ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01260</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Conhecimento em suas mãos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;vinicius de albuquerque silva (universidade federal de pernambuco); Karoline Duarte (universidade federal de pernambuco); Pedro Henrique Conrado (universidade federal de pernambuco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;filme publicitário, stopmotion, ensino a distância, ufpe, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O filme publicitário Conhecimento em suas mãos tem como objetivo divulgar a nova modalidade de ensino a distância (EaD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De modo geral, trazemos conceituamos o produto em questão como uma ferramenta que proporciona autonomia aos estudantes, principais agentes catalisadora da inovação e da transformação social. O material foi resultado das disciplinas de Redação Publicitária e Produção RTVC, viabilizado por técnicas de animação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nos 72 anos de história da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a instituição de ensino superior (IES) vinculada com o Ministério da Educação cresceu em sua abrangência, por meio da interiorização e da criação de novos campi no interior do estado, conservando a qualidade do ensino, a expressiva produção científica e a extensão universitária. A UFPE foi contemplado no programa do Ministério da Educação, "Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB", que tem como objetivo à democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no País. Criou-se, então, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD), responsável pela implementação da modalidade de educação a distância, não só atuando como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, como também introduzindo novos conceitos e métodos didático pedagógico a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Desta forma, a UFPE aumentou sua atuação institucional contemplando mais 13 cidades do interior do estado de Pernambuco, criando novos cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária. Nesse contexto, encontramos uma boa oportunidade de utilizar a marca e produto para contemplarmos no exercício das disciplinas de Redação Publicitária e Produção RTVC. Para isso, desenvolvemos um conceito, um roteiro audiovisual e, finalmente um filme em stopmotion.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir de conhecimentos aprendidos nas disciplinas mencionadas, tínhamos como exercício executar uma vinheta publicitária para um cliente/produto de livre escolha, mas obrigatoriamente viabilizado por técnicas de animação simples, isto é, em stopmotion. Escolhemos a nossa própria instituição como cliente, a UFPE, além de um produto que é pouco conhecido, mas com o potencial de desenvolver um bom desenvolvimento dentro de um tema significativo. O filme publicitário em questão, em suma, tem como finalidade promover uma nova maneira de adquirir e construir conhecimento na Universidade Federal de Pernambuco, através da nova modalidade de ensino a distância.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ecossistema universitário cumpre um papel importante quando se trata de produção de conhecimento e desenvolvimento para a sociedade. Sua caracteri&#769;stica essencial e&#769; ser detentora do saber, ale&#769;m de guardia&#771; do conhecimento, motor propulsor da histo&#769;ria, da cie&#770;ncia, da tecnologia e do desenvolvimento. Em um sentido mais amplo, os três pilares, ensino/pesquisa/extensão, que norteiam as ações institucionais das IES, convergem para um propósito claro: transformar a sociedade através do conhecimento do potencial humano. A partir desta premissa, exige-se da Universidade uma atitude inovadora de manter-se permanente no contexto dos novos desafios, das mudanças e das novas necessidades que a sociedade precisa diante dos paradigmas apresentados na contemporaneidade. Em sua missão: [...] promover um ambiente adequado ao desenvolvimento de pessoas e à construção de conhecimentos e competências que contribuam para a sustentabilidade da sociedade, através do ensino, pesquisa, extensão e gestão. (2018, UFPE) Assim, as relações entre ciência, tecnologia e inovação são interativas, simultâneas e complexas, tendo as pessoas que utilizam como protagonista e principal força propulsora para a mudança. E é nesse território que o filme está ancorado: a produção do conhecimento é algo que pode ser simples e intuitivo, desde que faça sentido e empodere quem aprende. Em outras palavras, a UFPE, com a nova modalidade de ensino a distância, entra como coadjuvante da protagonização do conhecimento. E, agora, é possível acessá-lo em qualquer momento e lugar, a um toque de distância.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como se trata de uma produção audiovisual, é necessário para realização do projeto a execução de uma pré-produção para colocar em papel tudo que temos em mente. Roteirizar é o processo que o produto audiovisual consegue tomar consistência e coerência (MENDES, 2010, p. 8). Além do roteiro, a construção do storyboard nos ajudou no desenvolvimento, a fim de dar mais veracidade no relacionamento entre idealização e produto final. Nele, fica mais claro para sugerir personagens da narrativa, movimentos de câmera, enquadramentos, cortes, etc. Utilizamos também, materiais e softwares que auxiliam na concepção de projetos gráficos, tais como Adobe Photoshop CC - para ilustração; Adobe After Effects CC - para animação e pós-produção - e Adobe Premiere CC - para montagem, edição e finalização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Na concepção do filme da UFPE, voltamos às características funcionais do produto ensino a distância, bem como suas facilidades. É essencial que a necessidade do consumidor seja explicitada do modo mais claro possível. [...] envolve analisar as necessidades do consumidor, garantir informações precisas para desenhar ou produzir produtos ou serviços que estão de acordo com as expectativas dos consumidores e fornecedores (BOONE, KURTZ, 2009 p.9) Em outras palavras, como o conhecimento pode fazer a diferença na vida das pessoas? Construímos nossa mensagem, portanto, baseado em um argumento: "Todo conhecimento humano foi construído com nossas próprias mãos". Para explicitar essa linha de raciocínio, fizemos de nosso quadro uma grande tela em touchscreen, onde vemos uma mão interagindo com o cenário e objetos. Uma locução em off acompanha todo o desenrolar do filme, concluindo no produto e conceito principal: "EAD UFPE: conhecimento em suas mãos." Após a criação do texto, entramos na etapa da decupagem técnica. Discutimos muito o roteiro, nos questionando em cada quadro com que elementos iríamos compor o nosso frame. Pesquisar por referências nos ajudou a criar uma visão do filme e elaborar o storyboard, posicionando todos os elementos da cena e ações do personagem em cada cenário. Definimos previamente às animação, planejando velocidade, tempo e aceleração dos elementos. Ao mesmo tempo, uma outra parte da equipe fazia um levantamento e elaboração dos materiais de arte, contemplado tudo que estava predefinido no storyboard e prezando pela qualidade e viabilidade do projeto. Para cada cenário, foi elencado uma paleta de cor, bem como uma listagem dos elementos que deveriam estar no quadro. Animação é uma atividade que existe paciência e atenção. Para executar um filme em stopmotion, é necessário uma sequência de fotografias diferentes de objetos inanimados para criar uma história ou simplesmente simular o seu movimento. São tiradas fotos de um mesmo ponto, onde entre um quadro e outro, altera-se com delicadeza a posição dos objetos para que, assim, o filme ganhe vida. Cientificamente falando, o stop motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é do que ilusão de ótica. (CIRIACO, 2009) Este tipo de filme, não se exige ferramentas sofisticadas para sua elaboração. É imprescindível bastante critério: atenção a movimentação da câmera, a iluminação e movimento dos objetos. Para execução, criamos um mini-estúdio caseiro, tentando ao máximo ter controle de toda produção do filme. A sequência de fotos foi feita por um aparelho celular. Para fazer a troca dos  cenários utilizamos cartolinas coloridas e alguns objetos bastante característicos compondo a cenografia. A partir da câmera posicionada acima da mesa, começamos a dar vida aos elementos, movimentando um por um. Na etapa de pós-produção, colocamos o resultado adquirido em sequência, definindo a velocidade da animação em 15 frames por segundo. Como produto final, temos um institucional com 30  .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O resultado de um texto publicitário em audiovisual é resultado da soma de vários processos, passando pela conceitualização, desenvolvimento da mensagem publicitária até, finalmente, sua execução. Avaliamos, em geral, que nosso produto foi capaz de apresentar o produto de forma atraente, não só em termos de estética, como também de originalidade na abordagem do tema. Através da produção do stopmotion, acreditamos que conseguimos alcançar de forma criativa e lúdica de comunicar o potencial que o ensino a distância pode ter na mão dos seus futuros estudantes. Como consequência de nosso esforços, conseguimos aprender e nos aprofundar nas técnicas transmitidas em sala de aula como, captação de áudio, de imagens, edição e fotografia. Acreditamos que o projeto possa trazer benefícios a imagem institucional da UFPE, através da apropriação da linguagem lúdica e, dessa forma, chamar a atenção dos potenciais estudantes para a IES.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARRETO, Thiago. Vende-se em 30 segundos. Manual de roteiro para filme publicitário. 2a Edição São Paulo, 2010. Editora Senac.<br><br>BOOKE, Louis E. e KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo, São Paulo, 2009. Cengage Learning. <br><br>CIRIACO, Douglas. O que é Stop Motion? Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/2247-o-que-e-stop-motion-.htm#ixzz1IgD0xwmX. Acesso em 02 de maio de 2018.<br><br>HART, J. The art of the storyboard: Storyboarding for film, TV and animation. Woburn, 1999. Focal Press.<br><br>MARTINS, Jorge. Redação Publicitária: teoria e prática. 2008, São Paulo. Editora Atlas.<br><br>PEREIRA JÚNIOR, José Maria. A construção da narrativa no filme publicitário. Revista Conexões Midiáticas , v.III, p.4, 2010. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/ppgc/smartgc/uploads/arqui vos/a90d8e030d20101103090627.pdf. Acesso em 08 de abril de 2018.<br><br>UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: www.ufpe.br. Acesso em 03 de maio de 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>