ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00391</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;As três macaquinhas sábias</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Taissa Raquel Monteiro da Silva (Instituto Maranhense de Ensino e Cultura); Carmella Tereza Ferreira Gomes (Instituto Maranhense de Ensino e Cultura); Leia Ferreira Sousa (Instituto Maranhense de Ensino e Cultura); José de Ribamar Silva (Instituto Maranhense de Ensino e Cultura); Franklin Douglas Ferreira (Instituto Maranhense de Ensino e Cultura); João Paulo Furtado de Oliveira (Instituto Maranhense de Ensino e Cultura)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> As três macaquinhas sábias trata-se de fotografia publicitária produzida nas disciplinas  Fotografia e  Atividade Prática Supervisionada , desenvolvida no Laboratório Audiovisual e Fotografia, do curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda, ministrada no segundo semestre de 2018, no Instituto Maranhense de Ensino e Cultura (IMEC), sob responsabilidade dos professores Franklin Douglas, João Paulo Furtado e do publicitário e técnico responsável pelo laboratório João Pedro Lyra. A equipe produtora da fotografia publicitária assumiu para si como cliente a própria instituição de ensino na qual estuda. Foi uma opção por pensar produtos para as mídias digitais e para a publicidade do curso junto ao próprio alunado, a fim de potencializar a captação de estudantes para o curso, que ocorre semestralmente, nos vestibulares do IMEC. Concebendo a produção do conhecimento na universidade como sustentada no tripé ensino-pesquisa-extensão, a fotografia publicitária proposta foi fruto das aulas ministradas nas disciplinas, seguido de pesquisa bibliográfica sobre a fotografia, sua adequação para a publicidade e, por fim, a produção, em laboratório, da fotografia, precedidos de aulas práticas de técnica de iluminação, enquadramento, edição, etc, fechando, assim, o tripé com a extensão. O produto foi disponibilizado para a faculdade compartilhar nas redes sociais do IMEC, e, circulou nos grupos de WhatsApp das turmas do curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda. Antes, ela foi selecionada entre os 03 melhores, dentre as 14 fotografias publicitárias produzidas pelos estudantes, em votação em toda a faculdade (envolvendo alunos, docentes e técnico-administrativos). Todo semestre o Instituto Maranhense de Ensino e Cultura realiza seus vestibulares de acesso aos cursos da instituição. São 04 cursos: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Comunicação Social  Publicidade e Propaganda. A publicidade para o vestibular é voltada à instituição, não contemplando os cursos especificamente. A fim de potencializar a atração de estudantes para o curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda, a fotografia foi proposta para ser utilizada complementarmente à campanha do IMEC, em suas redes sociais, dando destaque ao curso especificamente. Na cidade de São Luís, há três cursos de Publicidade: um no Uniceuma, um na Estácio e o do IMEC. A partir dessa contextualização, colocou-se como objetivo a criação de fotografia publicitária que atraísse estudantes para o curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda do IMEC, demarcando o seu diferencial.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A fotografia é um meio de comunicação. Uma linguagem artística que se configura como um signo indicial e, posteriormente, de acordo com sua construção, icônico ou simbólico, conforme preceitua Philipe Dubois, em seu livro  O Ato Fotográfico e outros ensaios (Editora Papirus, 2008). Também é um documento histórico, como lembra Boris Kossoy, no seu texto  Fotografia e História (Ateliê Editorial, 2001), que pode se utilizar da interdiscursividade e da intertextualidade. Esta foi a principal referência teórico-metodológica trabalhada pela equipe para a produção da fotografia. A ela, a técnica do PopArt para resignificar a imagem dos três macacos sábios. Caracterizando a fotografia publicitária, Roland Barthes, em  A Câmara Clara (Editora Nova Fronteira, 1984) nos fala de ancoragem e revezamento na relação entre texto e imagem com o objetivo de reforço de sentido e para evitar a polissemia que a imagem fotográfica carrega. Essas referências da história da fotografia e da fotografia como um documento da semiótica herdeira de Charles S. Peirce e com a influência saussureana presente na semiologia da fotografia de Roland Barthes, associam-se às características históricas e socioculturais do ecossistema em que os discentes e o IMEC se inscrevem na realidade ludovicense para contextualizar a produção dessa proposta de fotografia publicitária. A realização do trabalho se deu em três etapas, configurando a pré-produção, a produção e a pós-produção. A pré-produção unificou a técnica de criação do brainstorm para a decisão coletiva do tema, tipologia e do texto para, logo em seguida, discutir o conceito criativo para a imagem fotográfica que se propunha. A equipe realizou ensaios e encenações com dispositivos móveis/celulares para reunir as imagens e realizar uma triagem que decidiu qual proposta imagética teria uma relação de homogeneidade com o texto. Em seguida foi realizado um casting com o objetivo de encontrar modelos adequados a intenção da peça. A produção foi inteiramente interna. Isto é, a fotografia definitiva para o trabalho foi realizada no estúdio do laboratório audiovisual e fotografia do IMEC. A fotografia foi feita pelo estudante José de Ribamar Silva. A produção da mesma pelos estudantes Johny Carvalho e Taíssa Monteiro. As modelos para a fotografia foram as estudantes Lisandra Campos, Carmella Gomes e Leia Ferreira. Praticamente toda a equipe figura como coautora deste produto ao Expocom. A supervisão técnica na edição foi realizada pelo publicitário João Pedro Lyra. Na pós-produção a equipe se reuniu no laboratório de comunicação visual do curso de comunicação para editar a fotografia selecionada e acrescentar os slogan e logomarcas para posterior apresentação da fotografia produzida junto à turma e ao conjunto da faculdade, que a elegeu como uma das três melhores fotografias produzidas na disciplina. O uso e compartilhamento da fotografia foram realizados pela equipe de marketing do IMEC, na campanha de divulgação do vestibular da instituição, no fim do segundo semestre de 2018.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir das orientações repassadas pelas disciplinas, desafiou-se os estudantes a produzirem a fotografia publicitária para a divulgação do curso de Comunicação do IMEC. Optou-se por ter como eixo condutor da construção da ideia força, neste produto, da apropriação do provérbio de origem chinesa mas que se consolidou sobretudo na cultura japonesa e, posteriormente, tomou o ocidente, a partir da publicidade de massa:  Os três macacos sábios . A figura de três macacos sábios, um colocando as mãos nos olhos, outro nos ouvidos e um terceiro colocando as mãos na boca, remete ao ensinamento de Confúcio, segundo o qual não devemos olhar para o mal, escutar o mal e pronunciar o mal. Mizaru, Kakazaru e Iwazaru são, pois, os três macacos sábios desse provérbio popular oriental. Segundo a religião budista, os três macacos sábios simbolizam paz, harmonia e protegem de energias negativas. A partir da técnica inspirada na PopArt, que emergiu fortemente nos anos 1950, com a arte popular produzida pela publicidade, muitas vezes apropriando-se de obras de arte e imagens em contexto distinto, utilizou-se a imagem dos três macacos sábios, resimbolizando seu significado na proposta de fotografia publicitária em questão. Assim, ao invés de três macacos, substituiu-se por três representantes do sexo feminino. Manteve-se a ideia de sabedoria, agora vinculada ao conhecimento científico, construído na universidade. Baseou-se a escolha em três mulheres a partir de dados do CNPq que mostram que 52% dos universitários atualmente são mulheres, assim como a maioria dos cientistas atualmente. Dentre as estudantes do curso, escolheu-se três alunas que representassem as três matrizes que deram origem ao povo brasileiro, conforme Darcy Ribeiro expõem em seu livro  O povo brasileiro (Editora Global, 2018), e, em especialmente, que demarcam também a formação do povo maranhense, visto termos as três matrizes claramente delineadas em São Luís. Assim, na fotografia, a modelo-estudante negra simboliza a origem africana da cidade. A modelo-estudante loira, a origem portuguesa. E a terceira modelo-estudante assemelha-se a uma índia, por sua pele e cabelo. Dessa forma, as três matrizes que dão origem à cidade mesclam-se na resimbolização da figura dos macacos sábios, que, apropriada pela publicidade e pela comunicação de massa, nesta proposta, transformam-se nas  três macaquinhas sábias da Publicidade. Nesta apropriação, as publicitárias sábias resignificam, na proposta fotográfica, o provérbio oriental. Aqui, elas falam, veem e escutam tudo na sociedade da comunicação de massa. A técnica de fotografia utilizou câmera Canon T5i e objetiva 18-55mm e a técnica do Chroma Key. As modelos foram fotografadas em um fundo preto com iluminação quente, temperatura de cor entre amarelo e laranja. A equipe também realizou o trabalho de seleção de figurino e maquiagem para caracterizar a direção de arte. Optou-se por padronizar as cores das blusas das estudantes-modelo em preto, a fim de destacar sobretudo as expressões faciais e as poses sugeridas para a imitação dos macacos. O jeans, a calça desbotada, também foi opção para vincular com o público jovem, consumidor desse tipo de roupas e público-alvo da proposta. O slogan atribuído à fotografia   Publicidade e propaganda: aqui o aluno fala, vê e escuta! Vem pra cá!  buscou confirmar a releitura sugerida. Abaixo, a logomarca do IMEC também trabalhada em preto e branco, conclui a disposição gráfica da fotografia, já pronta para a edição final e compartilhamento em redes sociais. O software de edição de imagens foi o Adobe Photoshop CC 2017. Dessa forma, a concepção pensada para a fotografia foi leveza, diversidade e a comunicação fácil, que devem caracterizar o estudante de Publicidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>