ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00204</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;De AM para FM: Projeto de Assessoria de Imprensa para a Rádio Consolação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Anderson Luan Santana siqueira (Universidade Federal da Paraíba); Jéssica de Souza Soares (UFPB); Sandra Raquew dos Santos Azevêdo (UFPB)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho apresenta um projeto de assessoria de imprensa para a Rádio Católica Consolação FM, emissora com área de abrangência no Estado da Paraíba. A Rádio Católica Consolação é um projeto de evangelização católico criado em fevereiro de 2003 pela Comunidade Consolação Misericordiosa, com sede em João Pessoa, e utiliza o rádio integrado com as mídias sociais para divulgar assuntos e conteúdo de interesse cristão na região. A emissora se identifica como "um projeto que irradia o consolo e a compaixão de Deus por meio de uma programação de qualidade comprometida com o Evangelho" e opera na frequência FM 107,7 desde junho de 2018. Em outubro de 2018 foi lançada a retransmissora Consolação do Vale na cidade de Mamanguape, operando na frequência 92.3 FM. A rádio também pode ser ouvida na Internet (portal e redes sociais). O diferencial da Consolação é justamente estar na frequência radiofônica FM e através da Internet, por meio de um portal próprio e das redes sociais, além de utilizar o recurso de vídeo transmissão ao vivo, que possibilita aos internautas acompanhar o trabalho no estúdio, bem como as celebrações e eventos através do recurso imagem, uma novidade recente no trabalho das emissora radiofônicas. Devido à inexistência de uma assessoria de imprensa na Comunidade Consolação Misericordiosa e, consequentemente, na emissora, foram identificadas lacunas no relacionamento com o público e com a mídia. Um ponto crítico que necessitava de reparos urgentes. Principalmente no que diz respeito às informações nas redes sociais. Levando em consideração que as mídias sociais exercem um papel decisivo para divulgação de trabalhos diversos e, tendo em vista o aumento na área de alcance das emissoras com a migração de AM para a frequência FM no final de 2018, foi identificada a necessidade de aprimoramento do relacionamento da Rádio Consolação com o público. Por ser uma emissora comunitária, ela se mantém de doações, principalmente de colaboradores do projeto ouvinte-amigo e através da divulgação de eventos católicos e anúncios de empresas. Os funcionários da emissora são, em grande parte, voluntários, por isso a necessidade de criar e executar estratégias no campo da assessoria de imprensa sem que haja grandes custos. Tendo em vista o aumento na área de alcance das emissoras com a migração de AM para a frequência FM no final de 2018, há a necessidade de aprimoramento do relacionamento com a imprensa e o público. Durante a pesquisa sobre a emissora, foi possível constatar a ausência de matérias na mídia e na internet sobre a migração de sinal, bem como da inauguração da nova emissora em Mamanguape. O que comprova a falta de contato entre a rádio e os demais veículos midiáticos locais. OBJETIVO Reposicionamento da marca Rádio Consolação, readequação da emissora na Internet e nas Redes Sociais, além de ampliar o número de ouvintes das emissoras em vista da consolidação. JUSTIFICATIVA A Rádio Consolação é a primeira e única rádio católica com programação 24 horas no ar na cidade de João Pessoa. O sinal da Rádio cobre a grande João Pessoa e 50 cidades do Estado da Paraíba. Nas redes sociais são transmitidas celebrações e eventos através de vídeo transmissão ao vivo nas redes sociais. A Consolação veicula uma programação diversificada e ao vivo, entre missas, terços, ofícios, além de conteúdo informacional, educacional, de entretenimento e evangelização. Também faz a cobertura de eventos católicos da Comunidade Missionária Consolação Misericordiosa e da Arquidiocese da Paraíba. Vale destacar que a emissora, enquanto veículo de comunicação católico, se fortalece pelo respaldo dos líderes religiosos da Igreja em prol de consolidar mais fiéis e disseminar suas crenças.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com uma matriz SWOT estabelecida da empresa, conseguimos identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A partir daí conseguimos determinar estratégias para atuação na internet, imprensa e mídias sociais da Rádio. Devido à inexistência de uma assessoria de imprensa na Comunidade Consolação Misericordiosa e, consequentemente, na emissora, foram identificadas lacunas no relacionamento com o público e com a mídia. Um ponto crítico que necessitava de reparos urgentes. Principalmente no que diz respeito às informações nas redes sociais. Levando em consideração que as mídias sociais exercem um papel decisivo para divulgação de trabalhos diversos e, tendo em vista o aumento na área de alcance das emissoras com a migração de AM para a frequência FM no final de 2018, foi identificada a necessidade de aprimoramento do relacionamento da Rádio Consolação com o público. Muito além da interatividade, Sant'Anna (2009, p.221) destaca que essas ferramentas proporcionam uma cobertura local e global, baixos custos de produção e veiculação, segmentação de público, agilidade e facilidade no que se refere a transmissão e acesso às informações, monitoramento de dados e aprimoramento da relação entre empresas e consumidores. Tendo em vista o aumento na área de alcance das emissoras com a migração de AM para a frequência FM no final de 2018, há a necessidade de aprimoramento do relacionamento com a imprensa e o público. Durante a pesquisa sobre a emissora, foi possível constatar a ausência de matérias na mídia e na internet sobre a migração de sinal, bem como da inauguração da nova emissora em Mamanguape. O que comprova a falta de contato entre a rádio e os demais veículos midiáticos locais. Na atualidade é imprescindível dispor do serviço de assessoria de imprensa, graças ao cenário que mudou ao longo das décadas, segundo Maristela Mafei (2008) "num passado não muito distante, quase que apenas as grandes corporações buscavam formar departamentos de comunicação ou contratar agências para um trabalho estratégico com a mídia." Na atualidade, principalmente quanto ao acesso de informações e promoção do assessorado nas redes sociais. Assim, registar-se que as mídias sociais exercem um papel decisivo para divulgação de trabalhos diversos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho de assessoramento com a Rádio Consolação começou com a primeira visita à sede da Rádio para uma um conhecimento maior do perfil do assessorado. Nesta ocasião, ficou estabelecido quais seriam as metas que colocaríamos em prática e, também, quem ficaria responsável por passar as informações que precisávamos, funcionários da Rádio Consolação. Ficou, desde então, estabelecido que os alunos Jéssica Soares e Anderson Santana ficariam responsáveis por: reposicionamento da marca Rádio Consolação; readequação da emissora na Internet e redes sociais; consolidar as emissoras da Rádio Consolação; ampliar o número de ouvintes das emissoras; enviar releases para a imprensa; fazer um mailing list; e proporcionar oficinas de media training para os principais integrantes e porta-vozes da Rádio Consolação. Após o estabelecimento dessas ferramentas, logo já veio o resultado. Com uma matriz SWOT estabelecida da empresa, conseguimos identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A partir daí conseguimos determinar estratégias para atuação na internet, imprensa e mídias sociais da Rádio. Para o aplicativo que a Rádio tem disponível no Google Play, optamos pelo: aperfeiçoamento da aba da rádio no aplicativo Canal da Consolação; maior divulgação do aplicativo "Canal da Consolação", disponível no Google Play; criação de QR Codes para serem espalhados pela comunidade Consolação e divulgados nas redes sociais; e promover - nas cidades abrangidas pela emissora - campanha itinerante de instalação do aplicativo da rádio nos smartphones (especialmente realizada pelos jovens membros da Comunidade Missionária). As estratégias para a imprensa foram: elaboração de releases para a imprensa, especialmente blogs de localidades, sobre a programação; releases para a imprensa católica nacional sobre a nova rádio em Mamanguape e a programação das duas emissoras; e divulgação junto às demais entidades católicas, grupos e comunidades dentro e fora da Paraíba sobre os diferenciais da rádio. Elaboramos também estratégias para a Internet como: criação de um site da emissora de rádio, linkando as informações da comunidade no site da Rádio FM. 2; padronizar as cores e layout do site da Rádio com base no layout e cores predominantes no site http://consolacaomisericordiosa.com.br/ ou com base na Logomarca; substituir o link de ouvir a rádio pelo link que direciona ao site da emissora. Além disso, o projeto de assessoria contou também com estratégias nas mídias sociais: padronização do layout e artes das redes sociais (Facebook e Instagram); tilização dos recursos gratuitos disponíveis no Facebook e Instagram (transmissão ao vivo, interação com os internautas, participação através destas redes sociais); ampliação da participação dos ouvintes através da criação de uma conta do whatsapp para a emissora de João Pessoa e de Mamanguape; Campanhas de engajamentos, por exemplo, com a participação dos ouvintes sobre o programa que eles mais gostam da emissora, santos de devoção, curiosidades católicas; Investimentos no impulsionamento nas redes sociais sobre os programas, apresentadores, diferenciais da rádio; e a articulação com os membros da Comunidade Missionária Consolação Misericordiosa a divulgação das emissoras entre amigos e parentes nas suas redes sociais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>