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INSCRIÇÃO: | 00162 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO10 |
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TÍTULO: | Especial Desencontros |
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AUTORES: | Lívia Carvalho Barbosa de Menezes (Universidade Federal do Ceará); Alexia Vitória Castro Vieira (Universidade Federal do Ceará ); Ana Luiza Braga de Souza (Universidade Federal do Ceará); Letícia do Vale Souza (Universidade Federal do Ceará); Wellber Bandeira Teixeira (Universidade Federal do Ceará); Marcelo Andrey Monteiro de Queiroz (Universidade Federal do Ceará) |
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PALAVRAS-CHAVE: | , , , , |
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RESUMO |
Com o intuito de traçar um panorama da situação das pessoas desaparecidas no Ceará e também de famílias que procuram por parentes perdidos, a equipe realizou o especial “Desencontros - Uma narrativa sobre os desaparecidos no Ceará”, para a disciplina de Telejornalismo II, do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. Através de investigação jornalística, verificou-se que, em 2017, o Ceará, foi um dos estados que não entregou informações relativas a pessoas desaparecidas ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que montou banco de dados sobre pessoas desaparecidas entre 2007 e 2017, a pedido do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀挀愀Ⰰ 漀 攀猀琀愀搀漀 挀愀爀攀挀椀愀 搀攀 爀最漀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀 攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 攀 爀攀甀渀椀爀 漀猀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀⸀ 䄀琀 ㈀ 㘀Ⰰ 漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 刀攀昀攀爀渀挀椀愀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 搀攀 䄀猀猀椀猀琀渀挀椀愀 匀漀挀椀愀氀 ⠀䌀刀䔀䄀匀⤀ 爀攀愀氀椀稀愀瘀愀 攀猀猀攀 猀攀爀瘀椀漀⸀ 伀 爀最漀 昀漀椀 漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 ⸀㌀㔀㘀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 愀渀漀猀 搀攀 ㈀ 㘀 攀 ㈀ 㘀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 愀猀 搀攀渀切渀挀椀愀猀 昀攀椀琀愀猀 渀漀 䌀刀䔀䄀匀Ⰰ 㤀㘀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀渀琀椀渀甀愀瘀愀洀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀愀猀⸀ 䨀 猀攀最甀渀搀漀 愀 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 匀攀最甀爀愀渀愀 倀切戀氀椀挀愀 攀 䐀攀昀攀猀愀 匀漀挀椀愀氀 ⠀匀匀倀䐀匀⤀ 搀漀 攀猀琀愀搀漀 䌀攀愀爀Ⰰ 㘀⸀㔀㔀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀 挀漀洀漀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀愀猀 攀渀琀爀攀 ㈀ 㔀 攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㠀 渀漀 攀猀琀愀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 䈀漀氀攀琀椀洀 搀攀 伀挀漀爀爀渀挀椀愀 ⠀䈀伀⤀⸀ 䔀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 愀氀椀渀栀愀搀漀猀 愀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 搀攀挀氀愀爀愀攀猀 搀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 搀愀 爀攀愀Ⰰ 猀漀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀
No especial, buscamos traçar, por meio das histórias de personagens, as rotas que as famílias com entes desaparecidos percorrem, o processo de perda, busca por informações e apoio, investigação, procura e, em alguns casos, encontro. Buscou-se ilustrar como a falta de um órgão especializado no Ceará aliado à burocracia envolvida no processo de desaparecimento dificultava o reencontro entre desaparecidos e suas famílias. Investigou-se também o aspecto da reintegração da pessoa que esteve desaparecida, além da expectativa pelo reencontro que ampara as famílias em meio à realidade dos desaparecimentos. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 漀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀 䐀攀猀攀渀挀漀渀琀爀漀猀 戀甀猀挀漀甀 琀攀挀攀爀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀洀 焀甀攀 猀攀 昀椀稀攀猀猀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 焀甀愀椀猀 猀漀 漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 瀀攀爀挀漀爀爀椀搀漀猀 琀愀渀琀漀 瀀攀氀愀 昀愀洀氀椀愀 搀漀 攀渀琀攀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀 焀甀愀渀琀漀 瀀攀氀漀 瀀爀瀀爀椀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 搀攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀ⴀ瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 一椀氀猀漀渀 䰀愀最攀 攀洀 ᰀ吠攀漀爀椀愀 攀 吀挀渀椀挀愀 搀愀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀ᴀ†⠀䔀搀椀琀漀爀愀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀ 㤀⤀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 愀 爀攀氀愀漀 焀甀攀 愀 昀漀渀琀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 挀漀洀 愀 瀀愀甀琀愀⸀
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OBJETIVO |
“Desencontros - Uma narrativa sobre os desaparecidos no Ceará” é uma reportagem televisiva. Os recursos empregados na realização da reportagem foram de caráter pessoal, bem como os aparelhos, como câmeras filmadoras e celulares, utilizados na captação de imagens e áudios do vídeo. A reportagem conta com abertura, passagem, off, sonoras de entrevistados, elementos caracterÌsticos do estilo da reportagem para televisão. Devido à complexidade do assunto, o gênero escolhido foi uma reportagem televisiva de nove minutos, maior do que os vt’s tradicionais, com o objetivo de abordar a subjetividade dos personagens. 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀Ⰰ 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 洀攀椀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 甀猀漀 搀愀 挀洀攀爀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 挀漀洀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀洀 挀攀渀愀Ⰰ 瀀爀椀漀爀椀稀愀渀搀漀 愀 昀椀最甀爀愀 栀甀洀愀渀愀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀 漀甀琀爀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 愀洀戀椀攀渀琀愀洀 愀 挀攀渀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀猀 挀攀渀爀椀漀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 昀漀爀愀洀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀猀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 漀挀漀爀爀攀爀愀洀 渀愀 挀愀猀愀 搀攀氀攀猀 漀甀 攀洀 漀甀琀爀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀昀攀琀椀瘀漀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 洀愀渀椀昀攀猀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 䴀甀渀椀稀 匀漀搀爀 攀 䴀愀爀椀愀 䠀攀氀攀渀愀 䘀攀爀爀愀爀椀 搀攀猀琀愀挀愀洀 攀洀 ᰀ吠挀渀椀挀愀 搀攀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 渀漀琀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀ᴀ†⠀䔀搀椀琀漀爀愀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㠀㘀⤀⸀ 伀 渀最甀氀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀 漀 昀爀漀渀琀愀氀⸀
A experimentação foi deixada para as imagens de apoio. Nessa categoria, existe uma variedade de planos, ângulos e enquadramentos utilizados. Esses são artifícios que complementam a narrativa, apresentando caráter informativo. As imagens escolhidas para esses momentos focam em detalhes, tanto do ambiente como do personagem. Já que, de acordo com Nilson Lage em “Teoria e Técnica da Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística” (Editora Record, 2009), a entrevista televisiva coloca em evidência as expressões do personagem, as roupas e as características. Dessa forma, objetos comuns podem se transformar em importantes contadores de história. A mudança de enquadramento e ângulos em relação ao personagem amplia as emoções transmitidas e contribui para o leque interpretativo do espectador. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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