INSCRIÇÃO: 01438
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: Gruppe VT
 
AUTORES: YOHANA CARLOS CAPIBARIBE (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Davi César Batista Soares (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Arthur Calado Guerreiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Raiane Cunha Ribeiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Beatriz Rabelo Cavalcante (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Letícia do Vale Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Marina Gomes Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Alexandre Mota Lacerda (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Marcos Souza de Araújo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Italo Lucas Lima Cosme (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Francisco Enilton da Silva Junior (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Luciano Rodrigues da Silva Júnior (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Leonardo Maia Ribeiro Augusto (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Vitória Carolina Costa Queiroz (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Ingrid Mikelly Campos Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Leonardo Igor de Sousa Barbosa (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Gabrielle Albuquerque Zaranza (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Ana Beatriz Nunes Alves (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Yasmin Araújo Martins (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Rafael Rodrigues da Costa (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)
 
PALAVRAS-CHAVE: Facebook, Redes Sociais, Regional, TV, Web Jornalismo
 
RESUMO
O alcance e penetração das redes sociais digitais hoje provocaram uma reestruturação, ainda não bem entendida e inconclusa, dos meios e modos de comunicação, obrigando o setores ditos monopolizadores do processo comunicacional a readaptar-se à nova realidade, dentre os quais empresas de jornalismo; ao passo que oferece a grupos então proscritos um leque de possibilidades. O presente trabalho discorre sobre o processo de elaboração, formatação, execução e veiculação do projeto jornalístico audiovisual experimental para redes sociais “GruppeVT”, que emerge da discussão acerca das novas plataformas de escoamento da mídia. O trabalho também analisa as conexões entre a televisão e os smartphones a partir da relação imagética correlata.
 
INTRODUÇÃO
Desde a última reforma curricular implementada no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, a disciplina de Jornalismo na Internet, aplicada no quinto semestre da graduação, ganha notoriedade pelos trabalhos desenvolvidos em plataformas digitais e produtos multimídia, especialmente o planejamento e execução de hotsites por equipes participantes ao longo do semestre. Durante o ano de 2017 observou-se, porém, a necessidade de elaborar um produto de realização rápida, sustentabilidade, factualidade e, principalmente, formatado para veiculação e consumo direto em redes sociais digitais. ਀ऀ䌀漀洀 戀愀猀攀 渀攀猀琀愀 搀攀洀愀渀搀愀Ⰰ 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀ⴀ洀攀洀戀爀漀 搀漀 䜀爀甀瀀瀀攀Ⰰ 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 攀砀琀攀渀猀漀 攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瘀椀渀挀甀氀愀搀漀 愀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 挀漀氀愀戀漀爀愀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 洀愀椀猀 琀愀爀搀攀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 ᰀ䜠爀甀瀀瀀攀嘀吀ᴀ⸠ Após intensas discussões, pesquisa, análise de produções semelhantes por destacados veículos da imprensa mundial e observância das propostas internas, tendo em conta a realidade do espaço circundante - urbano, acadêmico, social - e as possibilidades estruturais da universidade, definiu-se um produto audiovisual com foco em temáticas relacionadas às ocorrências da região, englobando as diversas vertentes editoriais, como cidade, saúde, segurança, cultura, meio ambiente, esporte e economia.਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀搀焀甀椀爀椀甀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 瀀爀瀀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀ⴀ戀愀猀攀Ⰰ 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 愀搀漀琀愀渀搀漀 愀琀 洀攀猀洀漀 洀琀爀椀挀愀猀 琀攀洀瀀漀爀愀椀猀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀 甀猀漀 搀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 一漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 攀搀椀漀 攀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀漀 䜀爀甀瀀瀀攀嘀吀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 䜀爀甀瀀瀀攀嘀吀 戀甀猀挀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀爀 甀洀愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 愀琀爀攀氀愀搀愀  椀渀昀漀爀洀愀漀 挀爀琀椀挀愀 攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀爀 漀猀 洀甀爀漀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀渀猀琀椀琀甀椀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀愀 瀀漀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀漀爀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀洀 昀漀爀洀愀漀 攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀 攀洀椀渀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 洀漀琀椀瘀愀漀 搀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀愀猀猀愀 瀀攀氀愀 挀攀氀攀爀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 ⴀ 愀琀 攀渀琀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 渀漀琀椀挀椀漀猀漀 攀爀愀 搀椀猀猀漀氀瘀椀搀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 甀洀 猀攀洀攀猀琀爀攀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀Ⰰ 愀漀 昀椀洀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 洀愀椀漀爀Ⰰ 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀洀漀爀愀搀漀 攀Ⰰ 猀甀瀀漀猀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀椀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 搀攀昀椀挀椀攀渀琀攀 渀漀 挀甀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀椀渀愀氀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 瀀攀焀甀攀渀漀 愀氀挀愀渀挀攀⸀  Ao atender métricas típicas de produtos nativos de redes sociais, em consonância com as tendências mundiais de produção jornalísticas, adaptadas ao contexto local, o projeto permite não só a experienciação de uma transição de facto para o as engrenagens digitais como a sincronização entre as metas de impacto do grupo e as ferramentas de disseminação, constituindo por fim a ponte - ainda que neófita - do jornalismo na universidade com o público externo.਀匀攀最甀渀搀漀 䈀攀氀氀 攀 伀眀攀渀 ⠀㈀ ㄀㜀⤀㨀 ਀䄀 攀昀椀挀椀渀挀椀愀 挀漀洀 焀甀攀 愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 挀栀攀最愀洀 愀 瀀切戀氀椀挀漀猀 洀甀椀琀漀 洀愀椀漀爀攀猀 攀 洀愀椀猀 猀攀最洀攀渀琀愀搀漀猀  漀 洀愀椀漀爀 戀攀渀攀昀挀椀漀 瀀愀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀 攀猀挀愀氀愀  瘀椀挀椀愀渀琀攀⸀ 䌀漀洀 ㄀Ⰰ㠀㘀 戀椀氀栀漀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀 愀琀椀瘀漀猀 瀀漀爀 洀猀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ ㌀㄀㌀ 洀椀氀栀攀猀 渀漀 吀眀椀琀琀攀爀 攀 ㄀Ⰰ㈀ 戀椀氀栀漀 渀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀Ⰰ 攀 ㄀㘀  洀椀氀栀攀猀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀 愀琀椀瘀漀猀 瀀漀爀 搀椀愀 渀漀 匀渀愀瀀挀栀愀琀Ⰰ 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 挀漀渀攀砀漀 搀攀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 猀 昀愀稀 挀爀攀猀挀攀爀⸀ 䄀 椀渀漀瘀愀漀 愀最漀爀愀 戀爀漀琀愀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀 挀漀洀漀 漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 漀渀搀攀 栀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 爀愀洀椀昀椀挀愀攀猀 漀甀 瘀攀爀琀椀挀愀椀猀 瀀愀爀愀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀⸀ ⠀䈀䔀䰀䰀㬀 伀圀䔀一Ⰰ ㈀ ㄀㜀Ⰰ 瀀⸀ ⤀ ਀ Ao instituir novos formato e plataforma explicitados, a discussão dos valores-notícia do projeto prossegue para a conexão real do cotidiano jornalístico na universidade e o dia-a-dia das cidade e comunidade que nos recebe.
 
JUSTIFICATIVA
A partir dessa derivação o próprio senso de responsabilidade e de função social da atividade são realçados pelo esforço de colaborar efetivamente para o fomento do debate público e esclarecimento de causos, como pressupõe-se intrínseco à profissão.਀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 爀攀氀愀琀爀椀漀 䤀渀昀漀爀洀愀琀椀漀渀 䔀挀漀渀漀洀礀 刀攀瀀漀爀琀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 搀愀 䌀漀渀昀攀爀渀挀椀愀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 䌀漀洀爀挀椀漀 攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀  漀 焀甀愀爀琀漀 瀀愀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 攀洀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 甀猀甀爀椀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䌀攀爀挀愀 搀攀 㘀㈀─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 愀氀最漀 攀洀 琀漀爀渀漀 ㄀㌀  洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 攀猀琀 挀漀渀攀挀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 爀攀搀攀 洀甀渀搀椀愀氀 搀攀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 一漀 䌀攀愀爀Ⰰ 㔀㠀─ 搀漀猀 㤀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀 琀洀 椀渀琀攀爀渀攀琀㬀 攀洀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀ⴀ戀愀猀攀 搀攀 愀琀甀愀漀 攀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 漀 渀搀椀挀攀 挀栀攀最愀 愀 㜀㜀─Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀 倀攀猀焀甀椀猀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䄀洀漀猀琀爀愀 瀀漀爀 䐀漀洀椀挀氀椀漀 ⠀倀渀愀搀 䌀漀渀琀渀甀愀⤀ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䜀攀漀最爀愀昀椀愀 攀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀 ⠀䤀䈀䜀䔀⤀⸀  Tendo em conta esses dados e observando a dinâmica das redes sociais digitais, aquinhoadas de recursos para suporte de diversas plataformas, a opção por um formato audiovisual de atualização periódica e constante, formatado para as redes sociais, especificamente o Facebook - a maior do mundo -, depreende-se natural, apontando ainda o privilégio do vídeo sobre imagem e texto no feed de postagens do site.਀ऀ倀漀爀焀甀愀渀琀漀 愀猀 搀攀氀椀戀攀爀愀攀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 搀漀 䜀爀甀瀀瀀攀嘀吀 愀琀攀渀搀攀洀 愀漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 戀猀椀挀漀猀 搀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀ⴀ渀漀琀挀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 攀 昀愀挀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 ⴀ 攀猀琀攀 切氀琀椀洀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 愀洀瀀氀椀愀搀漀Ⰰ 攀洀 爀愀稀漀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 昀愀琀漀 切氀琀椀洀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 焀甀愀渀琀漀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀渀琀攀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 ⴀⰀ 搀攀 洀漀搀漀 愀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀爀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 瀀爀瀀爀椀愀 攀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 爀攀氀愀攀猀 搀攀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 甀琀椀氀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀攀猀琀攀稀愀 攀渀琀爀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀 攀 漀猀 愀渀猀攀椀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 䌀愀氀椀瀀漀 ⠀㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀㐀⤀ ᰀ瀠爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 攀砀琀攀渀猀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 挀爀琀椀挀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀洀 甀洀愀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 搀攀 猀愀戀攀爀攀猀 爀攀挀瀀爀漀挀漀猀 攀 搀攀瘀攀洀 愀最爀攀最愀爀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瀀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 猀漀戀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀ᴀ⸠ A proximidade diz respeito à identificação de elementos constitutivos do fato como próximos ao contexto social, espacial, político ou identitário do jornalista, do veículo e da audiência. A comunicação massiva não corresponde às expectativas identitárias. O indivíduo anseia por uma informação que o identifique e que o contextualize.਀ऀ䄀挀攀爀挀愀 搀愀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 栀Ⰰ 渀愀琀甀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀 戀攀渀攀猀猀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀猀攀樀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀⸀ 䌀漀洀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 洀愀椀猀 最椀氀 攀 洀愀渀琀攀渀攀搀漀爀 搀愀猀 琀爀猀 攀琀愀瀀愀猀 戀猀椀挀愀猀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 ⠀瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 挀愀瀀琀愀漀 攀 攀搀椀漀⤀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 瀀爀愀稀漀 猀甀戀猀琀愀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 洀攀渀漀爀 焀甀攀 漀 愀渀琀攀爀椀漀爀 ⠀猀攀洀攀猀琀爀愀氀⤀Ⰰ 愀 愀氀琀攀爀渀渀挀椀愀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 瀀搀攀 猀攀爀 攀昀攀琀椀瘀愀搀愀Ⰰ 猀攀洀 瀀爀攀樀甀稀漀 漀甀 昀愀瘀漀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀渀琀爀攀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 愀椀渀搀愀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 漀甀琀爀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 愀琀 漀 昀椀渀愀氀 搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 一漀愀洀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 搀愀 吀嘀 䐀椀最椀琀愀氀 渀漀猀 愀渀漀猀 㤀  攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀漀 搀攀甀 椀渀挀椀漀 愀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 焀甀攀 愀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀椀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 洀愀椀猀 猀攀渀猀椀瘀攀氀洀攀渀琀攀 愀 搀椀昀甀猀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 攀瘀漀氀甀椀甀 瀀愀爀愀 愀 吀嘀 䤀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 甀洀 瘀攀琀漀爀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 攀 挀漀渀猀甀洀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 搀攀 瘀搀攀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 洀漀戀椀氀攀猀⸀ 䄀 琀爀愀渀猀椀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 攀 洀攀猀洀漀 攀搀椀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀愀搀愀 愀 猀甀愀 漀爀椀最攀洀Ⰰ 瀀爀攀猀攀爀瘀漀甀 愀 洀攀洀爀椀愀 椀洀愀最琀椀挀愀 栀攀爀搀愀搀愀 搀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀漀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ Desse modo as produções do GruppeVT combinam técnicas já assimiladas pelo telejornalismo ao explorar, por exemplo, a composição de planos gerais para ambientação e planos detalhe para dar enfoque, ao passo que experimenta de outros formatos, mesmo os cinematográficos, recursos como closes e travellings. A variedade é possível graças à própria flexibilidade do produto, formatado para comportar diferentes estilos de construção da notícia jornalística.਀䄀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 氀椀洀椀琀愀攀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀愀 愀 漀戀爀椀最愀琀漀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀瀀爀椀漀Ⰰ 漀爀椀最椀渀愀氀Ⰰ 瀀爀攀稀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 愀瀀甀爀愀漀 椀渀 氀漀挀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 ⴀ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 愀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 愀氀琀愀 搀攀昀椀渀椀漀⸀ 伀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 琀爀愀渀猀椀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀爀漀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀 攀 猀攀甀猀 栀攀爀搀攀椀爀漀猀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 一漀愀洀 ⠀㈀  㤀⤀㨀 ਀䄀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 猀攀樀愀 氀 漀 焀甀攀 椀猀猀漀 猀椀最渀椀昀椀焀甀攀Ⰰ 猀攀爀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀愀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀 攀 瘀攀爀琀椀挀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 䐀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀漀 栀漀爀椀稀漀渀琀愀氀 椀渀挀氀甀椀 洀愀椀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 瀀愀搀爀漀 攀 洀愀椀猀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 ᰀ挠愀甀搀愀 氀漀渀最愀ᴀ†攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 瀀愀搀爀漀⸀ 䄀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀漀 瘀攀爀琀椀挀愀氀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 甀洀愀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 渀瘀攀椀猀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 戀愀椀砀愀 爀攀猀漀氀甀漀 戀愀爀愀琀愀 愀琀 吀嘀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀氀琀愀洀攀渀琀攀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀搀漀爀愀 攀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀琀攀⸀ 伀猀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 琀愀洀戀洀 愀挀攀椀琀愀爀漀 甀洀愀 爀攀猀漀氀甀漀 搀攀 戀愀椀砀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 昀漀渀琀攀 渀漀ⴀ挀漀洀攀爀挀椀愀氀⸀ ⠀一伀䄀䴀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀㤀ⴀ㄀ ⤀ ਀ऀ䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀Ⰰ 漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀爀攀挀椀猀愀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 洀琀漀搀漀 搀攀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀氀椀稀愀漀 搀愀 椀搀攀椀愀㨀 攀渀挀愀搀攀愀爀 洀琀爀椀挀愀猀 搀攀 甀渀椀昀漀爀洀椀稀愀漀Ⰰ 搀椀渀洀椀挀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀 攀 洀椀最爀愀漀 瀀愀爀愀 甀洀 渀漀瘀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 搀攀 攀搀椀漀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 攀猀琀甀搀漀甀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 瀀攀氀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 戀爀椀琀渀椀挀漀猀 䌀栀愀渀渀攀氀 㐀 攀 吀栀攀 䜀甀愀爀搀椀愀渀Ⰰ 漀 攀猀琀愀搀甀渀椀搀攀渀猀攀 一攀眀 夀漀爀欀 吀椀洀攀猀Ⰰ 漀 挀愀渀愀氀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 䘀漀氀栀愀 搀攀 匀⸀ 倀愀甀氀漀Ⰰ 愀 吀嘀 䘀漀氀栀愀Ⰰ 攀 漀 樀漀爀渀愀氀 昀漀爀琀愀氀攀稀攀渀猀攀 伀 倀漀瘀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 䜀爀甀瀀瀀攀嘀吀 瀀爀漀瀀攀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瘀椀瘀攀氀Ⰰ 挀爀琀椀挀愀 攀 愀甀琀渀漀洀愀 搀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 攀 氀愀爀 搀攀 洀愀椀猀 搀攀 ㈀ 洀椀氀栀攀猀 攀 洀攀椀漀 搀攀 挀攀愀爀攀渀猀攀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 琀愀洀戀洀 挀愀瀀椀琀愀氀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 攀 瀀漀爀琀愀渀琀漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀挀椀猀爀椀漀 搀漀 瀀漀搀攀爀 瀀漀氀琀椀挀漀⸀ 儀甀攀猀琀攀猀 搀攀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 最漀瘀攀爀渀愀渀愀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀愀切搀攀Ⰰ 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀  Partindo do pressuposto da apuração pós-divulgação, em que os veículos tradicionais de mídia já exerceram sua atividade sobre o fato, o período de produção relativamente distendido que o projeto dispõe permite o tratamento aprofundado do assunto - aproveitando assim a audiência construída acerca do tema para veicular uma abordagem distinta. A execução é realizada semanalmente por equipes de três alunos, pressupondo três etapas clássicas da realização, como a produção, captação/reportagem e edição. ਀ऀ䄀椀渀搀愀 焀甀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀攀 漀 挀愀爀琀攀爀 攀砀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀 攀洀瀀愀挀漀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀  攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 洀搀椀漀 搀漀 甀猀甀爀椀漀 搀攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 ⴀ 挀漀渀猀甀洀漀 爀瀀椀搀漀 攀 搀椀猀瀀漀猀琀漀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 爀攀搀攀 ⠀攀 瀀漀爀琀愀渀琀漀 猀攀洀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀挀攀猀猀愀爀 漀甀琀爀漀 攀渀搀攀爀攀漀⤀⸀ 䄀漀 瀀攀猀愀爀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀Ⰰ 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 搀攀洀漀渀猀琀爀漀甀 洀攀氀栀漀爀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 瀀漀爀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 攀Ⰰ 焀甀攀氀愀 愀氀琀甀爀愀Ⰰ 愀漀 瀀爀瀀爀椀漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䔀洀 挀漀渀猀漀渀渀挀椀愀 挀漀洀 愀猀 洀攀琀愀猀 搀攀猀琀愀挀愀搀愀猀Ⰰ 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀猀猀愀 愀 猀攀爀 攀搀椀琀愀搀漀 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀搀愀瀀琀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 猀甀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀渀猀琀椀琀甀椀渀搀漀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 渀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀  Cortes rápidos, cartelas tipográficas - justificadas esquerda - e outros grafismos (gráficos, por exemplo) compõe a identidade visual do GruppeVT, nitidamente denotada por uma paleta de cores pré-definida e tipografia fixa. A reportagem não aparece no vídeo, que também não utiliza offs - adotando mais um caractere de produções cinematográficas, em especial documentários. A sonoplastia dá preferência ao som ambiente, mas cabe a inserção de músicas de background. Os vídeos têm duração média de 2 minutos e 30 segundos, mas devido à flexibilidade pode sustentar produções menores e maiores, abarcando um escopo entre 1 minuto e 30 segundos a 4 minutos.਀䐀攀 洀漀搀漀 愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 戀猀椀挀愀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 爀攀搀椀最椀甀 琀愀渀琀漀 甀洀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 焀甀愀渀琀漀 愀 氀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 攀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 漀渀氀椀渀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀猀⸀ 伀 琀琀甀氀漀 渀愀猀挀攀 搀攀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀 樀愀爀最漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 瀀愀爀愀 瘀搀攀漀猀 搀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀Ⰰ 漀猀 嘀吀ᤀ猠Ⰰ 甀洀 洀椀猀琀漀 搀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀洀 昀漀爀洀愀漀 挀漀洀 漀 琀爀漀挀愀搀椀氀栀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀最攀渀椀琀漀爀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 ⴀ 愀 吀嘀⸀  ਀㄀⸀ 䜀爀甀瀀瀀攀嘀吀 ⴀ 䌀漀洀爀挀椀漀 渀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀 O produto foi o primeiro a utilizar a identidade visual completa desenvolvida pela equipe. A partir deste, o desenho gráfico do projeto sofreu pequenos ajustes, no máximo, corretivos. Já é possível identificar elementos recorrentes do projeto, como a marca d’água, closes, personagens em primeiro plano e até o uso de preto-e-branco.਀䄀猀 最爀愀瘀愀攀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ 戀愀椀爀爀漀 攀洀椀渀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀昀攀琀愀搀漀 瀀漀爀 渀漀瘀愀 氀攀最椀猀氀愀漀 焀甀攀 愀甀琀漀爀椀稀愀 愀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀漀 栀漀爀爀椀漀 氀攀最愀氀 搀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 氀漀樀愀猀 搀攀 爀甀愀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀  挀漀渀猀琀爀甀搀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 琀攀砀琀漀 搀愀 氀攀椀 洀甀渀椀挀椀瀀愀氀 攀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 攀 挀漀洀攀爀挀椀爀椀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 洀甀搀愀渀愀⸀  ਀㈀⸀ 䜀爀甀瀀瀀攀嘀吀 ⴀ 匀攀最甀爀愀渀愀 倀切戀氀椀挀愀 Em 2017 o estado do Ceará registrou 5.134 homicídios, 1.978 somente em Fortaleza, que contabilizou um aumento de 96% nos crimes contra a vida entre 2016 e 2017. Antes mesmo de concluído o ano e divulgadas as informações, a situação crítica saltava aos olhos e foi tema de mais uma produção do projeto. A equipe contatou e ouviu a Secretaria de Segurança Pública, além de visitar alguns dos pontos mais movimentados da capital - a essa altura já preenchidos de reforços policiais e câmeras de videomonitoramento. ਀ऀ伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀渀愀氀椀猀漀甀 漀猀 渀搀椀挀攀猀 搀攀 挀爀椀洀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀漀甀 愀猀 椀洀瀀爀攀猀猀攀猀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 倀攀氀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀稀 漀 嘀吀 甀琀椀氀椀稀漀甀 椀洀愀最攀渀猀 爀攀琀椀爀愀搀愀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀洀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 最愀爀椀洀瀀愀最攀洀Ⰰ 爀攀猀猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 搀椀最椀琀愀氀 攀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 ⴀ 愀 瀀最椀渀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 搀漀 最漀瘀攀爀渀愀搀漀爀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 䌀愀洀椀氀漀 匀愀渀琀愀渀愀⸀ ਀㌀⸀ 䜀爀甀瀀瀀攀嘀吀 ⴀ 䈀愀氀愀渀漀 搀漀 䰀攀最椀猀氀愀琀椀瘀漀 Em mais um ano de convulsões políticas no País e às vésperas de eleições gerais, incluindo a renovação do Parlamento estadual, o projeto realizou um balanço das atividades desenvolvidas por parlamentares ao longo de 2017. Além da Assembleia Legislativa, a Câmara Municipal de Vereadores de Fortaleza também foi alvo do escrutínio. O vídeo, o de maior duração já produzido para o projeto, apresenta números gerais e explica casos pontuais de realizações específicas, como as leis mais relevantes debatidas ou aprovadas no período. ਀ऀ䔀猀猀攀 嘀吀 琀爀愀稀 洀愀椀猀 甀洀愀 渀漀瘀椀搀愀搀攀 猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 愀漀 昀愀稀攀爀 甀猀漀 搀攀 最爀昀椀挀漀 愀渀椀洀愀搀漀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 愀 氀攀椀 漀爀愀洀攀渀琀爀椀愀 搀漀 愀渀漀 猀攀最甀椀渀琀攀⸀ 䄀焀甀椀 琀愀洀戀洀 樀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀挀漀爀爀攀爀 愀 甀洀 戀愀渀挀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀瀀猀 琀愀渀琀漀猀 洀攀猀攀猀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀氀愀戀漀爀愀漀 攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 渀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀渀琀攀洀瀀氀漀甀 漀猀 愀渀猀攀椀漀猀 搀攀 洀椀搀椀愀琀椀稀愀漀 搀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀漀爀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 攀渀琀爀攀 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 攀砀琀攀渀猀漀 䜀爀甀瀀瀀攀 攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 吀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 搀攀戀愀琀攀Ⰰ 昀漀爀洀愀琀愀漀 攀 攀砀攀挀甀漀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀甀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 愀漀 甀猀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 攀猀瀀愀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ Segundo o Relatório de Notícias Digitais 2017 do Reuters Institute, o Brasil ainda é um país informado majoritariamente pela televisão, mas os meios digitais são os únicos que não apresentam queda de audiência, enquanto o acesso via smartphones cresce exponencialmente a despeito dos computadores e tablets. ਀䴀愀椀猀 焀甀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 爀攀猀猀愀氀瘀愀渀搀漀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 瀀爀漀瀀椀挀椀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䌀攀愀爀 椀渀搀椀挀愀 漀 愀洀愀搀甀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 瀀爀琀椀挀愀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀 搀攀 爀漀琀椀渀愀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀⸀ 匀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 瀀攀爀洀椀琀攀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀愀 䄀挀愀搀攀洀椀愀 挀漀洀 漀 猀攀甀 攀渀琀漀爀渀漀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 甀洀愀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀 愀漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀漀ⴀ挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀渀搀漀 氀愀漀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀洀 昀漀爀洀愀漀Ⰰ 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 猀攀甀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 ⴀ 漀 挀甀洀瀀爀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀渀昀椀洀Ⰰ 搀愀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀䰀䰀Ⰰ 䔀洀椀氀氀礀㬀 伀圀䔀一Ⰰ 吀愀礀氀漀爀⸀ 䄀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 渀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀㨀 挀漀洀漀 漀 嘀愀氀攀 搀漀 匀椀氀挀椀漀 爀攀攀猀琀爀甀琀甀爀漀甀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䔀匀倀䴀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 一먀 ㈀ Ⰰ 瀀⸀ 㐀㤀 ⴀ 㠀㌀Ⰰ 樀甀氀⼀搀攀稀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䰀䤀倀伀Ⰰ 䐀愀渀椀攀氀 䈀漀爀琀漀氀氀漀琀椀⸀ 倀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 攀砀琀攀渀猀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 挀爀琀椀挀愀㨀 甀洀愀 愀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀愀⸀ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀 ⠀䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 倀攀搀愀最漀最椀愀⤀Ⰰ 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀一匀吀䤀吀唀吀伀 䈀刀䄀匀䤀䰀䔀䤀刀伀 䐀䔀 䜀䔀伀䜀刀䄀䘀䤀䄀 䔀 䔀匀吀䄀吀촀匀吀䤀䌀䄀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䄀洀漀猀琀爀愀 搀攀 䐀漀洀椀挀氀椀漀猀 䌀漀渀琀渀甀愀 ㈀ ㄀㘀㨀 䄀挀攀猀猀漀  䤀渀琀攀爀渀攀琀 攀  琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 瀀漀猀猀攀 搀攀 琀攀氀攀昀漀渀攀 洀瘀攀氀 挀攀氀甀氀愀爀 瀀愀爀愀 甀猀漀 瀀攀猀猀漀愀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀戀最攀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀攀猀琀愀琀椀猀琀椀挀愀猀ⴀ渀漀瘀漀瀀漀爀琀愀氀⼀猀漀挀椀愀椀猀⼀琀爀愀戀愀氀栀漀⼀㄀㜀㈀㜀 ⴀ瀀渀愀搀ⴀ挀漀渀琀椀渀甀愀⸀栀琀洀氀㼀攀搀椀挀愀漀㴀㄀㤀㤀㌀㜀☀琀㴀爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㌀ 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䄀윀픀䔀匀 唀一䤀䐀䄀匀 一伀 䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䤀渀昀漀爀洀愀琀椀漀渀 䔀挀漀渀漀洀礀 刀攀瀀漀爀琀 ㈀ ㄀㜀㨀 䐀椀最椀琀愀氀椀稀愀琀椀漀渀Ⰰ 吀爀愀搀攀 愀渀搀 䐀攀瘀攀氀漀瀀洀攀渀琀⸀ 䌀漀渀昀攀爀渀挀椀愀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 䌀漀洀爀挀椀漀 攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀甀渀挀琀愀搀⸀漀爀最⼀攀渀⼀倀甀戀氀椀挀愀琀椀漀渀猀䰀椀戀爀愀爀礀⼀椀攀爀㈀ ㄀㜀开攀渀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㌀ 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一伀䄀䴀Ⰰ 䔀⸀ 吀嘀 漀爀 渀漀琀 吀嘀㨀 眀栀攀爀攀 瘀椀搀攀漀 椀猀 最漀椀渀最⸀ 䤀渀⸀㨀 䜀䔀刀䈀䄀刀䜀Ⰰ 䐀⸀ 吀攀氀攀瘀椀猀椀漀渀 最漀攀猀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 一漀瘀愀 夀漀爀欀㨀 匀瀀爀椀渀最攀爀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀唀吀䔀刀匀 䤀一匀吀䤀吀唀吀䔀⸀ 䐀椀最椀琀愀氀 一攀眀猀 刀攀瀀漀爀琀 ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀爀攀甀琀攀爀猀椀渀猀琀椀琀甀琀攀⸀瀀漀氀椀琀椀挀猀⸀漀砀⸀愀挀⸀甀欀⼀猀椀琀攀猀⼀搀攀昀愀甀氀琀⼀昀椀氀攀猀⼀䐀椀最椀琀愀氀─㈀ 一攀眀猀─㈀ 刀攀瀀漀爀琀─㈀ ㈀ ㄀㜀─㈀ 眀攀戀开 ⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㌀ 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀