ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01282</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Conversa de Salão (TV)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marcus Paulo Souza Maia (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Catharina Figueiredo da Silva Arouca (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Rafael de Souza Bispo (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Lorena Carneiro Almeida Andrade (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Salão, Sociabilização, Experiência, Entretenimento, Beleza</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Através da análise de referências bibliográficas e do programa  Globo Repórter , da Rede Globo, este trabalho tem como objetivo tornar prático um programa temático sobre as experiências no salão de beleza. Diante das novas configurações, o salão de beleza deixou de ser um espaço apenas para cortar cabelo para se tornar também um local de sociabilidade e diversão. Dessa forma, o resultado é um produto com 30 minutos que traz um novo olhar para um tema que parece ser rotineiro. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Os primeiros passos do que entendemos atualmente como salão de beleza foram dados ainda na Grécia Antiga. Hoje, anos depois, os salões de beleza oferecem os mais variados serviços, desde corte de cabelo até massagens redutoras de rugas. Por outro lado, para além do que podemos enxergar a olho nu, um salão de beleza serve de instrumento para a autoestima de muitas pessoas. E é partindo desse pressuposto, vendo o salão de beleza como um espaço para o encontro, a troca, socialização e afirmação que esse trabalho foi norteado. Tudo isso aliado a necessidade de transformar os conhecimentos teóricos em práticos. Orientado pela professora Marcia Rocha, no semestre 2017.2, para a disciplina de Telejornalismo II, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, o resultado é um projeto que apresenta fontes que se relacionam com um salão, e que veem o espaço como um ambiente também de socialização, onde as conversas e as trocas afetivas ocorrem com frequência, bem como o entretenimento, a exemplo de happy hour com rodadas de chopp. Mas um projeto que também visibiliza as pessoas que não frequentam esses espaços por questão financeira ou por pelo  clima , digamos assim, do ambiente. Com mais de 600 mil salões no país, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), não faltava opções para a imersão. Porém, tendo em vista as limitações financeiras e a disponibilidade da equipe, optamos por ancorar nosso trabalho na cidade de Feira de Santana (BA), 108 km da capital. Apesar disso, não obstante, algumas imagens foram gravadas na cidade de Cachoeira (BA). Por outro lado, para além das limitações de custo e de locomoção, outro fator limitador era a falta de experiência com produções. Por isso, desenvolvemos nosso trabalho baseado em alguns manuais como o de Olga Curado  A notícia na TV  o dia-a-dia de quem faz telejornalismo e o no programa  Globo Repórter , da Rede Globo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral do trabalho foi produzir um programa temático com até 30 minutos sobre salão de beleza e o motivo pelo qual as pessoas o frequentam. Como objetivos específicos, temos a vontade de construir uma narrativa que visibilizasse uma outra face desse espeço amplamente conhecido: a sociabilização. Produzimos o trabalho pensando em apresentar ao máximo de pessoas que frequentam o salão não apenas para cortar o cabelo, por exemplo, mas em função de uma experiência que vai além. Podemos destacar como objetivos específicos também a necessidade de dar voz também as pessoas que não frequentam esses espaços em função do alto custo que está por trás da  sociabilização .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Optamos por fazer um programa temático sobre os salões de beleza diante da vontade da equipe em tratar de um assunto rotineiro, mas que pudéssemos trazer novos olhares e percepção. Acostumados a enxergar o salão de beleza como um local estritamente profissional e limitado, começamos a visualizar outras possibilidades durante a produção. Com tanta tecnologia e serviços, as pessoas já não saem das suas casas apenas para cortar cabelo, por exemplo, mas porque enxerga nesse processo um caminho para o empoderamento ou em função dos movimentados happy hours. Por outro lado, existe uma parcela que não utiliza o serviço em função do custo e o despreparo dos profissionais. Dessa forma, a relevância do trabalho está concentrada nessa atualização de um tema conhecido por todos nós, mas também pelo processo de construir uma narrativa que dialoga com o contraditório. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Num primeiro momento, a metodologia utilizada para a realização do telejornal foi a divisão da equipe nas diversas funções demandadas pelo trabalho (produção, editores, editor-chefe, dentre outras) e na escolha de qual formato trabalhar (minidoc, programa temático etc). Após debate em algumas oportunidades em sala de aula entre todos da equipe, foi possível escolher as pautas que integrariam o então decidido programa temático. Para a produção do programa propriamente, buscamos colocar em prática as técnicas aprendidas em sala, como texto, ritmo narrativo, enquadramento, sem deixar de utilizar a criatividade e convocar novas formas de se fazer. Buscamos equilibrar nas reportagens a representação de gênero e raça (tanto nas fontes quanto entre os repórteres), para que o produto conseguisse expressar a diversidade que é a nossa universidade. Em relação aos equipamentos, nas gravações utilizamos câmeras semiprofissionais, tripé, microfone e, em alguns casos, rebatedor. Na gravação em estúdio utilizamos os materiais disponibilizados pela UFRB: câmera profissional, teleprompter, monitor, microfone de lapela. Na edição do material, utilizamos majoritariamente o Adobe Premiere. Vale ressaltar, que em alguns momentos do programa contamos com a colaboração de Aline Corujas e Raphael Flores, ambos gravaram suas próprias participações. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Produzido para a disciplina de telejornalismo II, o Programa  Conversa de Salão é resultado da ação de Catharina Arouca, Lorena Carneiro, Marcus Maia, e Phael Fernandes (Rafael de Souza). Com duração de 30m, o produto aborda pautas que apresenta o salão com espaço que serve para além de cortar cabelo, mas que funciona também como ambiente de sociabilização. A equipe, desde o princípio, teve como objetivo abordar um tema já explorado na literatura, mas com uma narrativa pouco disseminada. Foi a partir dessa vontade, que o produto pôde ser concretizado da forma como está. Durante a produção, através da dimensão da feitura, descobrimos que a utilização do salão como espaço de convivências; lugar pra se entreter, era maior do que pensávamos. Por isso, não podemos esquecer-nos da disponibilidade e disposição das fontes. A pesquisa de campo e as entrevistas foram as nossas principais formas de coletas de dados. Depois de pensadas as pautas, fizemos uma imersão de campo, entrevistando e acompanhando um pouco da rotina dos entrevistados. A exemplo de Lucas Queiroz, cantor de Feira de Santana, que vai com frequência ao salão de beleza; ou Jean Fontes, Youtuber que deixou de frequentar esses espaços em razão da falta de preparo dos profissionais com o cabelo crespo e por enxerga-los com um espaço machista. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> Conversa de Salão é a exposição da troca entre cliente e servidor, público e apresentador, capitalismo e convivência. O programa visa transcender as portas do ambiente físico de consumo e traz personagens capazes de contar sua identidade através desses locais, que para além de capital, se apresentam como fonte de formação. Com uma modelação moderna e a tentativa de quebra de formalidade, Conversa de Salão se propõe realmente ao diálogo e a exibição dessas diversas vozes sobre a estética da beleza, e sobretudo de identidade. Entre pentes, navalhas e as atualizações que a fluidez do tempo nos pede, surge um programa que se propõe ouvir e transmitir o que fica entre as paredes firmes do comércio, que é por muitas vezes refúgio de desabafo. O salão se torna a linha interligadora entre as personagens. A fonte da história que não foi contada, até agora. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> CURADO, Olga. A notícia na TV  o dia-a-dia de quem faz Telejornalismo. São Paulo: Alegro, 2002. <br><br>http://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/voce-sabe-como-surgiram-os-saloes-de-beleza_a707/1<br><br>https://www.cpt.com.br/noticias/cabeleireiros-influenciam-beleza-autoestima<br><br>http://www.criativaonline.com.br/index/noticias/id-34293/a_importancia_dos_saloes_de_beleza_que_cresce_a_cada_dia_em_todo_o_mundo<br><br>https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/hilaine-yaccoub/23924/o-salao-de-beleza-e-o-boteco-das-mulheres.html<br><br> </td></tr></table></body></html>