ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01300</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;@morte</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Carissa Cristina Tomé Vieira da Silva (Universidade Federal de Pernambuco); Fernando Weller (Universidade Federal de Pernambuco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Rede Social, Depressão, Isolamento social, Cinema, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">@morte é um filme de ficção que trabalha com a influência das redes sociais na vida dos jovens que vivem em nossa sociedade. A ideia é explorar não apenas o lado positivo, da informação, mas mostrar também o lado negativo, da exploração do sofrimento e da falta de empatia. Também tem como objetivo falar sobre a depressão e como ela atinge os jovens, que muitas vezes sofrem em silêncio. A partir daí conseguir discutir como utilizar as redes sociais de maneira produtiva, e como usar essas ferramentas para ajudar, não o contrário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho @morte consiste em um curta-metragem de ficção de mais ou menos 15 minutos que tem como tema central o suicídio, e como ele pode estar presente nos mais variados ambientes. Com uma narrativa simples, retratando vidas aparentemente comuns, mas que nem sempre são exatamente o que parecem ser. Conta sobre a criação de um perfil em uma rede social. A pessoa por trás da tela começa a se aproximar de usuários depressivos e com tendências suicidas. A partir daí usa do seu poder de persuasão e da fragilidade dos adolescentes para convencê-los a acabarem com suas vidas. Um dos pontos centrais do projeto é o protagonismo feminino representado através das três jovens que tem suas histórias entelaçadas durante a trama. Mais um ponto retratado é a influência das redes sociais nas vidas dos jovens e adolescentes, usuários massivos das novas tecnologias. Outro ponto central é o suicídio. Ainda tabu nos dias de hoje, a incidência de casos entre os jovens é alarmante e pouco se fala sobre o assunto e quais as motivações de quem tira a própria vida. O curta-metragem não pretende retratar essas motivações, pois são muito pessoais e não temos o conhecimento devido para tal. A proposta é, através da ficção, mostrar algumas situações onde o suicídio poderia ocorrer caso a ideia já estivesse na mente da pessoa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curta-metragem @morte tem como objetivo trazer a tona o debate sobre a influência das redes sociais na vida dos jovens brasileiros e que, apesar de muito úteis, ainda é preciso saber dosar o uso dessas novas mídias. Também tem como uma das suas principais questões falar sobre a depressão entre jovens e o isolamento que pode ser agravado diante do excesso de tempo passado na frente de um computador, sem interação com outras pessoas e com o mundo real. Sem nenhuma intenção de romantizar o suicídio, o filme traz como proposta debater suas causas e as maneiras erradas como as pessoas lidam com o tema, exatamente por ser algo tão pouco debatido dentro da cultura cinematográfica, e quando é, geralmente é feito sem nenhum cuidado, causaandomais mal que bem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O filme @morte é uma ficção focada no tema do suicídio e no quanto as redes sociais podem aumentar o isolamento de pessoas com depressão. Como o suicídio ainda é um tabu dentro da nossa sociedade, dividindo opiniões dentro dos estudiosos de psicologia e sendo um tema muito mal trabalhado nas diversas mídias. A proposta do filme é trabalhar com essas questões através de uma viés de fácil acesso mas com respaldo psicológico, permitindo iniciar uma discussão sobre o tema e sobre os mecanismos que o transformam em um tau social. O curta-metragem em coo público alvo jovens como os retratados no filme, que são ávidos usuários de redes sociais, entendem a linguagem da rede e como funciona a sua velocidade. Filmes como Acima das Nuvens e Entre Nós são influências no trabalho de cor e de fotografia da obra. Cheios de tons frio, mas de modo geral muito claros, têm um visual que remete ao que queremos retratar no curta @morte. Filmes com temática de suicídio também foram pesquisados. As virgens suicidas, o documentário A Ponte, As Horas e Miss Violence, foram importantes para a construção do roteiro e a construção visual do curta. Além disso estudos de psicologia e consulta com uma psicanalista foram essenciais para o desenvolvimento do trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curta-metragem @morte é um filme live action, mas cuja presença de mensagens de texto é enorme. É a forma como os vários personagens interagem entre si e com a conta @morte dentro da rede social. Também é uma maneira que ajuda a revelar informações pessoais sobre os personagens, como a forma que vivem e seu humor. Assim, encontramos um jeito que fosse ao mesmo tempo esteticamente agradável e possível de fazer com os recursos limitados do projeto. Depois de muita conversa foi decidido que o desejo era ir além da inclusão típica de um insert de uma tela de celular ou dos personagens lendo em voz alta, como alguns filmes costumam colocar. Pensamos em um conceito muito mais moderno e interessante, que algumas séries de TV e filmes contemporâneos, como Sherlock (2010), House of Cards (2013), A Culpa é das estrelas (2014), Dear White People (2017), usam a inclusão de floating text. Através do uso desse mmotion graphics conseguimos passar as intenções pretendidas inicialmente no projeto. Utilizando o programa After Effects todos os motion graphics foram criados e inseridos na montagem atarvés do programa Premiére Pró.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de realização do curta-metragem foi relativamente simples por conta do engajamento de toda a equipe. A pré-produção foi muito importante para que durante as gravações todos os imprevistos não se tornassem um problema. Todo o trabalho de decupagem das cenas foi feito com antecência, o que facilitou demais o processo de filmagem; a direção de arte teve tempo para trabalhar nas locações, já que diversas fotografias, de inúmeros ângulos foram tiradas; e os personagens foram analisados tanto pela equipe de arte quanto pelos atores junto com a direção, o que facilitou na hora da construção dos personagens, tanto na caracterização quanto na criação pelos atores. A pós produção foi omais demorado, pois algumas cenas precisaram ser gravadas durante a pós produção, para inserção extra dentro do filme. São cenas de stories, como os utilizados no Instagram, Facebook ou Whatsapp. De resto, foi um processo trabalhoso e que durou vários meses, mas que foi recompensador e acarretou em um produto que toda a equipe se orgulha. Um filme que tem uma mensagem importante e qu acreditamos que preciaa ser passada. É um curta-metragem de de ficção com tempo de duração de quase15 minutos, que traz questões imporantes para serem debatidas, com a parte técnica que acreditamos ter sido bem realizada dentro do orçamento apertado. Utilizando de atores vivos, mas com inserções de animação em motion graphic, é do gênero drama e com público alvo os jovens usuários de redes sociais. É uma obra de fácil compreensão, por conta do seu texto coloquial, mas que traz um debate sério e importante.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto @morte tem como meta tratar de temas como depressão e a influência das redes sociais dentro da vida dos jovens. Também tem como um de seus principais temas o suicídio, um assunto tabu dentro da nossa sociedade. Depois de meses de pesquisa, da produção e dapós produção do curta-metragem, o objetivo de tratar de maneira respeitosa e conseguir promover um debate sobre os temas propostos foi alcançado pela equipe do filme. Através do pouco menos de 15 minutos do curta, conseguimos tratar de todos os assuntos propostos sem romantização, mas problematizando as temáticas, tudo isso com uma técnica afinada,que serve ao filme e a mensagem que ele quer passar. Onde cada função complementa a outra sem brilhar mais em uma área ou outra, mas somando ao todo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">A PONTE. Direção de Eric Steel. Roteiro: Eric Steel. [s.i]: Easy There Tiger Productions; First Stripe Productions; RCA, 2006. (95 min.), son., color. <br><br>ARQUIVO X. Criação de Chris Carter. Los Angeles: 20th Century Fox Television, 19932002. Son., color. <br><br>MODERN FAMILY. Criação de Christopher Lloyd e Steve Levitan. Los Angeles. USA Networking: ABC Studios, 2009-2017. Son., color.<br><br>AMIZADE DESFEITA. Direção de Levan Gabriadze. Roteiro: Nelson Greaves. [s.i]: Bazelevs Production, Blumhouse Productions, 2014. (83 min.), son., color. <br><br>AS VIRGENS SUICIDAS. Direção de Sofia Coppola. Roteiro: Sofia Coppola. [s.i]: American Zoetrope, Eternity Pictures, 2000. (96 min.), son., color. <br><br> </td></tr></table></body></html>