ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #bc1520"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00407</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Papo de Calouro: a Universidade ao alcance de todos</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriel Gustavo Carneiro Braga (Universidade Federal do Maranhão); Jorge Leandro Martins Sousa (Universidade Federal do Maranhão); Letícia Silva Mendonça (Universidade Federal do Maranhão); Maurício Marques Castro (Universidade Federal do Maranhão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #bc1520"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho, elaborado na disciplina de Educação e Tecnologia, ministrada pela professora Rakel de Castro, pretende apresentar as formas de interação e inclusão de alunos com deficiência visual dentro da rotina acadêmica através de podcast, possibilitando, assim, a esses discentes, o conhecimento dos afazeres iniciais dentro da Universidade Federal do Maranhão no curso de Comunicação Social, campus São Luís. O produto sonoro, em formato de podcast, vai auxiliar os alunos com deficiência visual a conhecerem seus direitos, informações sobre horários, turmas e departamentos especializados. A semana do calouro é realizada na UFMA como uma forma de ajudar os novos alunos conhecerem a estrutura e tirar as dúvidas sobre a rotina acadêmica, proporcionando uma interação entre veteranos e calouros. Partindo dessa ideia e observando o panorama dos últimos anos, percebemos que o CCSO recebeu alguns alunos com deficiência, em especial a deficiência visual, conforme dados obtidos no núcleo de acessibilidade, que registrou no período de 2018.2 a inscrição de 09 alunos cegos, 12 baixa visão e 12 monocular. Sabemos que um dos principais papéis da Universidade são a inclusão e acessibilidade, portanto, pensamos, a partir da semana do calouro, construir uma peça sonora no formato de podcast para disponibilizar aos alunos as informações essenciais. O objetivo do trabalho foi criar um produto educativo, em formato podcast, fazendo uma discussão sobre a Universidade como ambiente inclusivo, apontando informações sobre os direitos de acesso dos deficientes visuais em suas dependências e a elaboração de um roteiro radiofônico que contemple as informações necessárias que o aluno deficiente visual calouro precisa para a adaptação nesse ambiente. Desse modo, observando a semana do calouro, organizada por estudantes das habilitações do curso de Comunicação Social, constatou-se a necessidade da elaboração de um produto inclusivo para contribuir como suporte na apresentação das dependências da UFMA, com o objetivo que o estudante deficiente visual perceba práticas e mecanismos de acessibilidade que são pensados pela Universidade para uma integração maior de alunos. Sendo assim, a pesquisa é importante porque fomenta transmitir o mesmo conhecimento a todos, de forma igualitária e transparente. Sylvia Nunes e José Lomônaco (2010, p. 56) afirmam que  a importância da linguagem no desenvolvimento humano é inquestionável. Para o cego, a linguagem assume um papel ainda maior . Da mesma forma, Laercio Sant´Anna (2010, p. 153), corrobora com a mesma linha de pensamento ao mencionar que  a busca pela igualdade de oportunidades suscita a discussão sobre a diversidade, que torna latente o direito que os diferentes indivíduos ou grupos sociais têm de estarem incluídos na sociedade . Nesse sentido, é indispensável que a sociedade crie mecanismos que facilitem a inclusão dos diferentes grupos sociais para garantir de que, alguma maneira, todos tenham acesso à informação e a cultura (SANTÁNNA, 2010). Dessa forma, sabemos também que, a evolução de tecnologias da comunicação possibilitou avanços em diversas áreas, dentre elas a educação. O podcast é um espaço onde são transmitidos programas completos, trechos de entrevistas ou até palestras em formato de áudio disponibilizados na Web e que podem ser acessados a qualquer momento. O termo é a junção  entre Ipod (aparelho produzido pela Apple que reproduz mp3) e Broadcast (transmissão) (BOTTENTUIT e COUTINHO, 2009, p.2119). Os programas podem ser acessados em sites, aplicativos ou podem ser baixados no próprio aparelho celular e ser consumidos off-line, ou seja, qualquer aparelho que reproduza áudio pode ser usado para acessar os programas e não só no Ipod, por isso, a pesquisadora (MAGALY PRADO, 2008, apud CARVALHO, 2012) usou o termo  audiocast em sua dissertação de mestrado. Esse modelo e tantos outros podem ser encontrados na web em várias plataformas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o presente trabalho foi realizada uma pesquisa de campo com o objetivo de coletar informações sobre o que cada setor da universidade oferece no que tange suas especificidades. Foram realizadas, também, entrevistas, gravadas em áudio, com representantes de cada setor. A primeira entrevista foi realizada com o discente do curso de Relações Públicas Felipe Lago, um dos organizadores do projeto Semana do Calouro, que teve a sua primeira edição realizada nos dias 04 e 05 de maio de 2016, onde foram abordadas as expertises mercadológicas das três habilitações (Rádio e TV, Jornalismo e Relações Públicas), por meio de palestras com profissionais da Comunicação, além de orientações sobre as atividades acadêmicas (orientações de salas, laboratórios e realização de cadastros), visando proporcionar uma rápida ambientação acadêmica. A segunda entrevista foi realizada com Ingrid Guterres Simas, assistente de gabinete da Biblioteca Central da UFMA, que orientou como os alunos podem fazer o seu cadastro e sobre os serviços destinados aos usuários com deficiência visual e baixa visão, por meio do Serviço Ledor, que foi iniciado em novembro de 2017, onde bolsistas da biblioteca auxiliam nas leituras, interpretação de imagens e nos trabalhos acadêmicos, disponibilizando duas salas, lupas eletrônicas e computadores. A terceira entrevista foi realizada com Marcus Lauande, diretor do Departamento de Desenvolvimento do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), que destacou os serviços oferecidos no site da instituição e no aplicativo para celular, UFMA Mobile, que são ferramentas que auxiliam nas atividades acadêmicas de docentes e discentes e sobre os trabalhos realizados pelo NTI para tornar esses serviços mais acessíveis para todos os públicos da instituição. A quarta entrevista foi realizada no Núcleo de Acessibilidade, onde a professora Elizabete Lima apontou os serviços oferecidos pelo núcleo, como a digitalização de textos e aulas de orientação e mobilidade. Já a professora Piedade, coordenadora do núcleo, fala sobre a disponibilização de recursos para os alunos realizarem suas atividades e pesquisas, como notebooks, Lupas eletrônicas de mão e gravadores. A quinta entrevista foi realizada com a professora Lindalva Maia Maciel, diretora do Centro de Ciências Sociais que falou sobre a busca por recursos financeiros para a transformação de um prédio mais acessível, como a recente instalação de piso tátil e placas em braile em todos os blocos e andares do prédio. A sexta e ultima entrevista foi realizada com o professor Carlos Benedito Alves, chefe do Departamento de Comunicação Social, que apresentou as atividades realizadas pelo departamento e sobre o atendimento voltados aos professores e alunos. Por meio de todas entrevistas foram reunidas, assim, informações pertinentes aos alunos com deficiência visual do curso de Comunicação Social. A pesquisa de campo foi necessária, nesse sentido, porque  é utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 186). Após a pesquisa de campo e as entrevistas colhidas com cada representante, partimos para a elaboração e produção de um roteiro radiofônico, contendo informações relevantes que ajudem no dia a dia do discente de Comunicação Social com deficiência visual, as informações serão passadas através da mídia podcast, considerando sua disponibilidade e facilidade de acesso, já que permite ser baixado no próprio aparelho celular do aluno. No rádio, o boletim é um programa de curta duração, geralmente de cinco minutos, onde se faz um resumo das principais informações do dia (LUCHT, 2009), adaptaremos esse formato, levando em conta sua característica de sintetizar informações importantes, para a mídia podcast. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A feitura do roteiro radiofônico foi o passo inicial para o trabalho  Papo de Calouro: a Universidade ao alcance de todos . Em posse das principais informações colhidas na pesquisa de campo, o roteiro radiofônico, em formato de podcast, foi elaborado no intuito de esclarecer algumas dúvidas dos alunos com deficiência visual recém-chegados ao curso de Comunicação Social. Com o roteiro pronto, chegamos à segunda fase do produto: a gravação. A gravação do trabalho aconteceu no laboratório de rádio do curso de Comunicação Social da UFMA, sob a supervisão do técnico do laboratório Saylon Sousa. A apresentação do podcast foi gravada pelo aluno deficiente visual e integrante do grupo deste trabalho, Maurício Marques, com o auxilio dos outros membros. De acordo com a proposta do roteiro radiofônico, usamos uma linguagem mais descontraída para passar as informações de maneira clara e objetiva aos alunos. A terceira fase de produção do produto, a edição, foi confeccionada nos seguintes programas de edição de áudio: Sony Vegas Pro 14 e no Sound Forge Pro 12. Selecionamos algumas músicas para usar como BG (o som de fundo do podcast) e vinhetas de abertura e fechamento. A última fase da produção é a distribuição do produto aos alunos com deficiência visual, o produto será alocado em plataformas de fácil acesso em celulares e será doado, também, ao diretório acadêmico (DA) e também no núcleo de acessibilidade, para ser usado na semana do calouro, configurando assim, o objetivo principal desse trabalho: um produto que chegue aos recém-chegados alunos com deficiência visual no curso de Comunicação Social como uma forma de integração entre os alunos videntes e não videntes. Após a elaboração do produto  Semana do calouro inclusiva: A Universidade ao alcance de todos , podemos observar que a Universidade Federal do Maranhão tem se mostrado preocupada com a inclusão de alunos com vários tipos de deficiências. A semana do calouro tem por finalidade reforçar a importância dessa integração de alunos calouros com os alunos veteranos de uma forma a promover a  inclusão e conhecimento sobre os trâmites da vida acadêmica, sanando dúvidas em relação aos processos estudantis (VALE; COSTA et. al, 2017, p. 1). Sendo assim, um dos objetivos ainda é acolher esses novos alunos, pensando nesse acolhimento e percebendo a carência de um produto voltado para a acessibilidade, foi realizado o podcast. Toda a produção foi pensada para o público com deficiência visual, mas que não se restringe apenas a esse público, uma vez que as informações contidas no produto são essenciais para todos os alunos que chegam ao curso de Comunicação Social, abarcando diversas informações pertinentes que irá fazer parte do dia a dia desse aluno dentro da Universidade. O resultado final foi satisfatório tanto para a Universidade e para o curso de Comunicação Social, em suas três habilitações, quanto para as dúvidas iniciais da vida acadêmica que os alunos, eventualmente, vão ter durante o decorrer do curso. Se a Universidade destina algumas de suas vagas para pessoas com deficiência é trabalho dela, também, fornecer o mínimo de estrutura para a permanência desse aluno até a conclusão de seu curso, como foi observado nas entrevistas feitas nesse trabalho. A diretora do centro do prédio Centro de Ciências Sociais, em sua entrevista concedida, falou da luta para construir um prédio acessível não só para os deficientes visuais, mas também para todo aluno que possui algum tipo de deficiência. Dessa forma, a Universidade também tem esse papel humanístico, de acolhimento, de inclusão, de acessibilidade, por que é da Universidade que sairão os profissionais que irão servir a sociedade. Por isso, a Universidade tem que está ao alcance de todos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #bc1520"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>