ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00016</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;É possível educar sem violência</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Laís Milena Silva Henrique (Centro Universitário Tabosa de Almeida); Iale Cibelly Figueira Leite (Centro Universitário Tabosa de Almeida); Pedro Hierro Alves de Espindola (Centro Universitário Tabosa de Almeida); Matheus Antunes Gusmão (Centro Universitário Tabosa de Almeida); Natalia Rarine Gomes Salvino de Oliveira (Centro Universitário Tabosa de Almeida); Diogenes José Pereira Barbosa (Centro Universitário Tabosa de Almeida)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tendo em vista a importância do diálogo e respeito, especialmente na atualidade cercada de intolerância (um reflexo da crise na democracia), se faz mais do que necessário, imprescindível educar as crianças sem qualquer tipo de violência, o que se torna um desafio em um país repleto de preconceito e amarras sociais. Para tanto, como ensina José Marques de Melo e Francisco de Assis (Intercom RBCC 2016), o jornalismo opinativo, é um  fórum de ideias , uma forma de expressão no jornalismo que proporciona o debate em suas demandas sociais  evidenciadas em momentos históricos datados, especialmente em períodos de crise ou de profundas transformações (Idem), como o vivenciado pelo país neste último período, em sua crise de liberdade democrática. Cada mídia jornalística, ao se posicionar, por meio de seus autores ou de editorial, abre este  fórum para a sociedade falar e discutir o tema de interesse. Com base nesse princípio, durante a disciplina de Técnicas de Reportagem e Entrevista, os alunos do quarto período do curso de Jornalismo da Asces-Unita, produziram um editorial intitulado  É possível educar sem violência , no qual se utilizaram das técnicas adquiridas em sala de aula em conjunto com a formação crítica e o olhar jornalístico. Utilizando como referência a Lei 13.010/2014 - Menino Bernardo, sancionada em 2014, o texto tem como função não apenas informar, mas essencialmente formar cidadãos conscientes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foram realizadas pesquisas e coleta de dados para embasar o material e contribuir na formação da opinião dos estudantes. Sempre com a preocupação em relação a fonte de informações e prezando pela credibilidade e confiabilidade das mesmas. Técnicas de redação jornalísticas, junto com a formação de pensamentos críticos proporcionados pelo curso, contribuíram para o desenvolvimento do material na medida em que promoveram um direcionamento na produção do conteúdo. Além de discussões que foram promovidas em sala de aula, onde trocas de conhecimento entre os alunos e o professor Diógenes José Pereira Barbosa, foi possível a construção de um produto pautado nos princípios jornalísticos e de interesse público. A partir de então foi possível debater as opiniões dos brasileiros sobre a lei e apresentar o panorama social. o que serviu como base para a construção dos argumentos utilizados e culminou em uma reflexão sobre a sociedade brasileira. Essas construções têm como o objetivo uma análise, essencial para produzir criticidade e destacar uma questão social pouco discutida, mas que compõe o cotidiano das pessoas e por essa razão um debate transforma os assuntos esquecíveis como pauta, desconstruindo possíveis tabus da sociedade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A temática surgiu a partir da sugestão do professor Diógenes José Pereira Barbosa, durante a disciplina de Técnicas de Reportagem e Entrevista, com isto os alunos foram direcionados para a produção de um editorial construído a partir de pesquisas e estudos realizados para se entender melhor do que se trata esta discussão. Baseado em dados estatísticos, opiniões pessoais de cada estudante e observação de matérias divulgadas na grande mídia, bem como da repercussão da lei pela sociedade. A ideia central se desenvolveu com a intenção de provocar uma reflexão, trazendo um olhar diferenciado que foge ao senso comum. A partir disso uma série de pesquisas para o conhecimento foi adquirida, e a criticidade estimulada por debates em sala de aula foi colocada em prática, para o corpo do texto apresentar argumentos baseados em pesquisas e opiniões construídas pelos alunos. A finalidade do projeto constitui um novo olhar dos estudantes para essa questão, opiniões pessoais ganharam uma crítica social mais aprofundada que foi construída ao decorrer da realização do texto, enriquecendo o material e produzindo um produto que informa e instiga o pensamento para reflexões sobre a situação atual que refletem no futuro das crianças e adolescentes, dos pais e da sociedade como um todo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>