ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00166</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Guardiões do Mar: Plano de Responsabilidade Socioambiental para a empresa Beach Park</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Natalia Xavier Coelho (Universidade de Fortaleza); Janayde De Castro Gonçalves (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o objetivo de desenvolver Plano de Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSE) para empresa não-fictícia como atividade avaliativa da disciplina de Projeto Experimental, o projeto "Guardiões do Mar" foi desenvolvido por estudantes do curso de Comunicação Social - Jornalismo, da Universidade de Fortaleza (Unifor). O produto descrito foi criado durante a disciplina e finalizado em 2018 com o objetivo de funcionar como proposta de evento com vínculos de responsabilidade social e ambiental para a empresa Beach Park, parque aquático cearense de renome nacional. A proposta é que, anualmente, no dia 8 de junho - data definida em 1992 como "Dia Mundial dos Oceanos" pela Organização das Nações Unidas (ONU) -, o parque aquático receba crianças de escolas públicas da região para a realização de ações que envolvam a importância da preservação dos oceanos. As atividades aconteceriam em área em frente ao parque, e seriam: palestra sobre a importância dos mares, gincana de recolhimento de lixo - movimentação que dará aos participantes o título de "guardião do mar" e oceanos -, visita à exposição de fotos, prática de desenhos sobre a temática, e visita aos brinquedos do parque, para relacionar o lúdico com o educacional. A proposta é que cerca de 50 crianças sejam beneficiadas todos os anos e que ocorram parcerias com jornais e projetos ambientais já existentes, além do apoio da Prefeitura de Fortaleza e de Aquiraz. O plano é dividido em "Introdução", "contexto social", "apresentação do projeto", "público beneficiário", "equipe necessária", "parcerias", "cronograma de ações", "programação do evento", "recursos necessários", "mix de comunicação" e "transparência". Todas as categorias foram criadas pelos estudantes a partir da orientação feita durante a disciplina e realizadas por pesquisas e entrevistas com gestores da empresa. O projeto já possui, também, o roteiro dos procedimentos necessários, entre ideias de convidados, recursos necessários (e o orçamento previsto) e a categoria de parcerias, em que se sugere possíveis parcerias e apoio que a empresa pode se submeter para a realização do projeto. Entre elas está o Instituto Cearense do Mar (Labomar), A associação de Pesquisa de Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) e o próprio Governo do Estado do Ceará. Outra categoria do plano envolve o mix de comunicação, que contém sugestão de carta de apoio, de release e da possível identidade visual, que envolve logo, produtos e website do programa. O último ítem é "transparência", que envolveria ações do Beach Park após a realização da atividade. A principal ideia é a transformação dos desenhos das crianças em jornais de bandeja para os restaurantes do parque, para que a atividade seja lembrada durante todo o ano.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Responsabilidade Social Empresarial ainda é um campo que está em desenvolvimento no Brasil, e possui algumas limitações, apesar de seus benefícios segundo Moretti; Campanario, na análise bibliométrica "A Produção Intelectual Brasil em Responsabilidade Social Empresarial" (Revista RAC, 2009). Sobre os benefícios observados Ashley et al, em seu texto "Ética e responsabilidade social nos negócios" (editora Saraiva, 2006), "ao assumir uma postura socialmente responsável, as empresas também passam a ter compensações. Melhor acesso ao capital, principalmente de investidores socialmente conscientes, menores prêmios de seguros, menor overhead, melhora na imagem, maiores vendas e melhores relações com empregados são algumas das das que podem ser citadas", explica. Se compreende que a Responsabilidade Social é tema de extrema importância para a comunicação e gestão empresarial, pois envolve a ética empresarial e reforça a cultura organizacional de empresas. Após, então, ter conhecimento institucional e comunicacional da empresa, bem como de sua missão, visão e os valores que o Beach Park gostaria de repassar por meio do projeto, foi-se desenvolvido o plano tendo como principal objetivo oferecer ideia de campanha inovadora e que traga benefícios reais à empresa. A partir desse conceito, a ideia de aplicabilidade do projeto criado foi trabalhada a partir da ideia de Mafei, no texto "Assessoria de Imprensa" (editora Contexto, 2012) de que o assessor de comunicação também deve atuar como profissional de gestão, pois "o assessor de imprensa ganhou atribuições muito mais complexas com o desenvolvimento da indústria de comunicação. E deveria, a partir de então, ser chamado de "gestor de relacionamentos". Essa mudança de perfil tem a ver também com o novo papel que a própria comunicação ganhou nas organizações de algo tático para uma função estratégica". Dessa forma, faz parte do profissional de comunicação administrar todo o relacionamento da empresa. Otimizar esses processos de comunicação faz parte do objetivo final do plano, que pretende valorar a sustentabilidade e englobar valores humanos e ambientais, principalmente. Esses elementos se fazem essenciais à qualquer empresa, pois, como explica Cardoso em seu livro "Comunicação empresarial versus comunicação organizacional" (RAP, 2006) os processos de comunicação "são essenciais para a operação da entidade e estão intimamente vinculados às formas de significar, valorar e expressar uma organização, isto é, ao processo comunicacional e constitutivo da cultura da organização, e de sua identidade, configurando imagens reconhecidas por seus diversos públicos internos e externos. A comunicação pode ser entendida, então, como um alicerce que dá forma à organização, fazendo-a ser aquilo que ela é". A partir dessa lógica, pretende-se reforçar os valores da empresa no meio em que trabalha  o socioambiental  com práticas reais e que reflitam os trabalhos positivos da empresa entre seus públicos. Nesse sentido, é interessante ressaltar que a iniciativa de empresas privadas podem ser benéficas para contribuir com o trabalho de ONG's já existentes, pois, como dá a luz Born, em seu texto no livro "Meio ambiente no século 21" (Sextante, 2003) "No Brasil é certo afirmar que as organizações não-governamentais (ONGs) que lidam com as questões ambientais têm tido um papel cada vez maior e mais efetivo em políticas públicas e geração de iniciativas. Mas é preciso reconhecer que há uma grande fragilidade institucional em boa parte das entidades que compõem o chamado movimento ambientalista brasileiro". Neste sentido, as empresas privadas podem e devem realizar trabalhos ambientais na mesma linha do terceiro setor, pois, como o trabalho já sugere, há uma responsabilidade socioambiental na empresa. No caso do Beach Park, principalmente no ambiente marítimo devido a sua localização e a sua proposta como parque aquático.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A empresa Beach Park foi selecionada por sua valorização regional, política ambiental, sustentabilidade e seus projetos já existentes. A partir da seleção, foram realizadas visitas e conversas informais com os gestores da área ambiental da empresa para a realização de um projeto que fosse inovador e viável, adaptando-se, assim, à realidade econômica, física e socioambiental da empresa. Em entrevista com os gestores do setor de meio ambiente da empresa, foi-se discutido as possibilidades do projeto que iria ser construído, além dos valores da empresa que poderiam ser trabalhados no plano. Por se tratar de uma empresa real, com limitações e aplicabilidades, o objetivo foi criar plano que se encaixasse com a empresa já existente, não o oposto, a fim de ressaltar os valores da empresa - já frequentes em relação ao meio-ambiente -, bem como sua realidade. De acordo com Bueno, em seu livro "A Comunicação Empresarial Estratégica" (editora Conexão, 2005): "De imediato, é necessário considerar que a comunicação empresarial não flui no vazio, não se realiza à margem das organizações, mas está umbilicalmente associada a um particular sistema de gestão, a uma específica cultura organizacional e que é expressão, portanto, de uma realidade concreta. Para que a comunicação empresarial seja assumida como estratégica, haverá, pois, necessidade, de que essa condição lhe seja favorecida pela gestão, pela cultura e mesmo pela alocação adequada de recursos (humanos, tecnológicos e financeiros), sem os quais ela não se realiza". Os responsáveis pela coordenação de Meio Ambiente e Gestão Ambiental também tiveram participação direta na criação do plano por meio de conversas informais e esclarecimentos sobre a realidade do parque, que foram utilizadas para a troca de conhecimento entre os membros da equipe, a fim de tornar o plano verossímil, além de compartilhar, por meio das reuniões, o próprio clima organizacional da empresa. O projeto "Guardiões do Mar" foi idealizado, então, tendo como base as atividades e a relação já existente do parque aquático com o oceano. Entre o embasamento teórico, destaca-se a meta nº 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU, 2015), parte da Agenda de 2030, que prevê "conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável". A partir, então, da criação e da possível aplicação do Plano de Responsabilidade Socioambiental "Guardiões do Mar", pretende-se então reforçar a cultura organizacional da empresa Beach Park, melhorar o clima organizacional, garantir engajamento e fidelizar seus clientes e funcionários por meio de projeto positivo e que incite a sustentabilidade e valorize o meio ambiente e o social. A proposta é exaltar os valores humanos e inspirar a empresa na criação de campanha que reforce a sua responsabilidade socioambiental a partir da teoria e prática para repassar seus valores de forma positiva e demonstrar, de forma real, a preocupação do empresarial com o socioambiental. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>