ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01465</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;In-Comunicações 2017: Diálogos Democráticos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Malu Costa de Araújo (Universidade Federal de Sergipe); Letícia Imperatriz Ribeiro Nery (Universidade Federal de Sergipe); Carina Luisa Ochi Flexor Andrade (Universidade Federal de Sergipe); Jorge Luís Melo de Oliveira (Universidade Federal de Sergipe)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Integrada, Diálogos Democráticos, In-Comunicações , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O In-Comunicações é um evento realizado pelo Departamento de Comunicação Social (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tem como objetivo principal promover uma série de atividades que propiciem a integração, prioritariamente, dos discentes, docentes e técnicos dos cursos de Cinema e Audiovisual, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da instituição. No ano de 2017, foi realizado entre os dias 20 e 24 de novembro e teve como tema os "Diálogos Democráticos", a partir do qual buscou ampliar os espaços-tempos de diálogos e debates acerca das questões que tangenciam a democracia, especialmente, diante do momento histórico que o nosso país atravessa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O In-Comunicações é um evento anual realizado pelo Departamento de Comunicação Social (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tem como objetivo principal promover diversas atividades que propiciem a integração dos discentes, docentes e técnicos dos cursos de Cinema e Audiovisual, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da instituição. No entanto, ele não se limita apenas a esse público abraça também outras áreas/cursos que possuem interesse nas dimensões socioculturais e artísticas, tanto da comunidade interna da Universidade, como externa. Assim, o evento promoveu uma série de palestras, oficinas, minicursos, mostra de vídeos, exposição de fotografias, concurso, visitas técnicas, apresentação de trabalhos científicos e práticos dos nossos discentes e de toda a comunidade do departamento, além da participação em atividades culturais da cidade. Dessa forma, foram realizadas atividades que permitem tanto a valorização da produção interna do Departamento, como também preveem uma programação variada que permite a participação da comunidade interna e externa. A edição 2017 do In-Comunicações foi realizada entre os dias 20 e 24 de novembro, durante o período da SEMAC UFS (Semana Acadêmico-Cultural da UFS), e teve como tema os "Diálogos Democráticos", eixo temático adotado pelo DCOS e que esteve presente em atividades de ensino, pesquisa e extensão ao longo do ano. A ideia foi que no evento fossem apresentadas as iniciativas e projetos desenvolvidos em torno da temática no interior das disciplinas e atividades dos três cursos do departamento. Evidencia-se, ainda que o eixo temático adotado pelo DCOS em 2017 foi pensado enquanto estratégia que visou ampliar os espaços-tempos de diálogos e debates acerca das questões que tangenciam a democracia, especialmente, diante do momento histórico que o nosso país atravessa. Desse modo, vê-se o tema escolhido não só como pertinente e relevante, mas, sobretudo, emergente principalmente do que diz respeito ao papel social da área da comunicação diante do enfretamento da nossa realidade atual.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O principal objetivo do In-Comunicações 2017 foi o de configurar-se como um espaço democrático para discussões relevantes para nosso contexto local e nacional, promovendo uma série de atividades como palestras, oficinas, minicursos, mostra de vídeos, exposição de fotografias, visitas técnicas, apresentação de trabalhos científicos e práticos dos nossos discentes e de toda a comunidade do departamento, além da participação em atividades culturais da cidade. Além disso, o projeto se propôs também a funcionar como um laboratório para os estudantes envolvidos na sua execução, os quais puderam por em prática diversas questões muitas vezes abordadas apenas teoricamente em sala de aula. Esse aspecto se deveu, principalmente, ao caráter transdisciplinar do evento, o qual teve a participação de alunos, técnicos e docentes dos três cursos do DCOS (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Cinema e Audiovisual), além de contar também com a presença de alunos do curso de Design da UFS em sua equipe organizadora. Por fim, a edição de 2017 do evento teve a singularidade de buscar consolidar-se como um evento de cunho nacional, objetivando ser percebido como o maior evento de Comunicação, Arte e Cultura do estado e um dos mais significativos do Nordeste.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Democracia é uma das temáticas mais discutidas nos dias atuais. Assim, é necessário se pensar na importância de compreendê-la não apenas como instrumento político ou modalidade de organização social, mas como verdadeiro regime de pensamento, como forma de pensar e agir nos quais o absoluto respeito pelo outro é imperativo para sua própria existência. Além disso, se pensarmos que a democracia só é construída quando enxergamos no outro um ser de igual valor, por mais díspares que sejam as diferenças e, ainda, se reconhecermos que a democracia só é construída a partir do verdadeiro diálogo, que não significa apenas falar e escutar, mas se permitir transformar a partir do contato com o outro, percebe-se que o desafio de se construir uma verdadeira democracia reside no fato de que não é fácil se abrir para a possibilidade de transformar nossas próprias convicções, nossas opiniões, nossos modos próprios e particulares de ver o mundo e a vida. Do contrário, muito mais fácil é adotar o lugar do ódio, é apartar-se, é furtar-se ao debate racional e partir para a agressão, sobretudo a agressão simbólica. A verdadeira democracia só se estabelece onde imperam o respeito, a razoabilidade, a autocrítica e a vontade de diálogo. Desse modo, se pensamos que o diálogo é um processo essencialmente comunicacional, podemos concluir que, como profissionais e estudantes da área, nossa função na construção democrática é fundamental. Assim, não podíamos, portanto, nos furtar a pensar sobre como a comunicação pode contribuir para esse processo e o In-Comunicações 2017 foi, essencialmente, esse espaço-tempo de reflexão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fim de viabilizar a realização do projeto, foi montada uma equipe multi-disciplinar de estudantes, a qual, junto com os professores orientadores, foi parte constituinte da Comissão Organizadora do evento. A metodologia empregada para o desenvolvimento do In-Comunicações 2017 foi composta por três grandes etapas, a saber: pré-evento, evento e pós-evento, conforme quadro-síntese criado a partir do modelo proposto por Allen (2008): *Anexo 1 - Tabela de etapas do evento (Fonte: Elaboração Própria) Vale ressaltar ainda que, no que se fere à mecânica de execução, a equipe de alunos envolvida na produção, sob a coordenação geral e com o apoio e orientação de professores orientadores divididos em equipes, trabalhou durante todo o ano na produção do evento. Cada estudante teve as suas responsabilidades e desenvolveu seus trabalhos de pré-evento-pós. Foram realizadas reuniões semanais que contaram com a presença de toda a comissão organizadora, checklists, calendários de trabalhos para que as atividades fossem cumpridas com a antecedência e a agilidade necessárias e após cada reunião, uma relatoria foi feita por parte de um aluno.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Pré-evento Esta etapa contemplou o planejamento teórico para realização do evento e, conforme já exposto, observou os seguintes itens: " Equipes de trabalho: Definição das equipes de trabalho, com professor líder e estudantes responsáveis, tornando os trabalhos mais produtivos e objetivando envolver e ampliar as articulações entre cursos e corpos docente e discente; " Pesquisa: realização de pesquisa online com objetivo de colher expectativas e sugestões do público potencial, colhendo sugestões de subtemas e atividades; " Patrocínio: estudo de viabilidade financeira a partir do levantamento das necessidades específicas para cada atividade prevista; montagem de um Media Kit para prospecção; preparação da equipe de prospecção e lista de possíveis apoiadores; " Parceria: proposta de parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFS, tornando o In-Comunicações um evento dos cursos de comunicação da graduação e pós-graduação; " Programação: definição das atividades e convidados/ministrantes com estudo de viabilidade operacional; " Infraestrutura: definição dos locais/espaços do evento e levantamento da infraestrutura necessária para realização das atividades previamente planejadas como programação; " Produção de conteúdo: composição de uma equipe que cuidou da produção do Outside Podcast, cinco programas de áudio com professores, pesquisadores e/ou profissionais de mercado que com reconhecida expertise falará sobre aspectos do tema do evento; Outside Webshow, programa audiovisual com o mesmo objetivo dos podcasts; site, com objetivo de armazenar uma série de notícias que problematizarão o tema do evento. Todos estes conteúdos foram compartilhados no site e nas principais redes sociais do In-Comunicações e do DCOS; " Divulgação: briefing de criação das peças de comunicação do evento; confirmação dos parceiros envolvidos no processo de divulgação do evento, discussão do planejamento de comunicação e das melhorias do site junto aos alunos de design selecionados para trabalhar no evento; discussão de pautas jornalísticas para alimentar o site; inicio da divulgação pré-evento, com compartilhamento da produção de conteúdo; " "Mini-eventos": planejamento e execução de uma série de atividades ao longo do período de pré-evento. Evento Nesta etapa estava prevista a execução e gerenciamento do planejamento do projeto do In-Comunicações. No que diz respeito ao evento propriamente dito, foram programadas (e realizadas) 65 atividades distribuídas em cinco dias de evento, conformadas em Colóquios da Pós-Graduação, Palestras presenciais e por Skype, Oficinas, Mesas Redondas, Mostra Audiovisual, Exposição Fotográfica, Minicursos, Apresentação de Trabalhos, Visitas Técnicas, Sessão de Premiação, Projeto de Extensão, Análise de Portfólio, evento de Lançamento do Projeto Outside, Atividades Culturais variadas, além da Palestra de Abertura com Prof. Dr. Wilson Gomes, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Biblioteca Pública Epifânio Dória. Ademais, é importante ressaltar o trabalho jornalístico realizado pelos alunos do curso de Jornalismo envolvidos. A equipe responsável junto a seus monitores (e com coordenação do professor orientador) realizou toda a assessoria de imprensa evento, enviando releases e notas a diversos veículos relevantes da capital sergipana. Esse trabalho de assessoria, de maneira coordenada com a equipe de divulgação nas redes sociais, foi um dos responsáveis pela projeção das atividades do evento para além dos muros da UFS, já que diversos veículos contatados produziram matérias acerca do material que foi enviado e puderam, assim, atingir um público que talvez não conhecesse o evento por estar fora da UFS (comunidade externa) e pessoas que trabalham/estudam na Universidade e também não o conheciam (comunidade interna). Além da assessoria, os alunos de Jornalismo (monitores e equipe, coordenados sempre por algum professor) realizaram também todo o trabalho de cobertura do evento, seja com textos, imagens ou vídeos. Toda a produção foi publicada no novo site, feito exclusivamente para essa edição do In-Comunicações (www.incomunicacoes.com) além de ser utilizada também nas redes sociais (facebook.com/incomunicacoes e @incomunicacoes, no Instagram). Pós-evento e resultados Esta terceira e última fase contemplou as ações que se fazem necessárias após o término do evento em si, contemplando os seguintes itens: " Limpeza e organização: envolveu não só a limpeza em si dos espaços ocupados  na UFS e/ou fora, como avaliação do estado dos espaços, equipamentos e toda a infraestrutura; " Pesquisa online de percepção do evento por parte dos participantes da edição em questão para fins de melhoria para a próxima edição; " Avaliação do evento: reunião de avaliação do evento com a equipe organizadora, com levantamento de acertos e pontos a melhorar. " Planilha de dados: alimentação e revisão da planilha de gestão dos dados do evento para fins de documentação e planejamento futuro; " Divulgação: execução do planejamento de comunicação na fase do pós-evento. Como resultados alcançados a partir do planejamento deste evento, podemos destacar: " Evento nacional: Nessa edição, o In-Comunicações se consolidou com um evento de cunho nacional, recebendo pessoas/empresas de vários estados do nosso país. As atividades propostas foram desenvolvidas por 116 pessoas, sendo 14 convidados que vieram de outros estados do país (Bahia, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, São Paulo). Para conseguirmos viabilizar a participação de algumas dessas pessoas, recorremos ao recurso da utilização de vídeo-conferências com os convidados que não puderam estar presentes fisicamente. Nesse sentido, podemos destacar a participação de Bem-Hur Correira, correspondente internacional do SporTV que participou do evento diretamente de Las Vegas; Thiago Romariz, gerente de conteúdo do site Omelete; Rodrigo Nejm, um dos diretores da SaferNet Brasil e Raquel Recuero, jornalista, professora e pesquisadora da área de Redes Sociais; " Relações entre pessoas e cursos da instituição e diálogos interinstitucionais: O evento envolveu discentes, docentes e técnicos dos três cursos do Departamento de Comunicação, além do Curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Além disso, a edição 2017 abriu portas e diálogos entre o DCOS/UFS e outras instituições; " Prática profissional e produção e lançamento de produtos/conteúdo: A mecânica de concepção e realização do evento envolveu um número grande de estudantes dos três cursos de Comunicação, sob a supervisão de professores, em várias subáreas ou atividades profissionais, permitindo prática profissional orientada que culminou no produto "evento". Além disso, a idealização e produção dos produtos Outside Podcast e Webshow consolidaram não só conteúdos sonoros e audiovisuais de interesse da comunidade interna e externa, como também se configuraram como laboratórios que permitiram o amadurecimento profissional dos envolvidos em suas produções; " Participação discente: A comissão organizadora contou com 9 estudantes e, durante o evento, 84 monitores trabalharam durante todo o período do evento, em escalas programadas, nas funções de monitoria em Gestão de Redes Sociais, Produção, Fotojornalismo, Edição de Vídeo, Jornalismo Online e Impresso, Assessoria de Comunicação, Cinegrafia e Telejornalismo. O evento contou ainda com o apoio de três ex-alunos que já participaram de edições anteriores; " Participação docente: 11 docentes do DCOS e uma docente do Curso de Design estiveram mais diretamente ligados à organização do evento durante a sua execução, além da participação de tantos outros na programação, seja promovendo atividades, seja participando como espectador; " Público atingido: O público inicial estimado era de 400 pessoas. Porém, a edição 2017 do In-Comunicações contou com a participação de 542 pessoas divididas entre os cinco dias de evento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O In-Comunicações vem crescendo e se destacando no campo da comunicação no estado, ofertando a cada ano mais atividades e buscando sempre trazer um diálogo entre professores e alunos do Departamento de Comunicação e também com a comunidade externa. Apesar das diversas dificuldades encontradas durante a produção do evento, é importante ressaltar a importância de ter essa experiência durante a graduação, pois é um espaço de aprendizado e de crescimento profissional. Assim, com a colaboração mútua entre os membros da equipe e os professores e com base nos resultados apresentados, o In-Comunicações 2017 foi um sucesso, assim como tem sido nas edições anteriores. Além disso, a experiência exercita a lógica e compreensão da comunicação integrada, além de exercitar o trabalho em equipe e mesmo a tolerância. Por fim, é importante reforçar a importância de debater o tema da democracia nos dias atuais e também a relevância do evento como o espaço de reflexão dessas questões.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALLEN, J; O TOOLE, W; MCDONNEL, I; HARIS, R. Organização e gestão de eventos. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008.<br><br>MATIAS. M. Organização de eventos: procedimentos e técnicas. 5 ed. Barueri: Manole, 2010.<br><br>MEIRELLES, G. F. Tudo sobre eventos. São Paulo: STS, 1999.<br><br>MELO NETO, F. P. Criatividade em eventos. 5. Ed. São Paulo: Contexto, 2012.<br><br> </td></tr></table></body></html>