攀渀猀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀 ⴀ 䤀䈀䜀䔀Ⰰ ㈀㔀Ⰰ㐀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 瘀椀瘀攀 渀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 瀀漀戀爀攀稀愀⸀ 䐀攀猀琀攀 瀀攀爀挀攀渀琀甀愀氀 漀 洀愀椀漀爀 渀搀椀挀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 渀愀 爀攀最椀漀 一漀爀搀攀猀琀攀 挀漀洀 㐀㌀Ⰰ㔀─⸀    Além da pobreza, a região Nordeste, juntamente com a Norte, ainda era em 2017 a região que maior dispunha de forma inadequada os lixos sólidos no país. Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do estado de Pernambuco mostrou que quase 70% dos municípios do Estado descarta o lixo de forma inadequada. (ABRALATAS, 2017) ਀倀漀爀 挀漀渀栀攀挀攀爀 搀攀 瀀攀爀琀漀 愀 瀀漀戀爀攀稀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 猀攀 猀攀渀琀椀甀 渀愀 漀戀爀椀最愀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀猀猀攀 甀洀 搀攀猀猀攀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀昀氀攀砀漀 瀀愀爀愀 愀 愀樀甀搀愀 猀漀挀椀愀氀⸀   ऀ Incitados pela vontade de ajudar, o documentário Garimpo Urbano foi pensado e produzido com a pretensão de, além de ser a apresentação de conclusão da disciplina, sensibilizar as pessoas que o assistem. O título veio de como seu Sebastião está diariamente garimpando algo pelas ruas em que passa para ajudar a escola e a própria comunidade.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Ao decidirmos sobre o que iríamos abordar no vídeo, iniciamos o processo de imersão no tema. Estudar sobre o assunto e elaborar uma proposta de roteiro foram nossos pontos de partida. ਀䈀甀猀挀愀洀漀猀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 焀甀攀 椀爀愀洀漀猀 洀漀猀琀爀愀爀⸀ 倀漀爀 攀猀琀攀 洀漀琀椀瘀漀 昀椀稀攀洀漀猀 瘀椀猀椀琀愀猀 渀漀 氀漀挀愀氀 焀甀攀 昀愀爀椀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 挀漀渀栀攀挀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 挀攀渀爀椀漀猀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀漀 瀀愀爀愀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀⸀ 一攀猀猀愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 挀漀洀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀愀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀猀 搀愀 氀甀琀愀 搀椀爀椀愀 搀攀 猀攀甀 匀攀戀愀猀琀椀漀⸀ 䔀猀琀攀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 琀愀洀戀洀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 瀀甀搀攀猀猀攀 昀漀琀漀最爀愀昀愀爀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 氀漀挀愀椀猀 攀 渀最甀氀漀猀 瀀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀漀椀 甀猀愀搀漀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 愀 戀愀猀攀 搀漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀   O storyboard tem uma grande importância na produção audiovisual, pois ele é um guia figurativo que tem como objetivo transcrever as cenas do roteiro para uma visualização fácil no momento da gravação. No entanto, o nosso storyboard não foi gerado de maneira convencional, com desenhos que orientavam a cena que seria gravada. Optamos por trabalhar por meio de fotografias clicadas nas visitas técnicas para estudo do tema e dos possíveis locais para gravação, como mostrado nas fotografias realizadas pelos participantes do grupo na Figura 01. Estas foram de forma mais generalista, para possibilitar uma maior liberdade para nosso personagem durante os registros. ਀倀愀爀愀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 愀最椀氀椀搀愀搀攀 渀漀 瀀爀愀稀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瘀搀攀漀 攀氀愀戀漀爀愀洀漀猀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀⸀ 䌀漀洀 攀氀攀 瀀甀搀攀洀漀猀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 挀愀搀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀 琀椀渀栀愀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀 愀猀猀椀洀 漀琀椀洀椀稀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀搀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀⸀  Toda a captura de câmera realizada durante as gravações tinha por trás um significado. De acordo com Coelho (2013, p 14) “determinar parâmetros do equipamento para que formem signos capazes de representar cenas, de acordo com objetivos formais específicos pré-existentes à imagem que se pretende produzir, caso o objetivo seja realizar imagens coerentes com determinado sistema de representação”. ਀吀漀洀愀洀漀猀 挀漀洀漀 搀攀猀愀昀椀漀 甀猀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 渀最甀氀漀猀 攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 攀渀猀椀渀愀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 瀀愀爀愀 搀愀爀 洀愀椀猀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀 渀漀 瘀搀攀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 猀攀爀椀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀爀攀渀搀攀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀攀氀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀攀氀愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 攀猀琀椀氀猀琀椀挀愀猀 攀 愀猀猀椀洀 洀攀氀栀漀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 洀甀渀搀漀 搀攀 猀攀甀 匀攀戀愀猀琀椀漀⸀  Dentre os planos escolhidos utilizamos o plano geral para um maior entendimento sobre o local onde está inserido o personagem (Figura 2). Para mostrar o lugar onde Sebastião guarda seus recicláveis foi escolhido o plano conjunto (Figura 3). Durante a entrevista foi pensado em um meio primeiro plano para dar mais destaque as expressões (Figura 4), e para os detalhes da entrevista usamos o plano detalhe (Figura 5).਀䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 渀最甀氀漀猀 甀猀愀搀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 瘀愀爀椀愀搀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 猀攀洀瀀爀攀 瀀爀椀漀爀椀稀愀渀搀漀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀猀猀攀洀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 攀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 甀猀愀洀漀猀 漀 渀最甀氀漀 渀漀爀洀愀氀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 瘀愀爀椀愀攀猀 攀渀琀爀攀 昀爀漀渀琀愀氀 攀 瀀攀爀昀椀氀 琀爀愀稀攀渀搀漀 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 挀漀爀琀攀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀 愀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 䄀猀猀椀洀 琀愀洀戀洀 挀愀瀀琀甀爀愀洀漀猀 挀攀渀愀猀 攀洀 渀最甀氀漀猀 瀀氀漀渀最攀 攀 挀漀渀琀爀愀ⴀ瀀氀漀渀最攀 ⠀䘀椀最甀爀愀猀 㘀 攀 㜀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀⤀⸀ Por se tratar de um curso de fotografia, e pelas aulas da disciplina terem sido focadas na captura de imagem com câmera HDSLR, os equipamentos escolhidos foram os seguintes: câmera fotográfica Canon 7D MarkII, uma Canon 70D, uma Canon T5i, um Drone Phanto 3 Pro e uma câmera Osmo 7X DJI. As lentes foram Canom 50mm 1.8, Canon 10-22mm f3.5/5.6, Canon 85mm f1.8 e uma Sigma 18-250mm f3.5/5.6. Para a captura do áudio foi utilizado um microfone lapela acoplado a um gravador Zoom H1 e um microfone rode acoplado a Canon 7D MarkII. Não foi utilizada nenhuma fonte de luz artificial em toda a captura, apenas luz ambiente. Com as gravações em mãos, passamos para o próximo passo, a edição. ਀䄀 攀搀椀漀  甀洀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀  愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀愀 焀甀攀 猀攀 爀攀猀甀氀琀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 瀀攀渀猀愀搀漀 攀 瀀漀爀 攀氀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 준 渀攀氀愀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 猀攀 搀攀昀椀渀攀 挀漀洀漀 猀攀爀 愀 ᠀攠猀挀爀椀琀愀ᤀⰠ 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 愀 猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最Ⰰ 焀甀攀 瘀愀椀 挀漀洀愀渀搀愀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀漀 愀猀猀椀猀琀椀ⴀ氀漀⸀ Para a edição de vídeo Garimpo Urbano foi utilizado o programa Adobe Premiere Pro, por ser um software de edição mais completo. Através dele foi possível organizar a ordem das cenas escolhidas para a narrativa, ajustar o som, realizar os cortes de cena e decidir se colocaríamos ou não transições entre elas. Para dar mais dinamismo ao vídeo, e prender mais a atenção do espectador, optamos por corte mais secos na maioria das transições e usar o som ambiente e uma música instrumental para possibilitar uma maior imersão na história contada.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 搀攀挀椀搀椀爀洀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 椀爀愀洀漀猀 愀戀漀爀搀愀爀 渀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀洀漀猀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀洀攀爀猀漀 渀漀 琀攀洀愀⸀ 䔀猀琀甀搀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀爀愀洀 渀漀猀猀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀⸀  Buscamos inicialmente conhecer mais sobre a história do personagem que iríamos mostrar. Por este motivo fizemos visitas no local que faria parte do tema escolhido conhecendo assim os possíveis cenários tanto para entrevistas como para imagens de apoio. Nessas visitas aproveitamos para conversar com o personagem e com moradores da sua comunidade, testemunhas da luta diária de seu Sebastião. Estes primeiros momentos também serviram para que o grupo pudesse fotografar possíveis locais e ângulos para a gravação, o que foi usado posteriormente como a base do storyboard do projeto. ਀伀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀 琀攀洀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀攀  甀洀 最甀椀愀 昀椀最甀爀愀琀椀瘀漀 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 琀爀愀渀猀挀爀攀瘀攀爀 愀猀 挀攀渀愀猀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 昀挀椀氀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 最爀愀瘀愀漀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 渀漀猀猀漀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀 渀漀 昀漀椀 最攀爀愀搀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀 搀攀猀攀渀栀漀猀 焀甀攀 漀爀椀攀渀琀愀瘀愀洀 愀 挀攀渀愀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 最爀愀瘀愀搀愀⸀ 伀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 挀氀椀挀愀搀愀猀 渀愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 琀攀洀愀 攀 搀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 氀漀挀愀椀猀 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 洀漀猀琀爀愀搀漀 渀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 渀愀 䘀椀最甀爀愀  ㄀⸀ 䔀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 最攀渀攀爀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 渀漀猀猀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 爀攀最椀猀琀爀漀猀⸀  Para uma maior agilidade no prazo de produção do vídeo elaboramos um cronograma. Com ele pudemos organizar o tempo de cada participante tinha disponível e assim otimizar o procedo de gravação. ਀吀漀搀愀 愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀攀 挀洀攀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 琀椀渀栀愀 瀀漀爀 琀爀猀 甀洀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䌀漀攀氀栀漀 ⠀㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀 ㄀㐀⤀ ᰀ搠攀琀攀爀洀椀渀愀爀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 搀漀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀漀爀洀攀洀 猀椀最渀漀猀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 挀攀渀愀猀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 昀漀爀洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 瀀爀ⴀ攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀  椀洀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀Ⰰ 挀愀猀漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 猀攀樀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀攀爀攀渀琀攀猀 挀漀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀ᴀ⸠  Tomamos como desafio usar diferentes ângulos e enquadramentos ensinados durante a disciplina para dar mais dinamismo no vídeo. Desta forma seria possível prender a atenção do espectador não apenas pela história, mas também pelas decisões estilísticas e assim melhor apresentar a narrativa do mundo de seu Sebastião. ਀䐀攀渀琀爀攀 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 瀀氀愀渀漀 最攀爀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀 洀愀椀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 氀漀挀愀氀 漀渀搀攀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 ⠀䘀椀最甀爀愀 ㈀⤀⸀ 倀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 氀甀最愀爀 漀渀搀攀 匀攀戀愀猀琀椀漀 最甀愀爀搀愀 猀攀甀猀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 漀 瀀氀愀渀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 ⠀䘀椀最甀爀愀 ㌀⤀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 攀洀 甀洀 洀攀椀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 洀愀椀猀 搀攀猀琀愀焀甀攀 愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀 ⠀䘀椀最甀爀愀 㐀⤀Ⰰ 攀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 甀猀愀洀漀猀 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀琀愀氀栀攀 ⠀䘀椀最甀爀愀 㔀⤀⸀ Em relação aos ângulos usados, buscamos trabalhar de forma variada, porém sempre priorizando aqueles que valorizassem os detalhes das cenas e o entendimento da narrativa. Durante a entrevista usamos o ângulo normal, mas com variações entre frontal e perfil trazendo desta forma cortes para dar dinamismo aos momentos com entrevistas. Assim também capturamos cenas em ângulos plongèe e contra-plongèe (Figuras 6 e 7, respectivamente).਀倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 挀甀爀猀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 攀 瀀攀氀愀猀 愀甀氀愀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 琀攀爀攀洀 猀椀搀漀 昀漀挀愀搀愀猀 渀愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀攀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀 挀洀攀爀愀 䠀䐀匀䰀刀Ⰰ 漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 昀漀爀愀洀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀㨀 挀洀攀爀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 䌀愀渀漀渀 㜀䐀 䴀愀爀欀䤀䤀Ⰰ 甀洀愀 䌀愀渀漀渀 㜀 䐀Ⰰ 甀洀愀 䌀愀渀漀渀 吀㔀椀Ⰰ 甀洀 䐀爀漀渀攀 倀栀愀渀琀漀 ㌀ 倀爀漀 攀 甀洀愀 挀洀攀爀愀 伀猀洀漀 㜀堀 䐀䨀䤀⸀ 䄀猀 氀攀渀琀攀猀 昀漀爀愀洀 䌀愀渀漀洀 㔀 洀洀 ㄀⸀㠀Ⰰ 䌀愀渀漀渀 ㄀ ⴀ㈀㈀洀洀 昀㌀⸀㔀⼀㔀⸀㘀Ⰰ 䌀愀渀漀渀 㠀㔀洀洀 昀㄀⸀㠀 攀 甀洀愀 匀椀最洀愀 ㄀㠀ⴀ㈀㔀 洀洀 昀㌀⸀㔀⼀㔀⸀㘀⸀ 倀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀漀 甀搀椀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 氀愀瀀攀氀愀 愀挀漀瀀氀愀搀漀 愀 甀洀 最爀愀瘀愀搀漀爀 娀漀漀洀 䠀㄀ 攀 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 爀漀搀攀 愀挀漀瀀氀愀搀漀 愀 䌀愀渀漀渀 㜀䐀 䴀愀爀欀䤀䤀⸀ 一漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀攀渀栀甀洀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 氀甀稀 愀爀琀椀昀椀挀椀愀氀 攀洀 琀漀搀愀 愀 挀愀瀀琀甀爀愀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 氀甀稀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 䌀漀洀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 攀洀 洀漀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀砀椀洀漀 瀀愀猀猀漀Ⰰ 愀 攀搀椀漀⸀  A edição é uma etapa de suma importância na produção audiovisual, pois é a partir dela que se resulta o produto final pensado e por ele trabalhado durante todo o processo. É nela também que se define como será a ‘escrita’, a narrativa do vídeo, a storytelling, que vai comandar o interesse do espectador ao assisti-lo.਀倀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 搀攀 瘀搀攀漀 䜀愀爀椀洀瀀漀 唀爀戀愀渀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 倀爀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 猀漀昀琀眀愀爀攀 搀攀 攀搀椀漀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀琀漀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀氀攀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 愀 漀爀搀攀洀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀樀甀猀琀愀爀 漀 猀漀洀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀爀 漀猀 挀漀爀琀攀猀 搀攀 挀攀渀愀 攀 搀攀挀椀搀椀爀 猀攀 挀漀氀漀挀愀爀愀洀漀猀 漀甀 渀漀 琀爀愀渀猀椀攀猀 攀渀琀爀攀 攀氀愀猀⸀ 倀愀爀愀 搀愀爀 洀愀椀猀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀 愀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 攀 瀀爀攀渀搀攀爀 洀愀椀猀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 挀漀爀琀攀 洀愀椀猀 猀攀挀漀猀 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 琀爀愀渀猀椀攀猀 攀 甀猀愀爀 漀 猀漀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 甀洀愀 洀切猀椀挀愀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 椀洀攀爀猀漀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Ao final do processo, o grupo se mostrou satisfeito com o resultado diante do que foi proposto. Em primeiro lugar, por ter sido um trabalho acadêmico, o grupo atingiu a nota máxima da disciplina de Captura de Vídeo em HDSLR e Edição. No entanto, mais importante do que a nota foi ter utilizado tudo o que foi aprendido na disciplina em prol de um trabalho que dentro da compreensão do grupo possui cunho social. Tornar a história de seu Sebastião pública foi para o grupo o nosso melhor pagamento. Compreendemos que a história dele deve ser contada e principalmente conhecida para as pessoas que moram além da comunidade. ਀ Além de trabalhar com reciclagem, seu Sebastião olhou para as crianças sem escola da sua comunidade e decidiu fazer algo por elas. Esperamos que o vídeo possa ir além e fazer com que a história dele possa ser vista e servir de inspiração para outras pessoas. ਀ Por fim, a experiência nos mostrou um leque de possibilidades criativas mesclando fotografia e audiovisual. Esse incentivo à educação e ao debate nos estimula a produzir cada vez mais trabalhos audiovisuais que possam servir de reflexão sobre as necessidades de nossa população. E que essa educação faça promover debates sobre a importância das produções audiovisuais como cunho social.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䜀쨀一䌀䤀䄀 䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 一椀攀氀洀愀爀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀⸀ 䤀䈀䜀䔀㨀 㔀  洀椀氀栀攀猀 搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 瘀椀瘀攀洀 渀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 瀀漀戀爀攀稀愀⸀ 倀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 ㄀㔀⼀㄀㈀⼀㈀ ㄀㜀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀最攀渀挀椀愀戀爀愀猀椀氀⸀攀戀挀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀攀挀漀渀漀洀椀愀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀㈀ ㄀㜀ⴀ㄀㈀⼀椀戀最攀ⴀ戀爀愀猀椀氀ⴀ琀攀洀ⴀ㄀㐀ⴀ搀攀ⴀ猀甀愀ⴀ瀀漀瀀甀氀愀挀愀漀ⴀ瘀椀瘀攀渀搀漀ⴀ渀愀ⴀ氀椀渀栀愀ⴀ搀攀ⴀ瀀漀戀爀攀稀愀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㤀 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀䬀䠀吀䤀一Ⰰ 䴀⸀ 伀猀 最渀攀爀漀猀 搀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀⸀ 䤀渀㨀 䈀䄀䬀䠀吀䤀一Ⰰ 䴀⸀ 䔀猀琀琀椀挀愀 搀愀 挀爀椀愀漀 瘀攀爀戀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ 瀀⸀㈀㘀㄀ⴀ㌀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀一䔀䤀刀伀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀⸀ 嘀攀樀愀⸀ 䌀椀渀攀洀愀 瀀攀爀渀愀洀戀甀挀愀渀漀㨀 瀀愀爀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 攀 最爀椀渀最漀 瘀攀爀⸀ 倀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 ㄀㘀 渀漀瘀 ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瘀攀樀愀⸀愀戀爀椀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⼀挀椀渀攀洀愀ⴀ瀀攀爀渀愀洀戀甀挀愀渀漀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀ⴀ攀ⴀ最爀椀渀最漀ⴀ瘀攀爀⼀㸀 ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㤀 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䔀䰀䠀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䴀漀爀愀攀猀⸀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀⠀洀⤀ 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀㨀 瀀漀琀椀挀愀猀 搀愀 氀漀挀漀洀漀漀 渀愀 昀椀砀椀搀攀稀 搀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 吀攀猀攀 搀攀 䐀漀甀琀漀爀愀搀漀 攀洀 䄀爀琀攀猀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀Ⰰ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀搀椀最椀琀愀氀⸀甀昀洀最⸀戀爀⼀搀猀瀀愀挀攀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀栀愀渀搀氀攀⼀㄀㠀㐀㌀⼀䨀匀匀匀ⴀ㤀㜀一儀䜀䰀⼀琀攀猀攀开氀甀椀猀开洀漀爀愀攀猀开挀漀攀氀栀漀⸀瀀搀昀㼀猀攀焀甀攀渀挀攀㴀㈀㸀 ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㠀 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀唀吀䤀一䠀伀Ⰰ 䰀愀甀爀愀 䴀愀爀椀愀⸀ 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀㨀 愀爀琀攀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀 攀 氀椀渀最甀愀最攀洀⸀ 㘀  栀漀爀愀猀 ⼀ 䰀愀甀爀愀 䴀愀爀椀愀 䌀漀甀琀椀渀栀漀⸀᐀䈠爀愀猀氀椀愀 㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀ 㤀㈀ 瀀⸀㨀椀氀⸀⠀倀爀漀昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀 ⴀ 䌀甀爀猀漀 琀挀渀椀挀漀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 瀀愀爀愀 漀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 搀愀 攀搀甀挀愀漀⤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀⸀洀攀挀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀猀攀戀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀⼀瀀搀昀⼀瀀爀漀昀甀渀挀⼀㄀㄀开愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㠀 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䰀伀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀渀愀 吀攀椀砀攀椀爀愀 嘀椀攀椀爀愀 搀攀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 䌀漀洀甀渀⸀ 䤀渀昀⸀Ⰰ 瘀⸀ 㔀Ⰰ 渀⸀ ㄀⼀㈀Ⰰ 瀀⸀㈀㔀ⴀ㐀 Ⰰ 樀愀渀嘀搀攀稀⸀ ㈀  ㈀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀甀昀最⸀戀爀⼀挀椀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀䘀椀氀攀⼀㈀㐀㄀㘀㠀⼀㄀㐀 㔀㤀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㠀 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀䘀刀䤀䄀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀愀⸀ 伀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 渀漀 昀椀氀洀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀愀 䈀攀椀爀愀 䤀渀琀攀爀椀漀爀⸀ 䐀攀瀀⸀ 䐀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀爀琀攀猀⸀ 䌀漀瘀椀氀栀Ⰰ 倀漀爀琀甀最愀氀⸀ ㈀  ㄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀漀挀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀瀀愀最⼀瀀攀渀愀昀爀椀愀ⴀ洀愀渀甀攀氀愀ⴀ瀀漀渀琀漀ⴀ瘀椀猀琀愀ⴀ搀漀挀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀唀䌀䌀䤀一䤀Ⰰ 匀爀最椀漀⸀ 刀漀琀攀椀爀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㨀 搀愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀  瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䈀刀䄀䰀䄀吀䄀匀 ጀ†䄀猀猀漀挀椀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀漀猀 䘀愀戀爀椀挀愀渀琀攀猀 搀攀 䰀愀琀愀猀 攀 䄀氀甀洀渀椀漀猀⸀  䄀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀洀 渀切洀攀爀漀猀⸀ 倀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀  㤀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀戀爀愀氀愀琀愀猀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀ⴀ爀攀挀椀挀氀愀最攀洀ⴀ搀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀ⴀ攀洀ⴀ渀甀洀攀爀漀猀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀