ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00401</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Percepção</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriel Heitor de Morais Alves (Universidade Estadual da Paraíba); Kleyton Jorge Canuto (Universidade Estadual da Paraíba); Ana Carolina Diógenes Magalhães (Universidade Estadual da Paraíba); Ingrid Soares Donato (Universidade Estadual da Paraíba); Rafael Dias Avelino (Universidade Estadual da Paraíba); Renata de Lima Jordão (Universidade Estadual da Paraíba); Sarah Cristinne Firmino Paulino (Universidade Estadual da Paraíba); Thaís Marcely Alves Tôrres (Universidade Estadual da Paraíba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os objetos de estudo do documentário audiovisual "Percepção" são o comportamento e a rotina de uma criança autista (Joaquim, 8 anos), além de tratar das relações das pessoas próximas ao personagem, como familiares e profissionais (acompanhantes, psicopedagogas, educador físico, entre outros) responsáveis pelos cuidados com a criança ao longo do dia. O estudo se dá, sobretudo, pelo objetivo de promover reflexões e diálogos sobre o Transtorno do Espectro Autista, ainda pouco conhecido pela ciência e que enfrenta problemáticas sociais, desde os inícios das pesquisas na área até o presente momento. O autismo infantil, embora tenha se popularizado na última década, ainda requer estudos aprofundados, bem como produtos midiáticos capazes de abordar o tema com sensibilidade e linguagem clara, capaz de ser compreendida por todos os públicos. Destarte, esse foi o objeto de estudo que determinou todo o processo da elaboração deste documentário audiovisual.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização do trabalho, houve um esforço de produção voltado para a melhor compreensão dos locais em que seriam captados os depoimentos e as cenas. Sendo assim, foram feitas visitas prévias ao Instituto Brenda Pinheiro, em Campina Grande-PB, onde se localiza a Associação dos Amigos dos Autistas. A escolha pelas instituições citadas se deu a partir de uma conversa prévia com a especialista no Transtorno do Espectro Autista, a Doutora Michele Araujo, que sugeriu que o personagem do documentário fosse alguma criança do Instituto, já que esses recebem tratamento melhor qualificado, o que assegura que a presença de um set de gravação não afete de alguma maneira a saúde da criança. Destarte, foram feitas 3 visitas prévias ao local, junto de uma breve pesquisa instruída pela Doutora Michele, para que fosse escolhida uma criança que não possuísse "rastreio" (características de algumas pessoas dentro do Transtorno que faz com que elas observem fixamente pessoas à sua volta), assegurando que a gravação não atrapalhasse a rotina do personagem. Após a pesquisa e a identificação da criança escolhida (Joaquim Amorim Neto, de 8 anos), foi feito o contato com a família para as devidas autorizações, seguido de uma conversa informal com a Mãe do personagem, Melânia Amorim e a avó, Léa Amorim, na qual foram debatidas questões como a história de Joaquim, bem como sua rotina, que seria o fator principal para a realização do documentário. Posterior a isso, o empenho da equipe foi voltado à logística da captação (câmeras, objetivas, acessórios, equipamento de áudio, armazenamento, locomoção, alimentação e afins). Chegado o dia da gravação, todo o trabalho ocorreu como previsto (passar, de fato, um dia acompanhando o personagem, do acordar ao dormir), contando somente com pequenos imprevistos de fácil resolução. Sucedendo a única diária de captação em vídeo, foram gravados os depoimentos (somente em áudio, por escolha da montagem do documentário, em que o intuito seria que as cenas daqueles que se relacionam com Joaquim sejam narradas pelos depoimentos), possibilitando assim a etapa de pós produção, desenvolvida em aproximadamente 1 semana, culminando na primeira versão do produto, exibida na Universidade Estadual da Paraíba, no dia 5 de dezembro de 2018.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Percepção é um documentário observativo/experimental, que se propõe a explorar o dia de uma criança autista: Joaquim Amorim Neto, de 8 anos. O documentário é construído a partir dos depoimentos daqueles que cuidam e acompanham Joaquim e explora as relações de carinho e afeto, bem como os desafios de lidar com o Transtorno do Espectro Autista. A concepção do argumento se dá a partir da observação da ausência de produtos audiovisuais nacionais voltados para o autismo infantil, o que deu início à produção (descrita anteriormente, nesse mesmo relatório, na metodologia) do documentário, bem como ao contato com os envolvidos no processo. Desenvolvido para a disciplina de Documentário Audiovisual (ministrada pelo Professor Mestre Kleyton Canuto) como método de avaliação da Segunda Unidade da disciplina, Percepção além de ser um produto elaborado com muito apreço e pensado na fácil compreensão de todos os públicos, culmina os aprendizados dos envolvidos ao longo da disciplina. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>