INSCRIÇÃO: 01347
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO16
 
TÍTULO: Na Sala de Parto
 
AUTORES: Rafael Amorim dos Santos (Universidade Federal de Sergipe); Dayanne Santos Carvalho (Universidade Federal de Sergipe); Eric Almeida de Oliveira (Universidade Federal de Sergipe); Clara Louise Dias Santos (Universidade Federal de Sergipe); Caroline Maurício Matos dos Anjos (Universidade Federal de Sergipe); Elisa Lemos Sabino (Universidade Federal de Sergipe); Juliana Teixeira Barros (Universidade Federal de Sergipe)
 
PALAVRAS-CHAVE: Violência Obstétrica, Jornalismo Sensível, Maternidade, Mulher, Documentário
 
RESUMO
O documentário “Na Sala de Parto” surge da necessidade de gerar discussão sobre a violência obstétrica, tema comumente negligenciado e pouco citado na mídia hegemônica – aqui, voltando-se para uma abordagem jornalística sensível. A produção é resultado de um processo de apuração de três meses que começou com o lançamento de uma campanha de mesmo nome, divulgada nas redes sociais e em cartazes pelas ruas de Aracaju, para ouvir relatos de mulheres sobre suas experiências na sala de parto. Após entrevistas em Sergipe, Bahia e São Paulo, além do acompanhamento das rotinas das fontes locais, cinco personagens de perfis distintos foram convidadas a conhecer as histórias uma das outras e discutir entre elas assuntos relacionados à maternidade e à violência obstétrica.
 
INTRODUÇÃO
Entender a tênue linha que define a existência da mulher e a experiência com a maternidade é o que norteia o documentário ‘Na Sala De Parto’, produzido no âmbito da disciplina Laboratório em Telejornalismo II e que teve como tema principal a violência obstétrica sofrida por milhares de mulheres no momento do parto.਀伀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 瀀愀爀愀 漀猀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀愀 昀愀洀氀椀愀 搀攀 挀愀搀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀漀 瀀攀爀挀攀戀攀爀攀洀 焀甀攀Ⰰ 愀漀 洀攀渀漀猀 甀洀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀攀 猀甀愀 挀愀猀愀 樀 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 愀氀最甀洀 挀愀猀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 漀戀猀琀琀爀椀挀愀Ⰰ 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 漀甀 椀渀挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀⸀ 䔀猀猀愀 挀漀渀猀琀愀琀愀漀 愀洀瀀氀椀漀甀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 琀攀爀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀漀爀 猀椀琀甀愀攀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 猀攀洀 猀攀焀甀攀爀 猀愀戀攀爀Ⰰ 搀攀氀椀渀攀愀渀搀漀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀漀 搀攀戀愀琀攀 愀挀攀爀挀愀 搀攀猀猀攀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ Diante da densidade do tema e de seu pouco destaque nas publicações periódicas da mídia hegemônica, o grupo decidiu produzir um conteúdo que se voltasse para uma prática sensível na construção de um produto jornalístico que fosse costurado por histórias de vida. Durante as entrevistas, ao perceber que muitas dessas fontes desconheciam o fato de outras mulheres passarem por situações semelhantes, o gênero documental se mostrou como o mais adequado para gerar o encontro, despertar o diálogo e registrar o contato entre elas – interferindo também na maneira como cada uma reviveu essas memórias, em quase sua totalidade, traumáticas.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 愀 椀洀攀爀猀漀 攀洀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀 攀 漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 攀洀 椀渀挀椀琀愀爀 漀 搀攀戀愀琀攀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 瀀愀爀琀漀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀漀 攀 搀漀 昀椀洀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 焀甀攀 挀椀爀挀甀氀愀 愀猀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 攀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀 猀攀 琀漀爀渀愀猀猀攀 甀洀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 攀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀椀爀挀甀氀愀渀搀漀 渀漀 猀 渀漀 洀戀椀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 猀攀渀搀漀 氀攀瘀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 攀洀 攀砀椀戀椀攀猀 椀琀椀渀攀爀愀渀琀攀猀 瀀攀氀漀 攀猀琀愀搀漀 ጀ†渀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 攀 渀漀猀 椀渀琀攀爀椀漀爀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀攀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 搀攀 最愀爀愀渀琀椀爀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀椀猀瀀漀猀琀愀猀 愀 挀漀渀琀愀爀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 漀甀琀爀愀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀Ⰰ 最愀爀愀渀琀椀渀搀漀 焀甀攀 愀焀甀攀氀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 渀漀 昀椀挀愀猀猀攀 椀猀漀氀愀搀愀 攀Ⰰ 愀漀 猀攀爀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀愀Ⰰ 爀攀挀漀渀昀椀最甀爀愀猀猀攀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 搀攀 猀攀最甀爀愀渀愀Ⰰ 愀昀攀琀漀 攀 猀甀瀀攀爀愀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀⸀ 伀 瀀爀瀀爀椀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀攀最甀攀 甀洀 爀椀琀洀漀 焀甀攀 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀攀爀挀攀戀愀洀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀漀 猀漀稀椀渀栀愀猀 攀 焀甀攀Ⰰ 樀甀渀琀愀猀Ⰰ 瀀漀搀攀洀 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 漀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀 挀漀洀漀 攀氀攀 猀攀 挀漀渀昀椀最甀爀愀 渀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀ Posteriormente, ao perceber a dinâmica estabelecida entre as fontes e a forte conexão criada pelo contato das histórias, o objetivo desse trabalho se volta para um alcance cada vez maior de mulheres, em suas diferentes instâncias e localidades, levando em conta que a violência obstétrica acontece dentro de hospitais públicos e privados, em diferentes contextos e momentos da gestação, do parto e do pós-parto.਀䌀漀洀 愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 猀攀 洀漀猀琀爀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀漀爀 搀漀 焀甀攀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀椀渀愀氀 琀爀愀稀攀爀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 漀戀猀琀琀爀椀挀愀 攀 攀砀瀀愀渀搀椀ⴀ氀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 搀攀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 愀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 攀 搀攀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 愀 洀甀氀栀攀爀  挀漀渀猀琀爀甀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀椀爀挀甀氀愀洀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀愀 最攀爀愀漀 搀攀 瘀椀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀刀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 洀甀椀琀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 漀戀猀琀琀爀椀挀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀渀焀甀愀搀爀愀搀愀 攀洀 挀愀猀漀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 渀漀 挀甀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 瀀爀攀瘀椀猀琀漀猀 瀀漀爀 氀攀椀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 甀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀渀琀攀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀愀爀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 漀昀攀渀猀愀猀 瘀攀爀戀愀椀猀 攀Ⰰ 愀 樀 挀漀洀甀洀 攀 椀渀搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀搀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 攀瀀椀猀椀漀琀漀洀椀愀 ጀ†挀漀爀琀攀 昀攀椀琀漀 攀渀琀爀攀 愀 瘀愀最椀渀愀 攀 漀 渀甀猀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 瀀愀爀愀Ⰰ 琀攀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 猀愀搀愀 搀漀 戀攀戀⸀ Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), essa técnica não deve ultrapassar a taxa de 10% dos partos realizados. No entanto, a pesquisa ‘Nascer no Brasil’, publicada em 2014, mostrou que 53,5% das mulheres que passam pelo procedimento de parto normal são submetidas ao processo da episiotomia.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 伀䴀匀 搀攀昀椀渀攀 挀漀洀漀 ㄀㔀─ 愀 琀愀砀愀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀搀愀 瀀愀爀愀 瀀愀爀琀漀猀 挀攀猀愀爀椀愀渀漀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀搀愀 瀀攀氀漀 䈀爀愀猀椀氀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 漀挀甀瀀愀瘀愀 漀 猀攀最甀渀搀漀 氀甀最愀爀 渀漀 洀甀渀搀漀 攀洀 瀀攀爀挀攀渀琀甀愀氀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 渀甀洀攀爀愀搀漀 攀洀 㔀㜀─⸀ 䄀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 昀攀椀琀愀 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀 猀攀洀 漀 挀漀渀猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 挀栀愀洀漀甀 愀 愀琀攀渀漀 愀琀 洀攀猀洀漀 搀漀 䘀甀渀搀漀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 䤀渀昀渀挀椀愀 ⠀唀一䤀䌀䔀䘀⤀ 焀甀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀 渀漀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 攀洀椀琀椀甀 甀洀愀 愀氀攀爀琀愀 猀漀戀爀攀 愀 猀椀琀甀愀漀⸀ Outra pesquisa que fundamenta essa situação é a “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, realizada pela Fundação Perseu Abramo, que revelou que uma em cada quatro mulheres no Brasil sofre violência no momento do parto ou no período da gestão. Entre as agressões citadas, além das já levantadas anteriormente, encaixam-se o descuido e a dor causada pelo exame de toque, os gritos proferidos contra a mulher, a negação de remédios que aliviem a dor, a falta de informações relacionadas aos procedimentos que serão realizados e até mesmo ao ato de amarrar a mulher para imobilizá-la.਀吀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 挀愀猀漀猀 昀漀爀愀洀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀搀漀猀 攀 渀愀爀爀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 搀攀 ㄀㠀 愀 㜀  愀渀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀爀愀洀 猀漀戀爀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 渀愀 猀愀氀愀 搀攀 瀀愀爀琀漀Ⰰ 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀愀 最攀猀琀愀漀 攀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀愀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀渀搀漀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 漀戀猀琀琀爀椀挀愀 猀漀昀爀椀搀愀 挀漀洀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀攀Ⰰ 栀椀猀琀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀攀洀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 瘀椀漀氀愀搀漀猀 渀漀 瀀愀猀⸀ Por esses motivos, o documentário surge como mecanismo de expressão de mulheres que nunca comentaram sobre as violências sofridas na sala de parto e nos momentos que antecedem e sucedem a esse. No processo de construção desse conteúdo, essas mulheres puderam entrar em contato com outras histórias semelhantes e encontrar força umas nas outras para enfrentar entraves que carregam há anos. ਀倀愀爀愀 愀氀洀 搀愀猀 爀攀猀漀氀甀攀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 攀 搀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀愀洀戀洀 挀甀洀瀀爀攀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 愀氀攀爀琀愀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 漀甀 渀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀攀氀愀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 焀甀攀 猀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀猀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 漀戀猀琀琀爀椀挀愀猀 攀 焀甀攀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀攀氀愀 爀攀挀漀爀爀渀挀椀愀 漀甀 渀愀琀甀爀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀焀甀攀爀 猀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀搀漀猀 渀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 洀搀椀挀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀⸀ Dessa forma, ao abordar histórias de mulheres comuns e de perfis diferentes, a produção não só se volta para a humanização dessas personagens, como para a necessidade de publicização de informações que vivem restritas, dando ênfase a um tema negligenciado ou tratado de forma superficial em tantos espaços midiáticos.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O filme foi esquematizado para um dia de gravação. Tecnicamente, foram utilizadas três câmeras Canon (t5i, t3i e t3) para as lentes 18-55mm e 50mm, e uma Nikon D70 para as lentes 18-55mm e 50mm, um microfone de fio e outro direcionado da câmera, além de um tripé. Foi escolhido um local grande que permitisse alocar as mulheres em lugares diferentes, o Centro de Cultura e Arte (Cultart) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a partir disto, foi marcado um horário com cada uma. A proposta foi que elas ouvissem o áudio de quinze minutos – resultado da edição das cinco entrevistas – e pudessem contar como se sentiram. ਀䌀愀搀愀 洀甀氀栀攀爀 昀椀挀漀甀 攀洀 甀洀愀 搀愀猀 猀愀氀愀猀 攀 攀猀瀀愀漀猀 搀漀 䌀甀氀琀愀爀琀 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀最甀愀爀搀愀瘀愀洀 猀攀甀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀挀甀琀愀爀 漀 甀搀椀漀⸀ 一攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 渀攀渀栀甀洀愀 搀攀氀愀猀 瘀椀甀 漀甀 洀愀渀琀攀瘀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀猀 漀甀琀爀愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 䄀漀 猀攀爀攀洀 挀栀愀洀愀搀愀猀Ⰰ 甀洀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 氀攀瘀愀瘀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 愀琀 愀 猀愀氀愀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 攀 攀瘀椀琀愀瘀愀 焀甀攀 攀氀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀猀猀攀Ⰰ 愀渀琀攀挀椀瀀愀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 漀甀琀爀愀猀⸀ Durante o processo de escuta, duas integrantes da equipe estavam na sala, a primeira com uma câmera fixa na frente da mulher, e a segunda com uma câmera móvel que percorria as expressões e reações da participante, ambas ancoradas por um microfone com fio. Outros dois integrantes do grupo acompanhavam a fonte enquanto esperava do lado de fora da sala, cada um com uma câmera e um microfone direcional. ਀䄀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 挀愀搀愀 洀甀氀栀攀爀 挀漀渀琀漀甀 瀀愀爀愀 愀猀 挀洀攀爀愀猀 漀 焀甀攀 猀攀渀琀椀甀 愀漀 漀甀瘀椀爀 漀 甀搀椀漀 攀Ⰰ 氀漀最漀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 琀攀瘀攀 漀 愀瀀漀椀漀 搀攀 甀洀愀 瀀猀椀挀氀漀最愀 焀甀攀 愀 最甀椀漀甀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀 爀攀氀愀砀愀洀攀渀琀漀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 攀氀愀 攀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀氀最漀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀猀猀攀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀漀 焀甀攀 攀氀愀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀渀琀椀渀搀漀 ⴀ 搀攀猀攀渀栀漀猀Ⰰ 瀀漀攀猀椀愀猀Ⰰ 攀琀挀⸀  No momento final, as cinco personagens se encontraram e compartilharam não só suas impressões sobre as histórias, mas as suas próprias experiências relacionadas sobre ser mãe e existir enquanto mulher.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Com 25 minutos de duração e dividido em dois momentos, o documentário ‘Na Sala de Parto’ surge como resultado de um processo de apuração que durou 3 meses. O primeiro passo para construção desse conteúdo se deu por meio do lançamento da campanha de mesmo nome (#nasaladeparto) nas ruas de Aracaju, por meio de cartazes* espalhados pelos bairros capital, e nas redes sociais (facebook, instagram e whatsapp). ਀䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀渀搀漀 攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀渀搀漀 洀甀氀栀攀爀攀猀 搀漀猀 攀猀琀愀搀漀猀 搀攀 匀攀爀最椀瀀攀Ⰰ 䈀愀栀椀愀 攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 挀漀渀栀攀挀攀爀愀洀 猀甀愀猀 爀漀琀椀渀愀猀 攀 栀椀猀琀爀椀愀猀Ⰰ 氀漀渀最攀 搀愀猀 挀洀攀爀愀猀 攀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀 洀漀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀攀 椀洀攀爀猀漀 攀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀 漀 爀攀挀甀爀猀漀 搀漀猀 最爀愀瘀愀搀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀甀爀愀爀 攀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 挀愀搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀洀 愀 洀愀椀漀爀 瀀爀攀挀椀猀漀 搀攀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀ No decorrer das entrevistas, o grupo percebeu que muitas das mulheres entrevistadas sequer sabiam que outras mulheres passavam por situações semelhantes e, como resposta, decidiu reconstruir na produção as histórias ouvidas em áudio. Inicialmente, estudou e definiu o perfil das entrevistadas em faixa etária, etnia e classe social.਀䌀漀洀漀 爀攀猀瀀漀猀琀愀Ⰰ 愀猀 昀漀渀琀攀猀 挀漀渀瘀椀搀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀洀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀㨀 䄀搀攀氀挀椀愀 䰀漀瀀攀猀Ⰰ 搀攀 㔀  愀渀漀猀Ⰰ 渀攀最爀愀 攀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀愀 瀀切戀氀椀挀愀㬀 䨀猀猀椀挀愀 䌀愀爀椀戀Ⰰ 搀攀 ㈀㐀 愀渀漀猀Ⰰ 戀爀愀渀挀愀 攀 愀爀琀椀猀琀愀 瘀椀猀甀愀氀㬀 䨀漀礀挀攀 匀椀氀瘀愀Ⰰ 搀攀 ㌀  愀渀漀猀Ⰰ 渀攀最爀愀 攀 琀攀氀攀昀漀渀椀猀琀愀㬀 䈀攀愀琀爀椀稀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀Ⰰ 搀攀 ㄀㠀 愀渀漀猀Ⰰ 戀爀愀渀挀愀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀㬀 攀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 䤀稀愀 䨀愀焀甀攀氀椀渀攀Ⰰ 搀攀 ㌀㐀 愀渀漀猀Ⰰ 挀愀戀攀氀攀椀爀攀椀爀愀 攀 爀愀瀀瀀攀爀 攀 焀甀攀 猀漀昀爀攀甀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 漀戀猀琀琀爀椀挀愀 渀甀洀 爀攀最椀洀攀 瀀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀漀⸀ Ao conhecerem as histórias umas das outras e dialogarem sobre suas experiências, as mulheres convidadas puderam trocar vivências semelhantes e, ao mesmo tempo, distintas, percebendo como a memória traumática que cada uma tem não pode ser ignorada e que, ao ser compartilhada, conecta-se às outras histórias envolvidas. É importante reforçar a presença de um profissional da saúde mental, a psicóloga Tamyres Lima, para orientar e guiar o processo pessoal de cada uma das mulheres.
 
CONSIDERAÇÕES
Ao tratar de um tema negligenciado e tão crucial na vida das mulheres, o documentário ‘Na Sala de Parto” registra histórias de mulheres que passaram por violência obstétrica através de uma linguagem jornalística sensível, incitando não só o diálogo acerca do tema central de discussão, como também a interação entre as personagens envolvidas no trabalho. Finalizado e circulando por diversos lugares, o documentário cumpre seu objetivo ao alcançar mulheres distintas por meio de uma proposta simples e de fácil compreensão nos mais diversos grupos, evidenciando a necessidade de debate e de transformação social.਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀洀 猀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀 攀 琀爀愀稀攀爀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 爀攀昀氀攀砀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀愀爀琀漀Ⰰ 愀猀 挀漀洀瀀氀椀挀愀攀猀 搀攀 猀甀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 愀 爀攀氀愀漀 挀漀渀昀氀椀琀甀漀猀愀 攀 椀渀琀攀渀猀愀 攀渀琀爀攀 猀攀爀 洀攀 攀 猀攀爀 洀甀氀栀攀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 䴀⸀ 䰀⸀ 一愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 攀 䴀漀戀椀氀椀稀愀漀 匀漀挀椀愀氀㨀 倀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䔀氀攀挀琀爀渀椀挀愀 刀愀稀渀 礀 倀愀氀愀戀爀愀⸀ 䄀琀椀稀愀瀀渀 搀攀 娀愀爀愀最漀稀愀 ⠀䴀砀椀挀漀⤀Ⰰ 渀⸀ 㔀㜀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀愀稀漀渀礀瀀愀氀愀戀爀愀⸀漀爀最⸀洀砀⼀愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀⼀渀㔀㘀⼀洀洀愀爀琀椀渀猀⸀栀琀洀氀㸀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 䰀⸀ 䘀⸀ 䌀椀渀攀洀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀㨀 挀愀洀椀渀栀漀猀 瀀攀爀挀漀爀爀椀搀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀唀匀倀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀伀䌀刀唀娀⸀ 一愀猀挀攀爀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㘀⸀攀渀猀瀀⸀昀椀漀挀爀甀稀⸀戀爀⼀渀愀猀挀攀爀戀爀愀猀椀氀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 㔀 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀爀最愀渀椀稀愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀愀 匀愀切搀攀 ⠀伀䴀匀⤀⸀ 䄀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 愀漀 瀀愀爀琀漀 渀漀爀洀愀氀㨀 甀洀 最甀椀愀 瀀爀琀椀挀漀㨀 爀攀氀愀琀爀椀漀 搀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 琀挀渀椀挀漀⸀ 䜀攀渀攀戀爀愀㨀 伀䴀匀㬀 ㄀㤀㤀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀唀一䐀䄀윀쌀伀 倀䔀刀匀䔀唀 䄀䈀刀䄀䴀伀 䔀 匀䔀匀䌀⸀ 䴀甀氀栀攀爀攀猀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 䔀 䜀渀攀爀漀 一漀猀 䔀猀瀀愀漀猀 倀切戀氀椀挀漀 䔀 倀爀椀瘀愀搀漀⸀ ㈀ ㄀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀愀瀀甀戀氀椀挀愀⸀漀爀最⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ ㄀㌀⼀ ㌀⼀眀眀眀⸀昀瀀愀开⸀漀爀最开⸀戀爀开猀椀琀攀猀开搀攀昀愀甀氀琀开昀椀氀攀猀开瀀攀猀焀甀椀猀愀椀渀琀攀最爀愀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀一䤀䌀䔀䘀⸀ 唀渀椀挀攀昀 愀氀攀爀琀愀 瀀愀爀愀 漀 攀氀攀瘀愀搀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀攀猀愀爀椀愀渀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀渀愀挀漀攀猀甀渀椀搀愀猀⸀漀爀最⼀甀渀椀挀攀昀ⴀ愀氀攀爀琀愀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ攀氀攀瘀愀搀漀ⴀ渀甀洀攀爀漀ⴀ搀攀ⴀ挀攀猀愀爀椀愀渀愀猀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㔀 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀