ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01314</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O Céu de cada estrala:uma livro de narrativas sobre Bullying</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jurandir Cerqueira Santiago Neto (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;bullying, jornalismo literário, escola, preconceito, representatividade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Diante dos inúmeros casos que repercutem na mídia envolvendo o bullying e suas consequências, percebemos a importância de abordá-lo como um problema social. A partir daí, este trabalho surge com a proposta de representar os diferentes contextos de pessoas que enfrentaram o bullying em algum momento da vida por meio da elaboração de um livro de narrativas. O jornalismo serve como uma forma de trazer informação, pautar a discussão do tema e produzir um conhecimento social mediante a singularidade de cada uma das histórias que aqui foram narradas. Para a elaboração do livro  O Céu de Cada Estrela foram adotados procedimentos do fazer jornalístico, como a pesquisa por fontes, coleta de informação e construção textual. O período de realização deste trabalho foi entre dezembro de 2017 e maio de 2018.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho é auxiliar na construção de uma representatividade, seguindo a proposta de utilizar as histórias e os relatos de pessoas que vivenciaram o bullying na elaboração de um livro de narrativas. Isso é fundamental para trazer a discussão do tema e para representar essas pessoas que muitas vezes enfrentam a violência calados. Além disso, vale destacar também o objetivo de levar os bullies, autores da violência psicológica, a refletir sobre as consequências de seus atos e, principalmente, mostrar as vítimas que elas tem o direito à voz. O  Céu de Cada Estrela , título dado ao livro, será um incentivo para que as pessoas enxerguem em suas diferenças aquilo que elas mais tem de especial. Em outras palavras, cada  estrela deve ser vista em um contexto de céu diferente, sendo este  céu a representação de tudo aquilo que nos torna diferentes da grande maioria. Do ponto de vista do jornalismo, esse é um produto que busca auxiliar no tratamento de problemas sociais que se relacionam tanto direta quanto indiretamente ao bullying, como o preconceito racial, a intolerância, a homofobia, etc. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tratar de um problema que acontece na maioria das vezes durante o período em que essas pessoas estão formando suas personalidades, que é a passagem da infância e adolescência para a fase adulta, é portanto também tratar de problemas futuros. O estresse ao qual a pessoa que é vítima do bullying é submetida por longos períodos de tempo pode, inclusive, acarretar no desenvolvimento de transtornos emocionais e psicológicos, além do desinteresse pela escola, dificuldades de relacionamento e socialização, dentre outros problemas. Por meio da responsabilidade do jornalismo de informar e de ter um compromisso com a realidade, e com os recursos estéticos e o aprofundamento feito no romance reportagem sob a perspectiva do jornalismo literário, a intenção é que essas produções tragam consigo um conhecimento social a cada leitor, buscando imergi-lo em problemas que acontecem a nossa volta, mas que muitas vezes passam desapercebidos ou que são descredibilizados. Logo,  O Céu de Cada Estrela vai além de um simples livro de narrativas de vida, já que ele também pauta, denuncia e representa uma parcela dos problemas sociais que afetam a vida de muitos. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho foi a produção de um livro de narrativas sobre pessoas que vivenciaram o bullying em algum momento da vida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As narrativas de pessoas que vivenciaram situações similares tornam-se um meio de representar, gerar incentivo e trazer discussão sobre o tema. Vizeu (2005, p. 1) coloca que  o jornalismo é um campo fundamental para entendermos como a realidade é construída cotidianamente , logo, é por meio desta que a sociedade nós fica sabendo o que acontece no mundo e as diferentes realidades. Diante da relevância do tema nos dias atuais e da necessidade de lidar com ela sob a perspectiva de um problema social, essa é uma discussão que se faz necessária. Como justificativa pessoal, o bullying foi algo que fez parte da minha vida por um bom tempo e essa foi a forma em que encontrei de superar as marcas dessa violência. Por meio deste produto, terei a oportunidade de transformar tudo de negativo que ouvi durante a minha adolescência em incentivo. É uma forma de representar essas pessoas que, assim como eu me sentia na época, geralmente se sentem só.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dentro de método de produção deste livro utilizamos a entrevista em profundidade para a captação das informações mediante as fontes. De acordo com Barros e Duarte (2005, p.62): A entrevista em profundidade é um recurso metodológico que busca, com base em teorias e pressupostos definidos pelo investigador, recolher respostas a partir da experiência subjetiva de uma fonte, selecionada por deter informações que se deseja conhecer. Dentro da construção textual utilizamos o conceito de jornalismo literário e romance-reportagem (PENA, 2006) para embasar a elaboração de textos que trouxessem consigo características mais literárias e sensibilistas, já que o bullying é um tema que envolve muitas questões emocionais e subjetivas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como o objetivo era representar, pautar e conscientizar as pessoas a respeito do bullying e suas consequências, o livro O Céu de Cada Estrela traz consigo narrativas de pessoas que em algum momento de suas vidas vivenciaram o bullying e que durante algum tempo ou até o momento carregam marcas dessa violência. Dentro da elaboração deste produto, o uso de recursos literário foram importantes para tratar os sentimentos e traumas dos personagens de forma que ficasse claro para quem lesse como era a visão e a reação de cada um deles diante das agressões que sofriam. Como existiam muitos elementos referentes à subjetividade de cada um, esse recurso foi também importante para evidenciar no texto essa característica. Dessa maneira, o leitor poderia então ter acesso à perspectiva de vida dos personagens e por meio dela se identificar ou ao menos entender a relevância do que estava em pauta. As histórias narradas nesse trabalho de conclusão também representam questões que fazem parte de inúmeros outros problemas sociais no nosso pais. O preconceito racial, exemplificado na história da Josylaine; a homofobia, marca da história do Mateus; as sequelas da imposição de um padrão estético, conforme vimos na história de Gabrielle; as dificuldades de quem lida com limitações físicas, como é possível observar na história do Diêgo; e o preconceito com pessoas com Síndrome de Down, que é o que a história do Gabriel representa; são a prova de que a singularidade dessas histórias dialoga com a particularidade dos seus respectivos grupos sociais e com o universal, representando o preconceito e a intolerância como um todo. Em outras palavras, Josylaine, por exemplo, é uma personagem cuja história representa inúmeras outras crianças negras que também enfrentam o dilema do preconceito racial dentro ou fora da escola. Por meio da entrevista em profundidade como forma de obter as informações das fontes, pude perceber também como o assunto ainda gera desconforto e como palavras e agressões podem causar traumas em suas vítimas. Dessa forma, as representações trouxeram à tona um debate a respeito de como o bullying pode prejudicar o desenvolvimento psicológico e cognitivo de crianças, podendo causar-lhes problemas que serão levados por toda a vida. O relato da personagem Gabrielle ao afirmar que ainda encarava os traumas pelo fato de ser gorda e de como toda a pressão que sofreu na infância contribuiu para desenvolver nela um quadro de bulimia, é a prova da importância de levar essas discussões ao nível de problema social. Uma outra observação é também a forma como o personagem Mateus e a personagem Josylaine se emocionaram durante a entrevista e como o personagem Gabriel teve dificuldades de falar quando as perguntas feitas em entrevista se relacionavam ao bullying que havia sofrido na escola</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Um dos primeiros passos para lidar com um problema social é identificando-o, por isso, pautar o bullying nesse produto de conclusão de curso foi uma forma que encontrei de mostrar como esse é um problema que interfere não apenas na vida dos que estão ligados diretamente à ele, mas de toda a sociedade. Não é só Gabriel que enfrenta o preconceito por ser um jovem com Síndrome de Down, por exemplo. Gabriel representa também inúmeras outras pessoas que vivem na mesma condição que ele e que lutam para conquistar um espaço. E é nessa ideia de  espaço que as narrativas escritas em  O Céu de Cada Estrela buscam trazer representatividade e conhecimento. É um livro feito não apenas para quem enfrenta esse universo, mas para qualquer outra pessoa, já que as agressões podem estar nas ações de alguém conhecido ou nas nossas próprias ações. Seguindo os relatos dos personagens percebemos a dificuldade unânime que todos eles tinham de expressar aquilo que estavam vivenciando. Dessa maneira, o livro ajuda também a pais, professores e responsáveis a identificarem o problema e entender melhor como as vítimas do bullying se sentem e como elas reagem diante do problema. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALBINO, Priscilla Linhares & TERÊNCIO, Marlos Gonçalves. Considerações críticas sobre o fenômeno do Bullying: do conceito ao combate e à prevenção. Revista Jurídica do Ministério Público Catarinense, n. 15, jul./dez. 2009. P. 169-195. Disponível em: Acesso em: 24 out. 2013 <br><br>ASSIS, Francisco de. Primórdios do jornalismo diversional no Brasil: uma introdução à luz de desacordos. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 8., 2011, Guarapuava. Anais... Guarapuava: Unicentro, Alcar, 2011. . <br><br>BARROS, P. C.; CARVALHO, J. E.; PEREIRA, M. B.F. L. Um estudo sobre bullying no contexto escolar. In: Congresso Nacional de Educação, 9, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE: Políticas e Práticas Educativas: Desafios da Aprendizagem; Anais do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba: Champagnat, 2009. p. 5738-5757. <br><br>BRAGHIROLLI, E. M. et. al. Psicologia Geral. Petrópolis: Vozes, 2015.<br><br>BOCK, A. et al. Psicologias - Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1993. <br><br>CARDOSO, Anelise Zanoni; MENDONÇA, Luan Pazzini. O Olho da Rua: o jornalismo literário na obra de Eliane Brum. in: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.<br><br>DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed. ed.2, 2008.<br><br>GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide - para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre, Tchê, 1987. 230 pp<br><br>LAGE, Nilson. A reportagem : teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 9 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. <br><br>LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas Ampliadas. Barueri: Manole, 2004. 371 p<br><br>MARQUES DE MELO, José. Panorama diacrônico dos gêneros jornalísticos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2010, Caxias do Sul. Anais eletrônicos... São Paulo: Intercom, 2010b.<br><br>OLIVEIRA, Priscila N. D. S. Jornalismo Literário: como o livro-reportagem transforma um fato em história. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília: UnB. <br><br>PENA, Felipe. Jornalismo Literário. São Paulo: Contexto, 2006. 142 p. <br><br>SANTOS, José Rodrigues dos Santos. A propósito das noções de  problema social e  problema sociológico . CIDEHUS, Évora, out./2009. <br><br>SILVA, A. B. B. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.<br><br>TOGNETTA, Luciene Regina Paulino (2005). Violência na escola: os sinais de bullying e o olhar necessário aos sentimentos. In: Pontes, Aldo; De Lima, V. S.: Construindo saberes em educação. Porto Alegre: Editora Zouk.<br><br> </td></tr></table></body></html>