INSCRIÇÃO: 00080
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP14
 
TÍTULO: A representação imagética LGBT+ na Publicidade e Propaganda
 
AUTORES: Airton Miller Galvão do Nascimento (Faculdade São Francisco de Juazeiro); EVELY MELISSA SILVA OLIVEIRA CARDOSO (Faculdade São Francisco de Juazeiro); PABLO MICHEL CÂNDIDO ALVES MAGALHÃES (Faculdade São Francisco de Juazeiro); RONALDO RODRIGUES SANTOS (Faculdade São Francisco de Juazeiro); UESLEI MICAEL SOUZA DOS SANTOS (Faculdade São Francisco de Juazeiro); THIAGO MOTA (Faculdade São Francisco de Juazeiro)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Embora seja um assunto pouco debatido, existe uma variedade de preconceitos que as pessoas englobam em seu mundo. Esse assunto contém inúmeras categorias como: racial, social, moral e religioso. Utilizamos nessa campanha, como tema, um dos maiores preconceitos na sociedade, que é contra a comunidade LGBT. ਀伀 琀攀爀洀漀 䰀䜀䈀吀 爀攀昀攀爀攀ⴀ猀攀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 愀 䰀猀戀椀挀愀猀Ⰰ 䜀愀礀猀Ⰰ 䈀椀猀猀攀砀甀愀椀猀Ⰰ 吀爀愀瘀攀猀琀椀猀 漀甀 吀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀⸀ 䔀猀猀愀 琀椀瀀椀昀椀挀愀漀 昀漀椀 搀攀瘀椀搀愀洀攀渀琀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 渀愀 䌀漀渀昀攀爀渀挀椀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 䜀䰀䈀吀 攀洀 ㈀  㠀 漀渀搀攀Ⰰ 漀甀瘀攀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀 搀攀 䜀䰀匀 ⠀䜀愀礀猀Ⰰ 䰀猀戀椀挀愀猀 攀 匀椀洀瀀愀琀椀稀愀渀琀攀猀⤀ 瀀愀爀愀 甀洀愀 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀椀猀猀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 猀甀樀攀椀琀漀猀 ⠀䨀漀爀渀愀氀 一攀砀漀Ⰰ ㈀ ㄀㜀Ⰰ 渀⸀瀀⸀⤀ Durante a abordagem imagética LGBT em campanhas publicitárias pelos meios de comunicação, esse comportamento, distancia-se do factual, com uma representação social em desequilíbrio com o contexto, ancorando uma figura estereotipada e caricata. ਀䴀漀猀挀漀瘀椀挀椀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀ 愀戀漀爀搀愀 漀 琀攀洀愀 搀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀洀 猀攀甀猀 攀猀琀甀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 攀 挀漀氀攀琀椀瘀愀猀 漀渀搀攀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 搀愀猀 瘀攀稀攀猀 愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀攀 甀洀愀 昀椀最甀爀愀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 愀挀愀戀愀 瀀漀爀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 昀愀洀椀氀椀愀爀 瀀漀爀 甀洀愀 昀漀爀琀攀 爀攀瀀爀漀搀甀漀 瀀攀氀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 渀漀 攀猀琀愀爀 愀戀爀愀愀渀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 栀攀琀攀爀漀最渀攀愀 攀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀愀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 昀愀挀琀甀愀氀⸀ 준 漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 䰀䜀䈀吀⸀ Para elucidar melhor a necessidade de novas representações, é preciso atentar-se a fatos históricos e sociais de grande relevância. Um desses é tomar conhecimento que, o Brasil é o País que mais mata por LGBTFOBIA no mundo segundo pesquisa da ONG Transgender Europe.਀一愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䨀甀愀稀攀椀爀漀Ⰰ 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀愀 䈀愀栀椀愀Ⰰ 氀漀挀愀氀 攀洀 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀Ⰰ 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瘀攀洀 愀戀爀椀渀搀漀 攀猀瀀愀漀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 䰀䜀䈀吀⸀ 匀漀 攀猀瀀愀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 攀洀瀀愀琀椀愀 搀攀猀猀愀 洀椀渀漀爀椀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 攀昀攀琀椀瘀愀猀 挀漀洀漀 漀 搀攀挀爀攀琀漀 搀攀 渀漀洀攀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 愀 猀愀切搀攀 洀攀渀琀愀氀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 䰀䜀䈀吀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀Ⰰ 漀 挀漀洀戀愀琀攀猀 挀漀渀琀爀愀 䰀䜀䈀吀昀漀戀椀愀⸀  Nos últimos anos, é possível acompanhar uma transformação que emerge de novas concepções de solidariedade e de cidadania, refletindo a ânsia de participação da sociedade civil para a construção de um país mais justo e igualitário. Com esse propósito o projeto da campanha LGBTT+ foi idealizado, analisando e identificando os possíveis erros de juízo de marcas no momento de uma representação imagética do grupo LGBT como também, abordando dentre outros temas a ancoragem de uma representação social unificada e mensagens sobre igualdade e respeito. ਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 匀漀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 搀攀 䨀甀愀稀攀椀爀漀 ⠀䘀䄀匀䨀⤀Ⰰ 挀漀洀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀砀瀀氀愀渀愀爀 漀甀琀爀愀猀 瘀攀爀琀攀渀琀攀猀 愀 猀攀爀攀洀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀攀 洀漀搀攀氀漀猀 䰀䜀䈀吀猀 攀 洀愀爀挀愀猀 瀀愀爀挀攀椀爀愀猀 渀漀 嘀愀氀攀 搀漀 猀漀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 ⠀匀琀攀瀀䨀漀渀栀Ⰰ 刀攀搀 倀甀戀Ⰰ 嘀椀愀 䴀椀愀Ⰰ 匀瀀攀挀椀愀氀攀Ⰰ 刀攀椀 搀愀猀 䈀攀挀愀猀Ⰰ 攀 刀漀甀瀀愀 ☀ 䌀椀愀⤀ 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀猀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀攀 椀渀椀挀椀愀 攀 漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 攀砀瀀漀猀琀漀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀  
 
INTRODUÇÃO
Entre erros e acertos, marcas avançam no marketing LGBT. Nos últimos anos, propagandas estreladas pelo público LGBT e a abordagem dessa temática nos meios de comunicação se multiplicaram. Em São Paulo, a campanha da rede de fast food Burger King usou das Hashtag #DoSeuJeito #TodoMundoÉBemVindo estrelada pela drag queen Anny B (2017). Já um emocionante comercial da Vick traz uma menina indiana que conta como se tornou órfã e depois, foi adotada por uma mulher transgênero (2017). ਀䔀猀猀攀猀 搀漀椀猀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 爀攀挀攀渀琀攀猀 洀漀猀琀爀愀洀 甀洀愀 琀攀渀搀渀挀椀愀 焀甀攀 挀爀攀猀挀攀 攀 猀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀 渀漀 洀甀渀搀漀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀㨀 愀 椀渀挀氀甀猀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 䰀䜀䈀吀 挀漀洀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 搀椀猀挀爀攀琀漀Ⰰ 漀 挀栀愀洀愀搀漀 ᰀ洠愀爀欀攀琀椀渀最 䰀䜀䈀吀ᴀ†樀 攀砀椀猀琀攀 栀 搀挀愀搀愀猀⸀ 一漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀 攀 攀洀 瀀愀猀攀猀 搀愀 䔀甀爀漀瀀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀猀 愀渀漀猀 㠀  愀氀最甀洀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 愀爀爀椀猀挀愀洀 愀 椀渀挀氀甀椀爀 攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 猀甀愀猀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀猀 攀 最攀爀愀爀 漀 挀栀愀洀搀漀 ᰀ倠椀渀欀 䴀漀渀攀礀ᴀ⸠ 䔀洀 ㄀㤀㠀㄀Ⰰ 愀 洀愀爀挀愀 猀甀攀挀愀 搀攀 瘀漀搀欀愀 䄀戀猀漀氀甀琀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 愀渀切渀挀椀漀猀 瀀愀爀愀 挀椀爀挀甀氀愀爀 攀洀 搀甀愀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 栀漀洀攀渀猀 最愀礀猀Ⰰ 愀 吀栀攀 䄀搀瘀漀挀愀琀攀 攀 愀 䄀昀琀攀爀 䐀愀爀欀⸀ 一漀猀 䔀唀䄀Ⰰ 攀洀 ㄀㤀㤀㐀Ⰰ 愀 爀攀搀攀 搀攀 洀瘀攀椀猀 䤀欀攀愀Ⰰ 瘀攀椀挀甀氀漀甀 甀洀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 挀漀洀 甀洀 挀愀猀愀氀 昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 搀漀椀猀 栀漀洀攀渀猀 攀猀挀漀氀栀攀渀搀漀 洀攀猀愀猀 搀攀 樀愀渀琀愀爀⸀ Já no Brasil, apenas nos últimos três anos essa realidade foi percebida e colocada em prática com mais engajamento. A Natura lançou, no Dia das Mães de 2014, uma propaganda que retratava uma família com duas mães e incentivou outras marcas a fazerem o mesmo. Em 2015, a companhia aérea Gol criou, para a mesma data comemorativa, um anúncio com dois pais, para mostrar que “entre tantos destinos, eles escolheram o amor”. Já em 2016, a marca de cosméticos Avon também apostou na diversidade e representatividade para o lançamento de uma campanha: a drag queen Pablo Vittar seria a nova garota-propaganda da marca. Mas, afinal, por quê as marcas estão “saindo do armário” e dando relevância a causa LGBT trazendo o tema em suas campanhas? ਀倀愀爀愀 匀椀氀瘀椀漀 匀愀琀漀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 䘀䄀䄀倀Ⰰ 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀猀戀椀挀漀Ⰰ 最愀礀Ⰰ 戀椀猀猀攀砀甀愀氀Ⰰ 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀 攀 琀爀愀渀猀最渀攀爀漀  甀洀 挀氀椀攀渀琀攀 挀漀洀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀Ⰰ 漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀愀猀 洀愀爀挀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀攀爀挀攀戀攀甀 焀甀攀 攀猀猀愀  甀洀愀 搀攀洀愀渀搀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ ᰀ倠漀猀椀挀椀漀渀愀爀ⴀ猀攀 愀 昀愀瘀漀爀 搀漀猀 䰀䜀䈀吀  甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 攀洀攀爀最攀渀琀攀 攀 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 渀漀 瀀漀搀攀洀 椀最渀漀爀ⴀ氀愀⸀ 䴀甀椀琀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 氀甀挀爀漀Ⰰ 攀氀愀猀 猀愀戀攀洀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀搀漀爀愀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 攀 瀀漀爀 椀猀猀漀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀 愀 昀愀瘀漀爀 搀漀 琀攀洀愀ᴀ†⠀刀䔀嘀䤀匀吀䄀 䔀堀䄀䴀䔀Ⰰ  㠀 䐀䔀 䄀䈀刀䤀䰀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 渀⸀瀀⤀⸀ No que tange a realidade local de Juazeiro-Ba, cidade escolhida para abordagem sobre o tema, não foi encontrado registro de nenhuma publicidade voltada diretamente ao público LGBT. A partir dessa conclusão, indagou-se se o LGBT sentia-se representado pelas campanhas publicitárias da região. Para chegar a uma conclusão, foi feita uma pesquisa de campo, entrevistando um grupo de alunos da própria instituição de ensino na qual o trabalho foi proposto. Por meio de um questionário qualitativo foi perguntado a 50 alunos do curso de Comunicação Social, todos pertencentes ao grupo LGBT numa faixa etária de 18 a 23 anos se esses, sentiam-se representados em campanhas publicitarias. 95% dos alunos responderam que não, 3% que sim e 2% responderam que as vezes. ਀䐀椀愀渀琀攀 搀攀猀猀愀猀 愀渀氀椀猀攀猀Ⰰ 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 洀搀椀愀 猀漀挀椀愀氀 椀渀猀琀愀最爀愀洀 挀漀洀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 䰀䜀䈀吀 猀 瀀爀漀搀甀攀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 搀愀 爀攀最椀漀 挀漀洀 愀甀砀氀椀漀 搀攀 氀漀樀愀猀 瀀愀爀挀攀椀爀愀猀Ⰰ 洀漀搀攀氀漀猀 䰀䜀䈀吀猀 挀漀洀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 最攀爀愀爀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 猀漀挀椀愀氀 猀攀洀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀Ⰰ 瀀爀攀挀漀渀椀稀愀漀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀愀爀椀挀愀琀漀猀⸀
 
OBJETIVO
A logomarca da campanha foi criada com intuito de passar de forma clara e objetiva o assunto a ser tratado. Usou-se como artifício as cores da bandeira LGBT que são de fácil identificação. Numa estrutura de coração remetendo a necessidade de amor e empatia com plano de fundo marcas de uma digital nas cores da bandeira LGBT para trazer personalidade a produção visual da marca foi finalizada.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 琀爀愀漀甀ⴀ猀攀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀 挀漀洀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䄀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀氀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 搀攀瘀椀搀漀 猀甀愀 洀愀椀漀爀 搀椀昀甀猀漀 爀攀最椀漀渀愀氀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 昀漀椀 漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀⸀ 䌀漀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 瀀爀攀攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 愀漀 瀀攀爀昀椀氀 愀 瀀爀漀搀甀漀 瘀椀猀甀愀氀 琀攀瘀攀 椀渀挀椀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 攀渀猀愀椀漀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瘀搀攀漀猀 攀洀 瀀漀渀琀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䨀甀愀稀攀椀爀漀⸀ O público alvo da campanha é aquele que tem como convenção uma reprodução e entendimento equivocado sobre a representação LGBT, seja por generalizações ou desinformações sobre. Para desconstruir e conscientizar esse público alvo além de materiais de vídeo e foto, optou-se em por nos textos publicitários informações, conscientizando e pregando o respeito e tolerância com a classe LGBT.਀倀爀漀搀甀稀椀洀漀猀 挀漀洀漀 洀搀椀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 甀洀 琀攀愀猀攀爀 挀漀洀 洀漀搀攀氀漀猀 焀甀攀 最爀愀瘀愀爀愀洀 甀洀 洀攀猀洀漀 琀攀砀琀漀 瀀爀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀愀猀 洀攀搀椀愀渀琀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 昀攀椀琀愀猀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 愀漀猀 洀攀猀洀漀猀⸀ 伀 瘀搀攀漀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀漀 昀漀挀愀渀搀漀 渀漀 爀漀猀琀漀 攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 愀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 漀 甀搀椀漀 最爀愀瘀愀搀漀 椀愀 瀀愀猀猀愀渀搀漀 愀漀 昀甀渀搀漀⸀ 伀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀洀 昀漀挀漀 昀漀爀愀洀 瀀愀猀猀愀渀搀漀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀 瘀漀稀 愀漀 昀甀渀搀漀 琀愀洀戀洀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀Ⰰ 樀 瀀爀砀椀洀漀 搀攀 愀挀愀戀愀爀 漀 瘀搀攀漀 琀漀搀漀猀 昀椀挀愀洀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀猀 渀愀 琀攀氀愀 搀椀稀攀渀搀漀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀 挀漀洀 攀挀漀 愀 昀爀愀猀攀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀㨀 ∀一愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 渀漀猀 爀攀猀瀀攀椀琀愀洀漀猀⸀ 唀猀攀Ⰰ 漀甀猀攀 猀攀爀 瘀漀挀 洀攀猀洀漀∀⸀  Na produção fotográfica a intenção foi passar amor, respeito, carinho e força através da imagem. Além de promover as marcas parceiras mostrando que uma abordagem diferenciada com alusão a representatividade LGBT em campanhas pode ser utilizada de forma a desmistificar as reproduções existentes no contexto social já há tempos reproduzidas em meios publicitários.਀一漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 琀椀瘀攀洀漀猀 甀洀愀 最爀愀搀愀琀椀瘀愀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 攀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀渀搀漀 ㄀㈀⸀    ⠀搀漀稀攀 洀椀氀⤀ 椀渀琀攀爀愀攀猀⸀ 䄀 挀愀搀愀 瀀漀猀琀愀最攀洀 攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 漀猀 渀切洀攀爀漀猀 猀 愀甀洀攀渀琀愀瘀愀洀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 攀昀椀挀椀渀挀椀愀 渀漀 焀甀攀 昀漀椀 瀀爀攀搀椀猀瀀漀猀琀漀⸀ 一甀洀愀 挀甀氀洀椀渀渀挀椀愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 瀀愀爀愀 挀栀愀洀愀爀 愀琀攀渀漀 焀甀攀 愀挀愀戀漀甀 瀀漀爀 愀琀爀愀椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 匀漀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 搀攀 䨀甀愀稀攀椀爀漀⸀ 䘀漀椀 昀攀椀琀漀 甀洀 搀攀猀昀椀氀攀 挀漀洀 洀漀搀攀氀漀猀 䰀䜀䈀吀 甀猀愀渀搀漀 愀猀 爀漀甀瀀愀猀 攀 愀挀攀猀猀爀椀漀猀 搀攀 渀漀猀猀愀猀 瀀愀爀挀攀椀爀愀猀 愀漀 洀攀猀洀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀Ⰰ 昀漀琀漀猀 攀 瘀搀攀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀爀愀洀 攀砀椀戀椀搀漀猀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀渀搀漀 愀氀挀愀渀愀爀 甀洀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 搀漀猀 䰀䜀䈀吀 攀 搀攀洀愀椀猀 攀砀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 䌀栀攀最愀洀漀猀 愀 攀猀猀愀 挀漀渀挀氀甀猀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 昀攀攀搀戀愀挀欀Ⰰ 瀀攀氀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀Ⰰ 攀洀 愀渀氀椀猀攀 昀攀椀琀愀 瀀漀爀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀愀洀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀攀猀猀愀 搀椀氀椀最攀渀挀椀愀 戀攀洀 挀漀洀漀Ⰰ 渀甀洀愀 渀漀瘀愀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 㔀  愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 漀渀搀攀 㐀㠀 搀漀猀 㔀  愀氀甀渀漀猀 猀攀渀琀椀爀愀洀ⴀ猀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀昀椀挀愀稀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 渀漀猀猀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀爀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ Assim, diante do exposto e a partir do vivenciado, estudado e exposto, infere-se que a publicidade e propaganda são fatores cruciais na propagação e afirmação de representações imagéticas na sociedade. Sendo assim, devem ser utilizadas como ferramenta de uma desconstrução de estereótipos que, vem a anos trazendo consequências aos indevidos pertencentes ao nicho LGBT em questão.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀