INSCRIÇÃO: 01361
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA02
 
TÍTULO: #TodospeloSancho
 
AUTORES: Paulo Henrique Novaes de Vasconcelos Souza (Faculdades Integradas Barros Melo); Fátima Danúbia Dantas de Albuquerque (Faculdades Integradas Barros Melo); Ana Carolina Vanderlei Cavalcanti (Faculdades Integradas Barros Melo)
 
PALAVRAS-CHAVE: Documentário urgente, Movimento social, Comunidade do Sancho, Complexo Prisional do Curado,
 
RESUMO
#TodosPeloSancho é um documentário urgente que acompanha a luta dos moradores da comunidade do Sancho, no Recife, para continuar em suas casas diante de um decreto de desapropriação, assinado pelo Governador Paulo Câmara, para expandir e criar um perímetro de segurança ao redor do Complexo Prisional do Curado. O filme traz entrevistas com moradores, que contam a história da comunidade e relatam sobre a convivência com o presídio e sobre o movimento social #TodosPeloSancho, que aconteceu em redes sociais na internet e na comunidade e deu nome a este documentário.
 
INTRODUÇÃO
No dia 23 de janeiro de 2016, uma fuga em massa do Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo Prisional do Curado, assustou os moradores da comunidade do Sancho, no Recife. Na ocasião, um número não divulgado de presos conseguiu escapar através de uma cratera no muro, destruído com explosivos. A força da explosão foi tamanha, que além do muro do presídio, também danificou os muros de algumas casas próximas. Esse foi o início de um pesadelo para os moradores do entorno do complexo. Mais uma bomba foi detonada na madrugada do dia 5 de março de 2016, danificando mais casas e aterrorizando os moradores. Um mês após a segunda explosão, os moradores da comunidade foram surpreendidos por um decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, publicado na edição do dia 07 de abril de 2016 do Diário Oficial, determinando a desapropriação de uma área de quase 20 mil metros quadrados no entorno do complexo. O decreto previa a remoção de mais de 50 residências em seis ruas: Santana de Ipanema, Maria de Lourdes da Silva, Orfeu do Carnaval, Poço Fundo, Santa Clara do Sul e São João da Lagoa, com o objetivo de criar um perímetro de segurança para toda a área das três unidades prisionais do complexo. Os moradores não se viram com outra alternativa senão lutar. Dirigido e roteirizado por Paulo Vasconcelos, montado e finalizado por Danúbia Dantas e com produção e fotografia de ambos, o documentário #TodosPeloSancho é um curta-metragem de 13 minutos que acompanha a luta dos moradores pelo direito de continuar em suas casas. Por abordar esse processo de conflito, participação social, disputa por visibilidade e resistência, ele pode ser considerado como um documentário urgente e foi produzido para ser divulgado na internet, principalmente na página do movimento no facebook, que serviu como ferramenta de mobilização e divulgação das ações do grupo, que recebeu pouca atenção da imprensa local.
 
OBJETIVO
#TodosPeloSancho é um documentário de curta metragem, com 13 minutos de duração, que foi desenvolvido com a finalidade de dar voz e mostrar a luta dos moradores da comunidade do Sancho para permanecerem em suas casas após um decreto de desapropriação assinado pelo governador Paulo Câmara para a expansão do Complexo Prisional do Curado. Apesar de a imprensa ter dado visibilidade às bombas que explodiram no muro do presídio e à assinatura do decreto, o movimento #TodosPeloSancho foi pouco noticiado.
 
JUSTIFICATIVA
A ideia para o documentário #TodosPeloSancho veio durante um trabalho para a Disciplina Oficina de Documentário, ministrada pela professora Carolina Cavalcanti, há aproximadamente dois anos. Inicialmente, a ideia do filme era explorar a questão das bombas que haviam explodido no primeiro semestre de 2016 e conhecer melhor como era a vida daquelas pessoas que conviviam com um complexo prisional na porta de suas casas. Após conversar com moradores da comunidade e conhecer o movimento #TodosPeloSancho, ficou evidente que seria mais interessante focar o documentário nessa luta.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Apresentar uma definição única para o que é documentário nunca se mostrou uma tarefa fácil diante de um gênero cinematográfico tão plural e complexo. Bill Nichols afirma, em seu livro Introdução ao Documentário (2009, p. 48), que "documentário é o que poderíamos chamar de 'conceito vago'. Nem todos os filmes classificados como documentário se parecem, assim como muitos tipos diferentes de meios de transporte são todos considerados 'veículos'". Existem algumas características que são normalmente encontradas nesse estilo cinematográfico, como registro in loco, não direção de atores, imagens de arquivo, entrevistas, voice over etc., mas além desses recursos estilísticos não serem imprescindíveis ou exclusivos do documentário, ainda não é isso que define o gênero. Segundo Nichols (2009, p. 47), "se o documentário fosse uma reprodução da realidade, [...] teríamos simplesmente a réplica ou cópia de algo já existente. Mas ele não é uma reprodução da realidade, é uma representação do mundo em que vivemos. Representa uma determinada visão do mundo". Baseando-se nesse conceito, é possível entender que o documentário é uma representação do mundo através da visão do documentarista. É um recorte da realidade, feito através de escolhas subjetivas e apresentação de um ponto de vista. No caso do documentário #TodosPeloSancho, o ponto de vista apresentado é o dos moradores da comunidade do Sancho, que são diretamente afetados pela presença do Complexo Prisional do Curado em suas portas. Nichols afirma (2009, p. 135) que "no vídeo e no filme documentário, podemos identificar seis modos de representação que funcionam como subgêneros do gênero documentário propriamente dito: poético, expositivo, participativo, observativo, reflexivo e performático". Um determinado filme pode apresentar características de mais de um modo simultaneamente. Neste trabalho, vão ser apresentados os dois modos que estão presentes no filme, o expositivo e o participativo. O documentário que explora o modo expositivo dirige-se ao expectador diretamente, com legendas ou vozes que propõem uma perspectiva, expõem um argumento ou recontam a história. Numa inversão da ênfase tradicional do cinema, as imagens desempenham papel secundário. Elas ilustram, esclarecem, evocam ou contrapõe o que é dito (NICHOLS, 2009). No documentário #TodosPeloSancho, o modo expositivo pode ser percebido no uso do texto na tela para contextualizar o espectador. Já no modo participativo, o documentarista vai a campo e torna-se um ator social (quase) como qualquer outro, que fica evidenciado no trabalho, principalmente, pela provocação das entrevistas. Esses modos, ou subgêneros, ficam bastante evidentes quando se trata de um documentário urgente, que é um tipo de documentário em que os realizadores se colocam no meio do conflito, traduzindo toda a urgência e a importância dos fatos retratados pelo documentarista. Segundo o cineasta Pedro Severien, em entrevista ao site Revista Universitária do Audiovisual, devido à essa urgência, "é valorizada a presença e não a técnica cinematográfica".
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
#TodosPeloSancho é um documentário de curta metragem, com 13 minutos de duração, estruturado através de uma série de entrevistas com os moradores do Sancho, que contam desde surgimento e desenvolvimento da comunidade até os problemas enfrentados atualmente. O filme acompanha o movimento #TodosPeloSancho até a derrubada do decreto de desapropriação. Além das entrevistas com os moradores, foram utilizados lettering para contextualizar algumas passagens do filme, assim como um trecho de uma reportagem do NETV – 1a Edição, do dia 08/04/2016, que fala sobre o decreto e mostra o tamanho da área que seria afetada pela expansão do perímetro de segurança do complexo. Apesar do uso de trilha sonora em algumas passagens, foi escolha da dupla deixar o documentário com um aspecto mais “cru”, deixando a maior parte das passagens com o som ambiente da comunidade.਀吀漀搀愀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀漀爀 倀愀甀氀漀 嘀愀猀挀漀渀挀攀氀漀猀 攀 䐀愀渀切戀椀愀 䐀愀渀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 搀甀瀀氀愀⸀ 䄀猀 挀洀攀爀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 甀洀愀 䈀氀愀挀欀洀愀最椀挀 倀漀挀欀攀琀 䌀椀渀攀洀愀 䌀愀洀攀爀愀Ⰰ 甀洀愀 䌀愀渀渀漀渀 㜀䐀 攀 甀洀愀 䜀漀倀爀漀 䠀攀爀漀 㐀⸀ 䄀 攀砀挀攀漀 昀漀椀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 愀爀攀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 甀洀 搀爀漀渀攀 攀洀瀀爀攀猀琀愀搀漀⸀ 伀 甀搀椀漀 昀漀椀 挀愀瀀琀愀搀漀 挀漀洀 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 搀攀 氀愀瀀攀氀愀 搀愀 匀攀渀渀栀攀椀猀攀爀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀 甀洀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀 挀漀洀漀 最爀愀瘀愀搀漀爀⸀ Os moradores da comunidade sempre se mostraram muito à vontade com a presença da equipe no local e muitos deles, ao saber que o documentário estava sendo gravado, procuravam saber como poderiam colaborar. Os policiais da Guarda Externa do complexo, por outro lado, não pareciam muito confortáveis com a situação e constantemente passavam observando o que estava acontecendo.਀吀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 䘀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀爀猀 栀漀爀愀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀攀猀愀昀椀漀 昀漀椀Ⰰ 搀椀愀渀琀攀 搀攀 琀愀渀琀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 搀攀氀椀洀椀琀愀爀 焀甀愀氀 栀椀猀琀漀爀椀愀 猀攀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 攀 挀漀洀漀 挀漀渀琀ⴀ氀愀⸀ 䄀 洀漀渀琀愀最攀洀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀漀爀 䐀愀渀切戀椀愀 攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀愀 瀀漀爀 洀椀洀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 搀椀爀攀漀 攀 瀀攀氀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ Num filme documentário o roteiro pode ser desenvolvido na etapa de pré-produção e pesquisa ou, dependendo do tipo do documentário, esse processo pode acontecer na pós-produção. Por ser um documentário urgente, que faz um registro filmográfico do conflito social, o roteiro do curta #TodosPeloSancho foi todo desenvolvido na pós-produção.਀䐀攀 椀渀挀椀漀Ⰰ 愀 椀搀攀椀愀 攀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 漀爀椀最椀渀愀氀 瀀愀爀愀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀洀 愀 愀樀甀搀愀 搀攀 䘀戀椀漀 䈀愀爀爀漀猀Ⰰ 琀挀渀椀挀漀 搀漀 䔀猀琀切搀椀漀 搀攀 섀甀搀椀漀 搀愀猀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀猀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀猀 䈀愀爀爀漀猀 䴀攀氀漀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 愀 琀爀椀氀栀愀 戀爀愀渀挀愀 甀猀愀搀愀 挀漀洀漀 最甀椀愀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀漀 挀愀猀漀甀 戀攀洀 挀漀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 琀爀椀氀栀愀 漀爀椀最椀渀愀氀 愀挀愀戀漀甀 渀漀 猀攀渀搀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀⸀ 䔀氀攀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 甀搀椀漀⸀ Por fim, como foram utilizadas quatro câmeras com características bem distintas para a captação das imagens, foi necessário fazer ajustes e correções de cor para essa diferença não ficar tão evidente no produto final. Esses ajustes foram feitos pelo editor e finalizador Marcus Correia.
 
CONSIDERAÇÕES
A vontade de fazer o documentário #TodosPeloSancho veio da necessidade de documentar e difundir as ações de um movimento que estava lutando pela preservação de uma comunidade com tanta história, mas que não vinha recebendo a devida a atenção da imprensa tradicional, apesar de estar ganhando cada vez mais força devido às articulações nas redes sociais on-line e off-line.਀伀 搀攀猀愀昀椀漀 昀漀椀 最爀愀渀搀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 昀椀攀氀Ⰰ 樀甀猀琀愀 攀 琀椀挀愀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 焀甀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 愀氀椀渀栀愀搀漀 挀漀洀 愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 挀漀洀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀漀 ⌀吀漀搀漀猀倀攀氀漀匀愀渀挀栀漀⸀ O documentário é uma prática que está constantemente evoluindo, o documentarista precisa estar sempre atento, observando, dialogando, conhecendo seu objeto de estudo. Uma das lições mais importantes desse processo foi aprender a lidar com a mudança, com situações inesperadas, é preciso saber lidar com o acaso. Existe o filme que é imaginado antes do contato com o objeto, esse filme se transforma na medida em que você vai imergindo na realidade estudada e, por fim, existe o produto final, criado na ilha de edição.਀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀 昀椀氀洀攀 猀攀爀椀愀 愀瀀攀渀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀攀 猀攀 洀漀爀愀爀 琀漀 瀀爀砀椀洀漀 愀 甀洀 挀漀洀瀀氀攀砀漀 瀀爀椀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 洀愀猀 愀猀 瘀椀猀椀琀愀猀  挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 甀洀愀 渀漀瘀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀甀搀愀渀搀漀 漀 昀漀挀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 搀攀椀砀愀渀搀漀 甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 氀椀漀⸀ 伀 焀甀攀 昀椀挀愀 渀愀 琀攀氀愀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 渀漀  漀 焀甀攀 昀漀椀 漀爀椀最椀渀愀氀洀攀渀琀攀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 瀀攀氀漀 搀椀爀攀琀漀爀Ⰰ 攀 猀椀洀 漀 焀甀攀 琀攀洀 洀愀椀猀 昀漀爀愀 攀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 唀洀 昀椀氀洀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 瀀漀搀攀 氀攀瘀愀爀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀 瀀漀爀 挀愀洀椀渀栀漀猀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀漀 焀甀攀 攀氀攀 椀洀愀最椀渀漀甀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䤀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䌀栀爀椀猀⸀ 伀昀椀挀椀渀愀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 唀爀最攀渀琀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀甀愀⸀甀昀猀挀愀爀⸀戀爀⼀漀昀椀挀椀渀愀ⴀ搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀椀漀ⴀ甀爀最攀渀琀攀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㐀⼀ 㔀⼀㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀