INSCRIÇÃO: 01348
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: Identidade Visual POMPa
 
AUTORES: José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho (Universidade Federal do Ceará)
 
PALAVRAS-CHAVE: Identidade Visual, Moda, Marca, Roupa,
 
RESUMO
POMPa foi uma identidade visual concebida durante a disciplina de Comunicação Visual Aplicada, ministrada pelo professor Davi Sombra. A marca fictícia foi idealizada em dupla e apresentada como último trabalho da disciplina. A produção da marca englobou estudos aplicados à comunicação visual, tendo em vista a importância de detalhes relacionados à cores, uso de tipografia e idealização do nome da marca como importante ponto de partida para a evolução do projeto.
 
INTRODUÇÃO
O presente artigo apresenta a produção do último trabalho do período da disciplina optativa, ofertada pelo curso de Moda: "Comunicação Visual Aplicada" dos alunos da Universidade Federal do Ceará, durante o segundo semestre de 2017. A Identidade Visual "POMPa" foi um concebido de todo o conhecimento captado durante o período da disciplina que tem como ministrante Davi Sombra. O último desafio da disciplina consistia em criar uma Identidade Visual para alguma marca de moda, de maneira livre. Foi então que nasceu o seguinte trabalho, unindo conhecimentos captados de disciplinas introdutórias do curso de Publicidade e Propaganda com a atual disciplina ofertada pelo curso de Moda.
 
OBJETIVO
A marca foi pensada para que a força de seu nome seja o principal ponto na construção do seu código visual. Para isto, investimos na concepção do nome da marca, que possui uma composição fonética e expressiva vinda da palavra POMPa que significa: grande luxo, esplendor e ostentação. Juntamente ao público alvo da marca, que já possui certa expressividade, nasceu a identidade visual aqui apresentada. Foi da união entre a palavra e o público que nasceu uma identidade visual que, ainda que seja minimalista, traz movimento. A POMPa é uma marca de roupas Streets, Urban, que carrega consigo também uma pegada esportiva e casual sem perder a principal caraterística de uma boa marca: a originalidade. E é dessa originalidade que nasce certa ironia entre o "mostrar-se muito (ostentar)" através do pouco. Porque para exibir-se é preciso somente ser você mesmo.
 
JUSTIFICATIVA
A Identidade Visual tem como objetivo se utilizar de estratégias gráficas para conseguir promover um estilo de vida da marca e de pertencimento às roupas utilizadas. Grandes marcas de moda fazem um trabalho de venda indireta de seus produtos através da promoção de um lifestyle, tendo em vista que já não é mais novidade os produtos não serem o único motivo de interesse de um consumidor, "O estilo de vida é um conjunto unitário de preferências distintivas que exprimem, na lógica específica de cada um dos subespaços simbólicos, mobília, vestimentas, linguagem ou hexis corporal, a mesma intenção expressiva, princípio de unidade de estilo que se entrega diretamente à intuição e que a análise destrói ao recortá-lo em universos separados". (BOURDIEU, 1983: p.83/84) ou como afirma Barhtes (2009) "A moda, porém (e cada vez mais), não fotografa apenas seus significantes, mas também seus significados.". A marca também propõe indiretamente o modo comportamental a qual adquirimos ao usar uma roupa. Considerando que ao incorporar um figurino estamos sendo moldados pelo poder persuasivo de diversas características intocáveis que a roupa traz consigo.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
POMP = BOMBA ਀唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀 氀攀琀琀攀爀椀渀最 焀甀愀猀攀 琀漀搀漀 攀洀 挀愀椀砀愀 愀氀琀愀 瀀愀爀愀 攀砀瀀爀椀洀椀爀 愀 最爀愀渀搀椀漀猀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 倀伀䴀倀愀⸀ 䄀椀渀搀愀 渀愀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀 搀漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 ⠀愀氀洀 搀漀 樀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 愀渀琀攀猀 攀渀琀爀攀 洀椀渀椀洀愀氀椀猀洀漀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⤀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 琀爀愀稀攀爀 漀 甀猀漀 搀愀 氀攀琀爀愀 ∀愀∀ ⠀攀洀 挀愀椀砀愀 戀愀椀砀愀⤀Ⰰ 渀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 倀伀䴀倀愀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀猀愀 切氀琀椀洀愀 氀攀琀爀愀 瘀攀椀漀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 愀 琀爀愀渀猀椀漀 最爀愀搀甀愀氀 渀愀 瀀爀漀渀甀渀挀椀愀漀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 昀愀稀攀爀洀漀猀 甀洀 瀀愀爀愀氀攀氀漀 挀漀洀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 倀伀䴀倀 焀甀攀 攀洀 椀渀最氀猀 焀甀攀爀 搀椀稀攀爀 戀漀洀戀愀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 琀爀愀稀攀洀漀猀 愀焀甀椀 甀洀愀 戀漀洀戀愀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 搀愀 洀愀爀挀愀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 搀漀渀漀猀㨀 漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀爀攀爀洀漀猀 瀀爀漀瀀漀爀 漀爀椀最椀渀愀氀椀搀愀搀攀 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 愀 洀愀爀挀愀 琀攀渀栀愀 攀猀猀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 渀愀 栀漀爀愀 搀攀 猀甀愀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 䄀 洀愀爀挀愀 搀攀椀砀愀 搀攀 猀攀爀 猀漀洀攀渀琀攀 渀漀猀猀愀 ⠀漀猀 搀漀渀漀猀⤀ 瀀愀爀愀 猀攀爀 琀愀洀戀洀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀⸀   Tente falar a palavra 'POMPa' visualizando-a em sua mente ਀䄀椀渀搀愀 渀愀 氀椀最愀漀 攀渀琀爀攀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 琀攀洀漀猀 漀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀㨀 愀猀 愀氀琀攀爀愀攀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 昀攀椀琀愀猀 渀愀猀 氀攀琀爀愀猀 ∀伀∀ 攀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 ∀倀∀⸀ 䌀漀洀漀 昀愀氀愀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀爀愀洀漀猀 瀀爀漀瀀漀爀 甀洀愀 攀猀琀琀椀挀愀 挀氀椀洀⼀洀椀渀椀洀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 洀愀猀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀砀瀀爀椀洀椀爀 挀攀爀琀愀 愀最椀琀愀漀 攀洀 猀甀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀琀漀 瀀爀漀氀漀渀最愀洀漀猀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 攀猀猀愀猀 搀甀愀猀 氀攀琀爀愀猀⸀ 䔀猀猀攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 甀洀 瀀愀爀愀氀攀氀漀 挀漀洀 愀 瀀爀漀渀切渀挀椀愀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀漀 昀愀氀愀爀洀漀猀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ∀倀伀䴀倀愀∀ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 甀洀愀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 洀愀椀猀 瀀甀砀愀搀愀 渀愀 氀攀琀爀愀 ∀伀∀ 攀 甀洀 挀攀爀琀漀 椀洀瀀愀挀琀漀 猀漀渀漀爀漀 焀甀愀渀搀漀 瀀愀猀猀愀洀漀猀 瀀攀氀愀 氀攀琀爀愀 ∀倀∀⸀    Que cor você misturaria com preto e branco? ਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 愀 洀愀爀挀愀 攀洀㨀    - Preto e branco: para que fosse possível passar a sobriedade, o minimalismo e, como falado anteriormente, o destaque ao nome da marca. Pois de um lado temos as cores minimizadas e do outro temos a palavra maximizada. ਀ⴀ䄀稀甀氀 栀漀氀漀最爀昀椀挀漀㨀 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀爀 甀洀 琀漀洀 搀攀 愀稀甀氀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀 琀漀搀漀 漀 搀椀渀愀洀椀猀洀漀 攀 爀攀猀猀漀渀渀挀椀愀 焀甀攀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 挀漀洀 愀琀椀琀甀搀攀 瀀漀搀攀 琀攀爀⸀  䄀猀 挀漀爀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀猀猀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 瘀椀攀爀愀洀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀猀 爀漀甀瀀愀猀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 倀伀䴀倀愀  甀洀愀 洀愀爀挀愀 昀椀挀琀挀椀愀 搀攀 爀漀甀瀀愀 匀琀爀攀攀琀Ⰰ 椀渀猀瀀椀爀愀搀愀 攀洀 最爀愀渀搀攀猀 洀愀爀挀愀猀 挀漀洀漀 䄀搀椀搀愀猀 攀 一椀欀攀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀ 伀 焀甀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀 愀 倀伀䴀倀愀 搀愀猀 漀甀琀爀愀猀 洀愀爀挀愀猀  攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 愀 焀甀攀戀爀愀 搀攀 氀椀渀攀愀爀椀搀愀搀攀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 洀愀爀挀愀⸀ 一漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀Ⰰ 瀀攀渀猀愀洀漀猀 攀洀 洀愀爀挀愀猀 焀甀攀 猀攀爀瘀椀愀洀 搀攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 洀愀椀猀 搀攀猀挀漀氀愀搀愀Ⰰ 焀甀攀 挀愀爀爀攀最愀猀猀攀 挀漀渀猀椀最漀 愀 瘀攀渀搀愀 搀漀 氀椀昀攀猀琀礀氀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 猀甀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 攀 焀甀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀 瀀甀搀攀猀猀攀 琀攀爀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀椀最椀渀愀氀⸀ 䄀 焀甀攀戀爀愀 搀攀猀猀愀 氀椀渀攀愀爀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 甀猀漀 搀愀猀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀猀 ⴀ 搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀猀 攀洀 昀漀渀琀攀猀 愀氀琀愀猀 ∀倀伀䴀倀∀ 攀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 攀洀 挀愀椀砀愀 戀愀椀砀愀 ∀愀∀⸀ 倀漀搀攀爀愀洀漀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 攀猀猀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 挀漀洀漀 甀洀 搀攀猀瘀椀漀 搀漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 渀愀洀攀 搀攀 甀洀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 洀愀猀 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 愀猀猀甀洀椀爀 漀 爀椀猀挀漀 攀 攀渀琀爀攀最愀爀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 氀 愀 洀愀爀挀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 氀漀渀最漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 ᰀ䌠漀洀甀渀椀挀愀漀 嘀椀猀甀愀氀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀∀ 琀椀瘀攀洀漀猀 愀甀氀愀猀 猀漀戀爀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 준 攀瘀椀搀攀渀琀攀 焀甀攀 愀猀 爀攀最爀愀猀 攀 漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 戀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 洀愀猀 愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀爀漀搀甀琀漀爀愀 猀攀洀瀀爀攀 愀琀攀渀琀漀甀 瀀愀爀愀 漀 渀漀ⴀ戀瘀椀漀Ⰰ 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀渀搀漀 挀漀爀琀攀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀爀攀猀 攀 攀猀瀀愀漀猀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 愀氀洀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 渀漀瘀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀椀攀猀⸀ É importante lembrar que, desde o início, a equipe se propôs a fazer um trabalho que visasse a representatividade e a quebra de aspectos comuns para o mundo da moda.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BORDIEU, Pierre. Gostos de classe e estilos de vida. Em: ORTIZ, Renato (org). Pierre Bordieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. Pag. 82–121਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀吀䠀䔀匀Ⰰ 刀漀氀愀渀搀⸀ 匀椀猀琀攀洀愀 搀愀 洀漀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀爀琀椀渀猀 䘀漀渀琀攀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀