INSCRIÇÃO: 01377
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO07
 
TÍTULO: Conecta Jornalista
 
AUTORES: Camilla do Carmo Pereira Novaes (Faculdade Anísio Teixeira); Rosimeire Silva Costa (Faculdade Anísio Teixeira); Danilo Ribeiro Santana (Faculdade Anísio Teixeira); Laíse Marques de Andrade (Faculdade Anísio Teixeira); Daniela Costa Ribeiro (Faculdade Anísio Teixeira)
 
PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, midias sociais digitais, multiplataforma, ,
 
RESUMO
O advento de novas tecnologias e o surgimento da internet junto as mídias sociais digitais proporcionaram transformações na vida dos indivíduos e em inúmeros setores da sociedade, inclusive no jornalismo. Estamos vivenciando uma era de grande oferta de informação e qualquer pessoa pode noticiar, produzir e publicar conteúdos através de sites e plataformas como o YouTube e Instagram, além de vários aplicativos existentes. Os veículos de comunicação tradicionais estão passando por mudanças e os profissionais de jornalismo se reinventando em um processo de migração para plataformas digitais.
 
INTRODUÇÃO
O portal multiplataforma Conecta Jornalista trata sobre os novos tipos de consumo de informação no cenário contemporâneo e as modificações na maneira de fazer jornalismo. O conjunto de produções que são apresentadas através do portal propõem entender quais as estratégias de comunicação utilizadas pelos jornalistas na atualidade e como o surgimento de novos profissionais atuantes na internet, conhecidos como influenciadores digitais, deram uma nova roupagem à produção de conteúdos nas mídias digitais. O termo digital influencer surge do inglês e traduz-se como influenciador digital. O fenômeno surgiu com os blogs, ganhando espaço no YouTube e Instagram, mídias sociais que ajudaram a fortalecer a relação desses criadores de conteúdo com o público. Segundo Silva e Tessarolo (2016) essas pessoas possuem a capacidade de mobilizar um grande número de seguidores, pautando opiniões e comportamentos e até mesmo criando conteúdos que sejam exclusivos¹. Essa mudança no modo de consumir informações vem desde o surgimento das primeiras redes sociais que permitem que diferentes grupos estejam sempre conectados, produzindo, compartilhando e exprimindo opinião sobre diversos conteúdos. Segundo Canavilhas (2001) os diversificados elementos multimídia modificam o processo de produção da notícia. E para entender todas essas modificações, suas principais características e impactos, o portal Conecta Jornalista traz como fontes profissionais de comunicação de diversas áreas, entre esses Maíra Azevedo, Daiana Garbin e Verônica Machado que reforçam a trajetória e migração de jornalistas para variadas plataformas da internet. Essa discussão propõe ajudar estudantes e profissionais a terem uma maior compreensão das mudanças de linguagem, estilo, postura dos profissionais da comunicação, e tratar também do movimento recente de migração de jornalistas para as mídias sociais digitais, graças ao fortalecimento das plataformas digitais como canais de veiculação e compartilhamento de conteúdo.
 
OBJETIVO
O objetivo é analisar os novos tipos de consumo de informações, inaugurados com os influenciadores digitais, e como esse novo cenário está transformando o jornalismo contemporâneo. Através das produções jornalisticas com diversas fontes da área de comunicação buscou-se entender as modificações na maneira de fazer jornalismo e como alguns profissionais jornalistas estão deixando o trabalho convencional e migrando para o meio digital, assumindo a relação com o público que se compara, em alguns casos, aos influenciadores digitais.
 
JUSTIFICATIVA
O portal propõe entender quais as estratégias utilizadas pelos jornalistas na atualidade devido a mudança de consumo de informação pela sociedade na internet com o avanço dos influenciadores digitais. Buscamos saber de que maneira isso afeta os profissionais jornalistas e como os influenciadores digitais desafiam o jornalismo. Segundo Canavilhas (2001, p.2), os diversificados elementos multimídia modifica o processo de produção da noticia. Mas como surgiu a necessidade de estabelecer um outro canal com o público? Como superar as dificuldades encontradas no mundo de influenciadores digitais? Como sobressair diante de grande concorrência nas redes sociais? Teria o jornalista que está preparado sempre para se reinventar? Qual perspectiva de futuro nessa profissão? E é ouvindo e conhecendo os pontos de vista das fontes que analisamos a maneira que a migração dos meios tradicionais para as plataformas digitais acontecem.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a realização deste PEx – Projeto Experimental - foram feitas pesquisas bibliográficas sobre o tema, assim como entrevistas jornalísticas para uma maior aproximação com o assunto proposto. A realização das pesquisas foi baseada nos métodos de Joaquim Antônio Severino (2010) para se obter uma visão geral sobre o tema, utilizando "registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos como livros, artigos, teses etc" (SEVERINO 2010, p. 122). Para a coleta de dados foram feitas entrevistas jornalísticas em texto, áudio e vídeo para que se pudesse compreender a temática abordada neste projeto através de profissionais que atuam nas plataformas digitais contribuíram como fonte com suas experiências sobre tema. Todo o processo de coleta de dados foi elaborado e inicialmente preparado através de pautas jornalísticas para que as entrevistas fossem direcionadas para se chegar ao entendimento do assunto aqui abordado. Fontes de relevância local, estadual e nacional fizeram parte do processo de pesquisa para a construção deste produto. Para as entrevistas com as fontes que residem em outros estados foram feitas chamadas de vídeo nas quais integrantes da equipe conversaram e colheram informações necessárias para a realização do projeto. Todas as fontes foram responsáveis por abrir os horizontes acerca do problema da pesquisa, evidenciando o comportamento de jornalistas diante das transformações decorrentes da profissão e como estes tem procurado lidar com as mudanças na relação com o público para um 'sucesso profissional'.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
DESCRIÇÃO DO PRODUTO਀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 甀洀 瀀漀爀琀愀氀 洀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 昀漀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀 瀀漀搀挀愀猀琀猀Ⰰ 挀漀洀 猀甀瀀漀爀琀攀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 攀 夀漀甀吀甀戀攀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瘀椀猀愀洀漀猀 愀戀漀爀搀愀爀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀猀琀漀 搀攀椀砀愀渀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀 攀 洀椀最爀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 愀猀猀甀洀椀渀搀漀 愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀渀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 愀漀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⸀  ਀⠀⸀⸀⸀⤀ 猀攀爀 攀砀椀最椀搀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 昀愀洀椀氀椀愀爀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀猀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 愀最椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 切氀琀椀洀愀 栀漀爀愀Ⰰ 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀愀猀 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 琀攀砀琀甀愀椀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 瀀愀爀愀 瀀攀渀猀愀爀 攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 渀漀琀挀椀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 ⠀匀愀氀愀瘀攀爀爀愀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀㈀ⴀ㌀⤀⸀ ਀䌀漀洀漀 樀 戀爀攀瘀攀洀攀渀琀攀 挀椀琀愀搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀爀琀愀氀 䌀漀渀攀挀琀愀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 昀漀渀琀攀猀 挀漀洀漀 䴀愀爀愀 䄀稀攀瘀攀搀漀Ⰰ 䐀愀椀愀渀愀 䜀愀爀戀椀渀Ⰰ 嘀攀爀渀椀挀愀 䴀愀挀栀愀搀漀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀漀爀 攀猀猀愀 洀椀最爀愀漀 瀀愀爀愀 漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀 攀 栀漀樀攀 愀琀甀愀洀 攀洀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 挀漀洀漀 漀 夀漀甀吀甀戀攀⸀ 䨀 漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 䐀愀渀椀氀漀 刀椀戀攀椀爀漀 攀 䨀漀猀 刀愀椀洀甀渀搀漀 琀爀漀甀砀攀爀愀洀 挀漀洀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 渀漀 洀漀搀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀 挀漀洀 愀 愀琀甀愀漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 挀漀洀漀 漀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 椀渀愀甀最甀爀愀爀愀洀 甀洀愀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 刀漀搀爀椀最漀 䌀愀爀爀攀椀爀漀Ⰰ 匀氀瘀椀愀 䐀愀渀琀愀猀Ⰰ 䴀愀爀椀漀 匀爀最椀漀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 攀 䄀渀琀渀椀漀 䌀愀爀氀漀猀 䴀愀最愀氀栀攀猀 瘀攀洀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 琀漀搀漀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀 愀琀甀愀爀 渀攀猀猀愀 攀猀昀攀爀愀⸀  E foi ouvindo e conhecendo os pontos de vista das fontes que analisamos a maneira que a migração dos meios tradicionais para as plataformas digitais acontecem. Todas as fontes citadas são de grande importância para a realização da pesquisa e do portal, já que possuem conhecimento sobre o papel do jornalista diante dessa migração. Foram entrevistados tanto jornalistas que migraram para as plataformas digitais, quanto os influenciadores digitais, para entender, socialmente, como o fazer jornalístico mudou com as novas plataformas. ਀ •Por que um portal multiplataforma?਀䔀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 甀洀 瀀漀爀琀愀氀 洀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀漀爀 愀挀爀攀搀椀琀愀爀洀漀猀 焀甀攀  甀洀 洀攀椀漀 焀甀攀 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 琀攀砀琀漀 攀 甀搀椀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀椀渀搀漀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 瀀爀砀椀洀愀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⸀  Esse produto possibilitou abordar o assunto de forma prática, mostrando como esses profissionais realmente atuam, tendo assim um resultado mais completo. O portal multiplataforma é entendido como uma estratégia que envolve a articulação de “diversos meios de comunicação para as coberturas informativas” (SALAVERRÍA, 2005).਀匀攀最甀渀搀漀 䄀氀戀攀爀琀漀 倀攀猀猀漀愀 ⠀㈀ ㄀㘀⤀ 琀攀砀琀漀猀 瘀攀爀戀愀椀猀Ⰰ 渀漀 瘀攀爀戀愀椀猀Ⰰ 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 猀攀渀猀漀爀椀愀椀猀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 挀愀搀愀 瘀攀稀 挀漀洀 洀愀椀猀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀氀椀搀愀搀攀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 一漀瘀漀猀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 挀愀渀愀椀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀爀椀愀搀漀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 ㈀⸀  愀瀀爀漀砀椀洀愀爀愀洀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 昀猀椀挀愀猀 挀漀洀 愀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀 搀攀 琀愀氀 洀漀搀漀 焀甀攀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀 昀椀挀愀 洀愀椀猀 爀攀猀琀爀椀琀愀 愀 甀洀愀 洀攀爀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 漀甀  氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 甀洀 琀攀砀琀漀⸀ 伀 瀀漀爀琀愀氀 洀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 ᰀ瀠漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 椀渀昀漀爀洀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 昀漀爀洀愀 最椀氀Ⰰ 搀椀渀洀椀挀愀Ⰰ 攀洀 最爀愀渀搀攀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 攀 挀漀洀 椀渀昀椀渀椀琀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀洀戀椀渀愀攀猀 攀 渀漀瘀漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 洀愀椀猀 爀椀挀愀Ⰰ 搀椀瘀攀爀猀愀 攀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 搀漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀ᴀ†⠀䴀䔀䰀䰀伀Ⰰ ㈀ ㄀ ⤀⸀ ਀∀䌠愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 As gravações ocorreram em ambientes variados, internos e externos, assim como em diferentes cidades: Feira de Santana, Salvador e Cachoeira. Algumas entrevistas aconteceram via Skype, com fontes conhecidas nacionalmente, para que a pesquisa fosse enriquecida com opinião de pessoas em diferentes realidades e lugares do país. ਀䴀漀猀琀爀愀洀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 挀漀洀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀椀最爀愀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 漀 夀漀甀吀甀戀攀 挀漀洀攀漀甀 愀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 攀 挀漀洀漀 攀猀琀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 渀漀琀挀椀愀猀 渀漀 瀀漀爀琀愀氀 攀 挀漀洀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 攀 挀愀渀愀氀 搀漀 夀漀甀吀甀戀攀⸀ ਀∀䔠渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 Para a realização do portal foram feitas entrevistas diretas – em formatos de vídeo, áudio e texto - com jornalistas, produtores de conteúdo na web e influenciadores digitais. São fontes ligadas ao tema, que possuem experiência tanto como profissionais que migraram dos meios tradicionais para as plataformas digitais, quanto estudiosos da sociedade, para entender como e qual o motivo deste processo de migração. Profissionais de outros estados que estão inseridos diretamente no tema, foram entrevistados através de chamada de vídeo para compor o canal do YouTube assim como o portal, como Daiana Garbin e Veronica Machado. Tivemos o apoio do Núcleo Audiovisual (NAV) da Faculdade Anísio Teixeira para realizar as entrevistas com qualidade de áudio para produção de podcasts.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 愀焀甀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀Ⰰ 甀洀 瀀漀爀琀愀氀 洀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀漀 䌀漀渀攀挀琀愀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀漀甀 挀漀洀漀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 渀漀 挀漀渀猀甀洀漀 攀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 椀渀愀甀最甀爀愀搀愀 挀漀洀 漀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 最攀爀愀爀愀洀 洀漀搀椀昀椀挀愀攀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 琀漀 爀瀀椀搀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀 渀愀 愀琀甀愀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀⸀ Buscamos através desse assunto, a contribuição teórica de autores como Raquel Recuero (2009), Zygmunt Bauman (2011), Jean Burgess (2009), Joshua Green (2009), Giovanna Figueiredo (2009), Daniel Sayon (2008), Agnez (2009) e entre outros que nos ajudam a entender tais mudanças no jornalismo, a busca de profissionais por novos espaços na internet e as provocações surgidas através de novos fenômenos que também ocupam o papel de levar informação ao público.਀䄀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 氀攀瘀愀渀琀愀搀愀 瀀漀爀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 攀猀琀甀搀漀猀 搀攀 愀甀琀漀爀攀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀愀洀 漀 漀氀栀愀爀 搀漀 最爀甀瀀漀 攀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 爀攀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀猀 洀漀搀椀昀椀挀愀攀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀⸀ 唀洀 瀀漀渀琀漀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 挀漀洀漀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 琀攀洀 猀攀 愀搀攀焀甀愀搀漀 猀 洀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀琀 愀琀爀愀瘀攀猀猀愀渀搀漀 洀愀椀猀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 愀氀洀 搀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 攀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀⸀ Concluímos, portanto, que o portal aqui produzido consiste em matérias de cunho profissional com conteúdos direcionados a estudantes, pesquisadores e profissionais jornalistas que buscam entender a atuação de jornalistas na web, assim como o relacionamento destes com as mídias sociais digitais e as inovações na maneira de se comunicar. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 䔀氀椀猀愀戀攀琀攀⸀ ⠀㈀  ㄀⤀ 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀㨀 愀 最爀愀渀搀攀 瀀爀漀洀攀猀猀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀渀氀椀渀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  ㈀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ 娀礀最洀甀渀琀⸀ 㐀㐀 挀愀爀琀愀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 氀焀甀椀搀漀 洀漀搀攀爀渀漀⸀ 吀爀愀搀甀漀㨀 嘀攀爀愀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䨀漀爀最攀 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀刀䜀䔀匀匀Ⰰ 䨀攀愀渀 攀 䜀刀䔀䔀一Ⰰ 䨀漀猀栀甀愀⸀ 夀漀甀吀甀戀攀 攀 愀 刀攀瘀漀氀甀漀 䐀椀最椀琀愀氀⸀ ㈀  㤀⸀ 䔀䐀吀⸀ 䄀氀攀瀀栀 倀甀戀氀椀挀愀攀猀 攀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 倀攀搀愀最最椀挀愀 䰀琀搀愀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀一䄀嘀䤀䰀䠀䄀匀Ⰰ 䨀漀漀 䴀攀猀猀椀愀猀⸀⠀㈀  ㄀⤀ 圀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 最攀爀愀椀猀 猀漀戀爀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 眀攀戀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀漀挀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀瀀愀最⼀开琀攀砀琀漀⸀瀀栀瀀㌀㼀栀琀洀氀㈀㴀挀愀渀愀瘀椀氀栀愀猀ⴀ樀漀愀漀ⴀ眀攀戀樀漀爀渀愀氀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  ㈀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䰀甀挀愀猀⸀ ⠀㈀ ㄀㐀⤀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 昀愀氀愀洀 猀漀戀爀攀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀漀 夀漀甀吀甀戀攀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀爀琀愀氀椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀挀愀爀爀攀椀爀愀⼀㘀㔀㠀㈀㌀⼀樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀⬀昀愀氀愀洀⬀猀漀戀爀攀⬀漀⬀瀀漀琀攀渀挀椀愀氀⬀搀漀⬀夀漀甀吀甀戀攀⬀挀漀洀漀⬀洀攀椀漀⬀搀攀⬀挀漀洀甀渀椀挀愀挀愀漀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㈀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀匀吀䔀䰀䰀匀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀⸀ 䄀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 爀攀搀攀⸀ 䔀挀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 挀甀氀琀甀爀愀⸀ 㤀ꨀ 攀搀⸀ 愀琀甀愀氀椀稀愀搀愀⸀ 嘀漀氀⸀ ㄀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀稀 攀 吀攀爀爀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䠀䄀倀䄀刀刀伀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀⸀ 倀爀愀最洀琀椀挀愀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 戀甀猀挀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 琀攀漀爀椀愀 搀愀 愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 刀甀椀 䘀攀爀渀愀渀搀漀 搀愀 刀漀挀栀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀㨀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 攀 椀渀琀攀爀愀漀 渀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀漀爀琀甀最甀攀猀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀戀漀挀挀⸀甀昀瀀⸀瀀琀⼀瀀愀最⼀洀ⴀ樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ⴀ㈀ ㄀㈀ⴀ爀甀椀ⴀ昀攀爀爀攀椀爀愀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㐀 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 圀椀氀椀愀渀 搀攀 䨀攀猀甀猀 攀 一䄀嘀䄀刀刀伀Ⰰ 䰀甀挀椀愀渀攀 匀椀氀瘀愀⸀ ⠀㈀ ㄀㐀⤀刀漀琀椀渀愀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀 攀洀 琀攀洀瀀漀猀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀 ጀ†䄀渀氀椀猀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 刀倀䌀 吀嘀 倀漀渀琀愀 䜀爀漀猀猀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀椀戀攀爀樀漀爀⸀甀昀洀猀⸀戀爀⼀挀椀戀攀爀樀漀爀㔀⼀昀椀氀攀猀⼀㈀ ㄀㐀⼀ 㜀⼀眀椀氀氀椀愀渀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀刀䤀䨀䔀䰀䴀伀Ⰰ 䄀氀攀砀⸀ 䄀 愀爀琀攀 搀攀 洀愀渀椀瀀甀氀愀爀 洀甀氀琀椀搀攀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 . Acesso em: 10 de setembro de 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀刀伀嘀䤀吀匀Ⰰ 䠀氀椀漀⸀ 伀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 瀀漀挀愀 搀愀 瀀猀ⴀ瘀攀爀搀愀搀攀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 . Acesso em: 10 de setembro de 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ 䠀⸀ 䄀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀氀攀瀀栀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䴀伀匀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䄀渀樀漀猀 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀 攀 刀攀琀爀椀戀愀氀椀稀愀漀 搀漀 䴀甀渀搀漀⸀ 匀漀戀爀攀 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 䤀渀琀攀爀昀愀挀攀猀 䐀椀最椀琀愀椀猀⸀ 倀甀戀氀椀挀愀搀漀 椀渀 吀攀渀搀渀挀椀愀猀 堀堀䤀Ⰰ 䰀椀猀戀漀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀漀洀⸀甀昀戀愀⸀戀爀⼀挀椀戀攀爀瀀攀猀焀甀椀猀愀⼀氀攀洀漀猀⼀椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 漀甀琀甀戀爀漀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䴀伀匀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䄀渀樀漀猀 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀 攀 刀攀琀爀椀戀愀氀椀稀愀漀 搀漀 䴀甀渀搀漀⸀ 匀漀戀爀攀 䤀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 䤀渀琀攀爀昀愀挀攀猀 䐀椀最椀琀愀椀猀⸀ 倀甀戀氀椀挀愀搀漀 椀渀 吀攀渀搀渀挀椀愀猀 堀堀䤀Ⰰ 䰀椀猀戀漀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀漀洀⸀甀昀戀愀⸀戀爀⼀挀椀戀攀爀瀀攀猀焀甀椀猀愀⼀氀攀洀漀猀⼀椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㠀 漀甀琀甀戀爀漀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䰀伀Ⰰ 䌀Ⰰ 吀⸀㬀 䜀伀䴀䔀匀Ⰰ䤀Ⰰ䴀⸀㬀 䴀伀刀䄀䔀匀Ⰰ圀⸀ 伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 最渀攀爀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀甀琀漀爀愀氀⸀ 䤀渀㨀 䌀伀一䜀刀䔀匀匀伀 䈀刀䄀匀䤀䰀䔀䤀刀伀 䐀䔀 䌀䤀䔀一䌀䤀䄀匀 䐀䄀 䌀伀䴀唀一䤀䌀䄀윀쌀伀Ⰰ ㈀㐀⸀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 䌀愀洀瀀漀 䜀爀愀渀搀攀⸀ 䄀渀愀椀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䤀渀琀攀爀挀漀洀Ⰰ ㈀  ㄀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀䔀䰀一䤀䌀娀唀䬀Ⰰ 䰀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 眀攀戀㨀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 渀愀 攀猀挀爀椀琀愀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀⸀ 吀攀猀攀 ⠀䐀漀甀琀漀爀愀搀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀猀 䌀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀⤀ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 䈀愀栀椀愀Ⰰ 匀愀氀瘀愀搀漀爀⸀ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 吀栀愀猀 攀 刀䤀伀匀Ⰰ 刀椀瘀攀爀猀漀渀⸀ 䄀 䌀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 䌀攀氀攀戀爀椀搀愀搀攀 䴀椀搀椀琀椀挀愀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀漀猀 䐀椀最椀琀愀氀 䤀渀昀氀甀攀渀挀攀爀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀渀愀椀猀⼀渀愀挀椀漀渀愀氀㈀ ㄀㘀⼀爀攀猀甀洀漀猀⼀刀㄀㄀ⴀ㈀㐀㠀㠀ⴀ㄀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㐀 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一唀一䔀匀Ⰰ 倀攀搀爀漀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 洀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ 䔀䐀吀⸀ 䌀䌀吀䄀⸀ 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀Ⰰ 倀愀爀愀戀愀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀䄀匀Ⰰ 䈀⸀ 䄀 瘀漀稀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䘀椀氀洀 儀甀愀琀攀氀椀琀礀Ⰰ 䌀愀氀椀昀漀爀渀椀愀Ⰰ 渀⸀ ㌀Ⰰ 瘀⸀ ㌀㘀Ⰰ ㄀㤀㠀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀刀刀伀䐀䔀Ⰰ 䄀氀攀砀愀渀搀爀攀⸀ 唀洀愀 琀椀愀 渀愀搀愀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀樀漀爀渀愀氀漀瀀挀愀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀甀氀琀椀洀愀猀ⴀ渀漀琀椀挀椀愀猀⼀甀洀愀ⴀ琀椀愀ⴀ渀愀搀愀ⴀ挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀ⴀ㔀㘀㔀㜀㘀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  ㌀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀圀 ⠀㈀ ㄀ ⤀ ᠀ᠠ䜠氀漀戀愀氀 倀甀戀氀椀挀猀 䔀洀戀爀愀挀攀 匀漀挀椀愀氀 一攀琀眀漀爀欀椀渀最ᤀᤠⰠ 倀攀眀刀攀猀攀愀爀挀栀 䌀攀渀琀攀爀Ⰰ ㄀㔀 䐀攀挀攀洀戀攀爀Ⰰ 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀攀眀最氀漀戀愀氀⸀漀爀最⼀昀椀氀攀猀⼀㈀ ㄀ ⼀㄀㈀⼀倀攀眀ⴀ䜀氀漀戀愀氀ⴀ䄀琀琀椀琀甀搀攀猀ⴀ吀攀挀栀渀漀氀漀最礀刀攀瀀漀爀琀ⴀ䘀䤀一䄀䰀ⴀ䐀攀挀攀洀戀攀爀ⴀ㄀㔀ⴀ㈀ ㄀ ⸀瀀搀昀㸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䘀戀椀漀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 攀 䰀䔀䄀䰀Ⰰ 娀氀椀愀⸀ 伀 䨀伀刀一䄀䰀䤀匀䴀伀 䔀䴀 吀䔀䴀倀伀 䐀䔀 䴀唀䐀䄀一윀䄀匀 䔀匀吀刀唀吀唀刀䄀䤀匀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀爀攀瀀漀猀椀琀漀爀椀漀⸀甀渀戀⸀戀爀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀㄀ 㐀㠀㈀⼀㄀㈀㐀㐀㌀⼀㄀⼀䄀刀吀䤀䜀伀开䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀吀攀洀瀀漀䴀甀搀愀渀挀愀猀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㠀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀䌀唀䔀刀伀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀⸀ 刀攀搀攀猀 匀漀挀椀愀椀猀 渀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 䐀椀昀甀猀漀 搀攀 䤀渀昀漀爀洀愀漀 攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 䔀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀愀焀甀攀氀爀攀挀甀攀爀漀⸀挀漀洀⼀愀爀琀椀最漀猀⼀愀爀琀椀最漀爀攀搀攀猀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀爀攀挀甀攀爀漀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㐀 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䤀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䨀⸀䌀⸀㬀 䌀䠀䄀䴀唀匀䌀䄀Ⰰ 䴀⸀㬀 䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀䄀Ⰰ 䴀爀挀椀愀⸀ 䄀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 渀愀 ᰀ瀠爀漀搀甀漀ᴀ†攀 渀漀 ᰀ挠漀渀猀甀洀漀ᴀ†搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 䤀渀㨀 唀一䤀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 瘀漀氀⸀ ㄀Ⰰ 渀⸀ ㌀⸀ 匀漀 䰀攀漀瀀漀氀搀漀Ⰰ 刀匀㨀 樀甀氀栀漀 搀攀 ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀漀戀攀爀瘀椀⸀ 䄀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀琀攀挀渀漀瘀椀戀爀愀琀椀漀渀⸀戀氀漀最猀瀀漀琀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀㈀ ㄀㐀⼀㄀ ⼀愀猀ⴀ琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀挀漀攀猀ⴀ搀愀ⴀ琀攀挀渀漀氀漀最椀愀ⴀ攀ⴀ漀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㈀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀愀渀攀 刀甀戀椀洀 䴀愀渀稀椀渀愀 搀愀 攀 吀䔀匀匀䄀刀伀䰀伀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀 䴀愀挀椀攀氀⸀ 䤀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀攀猀 䐀椀最椀琀愀椀猀 攀 愀猀 刀攀搀攀猀 匀漀挀椀愀椀猀 䔀渀焀甀愀渀琀漀 倀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀攀 䴀搀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀渀愀椀猀⼀渀愀挀椀漀渀愀氀㈀ ㄀㘀⼀爀攀猀甀洀漀猀⼀刀㄀㄀ⴀ㈀㄀ 㐀ⴀ㄀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㐀 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ 吀栀愀椀猀⸀ 䰀攀搀愀 一愀最氀攀 攀猀琀爀攀椀愀 挀愀渀愀氀 搀漀 夀漀甀吀甀戀攀 愀瀀猀 搀攀洀椀猀猀漀 搀愀 吀嘀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀攀琀爀漀瀀漀氀攀猀⸀挀漀洀⼀攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⼀夀漀甀吀甀戀攀⼀氀攀搀愀ⴀ渀愀最氀攀ⴀ攀猀琀爀攀椀愀ⴀ挀愀渀愀氀ⴀ搀漀ⴀ夀漀甀吀甀戀攀ⴀ愀瀀漀猀ⴀ搀攀洀椀猀猀愀漀ⴀ搀愀ⴀ琀瘀ⴀ戀爀愀猀椀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㈀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䠀䄀刀䔀Ⰰ 䰀䤀䬀䔀Ⰰ 刀䔀䌀伀䴀䴀䔀一䐀 䄀氀昀爀攀搀 䠀攀爀洀椀搀愀 Ⰰ 䘀爀攀搀 䘀氀攀琀挀栀攀爀 Ⰰ 䐀愀爀爀礀氀 䬀漀爀攀氀氀☀ 䐀漀渀渀愀 䄀氀昀爀攀搀 䠀攀爀洀椀搀愀 Ⰰ 䘀爀攀搀 䘀氀攀琀挀栀攀爀 Ⰰ 䐀愀爀爀礀氀 䬀漀爀攀氀氀☀ 䐀漀渀渀愀 䰀漀最愀渀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀ 匀䠀䄀刀䔀Ⰰ 䰀䤀䬀䔀Ⰰ 刀䔀䌀伀䴀䴀䔀一䐀Ⰰ 䨀漀甀爀渀愀氀椀猀洀 匀琀甀搀椀攀猀Ⰰ ㄀㌀㨀㔀ⴀ㘀Ⰰ 㠀㄀㔀ⴀ㠀㈀㐀Ⰰ 䐀伀䤀㨀 ㄀ ⸀㄀ 㠀 ⼀㄀㐀㘀㄀㘀㜀 堀⸀㈀ ㄀㈀⸀㘀㘀㐀㐀㌀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ 䰀切挀椀愀⸀ 䰀椀渀最甀愀最攀渀猀 氀焀甀椀搀愀猀 渀愀 攀爀愀 搀愀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀甀猀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䰀䌀䠀䔀匀Ⰰ 䰀漀爀攀渀稀漀⸀ 䄀 洀椀最爀愀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䰀漀礀漀氀愀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀刀䤀䰀䤀伀Ⰰ 倀愀甀氀⸀嘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 攀 倀漀氀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀猀琀愀漀 䰀椀戀攀爀搀愀搀攀Ⰰ ㄀㤀㤀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀