INSCRIÇÃO: 01275
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP01
 
TÍTULO: Vai um cafezinho aí? Portfólio da Agência Fonte.
 
AUTORES: Francisco Eudes Nogueira Lima Filho (Unifanor Wyden); Talita Garcez Guimarães (Unifanor Wyden); Débora Thamires Teixeira Sales de Sousa (Unifanor Wyden); Ingrid Maria Barbosa Andrade (Unifanor Wyden); Thalysson Pontes Lopes (Unifanor Wyden); Pedro Henrique Dias Ferreira (Unifanor Wyden); Eurismar Pereira de Souza (Unifanor Wyden); Carlos Felipe da Silva Santos (Unifanor Wyden); Jaqueline Farias do Nascimento (Unifanor Wyden); Hélio Viana dos Santos Filho (Unifanor Wyden); Yan Bruno Dias (Unifanor Wyden); Lucas dos Santos Almeida (Unifanor Wyden); Patrick Barroso Camelo (Unifanor Wyden); Dandara Jeniffer Mateus do Vale (Unifanor Wyden); Vinícius Mateus Feitosa Silva (Unifanor Wyden); Natanael Alexsandro Farias Silva (Unifanor Wyden); Wilson de Lima Pereira Filho (Unifanor Wyden); Raiza Sousa da Silva (Unifanor Wyden)
 
PALAVRAS-CHAVE: Fonte, Terceiro Setor, Propaganda, Agência Experimental Jr., Portfólio
 
RESUMO
O portfólio aqui apresentado é o resultado de parte do material criado e produzido pela Fonte, agência experimental de Centro Universitário UniFanor|Wyden, para seus clientes que são internos e externos à Instituição. Tem como tema um elemento icônico da rotina das agências de publicidade e propaganda: o café, o combustível para estimular mais produtividade e atenção. Itens indispensáveis neste tipo de empresa. A produção aqui exibida é fruto da parceria entre a Fonte e os seus clientes do terceiro setor como Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, Emaús Amor e Vida, Projeto Não Dói e Instituto Ser Amado e reúne na prática o que os alunos aprenderam nas mais variadas disciplinas do curso de publicidade e propaganda. A metodologia foi a pesquisa bibliográfica feita especialmente através de leituras de autores como Burtenshaw, Corrêa e Barreto.
 
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é apresentar o portfólio publicitário – uma coletânea do que melhor foi produzido durante um certo período de tempo da vida de um profissional ou mesmo de uma agência, como neste caso – da Fonte, agência experimental do curso de publicidade e propaganda do Centro Universitário UniFanor | Wyden, que trabalha as competências dos alunos através de briefings reais (segundo BURTENSHAW, 2010, p. 84 "o documento oferece à equipe de criação algumas informações básicas importantes sobre cliente, marca, produto ou serviço, mercado e público-alvo"). O portfólio atual é constituído por peças desenvolvidas em 2017 e tem como tema o café, elemento icônico da rotina das agências. Muitos alunos contribuíram com o material selecionado pela professora coordenadora Talita Guimarães, seus nomes constam na ficha técnica do material. Ali estão registrados quem trabalhou diretamente com a criação e produção de uma ou mais peças. Outras peças criadas em 2017 foram deixadas de fora da seleção porque não foram aprovadas pela coordenadora ou mesmo porque a ideia e o texto foram desenvolvidos exclusivamente pela docente, como é o caso da simulação de uma prova entregue no dia do estudante que o seu verso revelava uma espécie de pegadinha já que não era uma avaliação de verdade e sim um recado de agradecimento, com um texto emocional, de um professor para um aluno. No portfólio estão peças variadas como ilustração, identidade visual, spot, post de Facebook, mala-direta, cartaz, folder, site e ação de guerrilha. Trabalhamos em 2017 com os clientes que atendemos de forma recorrente e alguns que estabelecemos novas ligações, como o Projeto Não Dói e o Instituto Ser Amado. Nossos clientes internos são as coordenações dos três cursos de comunicação social e a Diretoria da UniFanor. Já os clientes fixos externos, além do citado Não Dói, constam Emaús Amor e Vida e IBLF (Instituto Beatriz e Lauro Fiuza).
 
OBJETIVO
Objetivo geral: desenvolver na prática de uma agência, através do conhecimento teórico adquirido em disciplinas, a competência do aluno de publicidade e propaganda. Objetivos específicos: materializar um portfólio anual da agência para dar mais visibilidade para a mesma e seus integrantes; estimular no aluno atitudes positivas como trabalho em equipe e o cumprimento de tarefas e prazos; aprender a trabalhar com as limitações de um cliente real; participar de prêmios estudantis da área de criação publicitária; estimular a participação dos alunos em congressos.
 
JUSTIFICATIVA
Para uma agência de mercado, um bom portfólio é um convite para novos clientes, além de provocar orgulho nos funcionários e vontade de fazer parte da empresa nos demais profissionais do mercado. Em uma agência júnior de publicidade e propaganda (PP) este material - quando é feito com um bom nível de criação e produção das peças - traz inúmeras vantagens como ser um chamariz para clientes de grande porte, vitrine para o mercado pinçar estudantes e, em teoria, aumenta o número de alunos que concorrem às vagas oferecidas semestralmente. E isto, em tese, aumenta o nível de qualidade técnica da agência já que a coordenadora tem maior opção na escolha da equipe. SERPA (2015, online) declara que "para ser um bom diretor de criação, para tocar uma agência, tem de ter um portfólio que seja respeitado pelas pessoas que irá contratar. Elas precisam ter um mínimo de admiração pelo que você já fez para entender e seguir o seu critério." Trazendo isto para a nossa agência experimental, o portfólio da Fonte serve para que os anunciantes a conheçam e os alunos, mesmo que estejam empregados, queiram estagiar na mesma já que sabem que lá é um espaço para aprimorar suas habilidades técnicas e montar ou melhorar seu próprio portfólio, aumentando assim suas chances de ingressar em uma agência de mercado. Resumindo, o portfólio é sempre uma peça-chave para dar mais visibilidade a quem o criou. Além dos benefícios já citados, um portfólio de uma agência estudantil é uma excelente maneira de fazer um balanço, em termos quantitativos e qualitativos, para que a coordenadora possa alinhar alguns procesos, para que os estudantes queiram superar as peças da edição anterior e ainda, para dar uma amostra às coordenadoras do curso de PP de como este equipamento vem atuando de forma concreta, já que é impossível acompanhar absolutamente todas as peças que saem da agência. Pretende-se com este portfólio, não só concorrer ao Expocom, mas sim tornar público o árduo trabalho feito por nossa equipe ao longo de um ano e assim, publicizar também os seus integrantes para que estes possam ingressar no mercado publicitário. Há alguns anos, a Fonte não aceita clientes privados ou de outros cursos da IES que não sejam da nossa área. A justificativa é que ao aceitar clientes privados, corre-se o risco de tirar uma conta do mercado publicitário, já a opção por anunciantes do terceiro setor se deve ao fato de que eles geralmente têm a necessidade de evitar gastos na comunicação. Excetuando a questão financeira, este tipo de cliente nos apresenta, em termos gerais, uma maior liberdade em relação à inovação empregada nas peças, além de, obviamente, ser relevante do ponto de vista social, pois ao ampliar a comunicação de uma ONG, por exemplo, eu torno a mesma mais visível e isso possibilita mais apoios para que ela consiga tocar seus projetos sociais com um pouco de mais tranquilidade. A opção por clientes reais e do terceiro setor também trabalha questões como: os discentes aprendem a trabalhar com verbas bem reduzidas, a lidar com prazos fixos, a enxergar a importância da responsabilidade social, a entender clientes de diversas personalidades e instituições com os variados tipos de demanda comunicacional. A escolha dos clientes da Fonte (prospecção) ou a aceitação destes (quando recorrem à agência) se dá baseada na necessidade de comunicação deles, pois é analisada a possibilidade de atender a demanda, os prazos e a complexidade de produção exigidos. Para este portfólio foi elaborado um tema, inspirado no anuário do Clube de Criação (http://www.clubedecriacao.com.br/anuario/) que segue esta lógica temática. Tal anuário é o mais expressivo prêmio de publicidade e propaganda do Brasil. Para corroborar isto, citamos um trecho do Manual do Estagiário, material desenvolvido pelo redator Eugênio Mohallem, em que o mesmo se refere aos anuários como "o registro daquilo que a propaganda brasileira produziu de melhor nos últimos anos" (MOHALLEN, 2007, online).
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A agência experimental Fonte desenvolve suas atividades de segunda a sexta no período da tarde e faz parte do NUCOM (Núcleo de Comunicação) do curso de PP, espaço que também agrega estúdio de TV, de fotografia, de rádio, sala de edição de vídeo e sala de reunião. É lá também que se realizam os projetos fixos como o Jornal Grande Circular, o Programa Intervalo (radiofônico), a TV Fanor, e a agência Take One (audiovisual, porém voltada para questões institucionais da IES). A Fonte conta com a seguinte estrutura física: duas salas, uma com 2 IMACs e 4 PCs e outra com 6 PCs, que só é usada quando necessária. A agência conta também com o suporte dado pelos técnicos do NUCOM. A agência é coordenada pela Mestre Talita Guimarães, publicitária por formação e com experiência prática de mercado na área de redação publicitária. A equipe é composta pelos departamentos de criação (direção de arte e redação), atendimento e online. Porém, as funções de planejamento, produção e mídia, quando exigidas, são feitas principalmente pelo departamento de atendimento. Todos os semestres há seleção de novos integrantes e os alunos podem ficar no máximo um ano na agência. O critério de seleção é uma prova prática relâmpago, além de uma entrevista com a coordenadora. É possível ser selecionado desde o primeiro semestre de graduação. Os alunos que permanecem durante um semestre inteiro recebem sessenta horas complementares ou a validação do estágio supervisionado, quando inscritos na disciplina e quando atendem à produção estipulada pela professora. A pauta da Fonte varia de semestre para semestre, mas é sempre muito movimentada porque quando os clientes fixos não precisam de muito material, buscamos novas parcerias ou criamos para os clientes internos. Em termos gerais, a coordenadora visita a agência duas vezes na semana e os demais dias os alunos ficam sob o comando do atendimento. Há anos este modelo é testado e produz bons resultados já que gera sentimento de responsabilidade entre os integrantes da equipe, ainda que sua gestora não esteja diariamente de forma presencial para orientar os processos. Segundo CORRÊA (2006), uma das funções do atendimento é dar o follow up para os clientes. No caso da Fonte, este tipo de acompanhamento dos processos de cada peça é feito de forma online com os clientes e também com a gestora da agência através de canais como Facebook e Whatsapp. Isso acelera muito as demandas dos três dias em que a mesma não está presencialmente conferindo a pauta e os layouts das peças. Uma prática constante da Fonte é a refação para que esta ação seja minimizada ao máximo depois que o cliente receber o material. Perde-se tempo durante esta fase, porém se economiza tempo mais adiante já que são raros os pedidos de refação por parte dos nossos clientes e ainda mais raras a recusa completa das campanhas apresentadas. Quando a professora, que é da área de redação, sente alguma necessidade de opinião na área de direção de arte ou design, ela pede ajuda aos professores das áreas referidas. Depois de tudo aprovado pela coordenadora, o atendimento – que acompanhou todo o processo desde a coleta do briefing até o processo criativo, pois ele fica na mesma sala e uma prática comum na Fonte é o mesão criativo envolvendo todos os departamentos – encaminha para o cliente e defende, seja de forma presencial ou online. O processo criativo da maioria das peças selecionadas e também do tema café do portfólio consistiu em algumas etapas metodológicas da criatividade em PP citadas por BARRETO (2004): preparação (atendimento ou, na maioria das vezes, a agência inteira se reúne com o cliente para coleta de briefing e mais esclarecimentos a respeito da marca, depois a criação estuda o briefing), incubação (é aqui a reunião em que a equipe ou a dupla criativa realiza o brainstorm), iluminação (onde se elucida qual será o caminho criativo a ser seguido) e verificação (aqui as duplas e/ou a professora irá descartar algumas ideias e conferir se a seleção feita é, de fato, a melhor para o problema de comunicação do cliente). Então é realizado o layout que "envolve a organização dos diversos elementos dos anúncios em uma composição que, além de agradável à vista, deve apoiar a mensagem" segundo BURTENSHAW, 2010, p. 84. Depois do layout pronto, a coordenadora solicita algumas mudanças, quando necessárias. Após tudo ser autorizado por ela, o atendimento envia para o cliente ou vai até ele apresentar. Dependendo da complexidade da campanha ou do porte do anunciante, a professora e toda a agência acompanham esta etapa. Sempre que possível, as peças desenvolvidas pela Fonte apresentam soluções criativas, pois compactuamos com RIBEIRO; SCHUSTER (2006, p.09) que afirmam que "toda propaganda deve ser de resultado, seja ela criativa ou não. O que me parece é que a criatividade é um recurso que temos justamente para aumentar a eficiência do que queremos comunicar, no momento em que a nossa mensagem consegue se destacar das outras. Criatividade pela criatividade não nos interessa. Nos interessa a criatividade aplicada a um objetivo, a um resultado concreto..." Para chamar atenção em um universo que muitas vezes a marca está pedindo uma ajuda – seja financeira, de voluntariado, entre outras – é preciso se destacar.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Destacaremos mais adiante algumas das criações apresentadas no nosso portfólio de 2017 (https://bit.ly/2LnC5rb ) De um modo em geral, implantamos as dicas do CORRÊA (2006) e estudamos nossos clientes previamente através de seus sites, de suas mídias sociais, de suas campanhas anteriores etc. Depois nos reunimos com o anunciante para coleta de informações visando a produção do briefing, feito pelo atendimento. O modelo de briefing adotado também é do autor CORRÊA (2006), porém com alguns itens adaptados já que nossos clientes são sempre do terceiro setor e o modelo do autor citado é voltado para empresas privadas. Após esta etapa, dependendo da complexidade da campanha, nos reunimos com todos os departamentos para o brainstorm. Depois a coordenadora delega as duplas ou a equipe que irá trabalhar aquele desafio. O processo seguinte envolve a escolha das imagens, definição da paleta de cores, tipografia, aperfeiçoamento do conceito criativo e sua tradução nos elementos verbais, especialmente título e texto. Normalmente a diagramação é elaborada em dois programas: o Photoshop e o Illustrator para treinar os alunos nos softwares mais utilizados nas agências de PP. Quando o layout está finalizado, a professora geralmente pede algumas refações. Após realizadas, é comum que a docente faça testes de compreensão das peças com pessoas não envolvidas no processo de produção das mesmas. Técnicos do NUCOM, professores, alunos e até mesmo profissionais de mercado que não são ligados à UniFanor fazem suas considerações e a Talita avalia se deve mudar ainda algo. Para o presente portfólio foi definido o tema café por ser sinestésico, único e representar o estar alerta. É claro que muito desta escolha também se deu por ele estar intimamente ligado à rotina das agências de publicidade e propaganda. A prova disto é tanta que quando é celebrado o dia do café muitas agências costumam criar posts de comemoração. Um exemplo foi a nossa própria agência neste portfólio. O tema para o nosso portfólio surgiu de uma reunião de brainstorm. Cada aluno e a professora lançaram ideias de temas e este foi o campeão de votos por haver uma identificação grande com o elemento em questão. Até porque brasileiro, de um modo em geral, tem o hábito de consumir café. Segundo dados da EMBRAPA de 2015, o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil. Para materializar o nosso portfólio, o aluno Eudes Nogueira foi convocado e realizou toda a diagramação do material. Optou por uma tipografia que lembra traços africanos, tribais já que o café está intimamente ligado à Africa. O layout é moderno porque as agências publicitárias inspiram esta opção e para dar uma quebra nos tons marrons e creme que dão um ar mais sério, foi inserida a cor pink que lembra as patisseries que também trabalham muito com o café em seu leque de produtos. Esta cor contrastante e algumas formas geométricas foram estrategicamente colocadas para dar um ar mais suave, mais alegre ao projeto já que as nossas peças também vão neste caminho. A capa com o copo de café sem estar completamente identificável dá um toque de inovação e até mesmo de mistério do que virá a seguir. Voltando nosso olhar para as peças em si, destacaremos algumas como: Cliente: O IBLF é um instituto que ajuda crianças e jovens de zonas de vulnerabilidade social de Fortaleza através da música e do karatê Peças: campanha de casamento IBLF & Você. Um pouco sobre o briefing e/ou o processo: para o IBLF levar seus atletas cearenses para o campeonato de karatê internacional no Rio de Janeiro, foi encomendada para Fonte uma campanha crowdfunding. Criamos uma campanha simulando um casamento de verdade. Para isso, foi desenvolvida uma mala-direta para empresários na qual ela era um convite de casamento, simulando sua textura, estilo de layout etc. O site de hospedagem da campanha foi o iCasei (https://www.icasei.com.br/) , o mesmo que os noivos costumam colocar, para os convidados de seu casamento, seus desejos como uma noite romântica em um restaurante, uma passagem aérea de lua de mel etc. De forma análoga, fizemos os nossos pedidos: hospedagem dos atletas, almoço, passagem, entre outros. Desta forma, quem doava podia ver materializada suas doações. Toda a ilustração é autoral. Cliente: Diretoria da UniFanor. Peças: desdobramento da campanha da gentileza com tótens, jogo americano e proposta de adesivo para a traseira do ônibus da Unifanor . Um pouco sobre o briefing e/ou o processo: em 2016 pensamos numa campanha para gerar mais gentileza entre as pessoas que circulam no campus da UniFanor. Eram duas cenas: o ogro jogando lixo na lixeira e o vampiro cedendo seu lugar na praça de alimentação. Em 2017 desdobramos a campanha em tótens físicos, enormes dos personagens realizando as mesmas ações das cenas dos cartazes citados. O jogo americano continha alguns passatempos para os frequentadores da praça de alimentação se divertissem, mas ao mesmo tempo recebessem o recado da campanha que consiste em afirmar que todas as pessoas podem ser gentis, até mesmo aquelas que nem imaginamos, a exemplos dos clássicos vilões. Já no ônibus da UniFanor, que muitos alunos têm mania de guardar lugar para os amigos que nem estão no transporte, foi feita a proposta de uma bruxa adesivada levitando estojos, cadernos, entre outros objetos que os alunos costumam usar com esta finalidade. Tais elementos eram feitos em displays, pendurados com nylon. As peças dos ônibus foram aprovadas, porém por uma questão interna de um departamento, a mesma não foi executada em tempo hábil para ser exposta. Já os displays e o jogo americano foram levados para todas as Devrys do Brasil. Cliente: a própria Fonte. Peça: post não toque (https://www.facebook.com/agenciafontefanor/photos/a.225486357518271.54550.147860568614184/1494461790620715/?type=3&theater ). Um pouco sobre o briefing e do processo: os alunos tiveram esta ideia de post de oportunidade para o dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Hoje, 23/05/2018, a peça registra a impressionante marca de 52.213 compartilhamentos, expressiva inclusive para grandes anunciantes. Cliente: Emaús Amor e Vida. Peças: Arte da Mônica para ser enviada via whatsapp com objetivo de amentar a doação de brinquedos. Um pouco sobre o briefing e/ou o processo: todos os anos, algumas semanas antes do Dia das Crianças, o Emaús Amor e Vida intensifica sua comunicação para arrecadar mais brinquedos para as crianças que atende em sua sede em Maracanaú. A Mônica é conhecida pelo seu apego ao seu coelhinho Sanção então a peça, criada para ser enviada pelo whatsaap, faz uma brincadeira na qual a personagem se prontifica a doar seus brinquedos, porém não o seu preferido. Cliente: Projeto Não Dói. Peças: Logo reformulado, post e spot da Rapunzel de cabelo curtinho. Um pouco sobre o briefing e/ou o processo: o referido projeto teve seu logo (segundo WHEELER, 2012, p.136 "é uma palavra em uma determinada fonte tipográfica, que pode ser normal, modificada ou inteiramente redesenhada. Frequentemente, um logotipo é justaposto com um símbolo em uma relação com um símbolo em uma relação formal, denominada assinatura visual") reformulado por nossa agência. Além disso, pesamos num post, com ilustração autoral, em que a Rapunzel estivesse de cabelos curtos por ter doado os seus longos fios. O spot utiliza desta mesma lógica e ambienta a situação no clima de conto de fadas, mas também surpreende porque dá uma antítese (Rapunzel – cabelos extremamente longos – cabelos curtos). Cliente: Diretoria da UniFanor. Peça: campanha de incentivo à leitura. Um pouco sobre o briefing e/ou o processo: a campanha, com ilustrações autorais, pretende mostrar que ler é uma ação muito especial, na qual a pessoa é transportada para um outro universo em que mais nada ao seu redor importará, pois ela estará muito envolvida com a história em que está lendo. O amor da sua vida, o risco de vida, nada importa a não ser a leitura. O príncipe da Bela Adormecida, o Lobo Mau e um dos Três Porquinhos nem se dão conta do que está realmente acontecendo.
 
CONSIDERAÇÕES
Produzir um portfólio é tornar visível, inclusive para os integrantes da própria agência, o tanto de dedicação foi empregada ao longo de um ano. É poder perceber onde acertamos e o que podemos ainda aprimorar mais. É nos darmos conta de quanto a teoria pode nos ser aliada na hora de materializar a prática da propaganda dos nossos anunciantes. É entender o quanto um grupo de pessoas precisa ser equipe para que o resultado do trabalho cresça e se aprimore, já que é praticamente impossível alguém fazer tudo sozinho e ainda assim sair bem feito. O exercício da prática com todas suas adversidades, do prazo de entrega à falta de verba ideal, é muito importante para quem ainda não ingressou no mercado de trabalho. Ajustes relacionados à postura profissional também. Algumas chamadas de atenção da coordenadora, dentro de um ambiente híbrido (mercado e academia) de uma agência estudantil serão de grande ajuda para evitar o mesmo erro em agências do mercado. Encerramos aqui nosso trabalho com a sensação boa de que pudemos dar o nosso melhor. Que mais alunos passem por esta experiência tão proveitosa.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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