INSCRIÇÃO: 00152
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT12
 
TÍTULO: Revista Damário
 
AUTORES: BRUNO DE JESUS LEITE (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA); ADAILANE DOS SANTOS SOUZA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA); LUCAS DE SOUZA LIMA NEVES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA); MONALYSA DE MELO PEREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA); JOSÉ PÉRICLES DINIZ BAHIA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
RESUMO਀䄀 ᠀删攀瘀椀猀琀愀 䐀愀洀爀椀漀ᤀ† 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀漀爀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 刀攀挀渀挀愀瘀漀 搀愀 䈀愀栀椀愀 ⠀唀䘀刀䈀⤀ 渀漀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀洀瀀爀攀猀猀漀 䤀䤀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀 瀀攀氀漀 倀爀漀昀⸀ 䐀爀⸀ 倀爀椀挀氀攀猀 䐀椀渀椀稀 䈀愀栀椀愀⸀ 一漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀 挀甀猀琀漀洀椀稀愀搀愀Ⰰ 漀 爀攀昀攀爀椀搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 攀渀焀甀愀渀琀漀 甀洀 猀甀瀀氀攀洀攀渀琀漀 搀漀 刀攀瘀攀爀猀漀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 攀 愀戀漀爀搀愀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀Ⰰ 漀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 搀愀 椀渀漀瘀愀漀 猀漀戀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 愀琀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 愀渀琀攀猀 椀渀瘀椀猀瘀攀椀猀⸀ 伀 渀漀洀攀  甀洀愀 栀漀洀攀渀愀最攀洀 愀 䐀愀洀爀椀漀 䐀愀䌀爀甀稀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 戀愀椀愀渀漀 攀 愀最椀琀愀搀漀爀 挀甀氀琀甀爀愀氀 焀甀攀 攀猀挀漀氀栀攀甀 漀 刀攀挀渀挀愀瘀漀 挀漀洀漀 氀漀挀愀氀 搀攀 甀洀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 氀椀琀攀爀爀椀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 漀 甀猀漀 搀漀 儀刀 䌀漀搀攀 攀 愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀洀 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀渀氀椀渀攀 昀漀爀愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀  PALAVRAS-CHAVE: Cultura, Jornalismo de Revista, Ciência, Bahia, Inovação.਀ INTRODUÇÃO਀䄀 䐀愀洀爀椀漀 猀甀爀最攀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀攀 猀甀瀀氀攀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 䨀漀爀渀愀氀 刀攀瘀攀爀猀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀氀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 刀攀挀渀挀愀瘀漀 搀愀 䈀愀栀椀愀 ⠀唀䘀刀䈀⤀⸀ 伀 渀漀洀攀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀  甀洀愀 栀漀洀攀渀愀最攀洀  䐀愀洀爀椀漀 䐀愀挀爀甀稀Ⰰ 昀漀琀最爀愀昀漀Ⰰ 瀀漀攀琀愀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 攀 愀最椀琀愀搀漀爀 挀甀氀琀甀爀愀氀 樀 昀愀氀攀挀椀搀漀 焀甀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瘀椀搀愀 攀猀挀漀氀栀攀甀 甀洀 挀愀猀愀爀漀 愀渀琀椀最漀 搀攀 䌀愀挀栀漀攀椀爀愀 攀渀焀甀愀渀琀漀 洀漀爀愀搀愀 攀 猀攀搀攀 搀漀 猀攀甀 猀漀渀栀漀Ⰰ 漀 倀漀甀猀漀 搀愀 倀愀氀愀瘀爀愀⸀  A nossa revista tem uma localização social e geográfica sob a alcunha de um acrônimo formado por uma vogal e três consoantes: o CAHL (Centro de Artes, Humanidades e Letras). Fixado em Cachoeira (BA), uma cidade com pouco mais de 30 mil habitantes, o campus é um espaço marcado por doze anos de histórias nos diferentes cursos, em especial no curso de Jornalismo, que desde os instantes iniciais forma profissionais que atuam no mercado de trabalho em todo o país. ਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀爀愀稀 挀漀渀猀椀最漀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 椀渀琀爀渀猀攀挀愀 挀漀洀 漀 猀攀甀 攀渀琀漀爀渀漀Ⰰ 愀 爀攀最椀漀 挀渀挀愀瘀愀 焀甀攀 爀漀搀攀椀愀 愀 䈀愀愀 搀攀 吀漀搀漀猀 漀猀 匀愀渀琀漀猀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 猀漀戀爀攀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 挀椀渀挀椀愀 攀 爀攀氀椀最椀漀猀椀搀愀搀攀 ጀ†愀氀最甀洀愀猀 搀攀猀猀愀猀 渀甀渀挀愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀⸀ 䔀渀琀漀爀渀漀 攀猀琀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀渀搀漀 倀愀甀氀漀 䜀愀戀爀椀攀氀 一愀挀椀昀 ⠀㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 瀀攀爀挀漀爀爀攀渀搀漀 ᰀ 瀀漀猀猀瘀攀氀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 攀渀琀爀攀 猀攀甀猀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀 甀洀愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀  爀攀最椀漀Ⰰ 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀洀甀洀 攀 甀洀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀 洀甀椀琀漀猀 栀戀椀琀漀猀 攀 琀爀愀搀椀攀猀ᴀ⸠ É necessário pontuar que a experimentação é o princípio fundante da nossa revista, que se apropria do formato de veículo universitário já utilizado por outras iniciativas laborais semelhantes como um fator de propulsão. O âmbito universitário, aliás, é encarado aqui como uma motivação, mas também como um desafio, afinal, os muros da instituição precisam ser transpostos. Lá fora existe um admirável mundo novo que vale a pena conhecer.਀ OBJETIVOS਀䜀攀爀愀椀猀㨀 倀攀爀洀椀琀椀爀 愀漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 攀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 ⠀爀攀瘀椀猀琀愀⤀ 瀀爀漀瀀爀椀愀洀攀渀琀攀 搀椀琀漀 搀攀猀搀攀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 攀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 挀爀椀愀漀 攀 攀搀椀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䔀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀㨀 䘀愀瘀漀爀攀挀攀爀 愀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀琀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 甀洀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 瀀漀瘀漀愀搀漀 洀愀樀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀攀最爀愀猀㬀 匀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀 攀洀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 椀渀漀瘀愀漀 渀漀 刀攀挀渀挀愀瘀漀㬀 嘀椀愀戀椀氀椀稀愀爀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀甀瀀漀爀琀攀猀㬀 吀攀猀琀愀爀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 最渀攀爀漀猀㬀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 甀洀愀 氀最椀挀愀 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 昀猀椀挀愀 攀 搀椀最椀琀愀氀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 挀漀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 爀攀最椀漀渀愀椀猀 ጀ†猀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 爀攀最椀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 䴀椀氀琀漀渀 匀愀渀琀漀猀 ⠀㈀  㠀Ⰰ 愀瀀甀搀 䐀䤀一䤀娀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀㜀㄀⤀⸀
 
INTRODUÇÃO
JUSTIFICATIVA਀匀甀瀀攀爀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀 猀漀 挀愀洀瀀漀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀猀  甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 焀甀攀 渀漀猀  戀愀猀琀愀渀琀攀 挀愀爀愀 渀愀 䐀愀洀爀椀漀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 琀愀氀 瘀椀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 猀甀爀最攀 挀漀洀漀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀 甀洀 爀攀挀漀爀琀攀 猀漀戀爀攀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 渀漀 猀攀爀椀愀 瀀愀甀琀愀 搀愀 漀爀搀攀洀 搀漀 搀椀愀 渀漀 栀愀爀搀 渀攀眀猀⸀ Aqui os signos locais e regionais, que de acordo com Marques de Melo (2009) são pouco valorizados, assumem uma centralidade. O objetivo é mostrar temas de interesse geral dentro dos campos delimitados no escopo do projeto editorial. Tudo isso lançando mão de uma abordagem, como afirma José Péricles Diniz (2013), “mais ligada à cidadania”.਀䄀 挀椀渀挀椀愀 攀 愀 椀渀漀瘀愀漀 猀漀 琀攀洀愀猀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 渀漀猀 挀愀搀攀爀渀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䴀爀椀漀 䔀爀戀漀氀愀琀漀 ⠀㄀㤀㠀㄀⤀Ⰰ ᰀ猠攀洀瀀爀攀 栀 愀氀最甀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 焀甀攀 琀攀洀 愀氀最漀 愀 椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 挀椀攀渀琀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀  椀洀瀀爀攀渀猀愀ᴀ⸠ 䨀 愀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 挀漀洀漀 攀砀瀀氀椀挀愀 䐀愀渀椀攀氀 倀椀稀愀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ ᰀ攠猀琀 攀洀 琀甀搀漀Ⰰ  搀攀 猀甀愀 攀猀猀渀挀椀愀 洀椀猀琀甀爀愀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 攀 愀琀爀愀瘀攀猀猀愀爀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀ᴀ⸠ 䄀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀搀愀 挀漀洀 猀椀最渀漀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀  甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 猀攀 搀攀戀爀甀愀 攀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀 挀漀洀 愀 最攀爀愀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀⸀ ਀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀䄀匀 Durante os momentos iniciais da disciplina Oficina de Jornalismo Impresso II, houve, por parte do professor Péricles Diniz, a proposta de confecção de uma revista como atividade avaliativa. Grupos com até cinco pessoas foram formados e cada um teve a função de desenvolver um planejamento, que seria a primeira etapa do desenvolvimento da referida publicação. Nele deveria constar detalhes sobre a linha editorial, a definição de pautas, a distribuição de seções e funções. ਀一愀猀 愀甀氀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀ⴀ挀栀愀瘀攀 渀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 琀爀愀渀猀瘀攀爀猀愀椀猀 挀漀洀漀 愀 爀攀最椀漀渀愀氀椀稀愀漀 攀 漀猀 最渀攀爀漀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 昀漀爀愀洀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀⸀ 唀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 攀猀琀椀瀀甀氀愀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀猀 昀漀猀猀攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀猀猀攀洀 攀渀琀爀攀最甀攀猀⸀  Na nossa equipe, reuniões de pautas foram marcadas e por meio de um brainstorm definimos nelas o deadline, o expediente, a linha editorial, todo o projeto gráfico e a chamada “boneca”. Escolhemos o nome do produto em função de uma homenagem. A temática veio logo depois, por acreditarmos que a população local merecia ser prestigiada e que deveríamos ousar. Assim, o planejamento editorial foi apresentado e recebeu a nota máxima.਀䌀愀搀愀 爀攀瀀爀琀攀爀 昀椀挀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 洀愀爀挀愀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 攀 瀀漀爀 挀漀戀爀椀爀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀猀猀攀 漀甀 琀椀瘀攀猀猀攀 洀愀椀漀爀 搀漀洀渀椀漀⸀ 䔀爀愀洀 攀渀瘀椀愀搀愀猀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 攀搀椀琀漀爀 搀攀 琀攀砀琀漀 愀猀猀椀洀 焀甀攀 昀漀猀猀攀洀 攀猀挀爀椀琀愀猀⸀ 吀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 愀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 愀渀琀攀猀 搀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀猀猀攀 瀀漀爀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀⸀  Na etapa da diagramação, o diretor de arte, já em posse de todo o material analisado, pôs em prática o que havia sido planejado anteriormente. O programa utilizado foi o Adobe InDesign. Pronto, o arquivo foi enviado ao professor, que recomendou alguns ajustes prontamente atendidos. Em seguida, houve um novo envio, desta vez em sua versão definitiva. O arquivo seguiu para a gráfica, que imprimiu mil exemplares distribuídos aos campi da Universidade; outros foram entregues pela própria equipe em estabelecimentos comerciais de Cachoeira, no Espaço de Cinema Glauber Rocha e no Bar Velho Espanha - os dois últimos em Salvador.਀
 
OBJETIVO
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO਀䄀 䐀愀洀爀椀漀 昀漀椀 挀漀渀挀攀戀椀搀愀 攀洀 甀洀愀 切渀椀挀愀 攀搀椀漀Ⰰ 攀砀攀爀挀攀渀搀漀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀椀氀漀琀漀 瀀愀爀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 搀漀 琀椀瀀漀⸀ 䐀漀椀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀猀琀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 最爀愀琀甀椀琀愀洀攀渀琀攀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 漀 昀猀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀 琀椀爀愀最攀洀 搀攀 洀椀氀 攀砀攀洀瀀氀愀爀攀猀Ⰰ 攀 甀洀愀 瘀攀爀猀漀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 栀漀猀瀀攀搀愀搀愀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䤀猀猀甀甀⸀ 䄀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀最椀渀愀猀 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀愀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀攀 甀洀愀 氀椀洀椀琀愀漀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 漀 挀漀渀琀爀愀琀漀 搀攀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 挀漀洀 愀 最爀昀椀挀愀 搀攀昀椀渀攀 甀洀 渀切洀攀爀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀攀 瀀最椀渀愀猀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀愀爀Ⰰ 搀漀稀攀⸀ Pensada estrategicamente para garantir acessibilidade ao público leitor, logo na capa foi inserido um QR Code, instrumento que possibilita o acesso à versão digital da revista em qualquer dispositivo compatível com a tecnologia. ਀匀攀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀攀氀漀猀 最渀攀爀漀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 琀攀洀愀猀 挀漀洀漀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 猀椀洀戀氀椀挀愀 搀攀 甀洀 搀漀猀 攀砀瀀漀攀渀琀攀猀 搀漀 䌀椀渀攀洀愀 一漀瘀漀 攀洀 甀洀 戀愀爀 挀攀渀琀攀渀爀椀漀Ⰰ 愀 椀渀猀攀爀漀 搀漀猀 猀愀戀攀爀攀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 渀愀 䄀挀愀搀攀洀椀愀Ⰰ 愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀 渀漀爀搀攀猀琀椀渀愀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 瀀漀瀀 渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀猀 椀渀漀瘀愀攀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀猀 攀 漀 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀椀猀洀漀 渀攀最爀漀⸀ 䔀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀琀漀Ⰰ 漀猀 琀攀砀琀漀猀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 洀漀氀搀攀猀㨀 瀀攀爀昀椀氀Ⰰ 琀攀砀琀漀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀Ⰰ 洀椀渀椀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 伀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 猀漀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 氀椀戀攀爀愀椀猀Ⰰ 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀椀猀 攀 愀爀琀椀猀琀愀猀⸀ A identidade visual privilegia cores vibrantes como o laranja, o azul marinho e o vermelho, que referenciam as cores do azeite de dendê, do mar da Baía de Todos os Santos e da Irmandade da Boa Morte, respectivamente. A escolha da tipografia, os contrastes e toda a diagramação foi pensada em prol de um sentido de credibilidade, modernidade, e em algumas páginas, tenta situar o leitor em um lugar, o Recôncavo. Assim, a distribuição em colunas, associado ao uso de capitulares bem como a escolha de fontes simples assumem um certo minimalismo na composição.਀䔀洀 猀甀愀 挀愀瀀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 攀洀 猀攀甀 ᰀ洠椀漀氀漀ᴀ†栀 甀洀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀洀漀 渀漀 甀猀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 洀甀椀琀漀 琀攀洀瀀漀 瀀攀氀漀 栀漀洀攀渀愀最攀愀搀漀Ⰰ 䐀愀洀爀椀漀 䐀愀挀爀甀稀⸀ 匀甀戀琀琀甀氀漀猀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀攀洀愀爀挀愀爀 挀愀搀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 渀漀 愀氀琀漀 搀愀 瀀最椀渀愀 攀 漀甀琀爀愀猀 愀攀猀 昀漀爀愀洀 琀漀洀愀搀愀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀⸀ ਀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀 Ao desenvolver uma revista no componente curricular Oficina de Jornalismo Impresso II, tivemos uma profundidade maior acerca da produção e distribuição de publicações no âmbito físico e digital, uma experiência laboral na difusão de informação e na função do jornalismo como um instrumento que viabiliza a autonomia de sujeitos. A realidade de uma redação foi vivenciada da maneira mais próxima, fazendo com que alguns tivessem diferentes conclusões sobre o seu cotidiano. Não obstante, nos sentimos contemplados em poder pautar narrativas diversas.਀ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS਀䐀䤀一䤀娀Ⰰ 䨀漀猀 倀爀椀挀氀攀猀⸀ 伀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 䌀爀甀稀 搀愀猀 䄀氀洀愀猀㨀 唀䘀刀䈀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ ㄀㌀㈀ 瀀⸀ ERBOLATO, Mario L. Jornalismo especializado: emissão de textos no jornalismo impresso. São Paulo: Atlas, 1981.਀䴀䔀䰀伀Ⰰ 䨀漀猀 䴀愀爀焀甀攀猀 搀攀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 攀 爀攀椀渀瘀攀渀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀  㤀⸀ NACIF, Paulo Gabriel S. Esta terra chamada Recôncavo Baiano. Disponível em: < http://www.andifes.org.br/esta-terra-chamada-reconcavo-baiano/>. Acesso em: 04 abril 2019. ਀倀䤀娀䄀Ⰰ 䐀愀渀椀攀氀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ ㄀㐀㌀ 瀀⸀ SCALZO, Marília. Jornalismo de revista. São Paulo: Contexto, 2011.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀