INSCRIÇÃO: 01449
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO04
 
TÍTULO: Revista Léssica
 
AUTORES: cristiane schwinden (universidade federal da bahia); Carla de Araújo Risso (universidade federal da bahia)
 
PALAVRAS-CHAVE: LGBT, planejamento gráfico, revista, literatura, lésbica
 
RESUMO
A Revista Léssica é um produto jornalístico laboratorial da disciplina Temas Especiais em Planejamento Gráfico em Jornalismo (COM 346), ministrada pela professora Carla de Araújo Risso, no semestre 2017.2, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA). Se trata de um produto experimental pertencente ao projeto Lettera, uma plataforma de literatura lésbica criada pela discente em 2015 (projetolettera.com.br). A proposta da revista é dar visibilidade à comunidade lésbica que participa do Lettera. A revista consiste em seções que abordam a literatura lésbica, comportamento lésbico, contos, poesias resenhas, e ilustrações. Todo o material publicado foi criado por autoras e leitoras do site, incluindo a discente, que também é escritora. A revista laboratório é pensada como mídia impressa, mas é disponibilizada online.
 
INTRODUÇÃO
A Léssica buscou trazer uma amostra da comunidade lésbica leitora que faz parte da plataforma Lettera, que conta com mais de 1000 histórias e 450 autoras, tudo gratuito, tanto para ler quanto para publicar seus romances e contos. O objetivo prático da confecção desta revista foi o aprendizado no segmento de planejamento gráfico, atribuindo tarefas de planejamento, elaboração de pautas, edição, escrita, fotografia, definição dos elementos gráficos e a diagramação, com a orientação integral da professora da disciplina. Além da busca pela representação da literatura lésbica no Brasil, a revista foi o fruto final do grande aprendizado na área de editoração gráfica digital durante o semestre, de aulas teóricas e práticas. Ao final do semestre, a revista foi disponibilizada online e amplamente divulgada, tendo dezenas de milhares de visualizações.
 
OBJETIVO
A Revista Léssica teve o duplo objetivo de aperfeiçoar as aptidões da discente no âmbito do planejamento gráfico e nas teorias subjacentes, bem como aumentar a visibilidade do mundo da literatura lésbica, que sempre esteve numa esfera marginal e relegada à nicho. Tomou-se o cuidado de utilizar uma linguagem clara e direta, para atingir todos os tipos de leitoras. A linha editorial da Léssica foi fortemente influenciada pelo conteúdo e interesses do site Lettera, trazendo assuntos voltados à literatura lésbica em toda sua extensão.
 
JUSTIFICATIVA
Não há atualmente no Brasil nenhuma publicação (impressa ou digital) voltada ao público lésbico com periodicidade, apenas projetos avulsos. A Léssica surgiu com a pretensão de se tornar um produto real e periódico (trimestral), com o objetivo de atingir cada vez mais a comunidade LGBT, fortalecendo a diversidade também na literatura feminina. A escolha por autoras e leitoras na composição de seu conteúdo fortalece esse propósito, dando voz e visibilidade para quem faz o projeto Lettera acontecer, espalhando literatura lésbica em português para todo o mundo. Quando um membro da comunidade se vê representado, seu engajamento se torna ainda mais forte.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A revista exigiu que a discente fizesse um longo projeto de planejamento e seletiva do conteúdo, escolhendo apenas aqueles que se encaixavam na linha editorial da revista. Parte do material recebido ficou de fora desta edição por falta de espaço, com a intenção de fazer parte na próxima. Parte do semestre letivo foi dedicado às aulas teóricas para aperfeiçoamento e aprendizado da teoria envolvendo o design gráfico, em paralelo com o desenvolvimento do Projeto Editorial, seguindo o template fornecido pela professora orientadora. As editorias foram definidas, a seletiva para recebimento do material teve data final estipulada. O Manual de Identidade da revista Léssica tem como objetivo estabelecer parâmetros para a correta aplicação dos elementos que compõem a marca e a identidade visual da publicação. O cuidado na utilização de cada um destes itens foi fundamental para conferir unidade à marca e à comunicação do projeto. O desenvolvimento do produto utilizou o software Adobe Indesign na criação da revista, e os softwares Adobe Illustrator e Adobe Photoshop como auxiliares.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Optamos por não usar o mesmo nome do projeto principal (Lettera), e sim criar um nome para este subproduto. O nome Léssica remete primeiramente a lésbica, que é o público alvo e assunto principal da publicação, utilizamos fontes com apelo feminino e as cores do site Lettera, deu-se destaque às imagens e ilustrações, com grande cuidado para que casasse da melhor forma com os textos. As seções foram: Editorial (texto de apresentação escrito pela editora chefe/discente). Entrevista (entrevista pingue-pongue com uma autora do Lettera). Conto (contos com temática lésbica ou bissexual, enviados por autoras do Lettera). Fan art (Ilustrações a mão livre ou digitais tendo como tema alguma história publicada no Lettera). Identidade (matérias sobre comportamento lésbico e feminismo). Lançamentos (livros, flmes ou seriados com temática lésbica, lançados recentemente, ou que serão lançados em breve). Perfl (reportagem estilo perfl sobre alguma autora do Lettera). Poema (poemas com temática lésbica ou bissexual). Ranking (relação das histórias mais lidas do Lettera em 2017). Resenhando (uma resenha de algum livro lésbico e uma resenha de algum romance publicado no Lettera).
 
CONSIDERAÇÕES
A recepção positiva que a revista teve com seus leitores (comunidade do Lettera e mulheres LGBT) confirmou a necessidade de mais projetos que visibilize esse segmento pouco representado pelas grandes editoras. A repercussão nas redes sociais foi ampla e positiva, incentivando inclusive ao envio do dobro do material para a segunda edição. A confecção dessa revista consolidou o objetivo da disciplina: grande aprendizado no segmento de planejamento gráfico e editoração eletrônica, deixando a discente apta a dar continuidade ao projeto da revista, confeccionando trimestralmente, bem como o desenvolvimento de outras tarefas na área de planejamento gráfico.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
SAMARA, T. Evoluçao do Design da Teoria à Prática - Porto Alegre: BOOKMAN COMPANHIA ED, 2010.

INGHURST, Robert. Elementos do Estilo Tipográfico. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

SAMARA, Timothy, grid: construção e desconstrução. São Paulo: COSAC NAIFY, 2011.

PELTZER, G. – Jornalismo iconográfico, Lisboa, Planeta Editora Ltda., 1992.

RISSO, C.A. Pixel cor-de-rosa: a representação da mulher na mídia digital਀攀猀琀甀搀漀 搀攀 挀愀猀漀㨀 瀀愀爀愀氀攀氀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⸀ 㘀㘀 昀⸀ 椀氀⸀ ㈀ ㄀㈀⸀ 䴀漀渀漀最爀愀昀椀愀 ⠀氀愀琀甀 猀攀渀猀甀⤀ ጀ†䔀猀挀漀氀愀 de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.਀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀搀漀挀猀⸀最漀漀最氀攀⸀挀漀洀⼀瘀椀攀眀攀爀㼀愀㴀瘀☀瀀椀搀㴀猀椀琀攀猀☀猀爀挀椀搀㴀娀䜀嘀洀夀堀嘀猀搀䜀刀瘀戀圀䘀瀀戀渀砀琀戀㈀㔀瘀娀㌀䨀栀娀洀氀栀 MjAwMXxneDoxYWQxZTc1YmU1ZjU5OGI3਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䐀刀준Ⰰ 䴀甀渀椀稀⸀ 伀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀漀 挀愀洀瀀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 䤀渀㨀 䈀爀愀稀椀氀椀愀渀 䨀漀甀爀渀愀氀椀猀洀 Research, v. 6, n.2, 2010.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀