ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00244</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Blog Mara Museus</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Kaio Teixeira Lima (Universidade Federal do Maranhão); Sâmia Cristina Martins Silva (Universidade Federal do Maranhão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">&#9679; Plataforma  foi escolhida a Wordpress.com tendo em vista a variedade de modelos e configurações da página, adaptação a dispositivos diversos e a gratuidade na utilização desse serviço. &#9679; Nome   Mara Museus foi escolhido para expor que o blog tem como assunto os museus do Maranhão (abreviado em  mara ), ao mesmo tempo que brinca com a gíria  mara que quer dizer ótimo, maravilhoso. &#9679; Slogan Também utilizando a ambiguidade dessa palavra, criou-se o slogan  Museu também é Mara para deixar claro que a visitação a esses espaços também pode ser uma ótima opção para passeio no Maranhão. &#9679; Logomarca  Com o auxílio do site logojoy.com, foi criada a logo do blog que traz uma pequena imagem que remete às construções gregas da Antiguidade clássica em referência a uma das denominações recebidas por São Luís  capital do estado  por sua riqueza cultural: Atenas brasileira. &#9679; Texto verbal e imagens: todos são de nossa autoria, com o cuidado de escrever em linguagem coloquial e usar recursos de acessibilidade para aproximar-se de diversos públicos. Além do uso da hashtag #PraCegoVer seguida da descrição das fotografias, foi utilizado o  Texto alt , uma ferramenta oferecida pelo Wordpress.com que explica o que está na imagem para o deficiente visual assim que passar o cursos sobre a fotografia. O texto a ser lido para esse público também é de nossa autoria. &#9679; Conteúdo  o foco deste blog é disponibilizar dados sobre museus do estado, trazendo informações que possam suscitar na população a vontade de visitar esses espaços. Três museus (Casa do Maranhão, Museu do Reggae e Casa do Tambor de Crioula, todos em São Luís) já foram postados no blog da maneira que pretendíamos, apenas a publicação a respeito da Casa de Nhozinho ainda está incompleta. O motivo é a reforma no prédio que, segundo informações que nos foram repassadas no local, só será concluída em dois meses. Mesmo assim, publicamos fotografias da fachada do prédio. É importante destacar, desde já, que um dos objetivos é que o maior número de museus seja contemplado no blog, mas com discurso atrativo e mais próximo do público. Para tanto, as seguintes informações estão disponíveis: endereço; imagem da fachada, uma vez que alguns museus dispõem apenas de pequenas placas informando o nome do local; horário e dias para visitação; valor da visitação guiada; imagens dos principais itens do acervo; mapa da cidade com sinalização de onde estão os museus; contatos para agendar visitas; atrações diferenciadas como oficinas; e história de alguns dos prédios em que os museus funcionam.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Um estudo realizado em Brasília pelo Instituto Brasileiro de Museus destacou que a baixa frequência de pessoas aos museus, dá-se diversas vezes por desconhecer esses espaços (IBRAM, 2012), e a limitação de informações nos portais das Secretarias de Turismo do Maranhão e da capital do estado, como terceira avaliação da disciplina Estética e Mídia, decidiu-se utilizar a internet como ferramenta para tentar mudar esse quadro. Sobre isso, Silva et al. (2014) mostra a importância da relação entre meios de comunicação e essas instituições dizendo que  os museus fazem parte da cultura de massa, então a comunicação com o público torna-se um dos pontos principais de qualquer estratégia de gestão (p. 25). Essa afirmação deixa clara a necessidade de  levar o museu ao conhecimento do público e essa inclinação só tende a aumentar uma vez que  [...] a tendência é que os museus públicos e privados tenham ações sistematizadas de marketing na próxima década. (SILVA et al., 2014, p. 67). Essas ações serão abordadas nos tópicos a seguir. Cabe ressaltar, de antemão, que o conceito de mídia adotado neste texto é o dos autores Pedrinho A. Guareschi e Osvaldo Biz (2005) no livro Mídia, Educação e Cidadania. Nesta obra, os autores usam o termo mídia como sinônimo de meios de comunicação impressos ou eletrônicos. Além disso, eles fazem uma afirmação importante para este estudo  [...] os meios de comunicação  a mídia  são eficazes, no dia-a-dia das pessoas, para formar o senso comum e a opinião pública. (GUARESCHI, BIZ, 2005, p. 7). A partir dessa, percebe-se o quanto a mídia pode ser influente no pensamento da população, não apenas na divulgação de produtos e serviços, como também na construção de pensamento coletivo. Destaca-se, entretanto, que não se pode desprezar as individualidades e a autonomia das pessoas, além disso, com o advento da internet, a uniformização das informações e assuntos foi quebrada em relação ao que acontecia quando a televisão e o rádio eram o centro do interesse popular. Mesmo assim, negar a presença marcante da mídia nos mais variados contextos seria descuidado, uma vez que  Não há instância da nossa sociedade, hoje, que não tenha uma relação profunda com a mídia, onde a mídia não interfira de maneira específica. (GUARESCHI, BIZ, 2005, p. 38). Percebe-se essa relação com a política, religião e, em maior grau do que se possa pensar, com a educação e a cultura. Pra exemplificar a relação entre mídia, cultura e educação, Guareschi e Biz (2005) listam  A mídia[...] modifica a forma como as pessoas se relacionam, como aprendem, compram, namoram, votam, consultam médico, fazem sexo. (p.38), logo é visível que o uso da mídia para aumentar a visitação em museus, assunto deste trabalho, é fundamental. Ainda sobre a mídia e sua relação com a sociedade, os autores (2005) já citados enfatizam quatro funções dos meios de comunicação hoje: definir o que é real; definir o que é bom (ou não); definir o que será assunto; e construir a subjetividade coletiva. As três primeiras corroboram com a ideia de que é necessário estar na mídia  ser assunto dos meios de comunicação  para fazer parte do dia a dia da população.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Fomos visitar, até o momento, quatro museus localizados no Centro Histórico da cidade para coletar o maior número possível de informações e imagens, focando nos elementos ausentes nas páginas das Secretaria de Turismo do Maranhão e de São Luís, como: acessibilidade, atividades sazonais e valor da visita guiada ou não. A ausência dessas informações pode desencorajar o visitante a ir ao local. Outro ponto importante por nós colocado foi o contato de cada local, para que o público possa tirar dúvidas ou agendar visitas em grupos. Percebemos, inclusive, que algumas das informações obtidas durante a produção deste blog, como endereço da Casa do Tambor de Crioula, estão erradas no portal da Secretaria de Turismo estadual. Além disso, existem informações exclusivas, como o endereço para contato da referida casa, uma roda de tambor de crioula semanal naquele local e a oficina de Reggae no museu destinado ao ritmo jamaicano.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>