ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01220</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Opa: agência experimental de Publicidade e Propaganda do UniFBV</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;breno da Silva Batista (Universidade Faculdade Boa Viagem - Wyden); Janaina de Holanda Costa Calazans (Universidade Faculdade Boa Viagem - Wyden); Rafaela Bezerra da Costa (Universidade Faculdade Boa Viagem - Wyden)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência experimental, publicidade e propaganda, oportunidade, oportunidade, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Opa - Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da Faculdade Boa Viagem foi criada em 2010, com o objetivo de proporcionar a possibilidade da prática dos conteúdos de aprendizagem adquiridos nas disciplinas do curso de publicidade e propaganda, prestando serviços para as coordenações dos diversos cursos da instituição de ensino, ONGs e instituições sem fins lucrativos, como também atendendo a clientes com pouca verba para investir em iniciativas de comunicação. Sempre proporcionando aos alunos o incentivo criativo para elaboração de ações que vão além dos moldes pré-estabelecidos, a Opa consolidou-se como uma referência entre as agências experimentais do Nordeste.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da UniFBV WYDEN, foi criada em 2010, com o objetivo de proporcionar a possibilidade da prática dos conteúdos de aprendizagem adquiridos nas disciplinas do curso de publicidade e propaganda, prestando serviços para as coordenações dos diversos cursos da instituição de ensino, ONGs e instituições sem fins lucrativos, como também atendendo a clientes com pouca verba para investir em iniciativas de comunicação. Sempre proporcionando aos estagiários o incentivo criativo para elaboração de ações que vão além dos moldes pré- estabelecidos, a Opa consolidou-se como uma referência entre as agências experimentais do Nordeste. A Opa recebe os alunos para as respectivas vagas que são abertas semestralmente ou de acordo com a demanda, sendo elas: Atendimento, Criação: Redação e Direção de Arte, Mídia, Produção e Social Media. Os alunos são inseridos na agência por meio de uma seleção onde são ambientados sobre o funcionamento da agência, suas obrigações e demandas. Esses mesmos alunos também são convidados a compartilharem suas pretensões profissionais, expectativas, e habilidades na área de comunicação. Os alunos selecionados podem se enquadrar em duas categorias, os voluntários e os bolsistas. Inicialmente, todos entram como voluntários e as bolsas são concedidas para aqueles que demonstram crescimento profissional e demonstram interesse em agregar valor à equipe. Esse incentivo traz aos alunos um maior vínculo com a agencia, pois com essas bolsas os alunos se tornam parte integrante do quadro de funcionários da instituição e são submetidos aos mesmos benefícios e obrigações que eles, tais como vela alimentação e transporte, férias, crachá.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Opa tem como objetivo funcionar como uma agência escola, de modo a atender aos requisitos do Ministério da Educação para o funcionamento do cursos de Publicidade e Propaganda. Para além disso, no entanto, a agência se propõe a garantir aos alunos do curso uma experiência o mais próxima possível da rotina de uma agência de publicidade, a partir de demandas reais. Quanto aos objetivos específicos, a Opa visa a inserção, o estímulo e o desenvolvimento das habilidades relacionadas às disciplinas que compõem a matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda. Para isso, os alunos são convidados a participar de todas as etapas da criação de uma ação de comunicação, desde a construção do briefing, passando pelo planejamentos das ações até a criação e produção da mesma. Desse modo, a prática vivenciada acaba por revelar aos alunos as possibilidades do mercado publicitário, com base na ética e na responsabilidade. Além de estimular os alunos a descobrir e vivenciar suas habilidades e incentivar o aprimoramento delas, proporcionando uma preparação assistida para a entrada no mercado de trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A agência laboratório consiste em um espaço no qual o aluno recebe orientação de uma supervisora, estando assim num ambiente controlado onde o erro é não só admitido como encarado como etapa do desenvolvimento do aluno. Na agência é possível proporcionar o alinhamento entre a teoria vista em sala de aula e a prática. Ser parte integrante do projeto da Agência Experimental leva os alunos a desenvolver a sensação de pertencimento, além de despertá-los para o aprimoramento de habilidades como a tomada de decisões, o planejamento estratégico, o conhecimento mais profundo do cliente, da demanda e das estratégias para a solução dos problemas apresentados. A oportunidade de conhecer as diferentes áreas de atuação possíveis dentro da atividade publicitária faz com que os alunos possam vivenciar as experiências da profissão de forma completa, ajudando-o na decisão sobre a sua carreira. A possibilidade de trabalhar em conjunto, possibilita ainda que o aluno perceba a importância da solidariedade e da integração. Delegar responsabilidades é um dos aspectos que diferenciam o produto final, trazendo amadurecimento profissional e acadêmico. E essa é uma das funções exercidas com excelência pela Opa durante esses anos de funcionamento. Por tudo isso, a Opa proporciona aos alunos, docentes e coordenadores de curso, um espaço para pensar comunicação e ajuda-los a publicizar atividades de forma mais efetiva, garantindo a todos o direito a informar e a estar informado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Entre as obrigações dos estagiários estão o atendimento às demandas internas, que começa pelo estagiário Atendimento, que recebe os jobs via e-mails ou durante as visitas realizadas às coordenações dos cursos. Esse briefing é elaborado e planejado em reunião com toda a equipe que compõe a agência experimental. São nessas reuniões onde realiza-se brainstorms, que resultam nas ideias que, depois de passadas para a dupla de criação, dá início a construção visual do trabalho, contando com todo o suporte das demais áreas. Com clientes externos o processo ocorre de forma parecida, iniciando-se com uma reunião com o cliente, sempre na presença e sob a orientação da coordenação da agência. À medida que os estagiários avançam no curso, têm à oportunidade de aprimorar os trabalhos desenvolvidos, desde os softwares, programas de criação e design; na forma de se relacionar com o cliente; trabalhar com prazos, fornecedores; até o planejamento da comunicação e a criação das peças. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O portfólio foi desenvolvido de modo a mostrar as principais peças desenvolvidas pela OPA  Agência Experimental da UniFBV Wyden. O material foi desenvolvido a partir do conceito  lapidação . A equipe chegou a esse conceito, levando em consideração que as peças apresentadas em seu resultado final, apresentadas no portfólio desenvolvido, são fruto de um meticuloso trabalho de lapidação que passa por toda a equipe. Nas cores branco e cinza, trazendo equilíbrio e homogeneidade, valorizando e dando destaque à peças apresentadas. A tipografia é simples e moderna, sem serifas. O espaçamento, que deixa os caracteres mais afastados, torna a leitura mais fácil e convidativa. Os grafismos utilizados lembram diamantes que se encaixam, formando uma grande peça que percorre todas as páginas, mantendo a sobriedade que marca toda a peça. O desenho em 3D foi escolhido por dar uma sensação de profundidade às páginas, dando volume às peças apresentadas. Para compor o material, foram escolhidas 10 campanhas desenvolvidas pela agência, sendo dois eventos promovidos pelos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo; quatro datas comemorativas; e quatro campanhas sociais: EVENTOS Mostra de Vídeo Devry FBV 2017  I Love Pop Em sua terceira edição, realizada no dia 11 de maio, com o tema "I Love Pop", a coordenação do curso entregou, enquanto cliente da agência, a responsabilidade da realização desde concepção temática até a identidade visual e de produção. O trabalho de divulgação consistiu em estimular esses alunos a não apenas estarem presentes no dia do evento, mas também a se fantasiar como figuras da Cultura Pop. No dia do evento, toda equipe da Opa pode experimentar a fundo a função de produção, organizando todos os detalhes. O resultado desse evento foi grandioso e de grande repercussão na IES local e nas outras faculdades do estado. Semana de Comunicação - Multinfluenciar Todo segundo semestre é realizado na FBV a Semana de Comunicação. O tema escolhido foi MULTINFLUENCIAR  Conteúdos que Inspiram e sua realização ocorreu do dia 28/08 ao dia 01 de Setembro. Ficou por conta da Agência toda reformulação da estrutura do evento além do material de divulgação da programação, as visitas presenciais nas salas e toda parte visual do evento foram produzidos. A semana encerrou com um Talk Show que engajou os alunos e proporcionou um momento descontraído para discentes e docentes. Com essa nova estratégia de divulgar a semana de comunicação para os alunos, foi possível notar um crescimento na participação da programação do evento, segundo a própria coordenadora do curso. DATAS COMEMORATIVAS Dia dos namorados - Crush da Vez Outra ação que já faz parte do nosso calendário é o correio elegante em toda faculdade, com o nome de "Crush da vez", a agência Opa disponibilizou, em todos os andares do campus, cartões envelopes, selos e caixas para as cartas serem colocadas. No dia dos namorados, os alunos voluntários saíram nas salas para entregar esses bilhetes. A campanha ainda teve um complemento digital, onde nossos seguidores das redes sociais podiam enviar mensagens via inbox, que foram transformadas em cartões digitais, divulgados em nossa página do facebook, com respectivos remetentes e destinatários marcados. Mais de 300 cartas foram enviadas através do correio elegante e 20 declarações publicadas em nossas redes sociais. Dia dos Pais - Descobri que ser Pai é Nesta campanha, nós resolvemos apresentar alguns relatos de alguns pais, contando como foi emocionante o momento em que eles descobriram que seriam pais. A campanha foi composta por posts e disseminada nas redes sociais, causando uma grande comoção. Dia das Crianças - É mais que um brinquedo, é amor O Dia das Crianças é uma data marcante para todos, porém infelizmente muitas famílias não têm condições de presentear seus pequenos. Pensando nisso, a Agência Opa promoveu uma campanha para arrecadar roupas e brinquedos para crianças carentes. Dia do Professor - Eu escolhi ser professor A campanha é composta por cartazes, posts para redes sociais e um vídeo, todos seguindo o conceito proposto. A identidade visual traz um layout lúdico, com as fotografias dos professores e intervenções de ilustrações, fazendo uma conexão entre os sonhos de infância e suas escolhas. Com cores vibrantes e um tom alegre, complementando os cartazes com a frase: "Escolhi sonhar junto. SOCIAL Espalhe Respeito Como um reflexo da sociedade, a Opa tomou a decisão de incentivar a inclusão das minorias e fomentar o respeito às diferenças, dando forma à campanha "Espalhe respeito" que, pela motivação, ganhou grande repercussão, tornando-se parte de um projeto maior da Devry Brasil. A opa ficou responsável pela criação e edição de vídeo para treinamento e capacitação dos colaboradores da faculdade, como também todo o material impresso e digital. Foram criados banners, fotografias, cartazes e vídeos teaser. Todo processo de criação foi feito com bastante cautela, pesquisando e ouvindo as vozes que compõem a sociedade. Nas fotografias da campanha buscou-se representar uma parte da imensa diversidade que temos na sociedade. Como apenas as mãos aparecem nas imagens, essa representatividade se dá de forma discreta, através de acessórios e características físicas para que o receptor obtenha um claro entendimento. As mãos dadas transmitem a unidade necessária e enfatizam visualmente a mensagem que o texto propõe. A campanha também é composta por peças que retratam pessoas sendo caladas por diversas opressões, representadas a partir de tampões com frases preconceituosas reproduzidas diariamente pela sociedade. Dessa forma, buscou-se conduzir o receptor a uma reflexão sobre o ciclo silencioso e torturante causado pela opressão e pela falta de respeito. Outubro Rosa - Você é maravilhosa Fazendo uma alusão a mulher maravilha, referência feminina da cultura pop, esse ano trabalhamos com ilustrações, formas e cores para enaltecer a mulher, enfatizando o conceito que ela pode ser a sua própria heroína realizando o autoexame, e independente de já ter tido a doença ou não ela continua sendo maravilhosa. A recepção da campanha foi grande, e nela continham peças para redes sociais, vídeos com especialista e a identidade visual da própria página da agência. Além do visual, o texto cumpriu com sua função de esclarecer diversas questões sobre o câncer de mama e colo de útero. Novembro Azul - Precisamos falar sobre Esse ano nossa campanha do Novembro Azul trouxe como tema central a necessidade de conversar, debater e esclarecer mais sobre o tema câncer de próstata. Foi executada uma campanha digital onde os alunos de diversos cursos foram fotografados em fundo preto e com iluminação azul, e as frases que acompanharam as peças tinham frases informativas sobre essa questão. Causando um grande impacto por sua seriedade, as peças receberam curtidas e engajamentos e propagaram dados importantes para o público jovem sobre um assunto que ainda é tratado com tabu. Comuniarte Um dos principais clientes da agência experimental Opa é o Comuniarte, um projeto sem fins lucrativos que vem sendo desenvolvido desde 2013 e já atendeu, aproximadamente, 100 crianças das comunidades circunvizinhas: Dancing Days e Sítio Grande. O projeto envolve os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo na função de tutores das crianças. O Comuniarte tem o objetivo de dar aulas de reforço escolar para crianças com idades entre 9 e 14 anos, selecionadas pelas líderes comunitárias dos locais atendidos. Toda concepção da identidade visual desse projeto foi desenvolvida pela Agência Opa. Desde a criação do logotipo, com cores vibrantes e formas geométricas que fazem uma alusão a brincadeiras infantis, até as campanhas institucionais, com vídeos, peças de divulgação e banners virtuais, seguindo a linha proposta. A página no Facebook para divulgação do projeto também é de responsabilidade da Opa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A importância da OPA - Agência Experimental do UniFBV está centrada no desenvolvimento das competências dos alunos do curso. As peças apresentadas no portfólio e descritas neste trabalho é possível perceber o grau de maturidade dos alunos e o comprometimento dos mesmos com o trabalho, além da aplicação dos conhecimentos teóricos, apreendidos em sala de aula, na prática do fazer publicitário. As peças apresentadas são cases que foram pensados e executados totalmente pelos alunos, sem que nenhum cliente os demandasse, durante o ano de 2017. Durante o processo criativo, os alunos contaram com a orientação da professora coordenadora da Agência, além de poderem recorrer a outros professores para orientações específicas, o que acabou por proporcionar uma troca produtiva de conhecimentos entre discentes e docentes. O resultado do trabalho desenvolvido é fruto de um processo repleto de experimentação, de tentativas e erros, onde o principal objetivo é o aprendizado participativo dos alunos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ANAIS Expocom 2017. Portfólio Opa - Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da Faculdade Boa Viagem. PPC do curso de Publicidade e Propaganda da UniFBV Wyden. Disponível nos arquivos da coordenação do curso de Publicidade e Propaganda da UniFBV Wyden. <br><br>PPC do curso de Publicidade e Propaganda da UniFBV Wyden. Disponível nos arquivos da coordenação do curso de Publicidade e Propaganda da UniFBV Wyden.<br><br> </td></tr></table></body></html>