INSCRIÇÃO: 01448
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA08
 
TÍTULO: O Fio da Questão (abertura)
 
AUTORES: Carlos André de Matos Oliveira (Universidade do Estado da Bahia); Bárbara Daiana da Anunciação Nascimento (Universidade do Estado da Bahia); Sophia Midian Bagues dos Santos (Universidade do Estado da Bahia)
 
PALAVRAS-CHAVE: Audiovisual, Feminismo, Raça, Estética, Representatividade
 
RESUMO
Essa produção é a abertura do documentário O FIO DA QUESTÃO, que aborda a temática: transição capilar, para mulheres negras a transição é um processo doloroso e ao mesmo tempo gratificante e empoderador. O vídeo é protagonizado por mulheres de diferentes estéticas e formas de cabelo, demonstrando autoconfiança e apreço por ele. Dentre as protagonistas da produção, destaca-se a última, mulher negra em processo de transição, ainda utilizando o cabelo alisado, contrapondo-se com as demais, que enaltecem e se mostram orgulhosas dos seus cabelos naturais.
 
INTRODUÇÃO
Meninas negras aprendem desde muito cedo que temos, pele, cabelo, nariz, cabelo que se distancia de um ideal de beleza universalizado principalmente a partir de apelos publicitários que reafirmam um padrão estético. Essa padronização faz com que poucas atrizes e modelos negras sejam vistas, reconhecidas e/ou, até mesmo, convidadas para trabalhos. O racismo sofrido cotidianamente pela mulher negra encontra apoio, portanto, nos meios de comunicação, que atinge diretamente à autoestima.਀䌀漀洀 愀 攀砀瀀愀渀猀漀 攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 渀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 渀攀最爀漀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀 攀 琀愀洀戀洀 挀漀洀 愀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 搀攀猀猀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 瀀攀氀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 焀甀攀爀攀爀 甀猀愀爀 猀攀甀 挀愀戀攀氀漀 渀愀琀甀爀愀氀 攀 洀愀椀猀Ⰰ 愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 甀猀愀瘀愀洀 漀 挀愀戀攀氀漀 愀氀椀猀愀搀漀 焀甀椀猀攀爀愀洀 瘀漀氀琀愀爀 愀 甀猀愀爀 漀 挀愀戀攀氀漀 挀愀挀栀攀愀搀漀 漀甀 挀爀攀猀瀀漀 攀 瀀愀爀愀 椀猀猀漀 琀椀瘀攀爀愀洀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀 瀀攀氀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀爀愀渀猀椀漀 挀愀瀀椀氀愀爀⸀ A transição faz com que o cabelo tenha duas texturas, pois uma parte do cabelo está cacheado ( o cabelo natural que está crescendo enrolado), enquanto ainda existe uma parte alisada. Nesse momento muitas mulheres optam pelo B.C. (Big Chop) que é o corte total da parte alisada do cabelo, passando a usar o cabelo bem curtinho e natural. Há um grande número de mulheres que chegam a desistir do processo de transição por sentirem-se feias. Afinal, a beleza sempre foi pautada pela sociedade, e para as mulheres esse assunto vem se tornando ainda mais cruel. ਀伀 椀搀攀愀氀  搀攀 戀攀氀攀稀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀䤀  愀 洀甀氀栀攀爀 焀甀攀 猀攀樀愀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 洀甀椀琀漀 洀愀最爀愀Ⰰ 愀氀琀愀 攀 挀漀洀 琀爀愀漀猀 攀甀爀漀瀀攀椀稀愀搀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 琀攀爀 攀猀猀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 琀漀搀愀猀 攀洀 甀洀 切渀椀挀漀 挀漀爀瀀漀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 猀攀樀愀 攀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀栀攀椀愀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 渀甀洀愀 挀愀瀀愀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 昀攀渀漀琀瀀椀挀愀猀 搀椀猀琀愀渀琀攀猀 搀攀猀猀攀 瀀愀搀爀漀 搀攀瘀椀搀漀  洀椀猀琀甀爀愀 搀攀 爀愀愀猀⸀
 
OBJETIVO
A beleza sempre foi pautada pela sociedade, e para as mulheres esse assunto se tornando ainda mais cruel. O ideal de beleza feminino do século XXI é a mulher que seja jovem, muito magra, alta e com traços europeizados. Além da dificuldade de ter essas características todas em um único corpo, que não seja em uma fotografia cheia de efeitos, numa capa de revista, existem, para as brasileiras, características fenotípicas distantes desse padrão devido à mistura de raças.਀䔀猀猀愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 搀椀昀挀椀氀 瀀愀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀最爀愀猀Ⰰ 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 琀洀 焀甀攀 愀氀椀猀愀爀 猀攀甀猀 挀愀戀攀氀漀猀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 攀瘀椀琀愀爀 甀猀愀爀 愀挀攀猀猀爀椀漀猀 攀⼀漀甀 爀漀甀瀀愀猀 ⠀攀洀 挀漀爀攀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀⤀ 渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 猀攀 ᰀ攠渀挀愀椀砀愀爀ᴀ†渀攀猀猀愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 攀猀琀琀椀挀愀⸀ 䰀漀最漀Ⰰ 琀攀洀ⴀ猀攀 甀洀 洀漀搀攀氀漀 焀甀攀 椀最渀漀爀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 爀愀挀椀愀氀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀Ⰰ 攀砀挀氀甀椀渀搀漀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀最爀愀猀 搀攀 洀甀椀琀漀猀 攀猀瀀愀漀猀Ⰰ 搀椀洀椀渀甀椀渀搀漀 愀 猀甀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀渀搀漀 愀猀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 昀猀椀挀愀猀 渀漀 愀渀琀渀椀洀漀 搀愀 戀攀氀攀稀愀⸀  Como o cabelo é a primeira parte do corpo a ser modificada nas mulheres negras, que desde a infância tem os cabelos alisados, essa produção objetiva representar mulheres com seus cabelos diversos: ondulados, crespos , cacheados e alisado ( durante o processo de transição capilar) para mostrar o quanto é importante e empoderador gostar da sua própria estética. Além de utilizar um espaço que majoritariamente exclui a beleza da diversidade, que é na produção audiovisual, abrindo a possibilidade de dar visibilidade à outras belezas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀洀瀀爀攀 栀漀甀瘀攀 甀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀攀最爀愀 攀洀 洀愀渀琀攀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀 攀 爀攀愀昀椀爀洀愀爀 愀 戀攀氀攀稀愀 搀漀 猀攀甀 瀀漀瘀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 搀椀猀瀀漀爀愀 琀攀渀琀愀ⴀ猀攀 搀攀猀甀洀愀渀椀稀愀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀攀最爀愀猀 渀愀 䄀洀爀椀挀愀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 攀昀攀琀椀瘀愀爀 攀猀猀愀猀 愀攀猀 攀爀愀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀渀搀漀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 昀猀椀挀愀猀 渀攀最爀愀猀 挀漀洀漀 昀攀椀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀 搀漀 瀀愀搀爀漀⸀ 䔀猀猀攀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 愀椀渀搀愀 瀀攀爀猀椀猀琀攀洀 攀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀洀 渀甀洀愀 洀椀猀琀甀爀愀 搀攀 爀愀挀椀猀洀漀 攀 洀愀挀栀椀猀洀漀Ⰰ 猀攀爀 洀甀氀栀攀爀 渀攀最爀愀 渀甀渀挀愀 昀愀挀椀氀椀琀漀甀 漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 攀 渀攀洀 愀 琀漀洀愀搀愀 搀攀 搀攀挀椀猀攀猀Ⰰ 攀Ⰰ 洀甀椀琀漀 洀攀渀漀猀Ⰰ 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀爀攀洀 挀漀渀挀攀戀椀搀愀猀 挀漀洀漀 搀椀猀琀椀渀琀愀猀 攀洀 猀甀愀 渀攀最爀椀琀甀搀攀⸀ 䔀猀猀攀 昀愀琀漀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 猀攀爀 搀攀猀琀愀挀愀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 愀 椀渀琀攀爀猀攀挀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 搀攀戀愀琀攀猀㬀 渀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 焀甀攀 渀愀猀挀攀 漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 渀攀最爀漀Ⰰ  漀 攀渀挀爀甀稀椀氀栀愀爀 搀漀 昀攀洀椀渀椀猀洀漀 挀漀洀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 渀攀最爀漀Ⰰ 甀洀愀 樀甀渀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 戀甀猀挀愀 搀攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ “O movimento feminista surge ao lado de tantos outros movimentos de libertação que denunciam formas de opressão que não se restringem apenas ao econômico, são “movimentos negros, de minorias étnicas, ecologistas, homossexuais, [que] se completam na busca da superação das desigualdades sociais” (ALVES e PITANGUY, 1985, p. 7). ਀伀 爀愀挀椀猀洀漀 猀漀昀爀椀搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 洀甀氀栀攀爀 渀攀最爀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀 愀瀀漀椀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䄀猀 洀攀渀椀渀愀猀 渀攀最爀愀猀 挀爀攀猀挀攀洀 挀漀洀 瀀漀甀挀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀Ⰰ 渀漀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀 挀漀洀 漀 焀甀攀 瘀攀攀洀 攀 琀漀爀渀愀洀ⴀ猀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀洀 瀀漀甀挀愀 愀甀琀漀攀猀琀椀洀愀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 愀 攀猀琀琀椀挀愀 琀愀洀戀洀  甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 漀瀀爀攀猀猀漀⸀ Em contrapartida, essa forma de poder da sociedade, manifestada de diversas formas sobre os corpos das mulheres, fez com que movimentos contrários a esse sistema se manifestassem, articulassem e fortalecessem na ideia de mostrar para a sociedade o quanto esses padrões são ditadores e trazem prejuízos. ਀倀攀渀猀愀渀搀漀 渀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 瀀漀搀攀爀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀 䌀愀猀琀攀氀氀猀 愀昀椀爀洀愀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 漀戀爀愀 伀 瀀漀搀攀爀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 焀甀攀  渀愀 洀攀渀琀攀  栀甀洀愀渀愀 漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 瀀漀搀攀爀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 䌀愀猀琀攀氀氀猀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 戀愀琀愀氀栀愀 瀀愀爀愀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 愀 洀攀渀琀攀 栀甀洀愀渀愀 攀 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀爀 琀攀爀Ⰰ 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀Ⰰ 瀀漀搀攀爀⸀ 倀愀爀愀 漀 愀甀琀漀爀 攀砀椀猀琀攀洀 搀甀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 漀猀琀攀渀琀愀爀 琀漀搀漀 攀猀猀攀 搀漀洀渀椀漀㨀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 洀漀渀漀瀀氀椀漀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 漀甀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ  攀昀攀琀椀瘀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ Por isso é importante repensar nas criações de significados que o audiovisual produz, uma vez quem é uma das linguagens que mais se aproxima da realidade e que mais entra em contato direto com as pessoas, seja através da televisão, cinema ou redes sociais. Nesse sentido, enquanto produtores, aproveitamos esse espaço para dar visibilidade a outras belezas e assim representar muitas outras mulheres que por décadas se sentiram oprimidas em relação à sua própria estética.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 椀渀琀爀漀搀甀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 椀渀猀瀀椀爀愀搀愀 攀洀 昀愀猀栀椀漀渀 昀椀氀洀猀 ⠀瘀搀攀漀猀 搀攀 洀漀搀愀⤀ 攀 瘀搀攀漀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 琀爀愀稀攀爀  琀漀渀愀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀攀猀猀攀 渀椀挀栀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀愀 愀甀琀漀攀猀琀椀洀愀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 挀洀攀爀愀Ⰰ 攀洀 甀洀 瀀氀愀渀漀 氀攀瘀攀洀攀渀琀攀 挀漀渀琀爀愀ⴀ瀀氀漀渀最攀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 攀猀瀀攀氀栀漀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀椀渀搀漀 攀 爀攀琀爀愀琀愀渀搀漀 漀 攀猀琀椀氀漀 搀漀 挀愀戀攀氀漀⼀瀀攀渀琀攀愀搀漀 挀漀洀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ A edição traz uma intensidade e utilização de efeitos visuais para acompanhar o beat (batida) da trilha sonora, com objetivo de misturar os takes (tomadas) das personagens entre si, com cortes rápidos e refrações das imagens diversas cores, criando uma sensação de pluralidade.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 䐀伀䌀 琀攀洀 愀 搀甀爀愀漀 搀攀 堀堀堀Ⰰ 挀愀瀀琀甀爀愀搀漀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀椀最椀琀愀氀 ㌀㔀洀洀Ⰰ 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 爀攀猀漀氀甀漀 昀甀氀氀 栀搀Ⰰ 愀猀瀀攀挀琀 爀愀琀椀漀 搀漀 瀀愀搀爀漀 愀琀甀愀氀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 眀椀搀攀猀挀爀攀攀渀 ⠀㄀㘀㨀㤀⤀⸀ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀猀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀 渀昀愀猀攀 渀漀 攀猀琀椀氀漀 搀漀 挀愀戀攀氀漀 攀Ⰰ 愀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 氀攀瘀攀猀 琀爀愀漀猀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀⸀ O design visual e estilo da edição são cadenciados pelo ritmo do trecho mais intenso da música “Território Conquistado”, da cantora baiana Larissa Luz.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 洀戀椀琀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 挀漀洀 漀 愀搀瘀攀渀琀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 漀猀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 瘀搀攀漀猀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀洀 漀 愀琀椀瘀椀猀洀漀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀攀最爀愀猀 攀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀愀爀 攀猀猀愀 爀攀猀猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀渀昀椀爀洀愀渀搀漀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀攀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 攀 愀猀 椀搀攀漀氀漀最椀愀猀 琀爀愀稀椀搀愀猀 渀攀氀愀猀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀攀洀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀猀 攀 愀氀琀攀爀愀爀 瘀愀氀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ Através do processo de empoderamento das mulheres negras, estimuladas e organizadas em coletivos por meio do feminismo negro, já é possível perceber alguns avanços significativos, principalmente entre jovens negras urbanas, no que se refere à aceitação e ressignificação da sua estética. Ações relevantes, como a criação de um referencial de estética realmente inclusivo, evidenciam um momento de reconhecimento das condições de dominação e discriminação e uma reação combativa de ressemantização dos corpos femininos através da linguagem audiovisual.਀䌀漀洀漀 搀椀稀 愀 洀切猀椀挀愀 ᰀ䈠漀渀攀挀愀猀 倀爀攀琀愀猀ᴀ†搀攀 䰀愀爀椀猀猀愀 䰀甀稀 㨀 ᰀ吠爀漀挀漀 攀猀琀琀椀挀愀 伀瀀爀攀猀猀漀爀愀⼀ 倀漀爀 䤀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀愀ᴀ⸠
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ALVES, Branca M.; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. São Paulo: Abril Cultural, 1985. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䜀唀䔀䤀刀䔀䐀伀Ⰰ 숀渀最攀氀愀⸀ 䌀愀戀攀氀漀Ⰰ 挀愀戀攀氀攀椀爀愀Ⰰ 挀愀戀攀氀甀搀愀Ⰰ 搀攀猀挀愀戀攀氀愀搀愀㨀 䤀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 䌀漀渀猀甀洀漀 攀 䴀愀渀椀瀀甀氀愀漀 搀愀 䄀瀀愀爀渀挀椀愀 攀渀琀爀攀 渀攀最爀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀ 䤀渀㨀 刀攀甀渀椀漀 㤀  䄀猀猀漀挀椀愀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 倀猀ⴀ䜀爀愀搀甀愀漀 攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 䌀椀渀挀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 堀堀嘀䤀⸀ 䄀渀愀椀猀⸀ 䌀愀砀愀洀戀甀㨀 䄀一倀伀䌀匀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䜀唀䔀䤀刀䔀䐀伀Ⰰ 䄀渀最攀氀愀⸀ ㄀㤀㤀㐀⸀ ∀伀 䴀攀爀挀愀搀漀 搀愀 䈀漀愀 䄀瀀愀爀渀挀椀愀㨀 䄀猀 䌀愀戀攀氀攀椀爀攀椀爀愀猀 一攀最爀愀猀∀⸀ 䄀渀氀椀猀攀 ☀ 䐀愀搀漀猀 ⠀䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䤀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀愀 䈀愀栀椀愀⤀Ⰰ ㌀⠀㐀⤀㨀㌀㌀ⴀ㌀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀渀攀最爀攀挀攀渀搀漀 漀 䘀攀洀椀渀椀猀洀漀 漀甀 䘀攀洀椀渀椀稀愀渀搀漀 愀 刀愀愀㨀 一愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 䰀椀戀攀爀琀愀漀 攀洀 䄀渀最攀氀愀 䐀愀瘀椀猀 攀 䰀氀椀愀 䜀漀渀稀愀氀攀稀 ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀渀攀最爀愀猀漀甀氀戀氀漀最⸀昀椀氀攀猀⸀眀漀爀搀瀀爀攀猀猀⸀挀漀洀⼀㈀ ㄀㘀⼀ 㐀⼀攀㈀㠀 㤀挀攀渀攀最爀攀挀攀渀搀漀ⴀ漀ⴀ昀攀洀椀渀椀猀洀漀攀㈀㠀 㤀搀ⴀ漀甀ⴀ攀㈀㠀 㤀挀昀攀洀椀渀椀稀愀渀搀漀ⴀ愀ⴀ爀愀挀㌀愀㜀愀ⴀ渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀ⴀ搀攀ⴀ氀椀戀攀爀琀愀挀㌀愀㜀挀㌀愀㌀漀ⴀ攀洀ⴀ愀渀最攀氀愀ⴀ搀愀瘀椀猀ⴀ攀ⴀ氀挀㌀愀㤀氀椀愀ⴀ最漀渀稀愀氀攀稀ⴀ爀愀焀甀攀氀ⴀ搀攀ⴀ愀渀搀爀愀搀攀ⴀ戀愀爀爀攀琀漀⸀瀀搀昀 ⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀㨀 ㈀ ⼀ 㐀⼀㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀娀Ⰰ 䰀愀爀椀猀猀愀⸀ 䈀漀渀攀挀愀猀 倀爀攀琀愀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀氀攀琀爀愀猀⸀洀甀猀⸀戀爀⼀氀愀爀椀猀猀愀ⴀ氀甀稀⼀戀漀渀攀挀愀猀ⴀ瀀爀攀琀愀猀⼀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀㨀 ㈀㤀⼀ 㘀⼀㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀唀䴀伀一吀Ⰰ 䨀愀挀焀甀攀猀 攀琀⸀ 愀氀⸀ 䄀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀