ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00281</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Produtos jornalísticos  Contexto : Integrar para Aprimorar</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Vinícius Oliveira Rocha (Universidade Federal de Sergipe); Vitor Curvelo Fontes Belém (Universidade Federal de Sergipe); Eduardo Costa Andrade (Universidade Federal de Sergipe); Letícia Ribeiro Imperatriz Nery (Universidade Federal de Sergipe); Malu Costa de Araújo (Universidade Federal de Sergipe)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> No jornalismo atual, existe uma grande tendência para um trabalho integrado nas redações de grandes mídias. Os produtos convergem em um único objetivo e trabalham juntos, pelos mais variados motivos, para buscar melhores resultados ao público. Jenkins (apud Barbosa, 2013) aponta que a cultura contemporânea é em si a própria convergência, pois modifica as relações  não apenas entre as tecnologias existentes, mas entre indústrias, mercados, gêneros, audiências e consumo dos meios (p. 35). Uma vez que a convergência se apresenta como uma reconfiguração dos meios, é possível traçá-la até o meio jornalístico. Daí a importância de trabalhar com o jornalismo integrado desde a formação acadêmica, preparando os alunos no desenvolvimento de vários produtos que dialoguem e evoluam entre si. Com base nisso, desenvolve-se o trabalho das produções no curso de Jornalismo, do Departamento de Comunicação Social (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O trabalho em conjunto de alunos e professores culmina nas produções da  Contexto , que se dividem atualmente em quatro produtos específicos: Jornal Contexto, Repórter Contexto, Revista Mais Contexto e Portal Contexto (produzidos nas disciplinas Jornalismo Impresso, Produção do Jornalismo Audiovisual, Laboratório de Jornalismo Integrado I e Laboratório de Jornalismo Integrado II, respectivamente). Cada produção segue uma linha específica para suas reportagens. O Jornal Contexto traz reportagens textuais, o Repórter Contexto traz reportagens audiovisuais e a Revista Mais Contexto traz reportagens textuais e fotográficas. Por fim, o Portal Contexto combina reportagens textuais, audiovisuais, sonoras e multimidiáticas. Todas as produções são norteadas por temas específicos  a cada semestre, um tema é escolhido e todas as reportagens circulam em volta dele. No caso do Portal, ele não traz um único tema, mas intercala temáticas específicas com publicações pluritemáticas. A busca é sempre pelo trabalho em temas de utilidade. O projeto foi desenvolvido a partir da percepção da necessidade de aproximação entre os principais produtos jornalísticos laboratoriais produzidos pelo DCOS - UFS. Nesse sentido, o seu objetivo primordial é buscar desenvolver uma metodologia que possa integrar essas produções, tanto no que diz respeito a sua linha editorial quanto em questões de cunho mais prático no decorrer das disciplinas. O projeto surge a partir do trabalho combinado para produtos de quatro disciplinas do curso: Jornalismo Impresso, Produção do Jornalismo Audiovisual, Laboratório de Jornalismo Integrado I e Laboratório de Jornalismo Integrado II. Na primeira, foram vistos conceitos básicos do jornalismo impresso, além da introdução básica ao trabalho em redação para as produções das reportagens. Na segunda, foram passados os conceitos do jornalismo audiovisual, com atividades teóricas e práticas diante das câmeras e foco no treinamento de técnicas de apresentação, reportagens, utilização de TPs e produção de textos específicos, etc. Na terceira, além das produções textuais, foram aprofundados os conceitos de diagramação e organização visual, além da introdução das fotorreportagens que encorparam a equipe. Por fim, um trabalho mais integrado, com produções textuais, audiovisuais, sonoras e multimidiáticas. Por conta das condições de estrutura e produção, todo o trabalho foi hospedado em plataformas online. Os Jornais e as Revistas se encontram na plataforma Issuu, enquanto o Repórter Contexto foi hospedado no YouTube e o Portal está hospedado na plataforma Wix. A necessidade de unificar as produções laboratoriais construídas pelos alunos faz com que todo esse trabalho seja importante para consolidar este modelo. Isso fortalece as produções do Contexto, ajuda na manutenção do trabalho em semestres futuros e aumenta o leque de produções nas próximas turmas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Em três das quatro disciplinas pelas quais passaram as produções da marca Contexto (Jornalismo Impresso, Laboratório de Jornalismo Integrado I e Laboratório de Jornalismo Integrado II), houve um momento inicial de definição de tema norteador, pautas e então a divisão dos alunos conforme as respectivas equipes para cada produto, conforme suas necessidades - seja de temas específicos ou de publicações pluritemáticas, no caso do Portal. Já em Produção do Jornalismo Audiovisual, a turma foi dividida em equipes de temas variados, com cada uma produzindo sua reportagem, além da definição de apresentador, produção do texto para o TP e montagem do cenário. Conforme a natureza prática das disciplinas, foi definido que a maior parte do corpo de aulas seria destinado às apurações das reportagens, variando conforme a quantidade de produções por disciplina. O Jornal Contexto contou com uma edição a ser produzida no decorrer do semestre, enquanto a revista Mais Contexto, o Repórter Contexto e o portal Contexto foram produzidos numa dinâmica de dois ciclos nas suas referentes disciplinas. No caso da revista, isso significou uma edição por ciclo. É possível verificar uma crescente de recursos e técnicas a serem trabalhados de disciplina em disciplina. Em Jornalismo Impresso, a produção do jornal centrou-se principalmente nas áreas de reportagem e diagramação, ao passo que em Produção do Jornalismo Audiovisual o foco foi na área das reportagens audiovisuais. Em Laboratório de Jornalismo Integrado I a revista foi produzida a partir do tripé reportagem-diagramação-fotografia. E em Laboratório de Jornalismo Integrado II foi pensada tanto a criação do portal quanto sua alimentação, tanto com reportagens uni ou multimidiáticas quanto com o próprio conteúdo das edições já existentes do jornal e da revista, servindo assim como um agregador das produções da marca. A partir daí depreende-se a importância do conhecimento abstraído das disciplinas de semestres anteriores cujos conteúdos convergiram para a produção da marca Contexto. Por exemplo, o processo de elaboração de uma pauta e apuração de reportagem (envolvendo agendamento de fontes, realização e decupagem de entrevistas, escrita conforme o gênero da reportagem, etc.) remete às disciplinas Técnicas de Produção, Reportagem e Redação Jornalística (atualmente Linguagem e Técnicas de Reportagem de acordo com a nova grade) e Edição Jornalística. Já o domínio das questões de fotografia e produção de fotorreportagens, verificadas especialmente para a revista Mais Contexto, não seria possível sem as disciplinas de Fotografia e Iluminação e Fotojornalismo. O conceito básico das noções do telejornalismo pôde ser visto na disciplina Fundamentos do Jornalismo Audiovisual. E por fim, o processo de diagramação e manuseio do software Adobe Indesign foi ensinado na disciplina de Planejamento Visual em Jornalismo. Isso mostra que não seria possível haver a marca Contexto se não houvesse uma continuidade entre ela e os conteúdos aprendidos anteriormente no decorrer do curso. Talvez esse caso não se aplique à construção do site do Portal Contexto, mas justamente em decorrência disso foi escolhida a plataforma Wix. Por ser gratuita, possuir templates variados e suficientes para uma boa disposição do site e já ter sido utilizada anteriormente em outras disciplinas, a plataforma foi rapidamente aceita em consenso como padrão para a produção do site. Toda a disposição artística do site foi personalizada pela equipe de arte da turma, com cores específicas para cada tema e ícones e desenhos produzidos no Adobe InDesign. Esta arte foi discutida anteriormente entre os professores, equipe de arte e repórteres. Após todo esse trabalho em conjunto, a produção começou a ser feita. O Wix cabia a incorporação de links de outras redes sociais, textos mais longos e infográficos importados de maneira simples e acessível, o que acabou sendo essencial para a escolha da plataforma. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Para a produção do Jornal Contexto, efetuou-se primeiramente na disciplina de Jornalismo Impresso uma série de discussões e leituras teóricas de forma a entender a vivência de um jornal-laboratório e as perspectivas relacionadas ao jornalismo impresso. A partir daí foi estudado o percurso histórico do Jornal Contexto desde sua criação, atentando-se às reformulações editoriais e gráficas pelas quais passou. O Repórter Contexto foi uma produção nova do curso. O telejornal começou a ser montado justamente no semestre 2018.1, na disciplina Fundamentos do Jornalismo Audiovisual. Com isso, ele possui apenas duas edições por ora - as duas produzidas no semestre da disciplina em questão. O telejornal não busca trazer um conteúdo factual, como é foco de produções em questão na grande mídia. Até pela disponibilidade de tempo e produção, seria inviável algo neste sentido. Por isso, a busca é sempre por temas de maior contextualização, reportagens mais elaboradas e bem produzidas. Os temas buscam ser os mais variados possíveis, para que os alunos explorem várias áreas e o produto final possua o máximo de diversidade. A Revista Mais Contexto foi lançada em 2012 e conta com a equipe de alunos e professores dividida em três: texto, fotografia e arte. É constituída por reportagens tradicionais, crônicas, artigos de opinião, resenhas, entrevistas e, como já dito anteriormente, fotorreportagens. A revista traz um conteúdo menos factual do que o jornal e, na verdade, foca em abordar pautas mais trabalhadas e aprofundadas, com temas não tão frequentemente abordados pela mídia tradicional. O próprio nome já traz esse indício, porque o  Mais demonstra o papel complementar da revista em relação às outras produções e destaca também a sua proposta editorial de buscar produzir um conteúdo que vai além do habitual. A disciplina foi dividida em dois ciclos, cada um correspondente a produção de uma das edições da revista, de modo que a cada vez que a disciplina for ofertada sejam produzidas duas edições. Estabelecendo-se estes dois ciclos, os alunos se revezaram entre as equipes (ex.: um aluno que esteve na equipe de reportagem no primeiro ciclo deveria escolher entre fotografia ou diagramação no segundo), possibilitando assim uma experiência mais completa no que diz respeito aos diversos estágios e componentes de produção de uma revista jornalística. Sobre o Portal Contexto, tal qual ocorreu em Laboratório de Jornalismo Integrado I, fez-se uma divisão da sua produção em dois ciclos, estabelecendo-se uma rotatividade entre os alunos no que diz respeito aos modelos de reportagens produzidos. Elencou-se quatro categorias: Reportagem Multimídia, Reportagem de Texto, Reportagem Audiovisual e Reportagem Sonora, além da criação e manutenção do site que hospeda o Portal Contexto. Além desses produtos jornalísticos tradicionais da marca Contexto, as redes sociais são parte fundamental da redação integrada. As mais comuns são o Facebook e o Instagram, que servem para chamar o leitor para as publicações e manter atualizada a lista de postagens. O Instagram, por exemplo, é a mais utilizada, com atualizações constantes assim que os conteúdos são publicados. O feed reúne o jornal, da revista e do portal em um único ambiente, fazendo com o que o leitor tenha amplo acesso às produções. Além disso, permite também a divulgação de eventos de lançamento dos produtos Contexto, por meio da ferramenta  história . Esse modo integrado de produção entre o jornal, o telejornal, a revista e o portal, além do fator agregador das redes sociais, contribui para a formação de profissionais melhor capacitados e com mais experiência e mais preparados para o mercado de trabalho. Por fim, a redação integrada não é apenas a união de produtos de um departamento. É, acima de tudo, uma oportunidade de trabalhar com um jornalismo mais dinâmico e inovador. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>