INSCRIÇÃO: 00233
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP06
 
TÍTULO: O que é felicidade para você?
 
AUTORES: Cefas Andrade Fernandes (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte); Thaysa Lobo Pegado (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Moacir Dantas da Silva Filho (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Tulio Emanoel de Oliveira Medeiros (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Sáskhia Raíssa Torquato de Lima (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
O spot produzido foi desenvolvido durante a disciplina de "Produção e Direção de Rádio e TV para Publicidade", orientado pela Prof. Sáskhia Torquato, com o intuito de criar, produzir, dirigir e executar um spot radiofônico para o terceiro setor. O cliente foi a Casa de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região, entidade filantrópica que oferece auxílio a pacientes que se deslocam para realizar tratamento na Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC). A instituição é composta por duas casas de apoio, uma infanto-juvenil e uma adulta, onde pacientes e acompanhantes ficam instalados durante sua estadia em Mossoró. Recebemos como briefing produzir um spot publicitário para o referido cliente, trazendo como proposta de campanha "o que é felicidade para você?". Levando em consideração a atual conjuntura social, a peça publicitária desenvolvida teve como principal finalidade promover reflexão, fazendo o público refletir sobre a importância de encontrar a felicidade nas pequenas coisas; divulgar o trabalho da Casa de Apoio, trazendo um pouco de sua história, as ações desenvolvidas, as dificuldades financeiras e informações de contato; e também sensibilizar o público, através de um discurso emotivo, para que eles se tornem apoiadores da instituição e realizem doações. A partir do briefing, foi produzido o roteiro do spot publicitário com trinta segundos de duração. A escolha das vozes se deu a partir dos integrantes do próprio grupo, em que foram selecionadas duas vozes masculinas e duas femininas para gravação. Inicialmente foi pensado em fazer uma comparação de coisas que trazem felicidade nos dias atuais. Começando com as duas primeiras vozes em tom entusiasmado inserindo coisas normais que geram felicidade, e uma terceira voz feminina mais calma expressando que felicidade para ela é poder se sentir em casa. Segundo Antón (2005): "é a voz do locutor que humaniza e personifica as palavras porque a voz, por ser a expressão mais etérea da corporeidade, sugere a definição de uma imagem ou de uma pessoa com corpo, uma estética e um caráter. É a voz do locutor que sugere, evoca, acompanha e estabelece os laços emotivos com o ouvinte" (ANTÓN, 2005 apud VIANNA, 2014, p. 231, Elementos sonoros da linguagem radiofônica: a sugestão de sentido ao ouvinte-modelo. Galaxia: São Paulo, Online). E por esse motivo, nesse trecho da redação, foi escolhida a voz feminina com entonação melancólica para iniciar o processo de sensibilização do ouvinte. ROTEIRO: Peça: Spot. TÍtulo: O que é felicidade para você? Duração: 30" LOCUÇÃO TEC: Som ambiente, simulando pessoas andando e falando e instrumental musical. LOC 1: (masculina em tom formal): O que é felicidade para você? LOC 2: (masculina): Ah, felicidade pra mim é cheirinho de carro novo. LOC 3: (feminina com entonação entusiasmada): É comprar um celular de última geração. LOC 4: (feminina com entonação melancólica) É poder me sentir em casa. LOC 1: Há mais de 20 anos a casa de Apoio aos Portadores de Câncer acolhe pessoas de diversos municípios durante o seu tratamento. Colabore para que a Casa de Apoio continue fazendo com que mais pessoas se sintam em casa. LOC 4 (Mais entusiasmada): Isso! Felicidade pra mim é me sentir em casa! LOC 5 (todas as vozes anteriores): Doe felicidade e inspire sorrisos. LOC 1: três três um seis, zero oito sete um.
 
INTRODUÇÃO
O rádio continua como uma mídia interativa na cidade de Mossoró. O rádio convencional, vem evoluindo juntamente com os avanços tecnológicos, com destaque à internet e ao surgimento de novas plataformas (PAULA apud CARDOSO; MENEZES, 2012, p. 476). A escolha do spot foi feita após a compreensão da importância histórica dessa produção radiofônica, que continua relevante nos dias de hoje: "O spot é a transformação dos espaços publicitários em mercadoria que é vendida pelo departamento comercial das empresas no mercado. Isto possibilita a sobrevivência do veículo sem ter que recorrer a outras formas de faturamento como o testemunhal e o "comercial" tão utilizados pelas empresas de radiodifusão" (SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da. Rádio: oralidade mediatizada: o spot e os elementos da linguagem radiofônica. 2 ed. São Paulo: Annablume, 1999. p. 7). O spot foi desenvolvido com um cunho emocional, onde é entregue o questionamento ao ouvinte sobre "o que é felicidade para você?" e é apresentada uma reflexão sobre encontrar a felicidade em pequenas coisas como se sentir em casa, e a importância da colaboração para que a associação possa ajudar mais pessoas. Segundo dados de pesquisa da Kantar Ibope Mídia (2016), a faixa etária mais presente entre os ouvintes no Brasil é de 30 a 39 anos, o que corresponde a 20% do total da audiência do rádio, sendo que segundo dados do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), a faixa etária que mais doa para organizações sociais é de 50 anos ou mais. Tendo em vista essa realidade, o spot foi pensado para ouvintes de rádios locais na faixa etária entre 30 a 50 anos tendo em vista que esses indivíduos são ouvintes da rádio e possíveis colaboradores.
 
OBJETIVO
O roteiro foi construído depois de explanações em sala sobre a construção e a importância de um spot publicitário. Após as aulas, foi solicitado o desenvolvimento de tal produção comunicacional radiofônica que pudesse beneficiar uma instituição do terceiro setor na cidade de Mossoró, cuja ajuda seria sine qua non. Durante o processo de pesquisa, foi escolhida a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), que inclui a Casa de Apoio aos Portadores de Câncer. Após a elaboração do roteiro, foram pensadas as técnicas para a execução do spot, como por exemplo a entonação das vozes. Inicialmente, com o objetivo de provocar uma reflexão, foi pensado um caráter emotivo para a narração principal e outras mais entusiasmadas para simular pessoas entrevistadas espontaneamente. Pensar nas características da locução é essencial para a construção de um spot, em que “Para o spot publicitário, assim como para basicamente toda peça radiofônica, a intervenção da voz significa conferir-lhe existência, realidade sígnica” (SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da. Rádio: oralidade mediatizada: o spot e os elementos da linguagem radiofônica. 2 ed. São Paulo: Annablume, 1999). ਀倀愀爀愀 挀漀渀昀攀爀椀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀砀琀攀爀渀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 甀洀愀 琀爀椀氀栀愀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀猀猀攀 愀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀ 䄀瀀猀 漀 昀椀洀 搀愀猀 昀愀氀愀猀 攀渀琀甀猀椀愀猀洀愀搀愀猀Ⰰ 愀 琀爀椀氀栀愀 愀氀琀攀爀渀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 昀愀椀砀愀 挀漀洀甀洀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀猀猀攀 渀攀洀 洀甀椀琀愀 琀爀椀猀琀攀稀愀Ⰰ 渀攀洀 洀甀椀琀愀 攀甀昀漀爀椀愀⸀ 伀 猀瀀漀琀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀漀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 匀漀渀漀爀愀 倀爀漀 䴀甀猀椀挀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀漀猀猀漀爀Ⰰ 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 一漀爀琀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀戀挀㄀㔀㈀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀