ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00085</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha 60 anos de Grande Sertão Veredas, uma narrativa entre passado e presente</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lívia Ferraz Carvalho Rocha (Universidade de Fortaleza); Isadora Oliveira Rabelo (Universidade de Fortaleza); Dennis Costa Andrade Filho (Universidade de Fortaleza); Hugo Oliveira Pascoal (Universidade de Fortaleza); Claudio Henrique Nunes de Sena (Universidade de Fortaleza); Talita Garcez Guimarães (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha publicitária Grande Sertão: Veredas para Amazon foi criada por alunos do 5º semestre do Curso Comunicação Social- Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza durante o primeiro semestre de 2018. Foi idealizado como prova final da disciplina de Redação Publicitária II, onde aprendemos sobre produção de publicidade em diferentes midias. Ao longo da cadeira tivemos que produzir produtos de uma campanha publicitária. No briefing que nos foi dado, encontramos informações valiosas sobre o cliente, que posteriormente foram ainda mais aprofundadas pelos membros da equipe durante o processo de criação do planejamento de comunicação focado na realização da campanha publicitária A problemática da avaliação era a necessidade de divulgar que a empresa Amazon estava lançando uma edição especial do clássico de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas. A edição seria lançada em comemoração ao 60 anos de lançamento da obra. Como observado no briefing, tínhamos a missão de produzir uma campanha publicitária, com todas as suas etapas, tendo que ir da escolha de linha criativa para a produção de peças específicas: filme publicitário, mídia out of home, no mídia, postagens para as redes sociais e um anúncio impresso de revista. Desta forma, para a elaboração do projeto, se mostrou fundamental a teoria e a prática, ensinadas ao decorrer de nossa formação e reforçadas com a disciplina. Grande Sertão: Veredas é um romance escrito pelo autor brasileiro Guimarães Rosa. A publicação ganhou notoriedade por conta de sua narrativa, dita como inovadora para a época, sendo anos depois adaptada para televisão como uma novela e logo também como minissérie. Segundo Silviano Santiago em uma análise para o Jornal O Estado (2017) define a obra Grande Sertão : Veredas como:  O francês Roland Barthes e o italiano Giorgio Agamben se encontram em definição de caráter histórico e filosófico que explica a magia atemporal do romance Grande Sertão: Veredas e ainda salienta seu significado inesgotável. Barthes e Agamben sustentam que  o contemporâneo é o inatual . No Brasil a vibrar com a construção de Brasília no planalto central e, posteriormente, com a abertura da Transamazônica em plena selva, nada mais inatual artística e socialmente e, no entanto, mais contemporâneo, que o monstruoso romance escrito por Guimarães Rosa em meados do século 20 e publicado em 1956. . A Amazon, empresa criada pelo americano Jeff Bezos, nasceu em 1994 com um propósito: venda e distribuição online de livros. A companhia, conhecida pela sua velocidade de entrega e inovação no mercado resolveu, logo mais, expandir seus negócios para outros segmentos. Atualmente, ela vende acessórios, eletrônicos, vestuários e brinquedos. Em 2012 a empresa chegou ao Brasil, com venda exclusiva de livros online, e dois anos depois iniciou a venda de livros físicos, porém apenas em 2017, a marca se instalou de forma concreta no país, expandindo suas vendas e oferecendo aos clientes brasileiros os mais diversos produtos em seu site. Uma campanha publicitária pode ser caracterizada por um conjunto de peças caracterizada pela unidade entre si, segundo Tânia Hoff e Gabrielli Lourdes em Redação Publicitária, (Elsevier, 2004)  Uma campanha publicitária é um conjunto de peças, criadas para divulgar um produto ou serviço, que atendem o mesmo serviço de comunicação. . Como requisito principal do briefing, tínhamos que divulgar a obra de Guimarães Rosa por meio da Amazon, como uma edição comemorativa. Nosso objetivo principal era de mostrar parte da história do livro, e deixar claro para os espectadores de que, apesar de ter sido escrita 60 anos atrás, ainda continua sendo atual, dessa forma chamando a atenção do público e gerando curiosidade para a leitura da história. Portanto, era de nosso interesse no processo de criação, promover também a cultura sertaneja, trazendo assim ela como inspiração para o visual da campanha, já que a história do romance se passa na região interiorana do país.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após o recebimento e estudo do briefing em sala de aula, a equipe entendeu a importância da criação de um planejamento de comunicação, afinal se viu necessário criar uma campanha pautada não só na criatividade da equipe mas também embasada no contexto mercadológico do cliente. O modelo utilizado para criar o planejamento foi baseado segundo Roberto Corrêa em Planejamento de Propaganda (Global, 2004), por causa da extensão do documento, foi iniciado um processo de pesquisa sobre a empresa Amazon, como os serviços prestados, histórico de campanhas, público-alvo, concorrência, análise de SWOT/FOFA, determinação dos métodos de avaliação, posicionamento da marca, definição das mídias e cronograma das ações. Em paralelo,a equipe buscou aprofundar seu conhecimento sobre a obra de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, além da leitura do livro, tivemos a oportunidade conversar com a professora Mariana Fontenele Braga, na qual sua tese de mestrado foi  Poesia talhada em madeira: Arlindo Daibert e João Guimarães Rosa , com ela tivemos uma oportunidade de visão maior sobre a obra, sendo assim entendemos melhor sobre a construção da história, seus personagens e a narrativa que o autor se utilizou. Depois da fase de pesquisas e estudos, iniciamos o processo de criação da campanha, sendo inicialmente necessário a escolha de uma linha de pensamento criativo, para assim definir sua estética e composição. Dessa forma, desenvolvemos uma rede semântica, que segundo João Anzanello Carrascoza, em A Evolução do Texto Publicitário, (Futura, 2003) é uma relação sintagmática que se estabelece em dois ou mais termos presentes numa série real", com elementos de associação direta, associação indireta, associação oposta e atributos da marca. Partindo disso, elaboramos um mapa mental baseado no livro Mapas Mentais e sua elaboração, de Tony Buzan (Cultrix,2005) para organizar de forma mais visual nossas ideias e deste processo, podermos escolher uma linha criativa eficiente e que conversasse com os nossos objetivos estabelecidos. Baseando-se pelo mapa mental produzido, fomos capazes de pesquisar algumas referências sobre o que já havia sido feito em relação ao livro Grande Sertão: Veredas de forma mais eficiente, tais como filmes publicitários relacionados a estética. Dentro do mapa mental identificamos que a obra se baseia em diversos momentos no conceito de dualidade. Questões sobre o céu e o inferno, os gêneros masculino e feminino e sobre as desigualdades sociais, que foram decisivas no livro se fizeram marcantes durante nosso processo de criação. Observamos que o filme precisava de um ponto de virada forte, no nosso caso sendo escolhido para ser a assinatura da campanha, algo impactante para vender a ideia de forma assertiva. Essa orientação é apontada por Tiago Barreto no livro Vende-se em 30 segundos: Manual para filme publicitário. (Senac,2010):  O ponto de virada é qualquer incidente, episódio ou evento inesperado que leva a ação dramática para outra direção ou apresenta uma situação que o espectador não esperava . Desse pensamento decidimos a narrativa que íamos escolher para ser trabalhada no roteiro e posteriormente executada no filme.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a definição da linha criativa da campanha, determinamos as mídias out of home, no mídia, anúncio de revista e as postagens para as redes sociais, que, mesmo com a indicação do briefing, ainda estavam em aberto no quesito de tipo. Também foi criadas, indo além do briefing, uma série para o serviço de streaming da Amazon, uma adaptação da história de Guimarães Rosa para uma minissérie. A linha criativa da campanha consiste em contar a história de um dos protagonistas do livro, porém a ideia-chave é de não revelar isso imediatamente. O ponto de virada consiste quando o narrador revela que essa história, que se mostrava super atual, na realidade foi escrita a mais de 60 anos atrás. Nos filmes publicitários, ponto de virada é revelado de duas formas: quando o personagem coloca o chapéu de cangaceiro, vestimenta típica da época e também quando o título revela esta informação. Em todas as peças é possível perceber uma linha estética e textual que se repete caracterizando uma campanha. Foram utilizados a mesma disposição de layout, paleta de cores, fonte e elementos visuais que demonstram a unidade da campanha. No filme, foi usado uma lente 50mm para registrar as cenas. Também foi de escolha da equipe não utilizar estabilizadores de imagem ou tripé, já que o filme tinha um toque intimista e dessa forma estaríamos retratando a visão do protagonista em cena. A trilha sonora foi feita com sons de percussão, gaita e violão, trazendo o espectador para uma ambientação que remete ao sertão, sendo a edição trabalhada para as batidas sinalizarem com o corte das imagens fazendo com que a música e a imagem conversem entre si. O figurino também foram uma parte importante para as filmagens, pois tínhamos que deixar claro para quem estava assistindo que tratava-se de uma história antiga, passada no sertão baiano e mineiro, desta forma se viu necessário também realizar pesquisas sobre como as pessoas daquela época e região se vestiam. As outras peças se caracterizam por sua estética com elementos visuais e detalhe de cor. No processo de escolha das cores foi decidido trabalhar a questão da dualidade através do contraste das cores. Nas peças com o personagem Riobaldo predominam as cores preto e vermelho, e na personagem Diadorim as cores branco e amarelo. Todas levam a história do personagem e uma foto representando o ambiente e a estética vivida na época. Em sua redação, se utilizam também do ponto de virada, revelando ao leitor a quantidade de anos que a história foi escrita. A campanha gera curiosidade para aqueles que nunca leram o livro, despertando o interesse para lê-lo, atendendo nosso objetivo buscado no planejamento de campanha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>