ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00339</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Eu Participo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pedro Paulo Gomes de Brito (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO); Sarah Rebeka Rêgo de Souza (Universidade Federal de Pernambuco ); Vitória Regina Oliveira de Lima (Universidade Federal de Pernambuco ); Bruna Ravanny dos Santos (Universidade Federal de Pernambuco ); Sheila Borges de Oliveira (Universidade Federal de Pernambuco )</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Projeto Eu Participo tem como fundamento trazer o jovem para o debate público sobre a política e as questões que surgem no dia a dia das cidades e do país, usando o meio que o jovem mais utiliza, as redes sociais. Dividido em três fases, as preocupações para a formatação do projeto foram várias, desde a produção de informativos que não são difundidos com tanta atratividade para a juventude por outros veículos de comunicação - como informações sobre candidatos e locais de votação -, até o próprio incentivo a discussões pertinentes que permeiam na sociedade, como a acessibilidade, a importância do debate político, entre outros. O projeto contou com o apoio da UNICEF, por meio do Programa Selo Unicef Município Aprovado, iniciativa essa que motiva os jovens a participar da vida de suas cidades como um ator ativo de mobilização social. Analisamos a política, o jovem, a relação entre os dois em sociedade juntamente com o voto e sua participação nesta causa. A princípio, na primeira etapa do projeto, nosso objetivo foi saber dos jovens o que eles entendiam sobre o significado de política, e para isso, contamos com a participação de quatro estudantes do Galo da Redação, um projeto de extensão de um aluno de Comunicação Social do Campus Agreste na produção de um vídeo que chamaria outros jovens para as redes sociais do projeto. O intuito é levar para os jovens o interesse sobre a importância da política na vida social, e em como ele pode participar efetivamente desse cenário no seu país, estado e município. Temos em mente mostrar para esse público que política é mais que eleições e votos pois, política é tudo, desde as nossas atitudes no dia a dia, até o posicionamento tomado dentro de uma simples conversa. A política pede pelo olhar dos jovens e a interação dos mesmos, e dentro do projeto buscamos reavivar essa importância do público usando da linguagem do público por meio das redes sociais. Assim, diante de um contexto pós-moderno, é perceptível constatar que a internet se tornou não só um meio de interação global, como constata Levy (1999) no conceito de ciberespaço, mas também um lugar que, cada vez mais, é propício para a discussão das mais variadas temáticas, principalmente sobre questões relativas ao campo político. Nesse cenário, num recorte para as situações que ocorrem no Brasil a partir do espaço virtual, um fato percebido é que as diversas manifestações políticas atuais não precisam mais de um partido para serem organizadas. Pode-se constatar, por exemplo, que as redes sociais como Twitter, Facebook e WhatsApp foram utilizadas como instrumentos táticos na divulgação política de ideias e propostas de candidatos nas eleições presidenciais de 2018. Logo, de forma segmentada, o projeto se organizou para que diversas atividades fossem executadas, a fim de pudéssemos cumprir o objetivo do projeto de que os jovens se sentissem dispostos a discutir sobre política e os acontecimentos do dia a dia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É necessário frisar que os conceitos de ideologia e participação e o texto  Política Como Vocação estão estritamente ligados ao projeto, visto que embasam, respectivamente, uma linha crescente que está alinhada ao objetivo final do trabalho: a orientação do jovem para participar conscientemente da política. Quando trabalhamos a obra de Weber, podemos notar seu teor didático e de fácil acesso. Para ele, somos todos políticos de alguma maneira, e é essa ideia que pretendemos passar com projeto quando levarmos o discurso de que a política é algo do interesse de todos. Queremos desmistificar a distância entre o jovem e a política usando materiais que, além de serem de fácil entendimento, mostram também a realidade da necessidade dessa relação. A forma didática como o autor explica os conceitos de política, torna essa obra um pilar para que possamos explicá-los de uma maneira traduzida, saindo do lugar em que a política, principalmente agora, foi colocada pela sociedade. Além do texto de Max Weber, trabalhamos com o conceito de Ideologia, que nos mostra sobre a organização social enquanto instituição formadora. Nota-se que, nesse âmbito citado, o conceito de ideologia vem a se relacionar com política quando a mesma se define em dois significados: um fraco e um forte. Tendo o primeiro a intenção de designar ideologia como um conceito de agrupamento e organização social. Enquanto no segundo tocante a ideologia se caracteriza como uma falsa consciência política. Logo, pretendemos traduzir esses conceitos a partir do debate dos "dois lados da moeda" a partir do projeto, de forma que seja posto em evidência que devemos buscar um bem coletivo, e para isso as ações individuais e conscientes são necessárias na conquista desse bem. Cabe, num primeiro momento, analisar o conceito de ideologia, com base no dicionário de política. O termo  Ideologia é uma palavra que não pode ser comparada a qualquer outra, pelo fato de que diversos significados lhe são atribuídos, em diferentes contextos. É possível constatar, que há dois significados para o termo ideologia, sendo um caracterizado como  fraco e outro  forte , e ainda pode-se levantar o significado  geral . Primeiramente, se estabelece como significação fraca de ideologia, quaisquer orientações políticas para toda a manutenção de um coletivo. Em contrapartida, tem-se como significado forte, tendo como embasamento a visão marxista, que a ideologia revela uma falsa consciência da crença política, ou seja, o conceito torna-se um encobrimento da realidade, e até pode ser uma crença determinista, que deslegitima aquilo que a ideologia por si abrange. Ainda, sendo a peça chave do projeto que tem a intenção de trazer o jovem para o meio político por sua vontade, a participação é a necessidade que temos de nos envolver com as coisas que é de nosso interesse em sociedade. Sendo essa uma necessidade humana, construída com o nosso crescimento e apuração de consciência crítica. É importante destacar dois objetivos prescritos pelo conceito de participação (Bordenave, 1983). A micro participação (ou participação em associações) não visa resultados instantâneos e exclusivos, ela é caracterizada pela relação voluntária entre duas ou mais pessoas em uma atividade, caracterizando participações em associações. Já a macro participação (ou participação social), está orientada às intervenções econômicas, políticas e sociais. É necessário frisar que o conceito de participação discutido por Juan Díaz Bordenave, também contempla a participação escolar dentro do processo político. O autor cita a situação da participação comunitária e a sua relação com a escola pública, como também a importância da participação da escola na comunidade. E como último ponto dessa relação, o conceito de participação é o que amarra toda a construção do projeto. O ideal de participação direta que adotamos, é justamente para mostrar que o poder, apesar de hoje não ser frequente essa consciência, também está nas mãos do jovem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Projeto foi formatado em duas etapas. Na primeira, foi direcionada exclusivamente para os adolescentes de 16 a 18 anos com o objetivo de incentivá-los a tirar o título de eleitor. Nessa fase, foram produzidos cards e um vídeo com quatro jovens voluntários que debateram sobre o significado amplo do conceito de política e suas consequências no cotidiano. O vídeo já está disponível na fan page do Facebook: Projeto Eu Participo, tendo também sido amplamente divulgado na conta do Instagram @projetoeuparticipo. Com a primeira fase já concluída, pois incentivava os jovens a tirar o título de eleitor até o dia nove de maio (prazo máximo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE), a segunda etapa teve a missão de continuar incentivando o voto consciente, abrangendo jovens de 16 a 20 anos, que segundo o site do TSE ocupam 8,01% de pessoas cadastradas no sistema eleitoral do estado de Pernambuco, buscando mobilizar esse público com ajuda das redes sociais, como Facebook e Instagram, utilizando de posts informativos para motivar a participação dos jovens na política. Essa fase também foi composta por palestras e debates em escolas públicas na cidade de Caruaru. Nesses encontros, os jovens tiveram contato direto ao conteúdo informativo que está sendo construído nas redes sociais do projeto com o intuito de divulgar o debate entre o Eu participo e os estudantes de escolas públicas, trazendo mais um conteúdo enriquecedor para quem acompanha as redes sociais da campanha. Após o ciclo de palestras, o projeto se voltou a conscientizar o seu público em prol das eleições presidenciais de 2018, onde as redes sociais do Eu Participo se tornaram um repasse constante sobre as datas importantes do período eleitoral, e também, um espaço para responder a dúvidas dos seus seguidores. O resultado final do projeto explanou a compreensão dos jovens diante do projeto, desde o vídeo divulgado, até os cards com conceitos de política trabalhados e amplamente divulgado nas redes sociais do Projeto Eu Participo. A grande divulgação do trabalho nas mídias sociais foi de fundamental importância para que o objetivo do projeto fosse efetuado. O apoio dos docentes e discentes do curso de Comunicação social do centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco foi de suma importância para a concretização do projeto, bem como a sua divulgação. Ainda, o apoio da UNICEF - Município Selo Aprovado - foi um incentivo a mais para a continuação do trabalho e a concretização de todas as etapas previstas no roteiro. A veiculação do projeto em grupos da entidade e a participação dos componentes do Projeto Eu Participo em palestra da UNICEF com representantes das cidades do selo aprovado foi mais uma vez, a garantia que o trabalho deu certo e ganha cada dia mais novos interesses e alcances. A partir desse trabalho, o Projeto Eu Participo passou a ser um apoio para todos aqueles que querem compreender política de forma fácil e com conteúdo. Ainda, o projeto passou a integrar o portfólio dos componentes do trabalho, além de reafirmar a importância da cadeira Comunicação e Política, no curso de Comunicação Social da UFPE, no Campus Agreste, na construção de novas discussões acerca de assuntos atuais e importantes na nossa construção como cidadão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>