INSCRIÇÃO: 01345
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT03
 
TÍTULO: Caixa Postal
 
AUTORES: Clara Louise Dias Santos (Universidade Federal de Sergipe); Caroline Maurício Matos dos Anjos (Universidade Federal de Sergipe); Dayanne Santos Carvalho (Universidade Federal de Sergipe); Elisa Lemos Sabino (Universidade Federal de Sergipe); Juliana Teixeira Barros (Universidade Federal de Sergipe); Rafael Amorim dos Santos (Universidade Federal de Sergipe); Vitor José Braga Mota Gomes (Universidade Federal de Sergipe)
 
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia, Relações humanas, Crônicas, Podcast,
 
RESUMO
O programa de áudio seriado “Caixa Postal” foi construído a partir da união entre formato avaliativo e tema da disciplina, que visava projetos voltados ao debate da tecnologia e à vontade de humanizar a discussão e voltá-la a histórias de vida. O produto é resultado do processo de avaliação da disciplina Seminários Temáticos V, do curso Comunicação Social – Jornalismo, direcionada ao conhecimento do podcast como forma de comunicação. Sua versão finalizada é composta por cinco episódios de crônicas que relacionam o uso da tecnologia e suas consequências nas conexões humanas.
 
INTRODUÇÃO
O Caixa Postal é um podcast que costura, em suas crônicas, histórias de vida e dilemas da tecnologia. Surgindo como proposta da disciplina Seminários Temáticos V, o debate acerca desse tema trouxe ao plano de curso das aulas a aplicação do podcast como formato central das produções do semestre. A ideia era discutir economia, cultura, política, sociedade, tendo como pano de fundo a influência da tecnologia em cada um desses recortes.਀匀攀最甀椀渀搀漀 瀀漀爀 攀猀猀攀 挀愀洀椀渀栀漀Ⰰ 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀洀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 瀀椀氀漀琀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀挀椀猀椀瘀愀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀 挀爀渀椀挀愀 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 渀漀爀琀攀愀搀漀爀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 焀甀攀 愀戀爀愀渀最攀 漀甀琀爀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 猀漀渀漀爀愀 攀 挀爀椀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 洀愀椀猀 搀椀渀洀椀挀愀猀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 漀甀琀爀漀猀 瀀漀搀挀愀猀琀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 挀漀洀 猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最 ⠀挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀⤀Ⰰ 愀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀漀 一椀渀最甀洀㨀☀⌀㈀ ㄀㔀㐀㬀☀⌀㌀㠀㈀㤀㄀㬀 攀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 䠀甀洀愀渀漀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 搀愀 氀渀最甀愀 瀀漀爀琀甀最甀攀猀愀 猀漀戀 愀 瘀椀猀漀 搀攀 椀洀椀最爀愀渀琀攀猀 樀愀瀀漀渀攀猀攀猀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 一漀 猀攀最甀渀搀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀  爀攀最椀猀琀爀愀爀 攀 爀攀猀最愀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 焀甀攀 栀 搀攀 洀愀椀猀 戀漀渀椀琀漀 攀洀 愀攀猀 猀椀洀瀀氀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀 漀甀琀爀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 焀甀攀 愀樀甀搀愀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀攀 椀洀攀爀猀漀 渀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 挀愀搀愀 挀爀渀椀挀愀⸀ Com relatos sustentados pelas memórias dos autores e de convidados, o Caixa Postal discute a influência da tecnologia nas relações humanas e nas lembranças e rotinas de cada um. É a partir dessas memórias, e de todos os elementos que dão unidade às narrativas, que as histórias são refletidas umas nas outras.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀漀搀挀愀猀琀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瘀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀愀 瀀攀氀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 瀀爀琀椀挀漀猀 攀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀攀氀甀氀愀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 搀椀渀洀椀挀漀猀Ⰰ 挀爀椀愀琀椀瘀漀猀 攀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀漀 䌀愀椀砀愀 倀漀猀琀愀氀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 瘀椀猀 猀攀渀猀瘀攀氀 攀 氀椀琀攀爀爀椀漀⸀ 䘀漀椀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀 椀搀攀椀愀 焀甀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 匀攀洀椀渀爀椀漀猀 吀攀洀琀椀挀漀猀 嘀 瀀爀漀瀀猀 爀攀昀氀攀砀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 搀椀渀愀洀椀挀椀搀愀搀攀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 攀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 焀甀攀 搀椀猀挀甀琀椀猀猀攀洀 愀猀 渀甀愀渀挀攀猀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀⸀ Por conseguinte, os seis autores buscaram experimentar os recursos oferecidos pelo podcast para trabalhar a influência da tecnologia na vida das pessoas. Assim, perceberam, durante o compartilhamento das histórias escritas e gravadas para o projeto, o modo como as singularidades em cada vivência pessoal, envoltas ao uso de dispositivos tecnológicos, encontravam-se na repetição comportamental dos protagonistas das crônicas, sem perder a pessoalidade intrínseca a cada texto.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀 搀漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 瀀攀氀漀猀 焀甀愀椀猀 漀 最爀甀瀀漀 爀攀猀漀氀瘀攀甀 洀漀渀琀愀爀 攀猀猀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 愀 瀀爀攀琀攀渀猀漀 搀攀 搀攀猀瘀攀渀挀椀氀栀愀爀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 搀愀 搀甀爀攀稀愀 搀攀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 攀 椀渀搀甀猀琀爀椀愀椀猀 攀 挀漀渀攀挀琀ⴀ氀愀  猀甀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 渀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 渀愀爀爀愀搀漀猀 渀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀  洀攀洀爀椀愀Ⰰ 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 攀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 愀 瀀漀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 愀洀漀爀⸀ Além da intenção de experimentar técnicas de storytelling dentro dos formatos de produção de áudio, o produto se firma, também, enquanto processo acessível e prático, possível de ser realizado independentemente da distância, condições de tempo ou acesso aos dispositivos eletrônicos de gravação. Com a viabilidade alcançável na montagem do projeto, sua continuidade é, portanto, facilitada.਀一漀 漀戀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 琀攀砀琀甀愀氀 挀漀洀漀 挀爀渀椀挀愀 昀漀椀 搀愀搀愀 瀀攀氀愀 搀椀渀愀洀椀挀椀搀愀搀攀 攀 瀀漀爀 挀漀洀漀 漀 洀漀搀攀氀漀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 愀洀戀漀猀 猀攀樀愀 氀椀最愀搀愀 瀀攀氀漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 猀漀 挀漀渀琀愀搀愀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䨀攀渀欀椀渀猀 ⠀㈀  㜀⤀Ⰰ ᰀ愠 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 渀漀 漀挀漀爀爀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀愀椀猀 猀漀昀椀猀琀椀挀愀搀漀猀 焀甀攀 瘀攀渀栀愀洀 愀 猀攀爀⸀ 䄀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 漀挀漀爀爀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀猀 挀爀攀戀爀漀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 攀 攀洀 猀甀愀猀 椀渀琀攀爀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀ᴀ⸠ 一愀 攀爀愀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 琀爀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀 椀渀琀攀爀氀椀最愀漀 攀渀琀爀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀 椀搀攀椀愀猀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 搀攀戀愀琀攀 焀甀攀 攀渀最氀漀戀愀 漀 琀攀洀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 攀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O grupo de seis estudantes de jornalismo iniciou o projeto com reuniões de pauta para decidir os temas que seriam discutidos e o formato em que seriam compilados. A partir dos temas sugeridos entre as conversas, surgiram as crônicas escritas por cada um dos participantes, unindo o tema geral do produto, tecnologia, às suas histórias de vida.਀䘀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 焀甀攀 愀 愀甀琀漀爀椀愀 搀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 猀攀爀椀愀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 搀甀瀀氀愀猀⸀ 唀洀 琀攀砀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 挀漀洀漀 椀渀琀爀漀搀甀漀 洀愀椀猀 愀 挀爀渀椀挀愀 焀甀攀 搀愀爀椀愀 渀漀洀攀 愀 挀愀搀愀 挀愀瀀琀甀氀漀⸀ 䔀猀猀攀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀猀 琀爀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 攀 渀漀 焀甀椀渀琀漀 攀 切氀琀椀洀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 焀甀攀Ⰰ 渀攀猀琀攀Ⰰ 愀 愀甀琀漀爀愀 搀愀 挀爀渀椀挀愀 栀漀洀渀椀洀愀 愀漀 挀愀瀀琀甀氀漀 昀漀椀 攀猀挀爀椀琀愀 瀀漀爀 甀洀愀 愀甀琀漀爀愀 挀漀渀瘀椀搀愀搀愀⸀ 伀 焀甀愀爀琀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 昀漀椀 甀洀愀 攀砀挀攀漀  爀攀最爀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 猀攀椀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀 搀漀 瀀漀搀挀愀猀琀 攀猀挀爀攀瘀攀爀愀洀 猀攀椀猀 挀爀渀椀挀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 甀洀愀 搀攀 挀愀搀愀Ⰰ 猀漀戀爀攀 漀 洀攀猀洀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀猀 挀爀渀椀挀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀挀漀爀琀愀搀愀猀 攀 爀攀漀爀最愀渀椀稀愀搀愀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 椀渀琀攀爀挀愀氀愀搀愀Ⰰ 昀漀爀洀愀渀搀漀 甀洀愀 猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ Todos os textos – introduções, apresentações e crônicas, foram gravadas com o suporte do gravador dos celulares dos alunos. Esse modo de captação de áudio foi escolhido por sua praticidade e acessibilidade. Os áudios foram compilados, assim como os arquivos que fizeram parte da edição do programa, em pastas compartilhadas em uma nuvem digital de armazenamento.਀䄀 攀搀椀漀 搀漀猀 挀椀渀挀漀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀搀椀漀 搀攀 瘀搀攀漀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 攀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 昀漀爀愀洀 攀砀瀀漀爀琀愀搀漀猀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 洀瀀㌀⸀ 伀 甀瀀氀漀愀搀 搀漀 瀀漀搀挀愀猀琀 渀愀 爀攀搀攀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 夀漀甀吀甀戀攀 攀 漀猀 氀椀渀欀猀 昀漀爀愀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀猀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䴀攀搀椀甀洀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀漀 ㄀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀愀 琀甀爀洀愀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀猀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Durante o processo elaborativo do conceito desse produto, seus seis autores se reuniram para gravar, primeiramente, um piloto do programa. O tema pré-estabelecido era tecnologia e os integrantes do grupo já tinham a vontade de trabalhar com crônicas, tendo em vista referências de podcasts de storytelling como o Projeto Humanos e o Ninguém:人間. Ao gravar um episódio experimental livre, sem concepção ainda fechada, os estudantes compartilharam lembranças sobre o uso da tecnologia desde a infância, comparando-as com a utilização dos dispositivos digitais nos dias atuais. O bate-papo gravado destacou os pontos de partida procurados para a decisão do conceito: a dinamicidade no modelo das histórias, a repetição entre experiências e o gancho para discussões voltadas às relações humanas.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀猀 挀漀渀猀琀愀琀愀攀猀Ⰰ 漀 昀漀爀洀愀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀搀漀⸀ 䌀椀渀挀漀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 挀漀洀 搀甀爀愀漀 攀渀琀爀攀 挀椀渀挀漀 攀 搀攀稀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀 挀漀洀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 椀渀琀攀爀氀椀最愀瘀愀洀 琀攀砀琀漀 椀渀琀爀漀搀甀琀爀椀漀  挀爀渀椀挀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 攀 一椀渀愀 匀椀洀漀渀攀 攀洀瀀爀攀猀琀愀渀搀漀 猀甀愀 瘀漀稀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀渀栀攀琀愀⸀ 䘀攀攀氀椀渀最 䜀漀漀搀Ⰰ 挀愀渀漀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 挀愀渀琀漀爀愀Ⰰ 挀漀渀昀攀爀椀甀 漀 琀漀洀 搀攀 渀漀猀琀愀氀最椀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀洀戀椀攀渀琀愀爀 愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 愀甀昀攀爀椀搀愀猀⸀ Com a introdução de Juliana Teixeira, o primeiro episódio, intitulado “Gravador”, também conta com a crônica homônima de Clara Dias e fala sobre relações familiares e descobertas mediadas pela tecnologia. Após o piloto, que foi utilizado apenas como atividade da disciplina e não foi disponibilizado em plataformas digitais para visualização do público, esse episódio foi a primeira oportunidade de testar os moldes escolhidos para o projeto. A introdução, roteirizada e narrada por Juliana, descreve a maneira como ela e seu pai mantêm contato por meio de plataformas digitais depois que passaram a morar em cidades diferentes. Já a crônica de Clara Dias narra a ligação que ela e sua mãe mantiveram através das músicas gravadas em um antigo gravador analógico, e como alguns hábitos perduram mesmo com a mudança recorrente de dispositivos. Como recurso narrativo, foram usados na edição, durante a introdução, os áudios que o pai de Juliana costuma enviar através de conversas no WhatsApp e, na crônica, trechos de uma fita gravada em 1998 com a voz de Clara, e trechos de gravações recentes executadas no seu smartphone. O episódio tem seis minutos e 36 segundos de duração.਀伀 琀琀甀氀漀 搀漀 瀀漀搀挀愀猀琀 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 愀瀀猀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 搀漀 猀攀甀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀瀀椀猀搀椀漀⸀ 䌀愀椀砀愀 倀漀猀琀愀氀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀漀爀 爀攀洀攀琀攀爀 琀愀渀琀漀 愀漀 愀渀愀氀最椀挀漀 挀漀洀漀 愀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 攀洀 愀洀戀漀猀 漀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 洀攀猀洀愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 ጀ†最甀愀爀搀愀爀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀渀挀椀愀猀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 洀攀渀猀愀最攀渀猀 攀 氀攀洀戀爀愀渀愀猀 愀爀洀愀稀攀渀愀搀愀猀 攀洀 挀爀渀椀挀愀猀⸀ Ao unir pontos em comum nas experiências de Rafael Amorim e Elisa Lemos em oito minutos e 34 segundos de narrativas audíveis, o segundo episódio do Caixa Postal apresenta, em suas respectivas introdução e crônica – “Sintomas de Saudade” -, a perspectiva da tecnologia como pano de fundo para sentimentos maiores. Os dois textos lidam com as interferências digitais em romances à distância. Diferentemente do primeiro episódio, construído em reunião e montado a doze mãos, o segundo delineou o processo de armazenamento e edição para os capítulos seguintes. Como a proposta era discutir a tecnologia, foi decidido que esses procedimentos seriam concretizados por meio dela. As crônicas, revisadas pelos outros integrantes do grupo previamente, seriam, daí em diante, enviadas por pastas compartilhadas ou chats em grupos, junto às intervenções narrativas a elas relacionadas. Em “Sintomas de Saudade”, a introdução escrita e narrada por Rafael foi iniciada por um trecho da música “Panic”, da banda britânica The Smiths. Como no anterior, a crônica também é entrelaçada a áudios factuais de chats pessoais, além de trechos da música que dá nome ao episódio, cantada por Marisa Monte.਀一漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀猀 挀椀渀挀漀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㈀㤀 猀攀最甀渀搀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 搀攀 愀昀攀琀漀 昀愀挀椀氀椀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀 ᰀ䌠爀渀椀挀愀 唀爀戀愀渀愀 搀攀 伀爀攀氀栀漀ᴀ⸠ 䔀猀挀爀椀琀愀 攀 渀愀爀爀愀搀愀 瀀漀爀 䌀愀爀漀氀椀渀攀 䴀愀琀漀猀Ⰰ 愀 挀爀渀椀挀愀 挀漀渀琀愀 猀漀戀爀攀 漀 攀猀琀爀攀椀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀渀琀愀琀漀 攀渀琀爀攀 愀 愀甀琀漀爀愀 攀 猀攀甀 瀀愀椀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀瘀愀 攀洀 漀甀琀爀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀 氀椀最愀攀猀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀 漀爀攀氀栀漀 瀀爀砀椀洀漀  猀甀愀 挀愀猀愀⸀ 䄀 椀渀琀爀漀搀甀漀  搀愀 愀甀琀漀爀椀愀 搀攀 䐀愀礀愀渀渀攀 䌀愀爀瘀愀氀栀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀愀氀愀渀搀漀 猀漀戀爀攀 氀椀最愀漀 攀渀琀爀攀 瀀愀椀 攀 昀椀氀栀愀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 搀攀猀猀愀 瘀攀稀Ⰰ 瘀漀氀琀愀搀愀 愀 甀洀愀 猀甀爀瀀爀攀猀愀 焀甀攀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 瀀攀焀甀攀渀愀Ⰰ 猀攀甀 瀀愀椀 氀栀攀 昀攀稀 瘀椀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀愀 爀搀椀漀 氀漀挀愀氀⸀ 伀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 洀愀椀猀 甀洀愀 瘀攀稀Ⰰ 愀瀀爀漀瀀爀椀愀ⴀ 猀攀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 瀀愀爀愀 琀漀爀渀愀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 洀愀椀猀 搀椀渀洀椀挀愀⸀ 一愀 椀渀琀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀 洀切猀椀挀愀 ᰀ䄠猀 儀甀愀琀爀漀 䔀猀琀愀攀猀ᴀⰠ 搀愀 搀甀瀀氀愀 匀愀渀搀礀 攀 䨀切渀椀漀爀Ⰰ 氀攀瘀愀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀挀愀 攀洀 焀甀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 ⴀ 渀漀 椀渀挀椀漀 搀漀猀 愀渀漀猀 ㈀   Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀 挀爀渀椀挀愀  椀渀琀攀爀瘀椀渀搀愀 瀀漀爀 猀漀渀猀 搀攀 琀漀焀甀攀猀 搀攀 漀爀攀氀栀漀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀猀 搀漀猀 琀攀氀攀昀漀渀攀洀愀猀 渀愀爀爀愀搀漀猀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 攀 瀀漀爀 琀漀焀甀攀猀 搀攀 挀栀愀洀愀搀愀猀 搀攀 瘀搀攀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀搀漀猀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 琀攀砀琀漀⸀ O mais longo dos cinco capítulos, “O Assalto” é o Caixa Postal de número quatro e foi elaborado de forma diferente dos anteriores. Sem introdução e vinheta, cada um dos seis realizadores do podcast escreve uma crônica diferente sobre o mesmo acontecimento, o assalto à mão armada envolvendo uma das autoras. As seis crônicas, que sintetizam os modos diferentes de cada um enxergar e lidar com a mesma história, são mescladas umas às outras, arquitetando uma só narrativa. Com nove minutos e 26 segundos, esse episódio, além de falar sobre a dependência do telefone celular para manter a comunicação rotineira entre os contatos, cria uma atmosfera de suspense, incitando a curiosidade para saber o final da história. Sem a necessidade de recursos externos para dinamizar a narrativa, a crônica se torna interessante por apresentar uma coesão entre as diferentes narrações, tanto nos acontecimentos como do tema, mas também possibilitar ao público o entendimento das seis narrativas separadamente, por meio do reconhecimento das vozes. Todos os participantes narram o episódio, e, ao contrário dos outros capítulos, só no fim seus narradores-personagem se apresentam e o título do programa é revelado.਀倀愀爀愀 攀瘀椀琀愀爀 愀 洀漀渀漀琀椀挀椀搀愀搀攀 攀 愀 瀀爀攀瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 漀 焀甀椀渀琀漀 攀 切氀琀椀洀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀⸀ 伀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 挀漀渀猀攀渀琀椀爀愀洀  椀搀攀椀愀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 挀爀漀渀椀猀琀愀 挀漀渀瘀椀搀愀搀愀 瀀愀爀愀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 攀 渀愀爀爀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 瘀攀稀⸀ 伀 渀切洀攀爀漀 挀椀渀挀漀 搀漀 䌀愀椀砀愀 倀漀猀琀愀氀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 爀甀椀渀猀 渀愀 攀爀愀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 搀愀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䐀愀礀愀渀渀攀 䌀愀爀瘀愀氀栀漀 攀砀瀀攀 猀甀愀 瘀漀稀 攀洀 甀洀 琀攀砀琀漀 椀渀琀爀漀搀甀琀爀椀漀 琀愀挀椀琀甀爀渀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 挀漀渀琀愀 猀漀戀爀攀 愀 搀攀猀挀漀戀攀爀琀愀 搀愀 瀀攀爀搀愀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀爀椀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 渀漀 挀栀愀琀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 瀀攀氀漀 挀攀氀甀氀愀爀⸀ 䄀 愀甀琀漀爀愀 挀漀渀瘀椀搀愀搀愀  愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䨀猀猀椀挀愀 嘀椀攀椀爀愀Ⰰ 渀愀爀爀愀渀搀漀 猀甀愀 挀爀渀椀挀愀 ᰀ丠漀 匀攀樀愀 倀漀爀琀愀ⴀ嘀漀稀 搀攀 唀洀愀 一漀琀挀椀愀 刀甀椀洀ᴀ⸠ 一漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 䨀猀猀椀挀愀 琀愀洀戀洀 昀愀氀愀 猀漀戀爀攀 愀 搀漀爀 搀攀 愀搀焀甀椀爀椀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀攀爀搀愀 搀攀 愀氀最甀洀 焀甀攀 愀洀愀 挀漀洀 搀攀猀挀甀椀搀漀 搀漀 瀀漀爀琀愀搀漀爀 搀愀 渀漀琀挀椀愀⸀ A edição dos cinco episódios também foi pauta de reunião, em que todos decidiram as interferências e complementos que teriam em cada uma de suas crônicas. Os dois primeiros episódios foram editados em grupo, por Clara Dias, Elisa Lemos e Rafael Amorim. Já os três últimos foram editados apenas por Clara Dias.਀䄀瀀猀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 愀瘀愀氀椀愀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀甀渀椀甀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀洀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䴀攀搀椀甀洀 攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀漀甀 漀猀 甀搀椀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 氀椀渀欀猀 搀漀 夀漀甀吀甀戀攀⸀ 伀 洀漀搀漀 搀攀 愀爀洀愀稀攀渀愀洀攀渀琀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 甀瀀氀漀愀搀 攀 漀 愀挀攀猀猀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 搀愀 琀甀爀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 琀漀爀渀愀爀 洀愀椀猀 瀀爀琀椀挀漀 漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 攀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
O programa Caixa Postal, elaborado durante a disciplina de Seminários Temáticos V, com a proposta de aprofundamento na linguagem de podcast, foi produzido com o intuito de interligar o tema principal de discussão da turma – a tecnologia – a histórias de vida, falando de suas consequências nas relações interpessoais. Contar com instrumentos acessíveis e técnicas dinâmicas foram algumas das principais características do trabalho dos alunos no programa, que, principalmente, tinham o intuito de humanizar as vivências tecnológicas e as a forma de narrar essas histórias.਀䌀漀渀猀琀爀甀搀漀 瀀漀爀 猀攀椀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀琀椀渀最攀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 洀漀渀琀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀攀渀猀瘀攀氀 攀 搀椀渀洀椀挀愀 愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 氀椀最愀搀愀猀  洀攀洀爀椀愀Ⰰ 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 瀀攀爀搀愀Ⰰ 猀甀猀瀀攀渀猀攀 攀 愀洀漀爀 猀 洀甀搀愀渀愀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀猀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 攀洀 猀甀愀 最攀爀愀漀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph. 2007. p. 28.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀唀䴀䄀一伀匀Ⰰ 倀爀漀樀攀琀漀⸀ 䌀爀渀椀挀愀猀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀爀漀樀攀琀漀栀甀洀愀渀漀猀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀挀爀漀渀椀挀愀猀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀  搀攀 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀

NINGUÉM. Exagerado. 2016. Disponível em: http://www.pqpcast.com/ningen/. Acesso em: 20 de janeiro de 2018. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀