ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00207</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Enalteça a sua herança - um spot sobre valorização do Museu Regional do São Francisco</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jennifer Lima Bernardo Silva (Faculdade São Francisco de Juazeiro); Lorena Santiago Simas (Faculdade São Francisco de Juazeiro - FASJ)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A cidade de Juazeiro-BA possui o Museu Regional do São Francisco, inaugurado em 5 de julho de 1978, localizado em frente a Praça da Bandeira no Centro de Juazeiro. O Museu abriga, aproximadamente, cinco mil itens que contam a história do município, como artigos de navegação, carrancas de barro e de madeira, louças, fotografias, documentos, móveis antigos e instrumentos musicais. É um palacete construído nos anos de 1920, que já hospedou o ex-presidente da república Getúlio Vargas em 1952, e quase foi demolido em 1977, porém foi transformado em museu no ano seguinte por comoção popular. Em sua longa história, o Museu já sofreu com as possibilidades de demolição e leilão e houve um fechamento em 2001, no entanto, novamente, uma parcela da população conseguiu salvá-lo, assim como a prefeitura em 2009 (VIVA O SERTÃO, 2017). Atualmente, o Museu Regional do São Francisco tem um tempo de visitação das 9h às 13h, e pouca movimentação de visitantes. Assim, é preciso que não só os turistas que passam por Juazeiro, mas, a comunidade juazeirense desperte o interesse por conhecer a história de seus antepassados, manter viva a sua memória cultural, e valorizar os ensinamentos presentes nas diversas obras para que haja um maior investimento no local. A importância de se valorizar o Museu se tornou mais forte para nós, a partir do momento que o visitamos, após sermos instigados a produzir anúncios publicitários sobre instituições sem fins lucrativos que tem um papel fundamental para a sociedade. Assim, como um dos ideais do curso de Comunicação Social em Publicidade e Propaganda da Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ), é incentivar os estudantes a colocarem em prática toda a teoria apreendida em sala de aula, no 4º período, a professora Lorena Santiago Simas, frente à disciplina de Criação e Redação Publicitária II, orientou os discentes a trabalharem a linguagem radiofônica através do desenvolvimento de jingles e spots. Para a produção dos anúncios, a turma foi dividida em oito equipes. Cada equipe escolheu uma instituição sem fins lucrativos para a realização das peças. Desse modo, o grupo formado por Jennifer Silva, Iure Silva e Jadson Silva escolheu realizar o spot e o jingle sobre o Museu Regional do São Francisco, com a liberdade criativa de escolher o caminho para o qual a campanha seria levada. Assim, a equipe debateu sobre a necessidade real de atrair uma demanda, principalmente, mais jovem, para o Museu Regional do São Francisco e, por fim, o conceito escolhido para a campanha foi "Enalteça sua herança", buscando fomentar a visitação, não como obrigatoriedade acadêmica, mas sim, por satisfação pessoal, mostrando que é cativante valorizar e explorar a história presente no museu através dos itens disponíveis no acervo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização do produto, fizemos uma visitação ao Museu para conhecer os espaços e conversar com os funcionários sobre o funcionamento e a movimentação do local. Em seguida, iniciamos as pesquisas sobre as experiências dos visitantes e a história do lugar. Durante as pesquisas confirmamos que o sertão é extremamente rico culturalmente e historicamente, portanto, a existência de museus que eternizam e repassam a herança para as gerações seguintes é algo digno de enaltecimento. Contudo, no Brasil, há uma desvalorização enorme desses patrimônios culturais, falta de investimento em manutenção e segurança, o que no último ano gerou acidentes de proporções épicas, como a perda de 92,5% do acervo do Museu Nacional no Rio de Janeiro em setembro (REVISTA GALILEU, 2019). Além dessa perda, recordamos também do incêndio do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo em 2013, e do Museu da Língua Portuguesa em 2015 (REVISTA GALILEU, 2018).Perdas de patrimônios histórico-culturais gerados devido à falta de investimento na manutenção devido à negligência do governo, somada pela carência de interesse da população à arte e a história da cultura nativa. Fatores que também atingem o Museu Regional do São Francisco, como percebemos após a visitação feita no local e alguns comentários tecidos pelos funcionários. Inclusive, não há um quadro grande de funcionários e os presentes não possuem um treinamento adequado para orientar os visitantes com maestria. Mesmo tendo ciência sobre algumas deficiências do Museu que precisam ser sanadas, acreditamos que com o maior fluxo de visitantes, a administração do local, perceberá a necessidade de qualificar seus funcionários. Para isso, é necessário que se desenvolva estratégias que atraiam o público para o Museu, evitando assim, qualquer possibilidade de algum dia o local sofrer uma nova ameaça de fechamento. Outro fator decisivo que justifica a necessidade dessa visibilidade é a carência de estudos acadêmicos sobre o Museu Regional do São Francisco. Para a fundamentação teórica, uma das poucas fontes que conseguimos localizar foi o "Viva o Sertão", um portal de informações on-line produzido por três jornalistas, Cecílio Bastos, Larissa Calixto e Luís Osete, sobre a cultura e o turismo na região do Vale do São Francisco. Não encontramos pesquisas ou artigos acadêmicos sobre o patrimônio  o último conteúdo acadêmico produzido sobre o Museu é o vídeo "Memória Sertão - Museu Regional do São Francisco" da TV Caatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), publicado em 2014  , o que valida o argumento sobre o pouco conhecimento diante dele, e impulsiona a ideia de que um incentivo a valorização, como o proposto pelo spot, é extremamente necessário. Sendo assim, comprovamos a necessidade de visibilidade que o Museu requer, para que os patrimônios culturais locais sejam apreciados e enaltecidos, cada vez mais, pelos diversos públicos. Dessa forma, a estratégia foi atingir um público jovem para que esse investimento seja futuro, e assim, o museu consiga se manter, para conservar todo o acervo cultural da história e da luta do povo baiano. Assim, percebemos que o Marketing Social, "[...] uma estratégia de comunicação institucional que visa promover, defender, valorizar a cultura e os bens simbólicos de uma sociedade" (KUBSCH, 2016, p. 178), se encaixava na proposta do spot, o que acabou nos ajudando a direcionar o andamento da campanha do Museu Regional do São Francisco, pois era exatamente isso que o local precisava, de promoção, de defesa e de valorização do que ele representa para a história, memória e cultura baiana. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da visita ao Museu Regional do São Francisco e conversa com a diretora Rosy Costa fizemos a elaboração do briefing, processo essencial para decidirmos os elementos principais do spot, por exemplo, o público a ser atingido, quantas vozes seriam necessárias, se seria preciso usar músicas e efeitos sonoros  o que não utilizamos  e quais mudanças poderiam ser geradas no público através da mensagem a ser transmitida. Designado o público-alvo e o direcionamento da campanha, realizou-se um debate diante da linguagem perfeita para persuadir esses jovens estudantes, optando por não seguir o esquema aristotélico  sistema composto por quatro fases: exórdio, a introdução do discurso; a narração, parte do discurso em que se mencionam apenas os fatos conhecidos; as provas, exemplos de fatos passados para aconselhar e, por fim, a peroração, que apresenta quatro funções: predispor o ouvinte em nosso favor; ampliar ou atenuar o que foi dito; excitar as paixões no ouvinte; uma recapitulação (CARRASCOZA, 1999)  a fim de obter uma espontaneidade poética de um jogo de palavras soltas que unidas formam a mensagem proposta e despertam a curiosidade jovial de querer descobrir o que tudo isso significa no final. Esse jogo de palavras almejou relacionar vocábulos ao Museu Regional do São Francisco, o que se pode aprender com ele e o que ele representa. A equipe se baseou em sua própria experiência para com o local no brainstorm, ou seja, na tempestade de ideias. Determinou-se que as palavras sertão, valorização, cultura, nordeste e história eram fundamentais para o roteiro, portanto, todas as outras palavras que surgiram se relacionaram a elas. Cada membro sugeriu certo número de palavras, aleatoriamente, em seguida, todas foram escritas, as que melhor se encaixaram foram escolhidas e reorganizadas, de modo que, mesmo sem os conectivos, uma palavra se ligasse a outra, gerando o sentido da mensagem e uma boa sonoridade. Assim, o spot  Enalteça sua Herança é uma gravação especialmente criada para o rádio com a duração de 30 segundos. Com a intenção de ser simplista, inovador e contemporâneo, criou-se um texto que não possuí qualquer amarra conectiva entre uma palavra e outra, contudo, ainda permite ao ouvinte a compreensão do significado da mensagem transmitida. É um jogo de palavras relacionadas ao que se pode absorver com uma visita ao Museu Regional do São Francisco e o que ele representa. História, cultura, vida Educação Bagagem, memória, nordeste Sensação Visita, cuidado, apreço Valorização Absorver Sentir, ver, entender, conhecer Sertão, construção, ação Lembrança, liberdade, reação Revolução Absorção, admiração, provocação Passado, terra, barco, baião, rio, Bahia Museu Regional do São Francisco Herança... Sertão. Há duas vozes reproduzindo o texto e elas se encontram e se desencontram ao longo do caminho e esse tom foi inspirado em um vídeo sobre Marielle Franco produzido para a internet pelo canal Ana, chamado  Marielle, Presente! . Além disso, o modo com o qual o texto é dito por ambos é um tipo de spoken word ou recitação, é uma forma de expressão artística onde se recita uma história  letra de música ou poema  poeticamente, ao invés de cantar, muitas vezes com um auxílio musical, mas, a ênfase se mantém na voz ou vozes (D ALVA, 2011). Como fundo musical, nesse spot há uma batida de hip hop típica dos anos 90, ritmo que trabalha bastante a recitação, chamada "End" 90s Old School Boom Bap Beat Hip Hop Instrumental, retirada do YouTube, com o uso permitido pelo criador para fins não-lucrativos. Assim, o spot  Enalteça sua herança  nome dado em referência ao próprio conceito e da penúltima palavra do texto  convida os ouvintes a explorarem a herança eternizada no palacete que abriga o Museu Regional do São Francisco, com a mente aberta a aprender e estimar um local tão importante para o turismo, a cultura, a memória e a tradição do povo juazeirense.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>